terça-feira, 19 de setembro de 2023

“Campeonato da Europa de Estrada Países Baixos”


Cinco portugueses em ação no primeiro dia do europeu de estrada

 

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato da Europa de Estrada começa, nesta quarta-feira, em Emmen, Países Baixos, com cinco portugueses nas listas de partida para os contrarrelógios de elite e sub-23.

Na categoria máxima Portugal apenas compete no setor masculino, estando representando por Ivo Oliveira e por Nelson Oliveira. Em sub-23 masculinos as cores nacionais serão defendidas por António Morgado e Gonçalo Tavares, enquanto em sub-23 femininas será Daniela Campos a correr por Portugal.


As três corridas acontecem na tarde de quarta-feira, todas com partida e chegada em Emmen. Os sub-23 vão percorrer 20,6 quilómetros, enquanto a prova de elite terá 29,5 quilómetros. Os dois percursos são totalmente planos e a previsão meteorológica aponta para um dia de sol, mas com vento forte.

Hoje foi dia de reconhecimento do percurso, altura para os corredores e os selecionadores nacionais ficarem com uma ideia precisa das condições que vão encontrar amanhã. “Quando vimos correr a este país, já sabemos que há grande probabilidade de termos percursos planos fortemente marcados pelo vento. Temos de nos adaptar o melhor possível para lutar por bons resultados. Isso é válido para o contrarrelógio, mas também para as provas de fundo, nas quais considero que temos um coletivo forte para este percurso, sobretudo em elite”, considera José Poeira.


Chegado diretamente da Vuelta, Nelson Oliveira, o mais experiente dos contrarrelogistas portugueses presentes em Emmen, faz um diagnóstico ao que encontrou no treino desta manhã: “Vai ser um crono muito rápido, porque é totalmente plano e nada técnico, quase sempre disputado em retas. O vento terá uma forte influência. Será necessário ter um domínio completo da bicicleta, porque pode haver rajadas que nos atirem para fora da estrada. O vento será de costas na fase final. Nestas condições, os ciclistas mais pesados saem beneficiados, mas vou dar o máximo. Depois da Volta a Espanha ainda não sei como o corpo irá reagir, mas espero que bem”.


José Luis Algarra, selecionador nacional de ciclismo feminino, vê pontos positivos no percurso, sob o ponto de vista motivacional. “As longas retas permite ver a atleta da frente e isso é um fator importante no contrarrelógio, porque é motivador tentar alcançar a ciclista que sai à frente. A Daniela terá de gerir muito bem a energia disponível, mas o mais importante de tudo será saber ler os sinais do corpo e gerir as sensações ao longo do contrarrelógio”, explica o responsável técnico.


O horário de partida exato de cada corredor será conhecido ao final da tarde de hoje. O contrarrelógio de sub-23 femininas começa às 11h00, o de sub-23 masculinos às 12h05 e o de elite às 15h15.

 

Alteração na Seleção de Sub-23

 

A Seleção Nacional de Sub-23 sofreu uma alteração de última hora para a prova de fundo. Lucas Lopes, que estava convocado, sofreu uma fratura de clavícula e já não irá viajar para os Países Baixos. Será substituído por João Martins, que se juntará a António Morgado, Gonçalo Tavares e Diogo Narciso.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo



“Semana europeia do desporto é de novo assinalada no concelho de Torres Vedras”


A Semana Europeia do Desporto é, de novo, em 2023, assinalada no concelho de Torres Vedras

 

Promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, junto de todos os cidadãos, é o principal objetivo desta Semana, uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, que decorre este ano entre os dias 23 de setembro e 1 de outubro, e cujo principal tema é “#BEACTIVE”, incentivando-se, dessa forma, cada um, a ser ativo, não só durante a Semana Europeia do Desporto, mas ao longo de todo o ano, por meio da adoção de um estilo de vida saudável.

No âmbito desta iniciativa realiza-se no próximo fim de semana (dias 23 e 24 de setembro), a partir das 9h00, nas instalações da Decathlon de Torres Vedras, o evento “Vital Sport 23 | Torres Vedras”. Neste evento, organizado pela Decathlon de Torres Vedras em parceria com diversas entidades desportivas do concelho de Torres Vedras, os participantes terão oportunidade de experimentar mais de 20 desportos diferentes (como equitação, surf, skate, judo, karaté ou basquetebol). As inscrições no “Vital Sport 23 | Torres Vedras”, as quais são gratuitas, podem ser efetuadas no site da Decathlon Portugal, na área de Agenda ou na de Atividade Física do site da Câmara Municipal de Torres Vedras, ou diretamente aqui.

