terça-feira, 5 de abril de 2022

“Volta a Portugal do Futuro abre semana de muito ciclismo”


A Volta a Portugal do Futuro - 2.º Grande Prémio CMTV, hoje apresentada nas Caldas da Rainha, vai disputar-se entre quinta-feira e domingo, colocando à prova os corredores sub-23 das equipas continentais e de clube. É o início de uma semana de muito ciclismo, que, entre outros eventos, contará com duas provas da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e com a terceira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.

A Volta a Portugal dos corredores sub-23 terá quatro etapas em linha e um total de 545,6 quilómetros. A prova arranca com uma tirada de 130,9 quilómetros, entre Caldas da Rainha e Abrantes. Duas montanhas de categorias inferiores não deverão impedir o pelotão de discutir, em grupo a etapa. No entanto, os últimos 800 metros apresentam uma inclinação de 10,1 por cento, o que, por certo, provocará diferenças, tanto mais significativas quanto haverá também bonificações a somar.

A segunda etapa começa na Lousão e termina em Águeda, depois de percorridos 141,1 quilómetros. As subidas pontuáveis para a montanha estão todas colocadas nos primeiros 50 quilómetros, pelo que os velocistas são os candidatos principais para esta jornada.

A etapa-rainha chega ao terceiro dia. Os corredores irão enfrentar 122,9 quilómetros, desde Cortegaça, concelho de Ovar, até ao alto da serra de S. Macário, S. Pedro do Sul. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria (9,1 quilómetros com inclinação média de 9,7 por cento).

O acerto de contas far-se-á na quarta e última etapa, a mais longa da competição, unindo Gouveia e Castelo Branco num trajeto de 150,7 quilómetros. As subidas das Penhas Douradas e da serra da Gardunha poderão dar ideias a quem não saia satisfeito da serra de S. Macário.

Além da Volta a Portugal do Futuro, o fim de semana contará com corridas de estrada para femininas e cadetes. A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa viverá uma jornada dupla. No sábado corre-se, em Albufeira, a partir das 9h30. As corredoras de elite e sub-23 vão cumprir 77 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 59 quilómetros, enquanto as cadetes e as restantes masters terão por diante 41 quilómetros.

No dia seguinte, o pelotão feminino sobe no território e apresenta-se na aldeia de Paio Pires, Seixal, para a terceira corrida da Taça de Portugal. A partida será dada às 9h30. As categorias de elite e sub-23 farão 83,4 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 completarão 62,7 quilómetros, as cadetes e as masters 50 e 60 têm 48,9 quilómetros na ementa.

No domingo fecha-se a fase de apuramento da Taça de Portugal de Cadetes, disputando-se as derradeiras corridas nas zonas norte e sul. Após a corrida feminina, Paio Pires é palco da prova de cadetes para as equipas sediadas mais a sul. Com partida às 16h00, os jovens sub-17 vão cumprir 62,7 quilómetros. No mesmo dia, mas às 10h30, o pelotão nortenho de cadetes ruma a Paços de Ferreira para completar os 63,6 quilómetros do Grande Prémio Capital do Móvel.

No BTT, o destaque vai para a terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano, em S. Brás de Alportel, nos 2,108 quilómetros da descida do Arimbo. O sábado será dia de treinos, mas a competição aquece no domingo. Às 11h00 começa a manga de qualificação. O arranque da final está marcado para as 14h30.

O fim de semana será também de atividade nas escolas. Sangalhos recebe, no sábado, o Encontro Inter-Regional de estrada para escolas da região norte e centro. O início está marcado para as 14h30.

 

Mais eventos oficiais

 

9 de abril: Encontro Regional de Escolas de BTT, Portalegre

10 de abril: II Prova Taça Regional de XCM de Vila Real, Campeã, Vila Real

10 de abril: XCO de Paredes de Coura

10 de abril: XCO de Nariz, Aveiro

10 de abril: Troféu de Maratona BTT de Beira Interior, Cebolais de Cima, Castelo Branco

10 de abril: Clássica de Ourique

10 de abril: Prova de Abertura Câmara Municipal Angra do Heroísmo, Terceira, Açores

10 de abril: 2.ª Prova Taça da Madeira de Enduro, Santana, Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Calendário Nacional triatlo fechado com cinco novidades"


A FTP está em condições de anunciar a versão final do calendário para a época 2022. Salvo imprevistos de última hora aos quais seremos totalmente alheios, aqui seguem as cinco novidades que fecham o calendário anteriormente apresentado:

O triatlo previsto para sábado (30 de Abril), até agora sem local definido, será domingo (1 de Maio) no Fundão;

O Triatlo Rios Ibéricos regressam ao calendário nacional a 24 de Julho, agora como etapa da Taça de Portugal;

O Triatlo Cross previsto para Tavira a 10 de Setembro, passa para 11 de Setembro em Pinhel;

A última etapa do Nacional de Clubes de Duatlo passa para dia 25 de Setembro no Cercal;

A 30 de Outubro, em vez de se realizar a última etapa do Nacional de Clubes de Duatlo (que passa para 25 de Setembro), realiza-se o triatlo de Sesimbra, última etapa da Taça de Portugal.

