quarta-feira, 4 de outubro de 2023

“João Rebelo vence edição recorde do Estrela Extreme Triathlon”


Prova duplicou o número de participantes

 

Por: Record

À terceira edição, o Estrela Extreme Triathlon duplicou o número de participantes, ultrapassando neste fim-de-semana a centena de atletas a desafiarem-se na modalidade de Half Ironman (versões standard, extreme e estafetas de 2 e de 3 elementos), com a exigência e a beleza que a altitude da Serra da Estrela acrescentam à competição.

A par dos 108 atletas que terminaram este desafio, dos 125 inscritos, é de sublinhar, de acordo com a organização, a cargo da Armando Teixeira Outdoor events, "a quantidade de pessoas, entre famílias, equipas de apoio, fãs da modalidade, do desporto ou simplesmente curiosos, que se juntaram à festa no Parque da Várzea, em Manteiga, para aplaudir a partida e a chegada dos atletas, não desmobilizando até o último cortar a meta". Portanto, "este foi um evento que, em relação às outras duas edições, cresceu não só em número de participantes na competição, mas também no que diz respeito ao número de pessoas que fizeram questão de assistir ao evento e também de colaborar com o mesmo, o que se deve a um esforço conjunto da organização e das autarquias de Manteigas e de Gouveia, que têm conseguido mostrar que a Serra da Estrela tem as condições ideais para a prática do desporto de natureza", conclui Armando Teixeira, em nome da organização.

No que diz respeito à vertente competitiva do evento, este ano, João Rebelo, do Vasco da Gama Atlético Clube de Sines, foi o grande vencedor, precisando de 6:37.42 horas para cumprir os 2 km a nadar a 1400 metros de altitude, os 107 km com 2500 metros de desnível positivo de bicicleta e os 21 km com 900 metros de desnível positivo a correr, e cortar a meta à frente de Rafael Gomes, do CAOH, que gastou 6:42 para cumprir o percurso e arrecadar o segundo lugar; e de Adelino Sousa, do Grupo Desportivo da Goma, que garantiu o terceiro lugar em 6:42.55, posição que já havia conquistado no ano passado.


No final, João Rebelo referiu que a parte mais difícil "foi a bicicleta", segmento no qual passou para a segunda posição, mas depois acabou por conseguir recuperar na corrida "e voltar novamente para primeiro". O triatleta de Sines destacou do percurso a beleza da paisagem, que admitiu já ser bem sua conhecida. "Costumo vir aqui treinar todos os anos, pelo que fiz o reconhecimento do percurso. É uma prova muito bonita, na qual eu queria muito participar, por isso, fazer esta prova era um dos objetivos para esta época", partilhou, sem esconder a satisfação de missão cumprida.

Este ano não houve candidatas femininas à vitória na versão Extreme a solo, concentrando-se as senhoras em lutar pelo primeiro lugar na versão Standard do evento, que foi composta por um segmento de 1 km de natação a 1400 metros de altitude; por 53 km de bicicleta com 1000 metros de desnível positivo; e por 15 km de corrida com 600 metros de desnível positivo. Catarina Serrazina, do CRP Riba Fria, foi a mais rápida nesta versão do evento, vencendo a geral feminina em 4:04.47, marca que a posicionou em quinto lugar da geral absoluta, numa prova ganha pelo atleta da LBSQUAD, Pedro Lorena, em 3:27.55. Ricardo Lanceiro, da SFRAA, e Sérgio Suzano, do Grupo Desportivo da Goma, completaram o pódio masculino, respetivamente, em 3:30.03 e 3:53.21. Do lado feminino, a segunda e terceira posição do pódio foram conquistadas, respetivamente, por Maria Andia, atleta espanhola ao serviço do Grupo Desportivo da Goma, com o tempo de 4:28.28; e por Ana Gomes, do NDS-Triatlo MRW Guarda, com o tempo de 4:43.13.

Já no percurso realizado em estafeta de três elementos, a que representou o NDS-Triatlo MRW Guarda foi a mais rápida, vencendo em 6:48.11. O percurso realizado em estafeta de dois elementos foi ganho pela equipa J Moita Sport Center, com o tempo de 7:58.34.

Fonte: Record on-line

“Mark Cavendish adia fim de carreira e continua na Astana em 2024”


Pode voltar a 'atacar' as 35 vitórias em etapas no Tour

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista britânico Mark Cavendish anunciou esta quarta-feira que vai adiar o fim de carreira e continuar na Astana, do World Tour, em 2024, podendo voltar a 'atacar' as 35 vitórias em etapas no Tour.