Posteriormente, também no âmbito da Semana Europeia do Desporto, é proporcionado, no Salão Paroquial de São Pedro da Cadeira, no dia 27 de setembro, das 20h30 às 22h30, a atletas de escalões de formação e encarregados de educação, uma formação denominada “Ética no Desporto | Noções de arbitragem e leis do jogo”. Tendo como formador José Carlos Quitéria, esta ação é organizada pelo Futebol Clube de São Pedro em parceria com o Núcleo de Árbitros de Torres Vedras. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo email: fcspedro@afl.pt

Já no dia 30 de setembro, também no âmbito da Semana Europeia do Desporto, terá lugar, a partir das 14h00, no Pavilhão Polidesportivo Luís Batista, nos Arneiros, a festa anual do projeto de desporto sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras. Nesta atividade, os cerca de 1.900 utentes do “Mexa-se para a Vida!” (os quais pertencem a 77 diferentes núcleos) irão encontrar-se para uma tarde de alegria e, claro, de muita atividade física.

A última atividade que se realizará no concelho de Torres Vedras no âmbito da edição deste ano da Semana Europeia do Desporto é o “Desafio 12 Horas # Beactive 2023”, o qual acontecerá no dia 1 de outubro, das 8h00 às 20h00, no Parque Verde da Várzea. O objetivo desta atividade que será organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras é que, num percurso de 2km, que será montado naquele parque urbano, durante 12 horas consecutivas, esteja sempre alguém a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta. Serão disponibilizadas bicicletas Agostinhas para utilização no percurso, bem como um conjunto de outras opções para a prática de exercício físico, como um percurso de obstáculos insuflável, um percurso de agilidade e uma rede de voleibol. As inscrições para a participação no “Desafio 12 Horas # Beactive 2023”, as quais são gratuitas, têm de ser efetuadas até 26 de setembro, na área de Agenda ou na de Atividade Física do site da Câmara Municipal de Torres Vedras, ou diretamente aqui.

Do programa de atividades no concelho de Torres Vedras que se realizarão no âmbito da edição de 2023 da Semana Europeia do Desporto faz também parte corridas e caminhadas de uma hora que terão lugar por meio das iniciativas “Santa Cruz a Mexer” (nos sábados de 23 e 30 de setembro, a partir das 9h30 e do Largo Jaime Batista da Costa, em Santa Cruz) e “Torres Vedras Night Run” (na quarta-feira 27 de setembro, a partir das 21h15 e do Largo de São Pedro, em Torres Vedras).

O programa de atividades que acontecerão este ano no concelho de Torres Vedras integradas na Semana Europeia do Desporto é coordenado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

“Agenda de Ciclismo”


Avis será o palco das decisões da Taça de Portugal de XCO

 

Por: Vasco Moreira

Na mesma semana em que a seleção nacional vai participar no Campeonato da Europa de Estrada, em Emmen, nos Países Baixos, o calendário nacional fica marcado pela quinta e última prova da Taça de Portugal de XCO Credibom.

A vila de Avis vai ser o palco de todas as decisões da Taça de Portugal de cross-country olímpico já este domingo (24 de setembro), ainda que o programa do evento comtemple também o sábado, dia dedicado aos treinos, entre as 10h15 e as 17h. No domingo, as provas começam às 9h, com a última a ter início às 14h30.

Logo às 9h, partem cadetes masculinos e femininas, e às 10h15 correm juniores masculinos e femininas, elites femininas, sub-23 femininas e masters femininas (W30, W40, W50). Às 12h30, competem os masters masculinos de 30, 40, 50 e 60, bem como paraciclismo D. O programa termina com a corrida de elites e sub-23 masculinos, às 14h30.

As duas corridas mais aguardadas serão as da elite masculina e feminina, onde o título continua em aberto. Entre os masculinos, Mário Costa lidera com 122 pontos, seguido de Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos), com 111, Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), 106, e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), 90.  Nos sub-23, João Cruz tem o título encaminhado, mas Tomás Frazão e Diogo Neves (Guilhabreu MTB) ainda o podem alcançar.


Na elite feminina, a luta será entre Ana Santos (X-Sauce Factory Team), líder atual com 119 pontos, Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) e Lara Lois (RG Bikes Scott Team), com 105, Joana Monteiro, com 100, e Maaris Meier, com 90 (Korpo Activo/Penacova). Ana Santos, de resto, já garantiu o título entre as sub-23 femininas, onde falta apenas definir o pódio final.

