terça-feira, 6 de agosto de 2024

"O pensamento do dia..."

 


“24 Horas de Ciclismo de Škoda”


VÁRIAS PERSONALIDADES NO INÍCIO

 

Nos dias 24 e 25 de agosto, as 24 Horas de Ciclismo de Škoda serão realizadas no circuito de Le Mans (França). Todos os babadores foram alocados em poucas horas em janeiro. Mais de 3 100 competidores de uma dúzia de nacionalidades vão enfrentar o mítico circuito de Sarthe, em equipas de 2, 4, 6, 8 ou mesmo a solo.

Pierre Rolland, ciclista profissional de 2007 a 2022, vai baixar a bandeira francesa para dar a largada aos pilotos na pista. Ao longo da sua carreira, o francês participou em treze Tours de France, quatro Tours de Espanha e dois Tours de Itália. O seu historial inclui várias vitórias em etapas, incluindo o Alpe de Huez em 2011, o que não acontecia há 25 anos para um ciclista francês.

Mais personalidades acompanharão, incluindo Yvon Bertin, ciclista profissional de 1975 a 1982 e ex-companheiro de equipe de Bernard Hinault, que correrá em uma equipe de quatro pessoas. Frédéric Bessy, piloto profissional de 1995 a 2007 e vencedor de etapas na Volta a França de 2001, vai participar por diversão numa equipa de seis pessoas chamada Amis Du Beaujolais. Cyril Lemoine, ciclista profissional de 2005 a 2022 com as equipas Sojasun e Cofidis, vai correr numa equipa de 6, entre amigos. Mohammed Serbouti, multimedalhista na meia-maratona francesa e nos campeonatos de 10 km, participará com a equipe France Bleu Maine, ao lado de jornalistas e ouvintes. Por fim, o patrono do evento, Roger Legeay, piloto profissional de 1973 a 1982 e ex-diretor esportivo, participará com suas netas de uma equipe mista de seis pessoas chamada Mes Pitchouns.

Após a vitória em 2023, a Team S1neo Fastwan voltará a disputar o título geral. O Team Manager Johanny Delmas comenta: "Nosso objetivo é o mesmo de 2023, combinar lazer e desempenho... e talvez ganhar o scratch pela quinta vez." A equipa Shake a Good Ride, 5.ª em 2023, está habituada ao top 10. Entrando este ano sob o nome de Blue Ice Vélo Saintes 17, estas duas equipas de quatro estão entre os outsiders.

No ranking feminino, a equipe Macif volta a defender seu título após a vitória em 2023. A equipa MSV liderada por Maureen Buon é uma das outsiders a ter em atenção.

A entrada é gratuita para os visitantes. Tal como em 2023, o parque de estacionamento será acessível a partir da Avenida Panorama ("Parking Rouge") com peões através da Entrée Panorama. O programa completo do evento está disponível abaixo.

La Matinale Le Maine-Libre-La Sarthe, um passeio familiar de uma hora, acontecerá no sábado, 24 de agosto, das 10h30 às 11h30. Durante esse tempo, jovens e idosos podem descobrir o circuito Bugatti num ritmo calmo. Lembramos que o uso de capacete é obrigatório e o limite de velocidade está definido para 30km/h.

Por Ver mais em: www.24heuresvelo.fr

Fonte: Organização 24 Horas de Ciclismo de Škoda

“Volta: Maia, Braga, Viseu e Lisboa no traçado da 86.ª edição em 2025 – Organização”


Joaquim Gomes guardou outras novidades para o futuro, estando garantido desde já o regresso às datas habituais, em agosto, para ‘conquistar’ mais público na estrada para assistirem às etapas

 

Por: Lusa

O diretor da Volta a Portugal em bicicleta disse que a edição de 2025 começará com um prólogo na Maia, terá uma etapa em Viseu antes do dia de descanso e terminará com um contrarrelógio em Lisboa.

“Viseu terá uma etapa e respetivo dia de descanso, com as atividades satélite que acarreta, como um concerto e a etapa da Volta, e Lisboa vai receber o contrarrelógio final”, garantiu Joaquim Gomes, aos jornalistas, em conferência de imprensa após o fim da 85.ª edição, precisamente em Viseu.

Sem voltar ao Algarve no próximo ano, “o nordeste transmontano vai voltar a marcar presença” e também Braga, “uma das cidades mais representativas da Volta”, vai regressar ao traçado, com um final de etapa.

Joaquim Gomes guardou outras novidades para o futuro, estando garantido desde já o regresso às datas habituais, em agosto, para ‘conquistar’ mais público na estrada para assistirem às etapas.

Quanto à edição que terminou com vitória do russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor), “foi uma Volta a Portugal que correu muitíssimo bem”, com um início “inédito, bem mais exigente do habitual”, e antecipada no tempo para não coincidir (tanto) com os Jogos Olímpicos.

Fonte: Sapo on-line

“Agenda de Ciclismo”


Juvenis, cadetes e juniores disputam títulos nacionais em Vila Franca de Xira

 

Por: Vasco Moreira

A agenda de ciclismo da próxima semana será inteiramente dedicada aos jovens, com Vila Franca de Xira a acolher, ao longo do fim de semana (10 e 11 de agosto), os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio e Fundo para juvenis, cadetes e juniores.

A competição terá início no sábado, às 11h, com a prova de fundo de juvenis masculinos e femininos, seguindo-se, às 14h, os contrarrelógios individuais de cadetes e juniores masculinos e femininos. No domingo, logo às 9h, começam as provas de fundo com os cadetes masculinos. A competição irá encerrar com a corrida de juniores masculinos, agendada para as 15h.


As distâncias percorridas variam de acordo com a categoria e o género. Na prova de fundo, juvenis masculinos e femininas irão percorrer 29,4 quilómetros, cadetes masculinos 81,6 e juniores masculinos 105,1. Já no contrarrelógio, cadetes masculinos e femininas, bem como juniores femininas, irão percorrer 10,15 quilómetros, e os juniores masculinos 20,39.

As cerimónias protocolares estão agendas para as 18h, no sábado, e para as 18h30, no domingo.

 

Mais eventos oficiais

 

10 de agosto: 1.ª edição da Resistência BTT Festas do Arneiro/Domus/Miracycling, Mira

11 de agosto: Grande Prémio Ciclismo Seixo de Mira, Mira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Ivo Oliveira em 5.º lugar na primeira etapa da Volta a Burgos”


O vencedor do dia foi o checo Pavel Bittner

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Ivo Oliveira

O ciclista português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi ontem quinto classificado na primeira etapa da Volta a Burgos, numa chegada ao sprint ganha pelo checo Pavel Bittner (dsm firmenich-PostNL).

Bittner, de 21 anos, foi o mais rápido nos 168 quilómetros entre Vilviestre del Pinar e Burgos, concluindo a tirada em 4:02.26 horas, batendo sobre a meta o italiano Giacomo Nizzolo (Q36.5), segundo, e o espanhol Iván García Cortina (Movistar), terceiro.

Ivo Oliveira foi quinto e comprovou a boa forma que tem vivido nas últimas semanas, em que ocupou o mesmo posto na Volta a Castela e Leão e nos Nacionais de fundo, tendo sido ainda segundo no campeonato nacional de contrarrelógio.

Na geral, o português é sétimo, atrás, além dos quatro primeiros na chegada, também de dois homens da fuga do dia que bonificaram a caminho de Burgos.

Ruben Guerreiro (Movistar), que continua o regresso à competição após uma lesão grave, foi hoje 38.º classificado, com o mesmo tempo do vencedor, sendo 39.º na geral.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com