"Este ano anunciei que ia terminar a carreira, e estava ansioso por não ter de me levantar para treinar todos os dias, estar longe de casa, e passar tempo com a minha família. (...) Mas, obviamente, ter caído na Volta a França não era como esperava terminar", explica o sprinter, citado em comunicado da equipa cazaque.

Segundo 'Cav', de 38 anos, a equipa "cresceu incrivelmente" e foi desafiado a correr mais um ano, por isso sente-se agora "pronto para o fazer e para acabar com a Astana".

Assim, e sem descartar que depois de pousar a bicicleta possa continuar a ajudar a equipa noutras funções, o regresso à estrada será imediato, o que significa mais uma possibilidade de atacar um recorde a solo no Tour.

Cavendish tem as mesmas 34 vitórias do belga Eddy Merckx, e juntos são recordistas da mais importante prova de ciclismo do mundo, mas em 2023 acabou a abandonar à oitava etapa, ficando sem correr desde então.

"Não é segredo que uma vitória em etapa no Tour era o grande objetivo. Esteve perto na sétima etapa [foi segundo]. Mas uma queda riscou esses planos, e eu acredito que um campeão de verdade não deve terminar assim", explicou o diretor-geral da equipa, Alexandr Vinokurov.

O agora adiado último ano só rendeu uma vitória, mas ainda assim importante, no caso a sua 17.ª vitória numa etapa da Volta a Itália, a 162.ª da carreira na estrada.

No início do ano, a equipa cazaque 'resgatou' o experiente sprinter britânico, considerado por muitos o melhor velocista da história, do desemprego, após a B&B Hotels 'colapsar', depois de a QuickStep o ter feito regressar aos primeiros lugares, ainda que depois tenha perdido lugar para o neerlandês Fabio Jakobsen.

O objetivo de 'desempatar' com Merckx é a última grande fronteira para o 'míssil da Ilha de Man', que tem 54 vitórias em grandes Voltas, atrás apenas de Merckx (64) e do italiano Mario Cipollini (57), além de um título mundial (2011), a Milão-Sanremo de 2009 ou três Scheldeprijs.

Fonte: Record on-line

“Primoz Roglic perto da Bora”


Anúncio será no domingo, após a Lombardia

 

Por: Record

Foto: LUSA/EPA

A imprensa espanhola e italiana garantem que o futuro de Primoz Roglic (de saída da Jumbo), será na Bora: o anúncio será no domingo, após a Lombardia. Ontem, a clássica italiana Tre Valli Varesine foi ganha pelo belga Ilan van Wilder (Soudal), à frente dos favoritos Carapaz (2.º), Vlasov (3.º), Roglic (4.º) e Pogacar (5.º). Rui Costa (Intermarché) foi 16.º, a 45 segundos.

Fonte: Record on-line

“Maratona DLES Dolomites-ENEL”


Mutatio: A maratona dedicada a metamorfose

 

Por: Nicole Dorigo

As pré-inscrições para a 37ª edição da Maratona dles Dolomitas - Enel dedicada à Mutatio e programada para acontecer no domingo, 7 de julho de 2024, serão abertas no dia 10 de outubro de 2023.

Alta Badia (Dolomitas do Tirol do Sul/Itália) – Tudo muda e tudo flui. "No silêncio noturno das Dolomitas. Tudo é Anatta, como ensina o budista. A falta de um eu permanente, da sua independência. Nada é autossuficiente, tudo o que existe carece de autonomia própria. As partes do corpo, mesmo as pernas que servem para empurrar os pedais, as mãos que seguram o guidão, os olhos que olham para as Dolomitas, são um não-eu, e nós, humanos, só podemos existir quando estamos em relação. Em relação aos outros e em relação ao não humano. Este é precisamente o princípio da "mutatio", porque tudo muda continuamente. A Maratona vai mudar? Certamente, vai mudar. Assim como você muda agora, como você está lendo isso. Panta rei, tudo flui", introduzindo o tema de 2024, Michil Costa, Presidente da Comissão Organizadora.

 

INSCRIÇÕES

 

Não haverá mais de 8.000 participantes se juntando à Maratona de 2024. A participação será dividida, como de costume: 50% ciclistas italianos e 50% estrangeiros.