Há ainda muito por decidir nas 16 categorias em prova, bem como na classificação por equipas, na qual o Guilhabreu MTB, líder com 135 pontos, e o AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, segundo com 122, vão disputar o título da Taça de Portugal.

 

Mais eventos oficiais

 

19 a 23 de setembro: Trans Madeira Autumn, Callheta, Madeira

23 de setembro: 8º Encontro de Escolas | ECCLx – Alvalade, Lisboa

23 de setembro: Troféu Resistências Beirão 2023 - 7ª Prova, Trancoso

23 de setembro: 3 Horas Resistência BTT – ARC Vale São Cosme

23 de setembro: Subida d’Alegria, Porto

24 de setembro: 2ª Taça Regional Estrada – Cadetes, São João de Ver

24 de setembro: E#5 Estrada Faial/Pico 2023

24 de setembro: Prémio de Ciclismo de Lisboa, Monsanto

24 de setembro: 10º GP Memorial Ciclistas de São João de Ver

24 de setembro: 23º BTT DHI ACRAP, Prozelo, Arcos de Valdevez

24 de setembro: Encontro Regional de Escolas - Memorial aos Ciclistas São João de Ver

24 de setembro: XVIII RAID BTT Lama Solta, Louriçal

24 de setembro: Diversão Sobre Duas Rodas, São João da Madeira

24 de setembro: Grande Prémio Ciclismo Gafanha de Áquem

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Chanceplus / Allegro fecha época com boa prestação na 3.ª Volta a Portugal Feminina”


Fotos: UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo / João Fonseca Photographer

A Equipa Feminina de Ciclismo Glassdrive / Chanceplus / Allegro disputou entre 13 e 17 de setembro a 3.ª edição da Volta a Portugal Feminina, para a qual a estrutura com sede em Águeda partiu com ambição, mas que não terminou da forma esperada, embora todas as atletas tenham feito um bom trabalho. Contudo, uma queda feia atraiçoou ontem, na última etapa, a líder Cristiana Valente, a menos de 15 km da meta em Gondomar, impedindo-a de ganhar a tirada e, até mesmo, de conquistar a vitória da Geral Individual. A Campeã Nacional de Fundo estava na 4.ª posição, apenas a 34 segundos da Camisola Amarela e vencedora da prova, Valeria Valgonen (Massi-Tactic). Neste momento está bem e a recuperar do susto e das mazelas, felizmente nada de muito grave.


  

Foi com o pé direito que a Glassdrive / Chanceplus / Allegro arrancou na quarta-feira, dia 13, com o Prólogo. Cristiana Valente terminou em 7.º lugar, apenas a 16 segundos da liderança, mostrando o excelente momento de forma, mesmo não sendo uma das suas especialidades. A Campeã Nacional fez 5.º lugar na 1.ª Etapa e segurou a 7.ª posição da Geral, agora a 20 segundos da Camisola Amarela. Sempre com o apoio de toda a equipa, a 2.ª Etapa, na sexta-feira, terminou ao sprint nas Caldas da Rainha, mas não foi além do 11.º lugar na tirada, descendo para a 9.ª posição da Geral. 


Sábado, a chegada a casa, em Águeda, trouxe novo ânimo e terminou o dia em 3.º lugar, passando a ser a melhor portuguesa em prova e subindo ao 5.º lugar da Geral, a 34 segundos da líder. Estava tudo em aberto para a 4.ª Etapa, até porque houve uma alteração de tempos e Cristiana estava em 4.º lugar. Mas a queda impediu-a de seguir. 

“As coisas não saíram como podiam ter saído, pelo menos a vitória da última etapa. Acreditava que isso estava ao alcance da Cristiana e nessa sequência a vitória da Geral também podia estar. Mas uma queda deitou tudo a perder. A Cristiana ficou na estrada, no chão, foi assistida pelos médicos e depois trouxe-a até à ambulância na meta. E acabou assim. Estava em 4.º na Geral, tudo previa que terminasse no pódio, mas não foi o que aconteceu e há que aceitar. O ciclismo tem destas coisas: nas vitórias sorrimos e nas derrotas ou nas quedas acabamos por sentir esta tristeza e vazio”, resumiu Bruno Pires, Diretor Desportivo da equipa. 


