segunda-feira, 25 de agosto de 2025

“Vuelta: várias bicicletas roubadas durante a noite”


Por: Lusa

Foto: © picture alliance

A Visma-Lease a bike informa ainda que "a polícia lançou uma investigação ao incidente", que ocorreu antes da terceira etapa, que liga San Maurizio Canavese a Ceres, num total de 134,6 quilómetros.

Várias bicicletas da equipa Visma-Lease a bike foram roubadas durante a noite em Itália, onde se disputa esta segunda-feira a terceira etapa da Volta a Espanha, anunciou a equipa do líder da 80.ª edição, o dinamarquês Jonas Vingegaard.

"Na última noite, o camião dos nossos mecânicos foi assaltado e várias bicicletas foram roubadas. Os nossos mecânicos estão a trabalhar duro para garantir que a equipa está totalmente preparada para a terceira etapa", lê-se numa publicação nas redes sociais da equipa.

A Visma-Lease a bike informa ainda que "a polícia lançou uma investigação ao incidente", que ocorreu antes da terceira etapa, que liga San Maurizio Canavese a Ceres, num total de 134,6 quilómetros.

A noite trouxe ainda mais más notícias para o conjunto neerlandês, que viu o francês Axel Zingle desistir, na sequência da queda na segunda etapa, que afetou praticamente todo a equipa.

"Infelizmente, depois da queda de ontem [domingo], a nossa equipa médica teve de decidir que Axel Zingle não está em condições de continuar na Volta a Espanha. A sua primeira grande Volta com a equipa teve um fim prematuro", lê-se.

Depois de subir à liderança no domingo, Jonas Vingegaard parte para a terceira etapa com quatro segundos de vantagem sobre o italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e seis sobre o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), com o português João Almeida (UAE Emirates) em 12.º, a 12 segundos.

Fonte: MSN

“Seleção Nacional/Francisco Alves na final da eliminação no último dia de Mundial de Juniores”


Francisco Alves voltou a garantir um lugar numa final do Campeonato do Mundo de Pista de Juniores, em Alperdoon, nos Países Baixos, desta feita na disciplina de eliminação.

O jovem ciclista português foi 10.º na primeira manga de qualificação, garantindo um lugar para a final. Na prova decisiva, vencida pelo austríaco Heimo Fugger, Francisco Alves terminou em 22.º.

“O Francisco teve um desempenho positivo na qualificação. Na final, tínhamos condições para permanecer mais tempo em prova. A eliminação é um evento muito exigente e importante no contexto dos eventos de endurance de pista, que requer um domínio técnico e tático que não fomos capazes de implementar”, explicou Gabriel Mendes.

José Paiva foi o segundo português a entrar em competição este domingo, na prova de qualificação para a final do quilómetro. O atleta luso, no entanto, não conseguiu qualificar- se, tendo terminado como 27.º entre 41 atletas, com um registo de 1:05,802.

“Pretendíamos melhorar o tempo realizado pelo José no Campeonato da Europa de Anadia. Não conseguimos, mas mantivemos um desempenho similar e muito bom tendo em conta as diferenças entre velódromos”, analisou o Selecionador Nacional.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Eirini Stampori confirma conquista da 4.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19”


Erini Stampori consumou, este domingo, a conquista da 4.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19. A jovem ciclista grega, que já tinha vencido a primeira etapa e segurado a camisola amarela na segunda, comprovou toda a sua qualidade e potencial com uma grande vitória em Montejunto, na derradeira etapa da prova.

A terceira e última etapa da Volta a Portugal Feminina Sub-19 partiu de Alenquer rumo a Montejunto, num traçado de 49,4 quilómetros marcado pela exigente subida final, coincidente com um prémio de montanha de primeira categoria. À partida, a camisola amarela estava na posse de Eirini Stampori (Greek Cycling Federation), que tinha ao seu lado, com o mesmo tempo, Frauke Bruylandts e Adriana Vargas, ambas da Mirat Fertilizantes Women Cycling Team, prometendo uma luta intensa pela vitória final.

O pelotão rolou pouco tempo compacto, já que as dificuldades apareceram desde os primeiros quilómetros. O primeiro momento de decisão aconteceu na contagem de montanha de terceira categoria, em Casais da Marmeleira, onde Laida Hierro (Mirat Fertilizantes Women Cycling Team) voltou a mostrar a sua força ao sprint, somando nova vitória e reforçando a liderança da camisola azul, que viria a conquistar. Depois da contagem de montanha, o pelotão ficou desfeito e a corrida animou-se com sucessivos ataques.

A primeira a destacar-se foi Emília Baía (Korpo Activo/Penacova MIX), que chegou a ter mais de um minuto de vantagem enquanto o pelotão voltava a reorganizar-se e resistiu aos vários ataques até ao início da subida para Montejunto. Nos quilómetros finais, porém, a corrida partiu em definitivo.

Após novo ataque de Antonie Cermanová, vencedora de 2024, foi a camisola amarela quem assumiu as rédeas, lançando-se ao ataque. Emília Baía ainda tentou acompanhar, mas acabou por ceder. Nos metros finais, em plena subida a Montejunto, Eirini Stampori voltou a acelerar e não deu hipótese, cruzando a meta isolada e confirmando a vitória, ao fim de 1h40m19s. Irene Moreno (Mirat Fertilizantes Women Cycling Team) foi segunda, a 11 segundos, e Laida Hierro (Mirat Fertilizantes Women Cycling Team) terceira, a 1m20s.