 

Aqui estão os detalhes de como obter um peitoral:

 

-Pré-registo em linha no sítio Web: www.maratona.it entre 10 de outubro e 6 de novembro de 2023 com participação no sorteio que terá lugar na segunda quinzena de novembro de 2023

-Compra de um pacote de alojamento (mínimo 4 noites) + inscrição garantida, que são geridos e vendidos a partir de 9 de outubro de 2023 no site do nosso operador turístico oficial, Holimites:    www.holimites.com

Para mais operadores turísticos oficiais internacionais (incluindo contactos), por favor visite www.maratona.it/en/tour-operator-en

-As inscrições de caridade que são vendidas on-line apenas no site maratona.it em 22 de novembro de 2023 e em 20 de março de 2024. Saiba mais no seguinte link: https://www.maratona.it/en/charity-entries-2024  

 

Os percursos

 

Como sempre, a Maratona dles Dolomitas - Enel é composta por três percursos que percorrem as passagens épicas das Dolomitas que estão fechadas ao trânsito. Campolongo, Pordoi, Sella, Gardena, Giau, Falzarego e Valparola: todos podem testar-se e pedalar por paisagens de beleza incomparável, descobrindo pela enésima vez que a natureza é o que devemos preservar. Agora mais do que nunca.

-Campo de Maratona: 138 km de comprimento com uma diferença de altitude de 4230 m

-Campo médio: 106 km de comprimento com uma diferença de altitude de 3130 m

-Campo de Sellaronda: 55 km de comprimento com uma diferença de altitude de 1780 m

 

SELLARONDA BIKE DAY E DOLOMITES BIKE DAY: DOIS EVENTOS QUE COMBINAM BELEZA E SUSTENTABILIDADE

 

Para aqueles que não podem participar da cobiçada Maratona dles Dolomites-Enel, Alta Badia oferece mais três dias dedicados exclusivamente aos ciclistas.

Começa no sábado, 8 de junho, com o Sellaronda Bike Day, um evento que se repetirá no sábado, 14 de setembro, enquanto no sábado, 22 de junho de 2024, é a vez do Dolomites Bike Day.

Estes eventos não são competitivos e são acessíveis a todos os ciclistas, sem necessidade de inscrição. Para a ocasião, as passagens Dolomitas Gardena, Sella, Pordoi e Campolongo por ocasião do Sellaronda Bike Day e Campolongo, Falzarego e Valparola por ocasião do Dolomites Bike Day, estarão estritamente fechados ao tráfego motorizado. www.altabadia.org

 

Mais informações:

 

SSD Comitato Maratona dles Dolomitas – www.maratona.it – Telefone: +39 (0)471 839536 – Email: info@maratona.it

Postos de Turismo de Alta Badia – www.altabadia.org – Telefone: +39 0471/836176-847037 – Email: info@altabadia.org

Fonte: Altabadia

“Tour de France foi vivido, pela segunda vez, em Viana do Castelo”


Mais de 1000 participantes promoveram o Alto Minho e o ambiente do maior evento de ciclismo do Mundo

 

Nesta 2ª edição, Viana do Castelo voltou a ser palco do L'Étape Portugal by Tour de France, a única prova em Portugal com a chancela da Volta a França e que permite aos ciclistas amadores viverem o espírito da maior prova de ciclismo do Mundo!

O Alto Minho aliou-se ao cenário da Volta a França e foi, mais uma vez, o cenário perfeito para um pelotão cheio de emoção e amizade.

Depois de 12 países estarem representados em 2022, esta 2ª edição do L'Étape Portugal by Tour de France contou com a presença de ciclistas de 27 países, de países tão distantes como Austrália, Argentina, África do Sul, Brasil, EUA, entre outros.

Os 3 pratos principais, L'Étape 50, L'Étape 100 e L'Étape 140kms, permitiram a todos, dos menos aos mais experientes, desfrutar da atmosfera do Tour de France. 

Entre os participantes, conhecemos Delmino Pereira e Sandro Araújo, Presidente e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, respetivamente, mas também nomes como Marco Chagas, vencedor de várias Voltas a Portugal, o vienense César Fonte, vencedor da camisola de montanha da última edição da Volta a Portugal, Vítor Gamito, também vencedor da "Portuguesa", entre outros. 

No sábado, dia 30, o Family Ride, um passeio de 7kms pelas principais ruas da cidade, permitiu a todos, do menor ao maior, sentir a emoção do maior evento de ciclismo do Mundo.  


No domingo, 1 de outubro, a Grande Partida foi de Viana do Castelo, mas o percurso visitou mais 3 concelhos do Alto Minho: Caminha, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, destacando-se a "vista brutal" da Serra d'Arga, onde o pelotão enfrentou o segmento cronometrado de subida e que permitiu a atribuição da Camisola de Montanha, a famosa camisola de bolinhas do Tour de France!  

A camisola verde foi atribuída aos mais rápidos no segmento Sprint e os mais novos vestiram a camisola branca juvenil. 

No L'Étape 50, Igor Alves e Ana Sobreira foram os mais rápidos.