O dirigente continuou sublinhando ter a certeza de “que tivemos uma presença muito digna, sempre nos 10 mais desta Volta, com equipas internacionais. Cristiana Valente era a melhor portuguesa e assim ia continuar. Só tenho a agradecer a todas as atletas, a Ana Sobreira fez um trabalho incansável. Maria Santos, Nádia Alexandre e Rocío Martín, que esteve com a Cristiana até ao final e à Cristiana, claro, por toda a dedicação e por tudo o que conseguiram fazer, juntas, nesta Volta a Portugal. Outro enorme obrigado a todo o staff: ao Humberto, à Sílvia, ao Vasco, à Ana. Todos foram incansáveis e tudo fizeram para que as nossas atletas tivessem as melhores condições. Agradeço também a todos os patrocinadores que fizeram parte da equipa durante este ano de 2023 e espero que este projeto continue, com esta evolução, porque realmente evoluímos muito em dois anos, custa muito chegar a estes níveis. Esta Volta a Portugal demostrou isso, o nível que esta equipa atingiu em dois anos, sendo a melhor equipa portuguesa. Obrigado a todos”. 


 

Recorde-se que a Glassdrive / Chanceplus / Allegro conseguiu as seguintes vitórias em 2023: 

 

- 1.ª Taça de Portugal Feminina Elites (Cantanhede): Cristiana Valente 

- 3.ª Taça de Portugal Feminina Sub-23 (Moura): Beatriz Santos  

- 4.ª Taça de Portugal Feminina Elites (Maia): Cristiana Valente 

- Campeonato Nacional de Fundo Elites (Mogadouro): Cristiana Valente 

- Vencedora Taça de Portugal Feminina Elites: Cristiana Valente 

- Vencedora Taça de Portugal Feminina Sub-23: Nádia Alexandre 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

3.º VOLTA A PORTUGAL FEMININA 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NO PRÓLOGO:

 

1.ª Miryam Nuñez (Massi-Tactic), 08m04s 

2.ª Freya Rawlins (Soltec Team Costa Calida), mt 

3.ª Valeria Valgonen (Massi-Tactic), mt 

7.ª Cristiana Valente, a 16s 

21.ª Ana Sobreira, a 30s 

25.ª Rocío Martín, a 35s 

44.ª Nádia Alexandre, a 55s 

49.ª Maria Santos, a 01m00s 


 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA:

 

1.ª Eva Anguela (Matos Mobility/Optiria), 02h21m53s 

2.ª Susana Pérez (Cantabria Deporte-Rio Miera), mt 

3.ª Valeria Valgonen  (Massi-Tactic), mt 

5.ª Cristiana Valente, mt 

35.ª Rocío Martín, mt 

50.ª Maria Santos, a 03m44s 

52.ª Nádia Alexandre, mt 

54.ª Ana Sobreira, mt 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA:


 

1.ª Agustina Reyes (Matos Mobility/Optiria), 02h43m49s 

2.ª Valeria Valgonen  (Massi-Tactic), mt 

3.ª Alicja Ulatowska (Soltec Team Costa Cálida), mt 

11.ª Cristiana Valente, mt 

14.ª Rocío Martín, mt 

31.ª Nádia Alexandre, a 01m15s 

45.ª Maria Santos, a 09m58s 

63.ª Ana Sobreira, a 10m06s 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA: 

 

1.ª Miryam Nuñez (Massi-Tactic), 02h59m28s 

2.ª Valeria Valgonen  (Massi-Tactic), mt 

3.ª Cristiana Valente, mt 

24.ª Rocío Martín, a 58s 

29.ª Nádia Alexandre, a 01m00s 

35.ª Maria Santos, a 01m08s 

59.ª Ana Sobreira, a 09m31s 

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA: 

 

1.ª Valeria Valgonen (Massi-Tactic), 02h18m11s 

2.ª Marina Garau (Cantabria Deporte-Rio Miera), mt 

3.ª Susana Pérez, (Cantabria Deporte-Rio Miera), mt 

22.ª Rocío Martín, a 05m10s 

36.ª Nádia Alexandre, a 13m33s 

44.ª Maria Santos, a 20m17s 

46.ª Ana Sobreira, a 22m13s 

Cristiana Valente DNF 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa):

 

1.ª Valeria Valgonen (Massi-Tactic), 10h30m51s 

2.ª Miryam Nuñez (Massi-Tactic), a 20s 

3.ª Marina Garau (Cantabria Deporte-Rio Miera), a 40s 

20.ª Rocío Martín, a 07m16s 

38.ª Nádia Alexandre, a 21m01s 

46.ª Maria Santos, a 36m41s 

51.ª Ana Sobreira, a 46m38s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS: 

 

1.ª Massi-Tactic, 31h35m01s 

8.ª Glassdrive / Chanceplus / Allegro, a 46m31s

Fonte: Equipa Feminina de Ciclismo Glassdrive / Chanceplus / Allegro

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com