“Foi incrível. A equipa da Mirat Fertilizantes é muito forte e elas atacaram várias vezes ao longo da etapa, mas as minhas companheiras fizeram um grande trabalho e consegui vencer. Quero dedicar esta vitória a todos os que já perderam a vida a fazer o que mais gostam, a praticar esta modalidade. É tão injusto... Esta vitória é para todos eles”, afirmou a vencera no final da etapa.

Na classificação geral, Eirini Stampori confirmou a camisola amarela, tendo terminado com 29 segundos de vantagem sobre Irene Moreno e 1m31s sobre Laida Hierro, que completaram o pódio. Stampori liderou ainda nos pontos, enquanto Laida Hierro comandou na montanha e Lluna Jimenez (Atum General/Tavira/SC Farense) foi a melhor cadete. Coletivamente, a vitória foi da Mirat Fertilizantes Women Cycling Team.

 

Líderes das camisolas

 

Camisola Amarela IDPJ - Eirini Stampori (Greek Cycling Federation)

Camisola Verde Vitalis - Eirini Stampori (Greek Cycling Federation)

Camisola Azul Swift - Laida Hierro (Mirat Fertilizantes Women Cycling Team)

Camisola Branca INATEL - Lluna Jimenez (Atum General/Tavira/SC Farense)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Dois portugueses no top 20 da primeira etapa da Volta a França do Futuro”


A Seleção Nacional de Sub-23 esteve em bom plano na primeira etapa em linha da Volta a França do Futuro, com Daniel Moreira e Lucas Lopes a terminarem entre os 20 primeiros classificados.

A etapa de 188,6 quilómetros entre Aoste e Saint-Galmier era maioritariamente plano, com exceção para uma contagem de montanha de terceira categoria (15,4 km a 3,3%) a cerca de 30 quilómetros da meta. Era de esperar uma chegada com o pelotão compacto, o que se veio a confirmar.

Inseridos no primeiro grupo, com o mesmo tempo do vencedor Noah Hobbs - britânico destacou-se ao sprint -, chegaram Daniel Moreira, 13.º, Lucas Lopes, 17.º, João Martins, 29.º, e Gonçalo Tavares, 38.º. Daniel Lima, 75.º, e Rafael Barbas, 86.º, chegaram no segundo grupo, sete segundos depois.

Nas contas da classificação geral, liderada pelo francês Paul Seixas, Lucas Lopes continua como o melhor português, agora como 17.º, a 29 segundos. Daniel Moreira é 28.º, a 40 segundos, Daniel Lima 44.º, a 50, Gonçalo Tavares 63.º e João Martins 74.º, ambos a um minuto, enquanto Rafael Barbas é 78.º, a 1m07s.

A prova mais conceituada do calendário internacional de sub-23 continua esta segunda-feira, com a segunda etapa em linha. Será uma tirada acidentada, com três contagens de montanha acessíveis dentro dos primeiros 70 quilómetros. Tudo começa em Saint-Symphorien-sur-Coise, seguindo-se 136,7 quilómetros até Vitry-en-Charollais.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“18ª Clássica Afonsoeiro – Canha – Afonsoeiro. 2025”


Por: José Morais/com Martinho Anastácio

Fotos: Martinho Anastácio

Foi para a estrada este domingo 24 de agosto, a 18ª clássica de cicloturismo, Afonsoeiro-Canha-Afonsoeiro, um passei com cerca de 75 quilómetros, que percorreu o concelho do Montijo, numa organização do Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar.

A concentração ocorreu pelas 8 oito horas junto à sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, bem cedo começaram a chegar os primeiros atletas, numa manhã que se apresentava agradável, nem muito frio nem muito calor.


Após os tradicionais agradecimentos das entidades presentes, que colaboram e apoiaram o evento, antes da partida, foi altura da já habitual troca de camisola com o amigo Salvaterra, o José Rafael, com o tradicional beijo de amizade do amigo José.

A partida para o passeio era dada pelas 9 horas, com um pelotão constituído por 185 amantes da bicicleta, que numa boa pedalada, rumaram até Canha, aqui foi realizada a paragens, e feito o tradicional abastecimento que durou cerca de 15 minutos.


De volta à estrada, era o regresso ao Afonsoeiro, com um andamento um pouco mais elevado, mas coeso, com a chegada a dar-se cerca das 12,45 horas, ao local da partida.

Aqui, foi tempo de arrumar as bicicletas, tomar um banho, e continuar o convívio tarde dentro, onde depois de dois anos de interregno, existiu a retoma do tradicional almoço, este ano realizado na escola profissional do Montijo, que contou com cerca de 100 participantes.


Após o almoço, e em grande convívio, foi altura de as entidades presentes fazerem as sua intervenções, como da organização a agradecer a presença de todos, seguindo-se depois a entrega de lembranças, num passeio que muitos apreciam, uma clássica do cicloturismo nacional realizado sempre num mês complicado, que é agosto.


A Revista Notícias do Pedal, que tem apoiado ao longo dos anos este grande passeio, este ano por outros compromissos não pode marcar presença, porem, não pode deixar de relembra que no passado dia 27 de julho em Palmela, antecipou a entrega do “Galardão do Carolas” ao Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar, por não poder estar neste dia, pela sua dedicação à modalidade ao longo de 25 anos de existência, na promoção da modalidade, e em continuar a ter força e vontade de manter o seu passeio anualmente, mesmo com as atuais dificuldades, parabéns.

Votos de bons passeios, boas pedaladas.















Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com