segunda-feira, 20 de novembro de 2017

“Tiago Antunes vai integrar equipa do Centro Mundial de Ciclismo”

Que visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades dos melhores jovens talentos internacionais

Por: Lusa

Foto: Cassandra Donne/FPCiclismo

Tiago Antunes vai ser o segundo português da história a integrar a equipa do Centro Mundial de Ciclismo, projeto da União Ciclista Internacional (UCI) que visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades dos melhores jovens talentos internacionais.

"Vai ser sem dúvida uma grande oportunidade para o meu desenvolvimento, assim como para o futuro do ciclismo em Portugal", regozijou-se, no seu Facebook, o atleta de 20 anos, que em 2016 e 2017 representou a Sicasal.

Inaugurado em 2002, em Aigle, na Suíça, o Centro Mundial de Ciclismo é uma instituição de formação e educação ao mais alto nível, reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

O projeto reúne os melhores jovens atletas mundiais, que vão se dedicar em exclusivo aos programas de treino e desenvolvimento das suas capacidades desportivas e intelectuais, com vista à evolução e participação nos mais prestigiados eventos, como Jogos Olímpicos, taças e campeonatos do mundo da modalidade.

"Agradeço à Aldro Team pela oportunidade que me foi dada e pela compreensão e à Federação Portuguesa de Ciclismo pelo apoio nesta decisão", completou o atleta, que se tinha vinculado para esta época à formação espanhola, que entretanto o libertou.

Fonte: Record on-line

“Marcos Jurado completa plantel EFAPEL 2018”

Equipa forma grupo de nove ciclistas para a próxima época

A equipa profissional de ciclismo EFAPEL está a preparar com empenho e afinco a temporada do próximo ano. Para já, a estrutura que tem Américo Silva como director desportivo já fechou o plantel de ciclistas. No total, são nove os corredores que vão pedalar com o amarelo característico desta formação. Marcos Jurado é o último nome anunciado. Aos 26 anos, o espanhol reforça a equipa de Ovar e completa o elenco competitivo.

O período de defeso está ser rico e movimentado para a equipa EFAPEL. Os responsáveis da estrutura de Ovar estão a reunir as condições para a formação ser competitiva em 2018. Entre renovações e novas contratações, a EFAPEL vai contar com um plantel de nove ciclistas. Marcos Jurado é o último nome a ser anunciado. Este ciclista com especial à vontade a rolar, em particular nos contra-relógios, integra a formação depois de ter competido no seu país natal durante a temporada que já terminou.

O corredor que vai passar a vestir de amarelo não esconde o entusiasmo em torno deste novo desafio. “Quero aproveitar a oportunidade para contribuir com toda a minha qualidade como ciclista e como pessoa ao conjunto EFAPEL, seja ao staff seja aos corredores, na estrada e fora dela”, afirmou.

Marcos Jurado tem muita vontade de poder trabalhar com ciclistas que vai encontrar na EFAPEL. “Quero aprender com todos os elementos da equipa e estou muito motivado por poder fazer parte de uma equipa com grandes profissionais como são o Daniel Mestre, o Sérgio Paulinho, o Rafael Silva, o Henrique Casimiro e os meus compatriotas, “Chuchi” Del Pino e David Arroyo”, disse o ciclista.

Completado o lote de corredores, a EFAPEL continua a preparar a nova época que tem início competitivo em Fevereiro de 2018.

Fonte: Efapel

“TRIATLO LONGO DOS AÇORES GONÇALO NEVES venceu em Ponta Delgada”

Por: Paulo Vieira

No passado dia 5 de Novembro, a ESCOLA DE TRIATLO do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), esteve em Ponta Delgada nos Açores, onde o triatleta torrejano GONÇALO NEVES participou e venceu no seu escalão o TRIATLO LONGO DOS AÇORES.

Sendo um TRIATLO LONGO, os atletas tiveram que realizar as distâncias de 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. O vencedor da prova, o sénior Fábio Azinheirinha terminou a sua prova em 4h18m.

Gonçalo Neves que pretendia com esta participação nos Açores afinar a sua condição física para o seu próximo objetivo, o IRONMAN da ARGENTINA, conseguiu vencer no seu escalão Veteranos II, realizando o tempo de 4h47m, sendo o 17º atleta na geral a terminar a prova entre 73 triatletas.

Gonçalo Neves refere que apesar de ter vencido o seu escalão no Triatlo Longo dos Açores, sentiu bastantes dificuldades nesta prova. A natação que se realizou no oceano, foi o segmento mais acessível ao atleta, apesar de existir alguma ondulação. Logo no início seis atletas neste segmento ganharam alguma vantagem, tenho Gonçalo Neves liderado sempre o segundo grupo nos 1,9 km percorridos, saindo da água em 7º. Lugar.

No percurso de ciclismo (90km) de paisagens deslumbrantes que dava a volta ao concelho de Ponta Delgada, mostrando o que os Açores têm de mais bonito, mas num sobe e desce constante para os atletas, onde não faltou o calor, Gonçalo Neves terminou os últimos 5km de descida com bastante chuva e frio.

Os 21km de corrida foram realizadas na marginal de Ponta Delgada, e apesar de alguns problemas musculares, conseguiu manter um ritmo rápido e confortável, o suficiente para garantir uma inesperada vitória, no final de 3 semanas de treino duro.

No próximo dia 3/Dezembro, GONÇALO NEVES irá participar no IRONMAN da ARGENTINA, onde irá enfrentar as distâncias a dobrar, isto é 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida, não sendo a primeira vez que realiza estas distâncias e provas de Ironman, vai com a expectativa de realizar um bom resultado que permita aceder ao Campeonato do Mundo de Ironman, que se realiza no Hawai.  

Fonte: Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com