Consulte a versão final do calendário aqui: https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/competicoes/calendario-nacional-2022/

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tour dos Alpes com ciclistas de luxo”


Por: José Morais

Mikel Landa, Romain Bardet, Miguel Ángel López, são alguns dos ciclistas de luxo que vão participar no Tour dos Alpes, o qual ganhou relevância nos últimos anos, sendo a preparação final para o Giro de Itália, sendo uma das principais razões, para muitos favoritos em busca da Camisola Rosa, numa prova onde muitos ciclistas optam por correr lá, e este ano não será exceção para os diversos candidatos a enfrentarem a prova alpina.

E as principais estrelas já confirmadas são, Mikel Landa, Wilco Kelderman, Miguel Ángel López, Pavel Sivakov, Richie Porte, Pello Bilbao, Romain Bardet, Hugh Carthy, onde todos eles pensam em alcançar depois a Camisola Rosa, querendo assim estarem preparados para os Alpes. 

E na prova italiana, já se sabe da ausência de Richard Carapaz, também ausente estará Simon Yates, outro lutador sólido, e atual campeão, que irá ser colocado à prova na Volta às Astúrias, a prova que vai decorrer de 18 a 22 de abril, vai contar com dez das dezoito equipas do World Tour, são elas, Israel-Premier Tech, Movistar, AG2R Citroën, Bahrain Victorious, BORA-hansgrohe, Team DSM, Astana Qazaqstan Team, INEOS Grenadiers, Groupama-FDJ e EF Education-EasyPost.       

“Julian Alaphilippe regressa às vitórias na segunda etapa da Volta ao País Basco”


SIF // AMG

Foto: EPA

O ciclista francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl) venceu hoje ao ‘sprint’ a segunda etapa da Volta ao País Basco, em que o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) segue líder da geral individual.

O bicampeão do mundo somou hoje o primeiro triunfo desde a vitória nos Mundiais de 2021, cumprindo os 207,6 quilómetros entre Leitza e Viana em 5:04.35 horas, à frente do compatriota Fabien Doubey (TotalEnergies), segundo, e do belga Quinten Hermans (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), terceiro.

O ‘sprint’ tornou-se um destino cruel para o ‘fugitivo’ espanhol Ibon Ruiz (Kern Pharma), alcançado já dentro dos últimos 500 metros, depois de se ter distanciado de um trio que o acompanhou durante grande parte da tirada.

Gorada a fuga, e várias tentativas nos últimos 10 quilómetros de saídas a solo, entre elas a do português Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), foi em pelotão que se discutiu a segunda tirada, depois de uma derradeira aceleração da Quick-Step Alpha Vinyl.

Lançado de forma exímia pelo belga Remco Evenepoel, que está a cinco segundos do líder Roglic na geral, foi o bicampeão do mundo a conseguir vencer no que apelidou, depois, de “uma boa chegada em que o posicionamento era fundamental”.

“Pensei que a fuga ia ganhar. O Remco levou-me pelas últimas curvas de forma perfeita, por isso não podia perder”, declarou Alaphilippe, que não vencia desde 26 de setembro de 2021 e que nas últimas semanas esteve afastado da competição devido a uma bronquite.

Ruben Guerreiro cortou a meta em 26.º, com o mesmo tempo do vencedor, e segue em 34.º na geral, a 35 segundos de Roglic, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) está em 14.º, após hoje ser 53.º.

André Carvalho (Cofidis) cedeu 2.25 minutos, sendo 140.º, e caiu para o 142.º posto da geral.

Na quarta-feira, a terceira etapa liga Llodio a Amurrio em 181,7 quilómetros com cinco contagens de montanha, três de terceira categoria e duas de segunda.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional”


Oito juniores vestem cores nacionais no Superprestígio XCO de Caparroso

 

Por: José Carlos Gomes

Depois de duas participações em corridas do circuito UCI Junior Series, a Seleção Nacional de Cross Country Olímpico (XCO) compete, no próximo domingo, em Caparroso, na região espanhola de Navarra, numa prova do circuito Superprestígio, corrida C2 UCI.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou quatro juniores masculinos e quatro femininas para este compromisso, que visa, acima de tudo, dar continuidade ao trabalho de base de habituação e contacto dos ciclistas portugueses com níveis mais elevados de competitividade.

As juniores chamadas para a corrida do próximo fim de semana são Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack), Íris Chagas (Automóveis Ribeiro/GDVP), Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais).

Portugal estará representado no setor masculino por Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Guilherme Barros (24horas Altimetria/Ontrack), Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube).

As corridas realizam-se na manhã de domingo. Às 8h00 correm os juniores masculinos. As juniores entram em pista às 9h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“24º Passeio de cicloturismo de Pombal traz regresso da modalidade à estrada”


Por: Armando Vieira com José Morais

Fotos: Clube Cicloturismo Pombal/Arquivo Notícias do Pedal

O regresso em grande do cicloturismo, aconteceu em Pombal este domingo dia três de abril, um local de história, com uma e importante história para contar, e é essa que vamos contar um pouco.