No L'Étape 100 foi a vez de Daniel Moreira, da equipa vienense Tensai/SAmbiental/Santa Marta vencer no masculino, seguido de Nuno Torres e Nuno Almeida, enquanto no feminino, Daniela de Oliveira vestiu a Camisola Amarela, além da carismática Camisola de Montanha, ela que veio do Brasil com a família para participar e conhecer a região. Na 2ª posição feminina foi a vez da portuguesa Marlene Seara e na 3ª posição da atleta russa Darina Balabai.

O Top 3 masculino da distância longa, L'Étape 140, foi composto por Pedro Merendeiro, Nuno Morgado e Luís Moura, enquanto no feminino, a vencedora foi Flavia Paparella Oliveira, antiga ciclista profissional brasileira, olímpica em 2016, residente na Florida, EUA e que, em 2022, venceu o L'Étape do Tour. Na 2ª posição das mulheres ficou a jovem Ana Santos, promessa mais do que confirmada do BTT nacional e na 3ª posição Ilda Pereira, dorsal nº 1, vencedora da 1ª edição e embaixadora do evento.

O L'Étape Series existe em 25 países e como resultado do Programa de Recompensas, todos os participantes do L'Étape Portugal terão acesso privilegiado à inscrição no evento principal, o L'Étape do Tour 2024 em França, que permite a mais de 16.000 participantes de todo o mundo competir no mesmo percurso de uma das etapas rainhas da edição deste ano da Volta a França. 

Destacamos ainda que o top 3 da distância L'Étape 100 e L'Étape 140 qualificou-se para o L'Etape Championship, recebendo a inscrição para o L'Etape do Tour 2024, o que lhes permitirá competir com todos os vencedores dos vários países L'Étape.  

 

Resultados completos aqui: https://resultados.stopandgo.pro/949/Individual

 

A A.S.O, entidade que organiza o Tour de France e o L'Étape Series esteve representada no evento por Antoine QUIERS, L'Etape by Tour de France Project Manager na A.S.O. que destacou: 

“Esta segunda edição do L'Etape Portugal by Tour de France foi um sucesso que confirmou todo o potencial do evento. Com belas paisagens e percursos desafiantes, os ciclistas portugueses e internacionais têm em Viana do Castelo um parque ciclável perfeito.  L'Etape Portugal by Tour de France é agora uma data para guardar para todos os ciclistas de Portugal e do estrangeiro".

A 3.ª edição do L'Étape Portugal está agendada para 29 de setembro de 2024 e as inscrições já estão abertas no Site do L'Étape Portugal em: L’Etape Portugal by Tour de France (letapebytourdefrance.com)  

Viana do Castelo pretende mais uma vez ser palco de uma prova de sucesso.

“Volta à Lombardia último monumento da temporada para ver este sábado no Eurosport 2”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

É já este sábado, dia 7 de outubro, que se realiza a Volta à Lombardia, o derradeiro ‘Monumento’ da temporada e uma das mais emocionantes e prestigiadas clássicas do calendário que promete deixar os fãs de ciclismo colados aos ecrãs do Eurosport.

Depois de Milão – San Remo, Volta à Flandres, Paris – Roubaix e Liège-Bastogne-Liège chega a vez da Volta à Lombardia, que este ano cumpre a sua 117.ª edição. A partir das 9:15h arranca uma transmissão especial de sete horas em direto com toda a ação desta corrida plena de história e emoção.

O percurso liga o Lago Como a Bergamo na extensão de 238 quilómetros com muitos desafios pelo meio. É considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as caraterísticas deste tipo de ciclistas, apesar do final tipicamente plano ideal para os sprinters. A subida a Madonna del Ghisallo, Roncola, Berbenno, Passo della Crocetta, Zambla Alta e Passo di Gandia são algumas das mais famosas da corrida.

Tadej Pogacar, Remco Envenpoel, Primoz Roglic, Marc Hirschi, Thibault Pinot, Giulio Ciccone, Bem Healy ou Henric Mas são algumas das estrelas que participam nesta edição de Il Lombardia e estão naturalmente entre os favoritos à vitória.

Quem ama a modalidade não vai mesmo querer perder a Volta a Lombardia. É já este sábado, 7 de outubro, a partir das 9:15h, no Eurosport 2.

 

HORÁRIOS:

SÁBADO, 7 DE OUTUBRO, 9:15H - 16:00H 

Fonte: Eurosport

“Esta quinta-feira feriado vamos estar em direto…”


Esta quinta-feira 5 de Outubro vamos estar em direto no Facebook no passeio 31º Encontro de Cicloturismo da CGTP, em Lisboa, junto à Reitoria da Cidade Universitária ao Campo Grande.

Se não vai participar no passeio, acompanhe-nos, iremos fazer diretos antes da partida, à partida, e durante o passeio e no final, a partir das 8,30 horas vamos entrar em direto, um passeio de grande tradição, assista…

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com