Das lendas a gente ilustre, do grande Marquês de Pombal, ao político Mota Pinto, do escritor e historiador João Barros, do escritor e médico Amadeu da Cunha, à poetisa Martel Patrício, entre tanta figuras de Pombal ou que passaram por lá.


Dom Gualdim Pais Grão Metre da Ordem dos Templários foi o fundador de Pombal, o qual mandou erguer o seu castelo, e dando o Foral em 1174, apresenta ainda vestígios do período neolítico e romano, e na restauração do seu castelo, foram descobertas moedas romanas. 

O castelo de Pombal foi edificado por Gualdim Pais, Mestre da Ordem do Templo no século XII, o qual integrou um conjunto de praças militares que eram destinadas a defender Coimbra, sendo ampliado no reinado de D. Sancho I, o qual no reinado de D, Manuel I beneficiou novamente de melhorias, obras de reconstrução nos seus panos de muralhas, das quais se destaca a abertura de nova porta principal, disposta para poente e de uma graciosa janela de linhas manuelinas.


Com estas alterações, deturparam as características de imponente baluarte militar, chegou a ser a residência dos Alcaides-Mores de Pombal, entretanto na terceira invasão francesa em 1811, o mesmo foi devastado pelas tropas, acabando por ser novamente recuperado em 1940.

 

O passeio:

Teve lugar na manhã do último domingo o 24º Passeio Anual de Cicloturismo de Pombal, numa extensão de 60 km, dividido em duas partes. O colorido pelotão, ansioso de estrada, foi constituído por cerca de uma centena de ciclistas em representação das equipas CC de Pombal, GC Afonsoeiro de Montijo, ARP Musgueira Norte de Lisboa, Os Vidreiros de Marinha Grande, Os Escaravelhos do Pedal de Mação, UC de Cartaria, GC Barquinhense de V. N. da Barquinha, NADA de Albergaria dos Doze, Os Cansados de Marinhais de Santarém, Sesis de Soure e a equipa Up Bike Team de Miranda do Corvo, além de outros ciclistas individuais.


Dada a partida para a primeira etapa com destino às freguesias de Vermoil, Vila Cã e União das Freguesias de Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, os ciclistas estenderam-se num longo pelotão, notando-se naturalmente alguma "ferrugem" em alguns deles, particularmente nalguns troços mais empinados, mas com maior ou menor dificuldade, concluíram satisfatoriamente os primeiros 30 km deste clássico passeio.

Após o reforço, que decorreu no Parque Verde do Açude, a caravana, desta vez mais compacta, partiu ao encontro das freguesias de Almagreira e Pelariga, regressando a Pombal, onde depois de atravessada a cidade, se deparou com o último sensacional desafio, que foi a subida à capela Senhora de Belém em Caseirinhos.


Foi um momento de grande espetáculo, proporcionado por muitos ciclistas audaciosos, que pedalando cada um por si, venceram com estilo a dura e rude subida. Neste desafio, entre outras, destacou-se a equipa do NADA de Albergaria, a qual mereceu levar para casa o Troféu Roda Livre JFP.

Depois dos refrescantes banhos, na AJEC em Barrocal, seguiu-se o magnífico almoço convívio e entrega de prémios e lembranças a todos os participantes, já com a presença do presidente da câmara.

Mais uma vez a equipa do NADA esteve em destaque ao ganhar o Troféu Equipa Mais Numerosa CA. O Troféu Equipa Mais Distante CMP foi entregue à equipa do Afonsoeiro, ainda houve tempo para uma simples, mas merecida homenagem ao ciclista mais famoso do pelotão nacional, o Zé Rafael, de Salvaterra de Magos, por contar 88 anos de idade e ainda rolar com a sua bicicleta.


Surpresa especial foi a presença do Sr. Paulo Seco, patrocinador da equipa Sesis, fez a doação ao CCP de um equipamento de ciclismo que a sua equipa estreou neste passeio, destinado a uma causa social a determinar.

Em resumo, podemos afirmar que o Cicloturismo está vivo e de volta, com novas equipas e outras em formação, assim haja vontade, empenho e visão de quem gosta desta modalidade.

Por fim, o CCP agradece os apoios da CMP e JFP, da CA, GMMP, BVP, PSP, GNR, Guida Artes Gráficas, Fantaças, Opções Leves, FlorEden, Rádio Cardal, Rádio Clube, Onda Certa, Pombal Jornal, Terras de Sicó, Silva & Santos, Sesis, AJEC e, especialmente, à Sicódrink.


Próximos eventos: II Volta à Freguesia de Pombal, em junho; Bodo das Bicicletas, nos dias 23 e 24 de julho.

E foi por esta bonita cidade do centro e seu concelho, que decorreu este bonito passeio, numa organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, neste que é um dos passeios preferido de muitos, e que em 2014 foi galardoado com o Prémio Notícias do Pedal, pelo melhor passeio do ano, considerado por muitos já uma grande clássica.

Este que foi o passeio do regresso à estrada depois da pandemia, esperemos que seja o primeiro de muitos que venham a seguir, e que muitos estão desejosos de virem a participar.

Bons passeios, boas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com