quarta-feira, 24 de agosto de 2022

“Filippo Ganna vence no prólogo e lidera o Tour da Alemanha”


Por: Mario Vargas

Foto: Stuart Franklin/Getty Images

Filippo Ganna da INEOS Grenadiers foi o vencedor do prólogo do Tour da Alemanha, uma prova individual de 2,6 quilómetros num circuito na cidade de Weimar. O italiano não teve problemas em afirmar seu favoritismo no início da prova alemã e é o primeiro líder.

O primeiro a começar foi o ciclista local Per Münstermann da Saris Rouvy Sauerland Team que tinha um recorde de 3'20", porém seria o seu compatriota Henri Uhlig da Alpecin-Deceuninck Development Team, o primeiro a impor um tempo de referência de 3'07". Greg Van Avermaet da AG2R foi o primeiro a superar o recorde por 1segundo.

Os Grenadiers Ineos assumiriam o comando da prova, primeiro com Kim Heiduk e, em seguida, com Adam Yates baixando o tempo para 3'02" que seria então superado por Mick van Dijke da Jumbo-Visma por 1 segundo. A surpresa do dia foi Bauke Mollema da Trek – Segafredo que baixou a marca de três minutos com um recorde de 2'58". Finalmente, como planejado Filippo Ganna quebrou o relógio na linha de chegada com o tempo de 2,56 o suficiente para levar a vitória.

Por parte dos latino-americanos, Egan Bernal e Fernando Gaviria tiveram um tempo de 3'13", enquanto Dinero Rubio e Iván Ramiro Sosa a modestos 3'19 e 3'21",respectivamente. Amanhã a primeira etapa será disputada online, que terá um percurso de 173 quilômetros e vários níveis de dureza média.

Fonte: Ciclismo Internacional

“Marc Soler quebra jejum espanhol e Rudy Molard é o novo líder da Vuelta”


Desde 2020 que um ciclista espanhol vencia na prova do país vizinho

 

 Por: Record com Lusa

Foto: EPA

O ciclista espanhol Marc Soler (UAE Emirates) venceu esta quarta-feira isolado a quinta etapa da Volta a Espanha, na qual o francês Rudy Molard (Groupama-FDJ) assumiu a liderança da classificação geral individual.Soler, de 28 anos, cumpriu os 187,2 quilómetros entre Irún e Bilbau em 4:15.23 horas, chegando quatro segundos antes de um grupo no qual o sul-africano Daryl Impey (Israel-Premier Tech) foi segundo e o britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious) terceiro.


Molard, que foi quarto na tirada, discutida entre a fuga do dia, assumiu a liderança da geral, que era do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma). Tem dois segundos de vantagem para o segundo, Fred Wright, e 1.09 minutos para o terceiro, o alemão Nikias Ardnt (DSM).

João Almeida (Emirates) é agora 17º da geral, a 5 minutos e 2 segundos do líder. Nélson Oliveira (Movistar) segue no 59º posto, a 6 minutos e 50 segundos, enquanto que Ivo Oliveira (Emirates) é 149º, a 32 minutos e 33 segundos da liderança.

Na quinta-feira, a sexta etapa da Vuelta liga Bilbau a Pico Jano, em San Miguel de Aguayo, em 181,2 quilómetros, na primeira etapa de alta montanha, acabando numa contagem de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Escocês morre dois dias depois de se sagrar campeão nacional de Btt”


Rab Wardell tinha 37 anos e faleceu por ataque cardíaco

 

Por: Record

Morreu esta terça-feira, apenas dois dias depois de se ter sagrado campeão nacional de MTB XC, o escocês Rab Wardell, vítima de ataque cardíaco. Além de recente campeão nacional, Wardell, que tinha 37 anos, era um dos nomes mais acarinhados na modalidade em terras britânicas e mantinha uma relação com Katie Archibald, a atual campeã olímpica de Madison.

Nas redes sociais, Archibald deixou uma emocionada mensagem, na qual revelou que tentou até ao fim salvar a vida do seu parceiro. "Ainda não acredito no que aconteceu. Se isto é real. Por que razão ele morreu agora, estando tão bem de saúde e feliz. Sofreu um ataque cardíaco quando estava deitado na cama. Tentei e tentei, os paramédicos chegaram uns minutos depois, mas o coração dele parou e não conseguiram trazê-lo de volta", escreveu a ciclista.

Rab Wardell, refira-se, tinha estado horas antes em direto no programa 'The Nine', da BBC Escócia, no qual falou sobre a sua vitória e também a carreira.

Fonte: Record on-line

“Conheça os novos campeões do mundo de Btt no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Eurosport transmite os mundiais da modalidade que se realizam em Les Gets, e França, acompanhe em direto as provas de Downhill e Cross Country masculinas e femininas nos dias 27 e 28 de agosto.

No fim-de-semana de 27 e 28 de agosto, o Eurosport transmite, em direto, os Campeonatos do Mundo de BTT, a mais importante competição da temporada. Depois dos Europeus, realizados no início do mês em Munique, na Alemanha, é a vez dos melhores ciclistas do mundo  nos mostrarem as suas qualidades.

A pequena localidade francesa de Les Gets será o palco de toda a ação. Com perto de 2000 habitantes, esta estância de esqui bem próxima de um outro famoso destino de esqui, Les Portes de Soleil, está acostumada a receber os ciclistas. A pista de downhill do Mont Chéry foi utilizada nas provas da Taça do Mundo em 1996, 1998, 1999, 2000, 2002 e 2003.

Depois da estreia em 2004, esta é já a segunda vez que Les Gets organiza uns Mundiais de BTT. O ano está a ser muito positivo para o ciclismo em França. O país organizou os Mundiais da UCI de BMX, em julho passado, em Nantes. Organiza agora os Mundiais de BTT em Les Gets e tem agendados para outubro os Mundiais de Ciclismo de Pista, em Saint-Quentin-en-Yvelines.

Siga toda a ação dos Campeonatos do Mundo de BTT em direto no Eurosport nos dias 27 e 28 de agosto e conheça os novos campeões. Os comentários ficam a cargo de David Rosa.

 

Horários:

 

Sábado 27 de agosto

 

Downhill feminino –  E2 –  12:15H LIVE

Downhill masculino –  E2 –  14:15H LIVE

 

Domingo 28 de agosto

 

Cross Country feminino –  E2 –  11:50H LIVE

Cross Country masculino –  E2 –  14:05H LIVE

Fonte: Eurosport

“ABTF BETÃO – FEIRENSE de ataque nos circuitos de agosto”


O fim-de-semana dos circuitos pós-Volta a Portugal iniciou-se no passado sábado 20 de agosto, sendo que a equipa feirense pautou-se por três dias de excelentes exibições correndo sempre ao ataque e em busca da vitória.

Na 1ª prova no sábado o Circuito de São Bernardo em Alcobaça, Márcio Barbosa foi o herói da jornada, atacou na parte final e foi alcançado já na reta da meta final, tendo ainda assim alcançado o 3º lugar, coroou a exibição de luxo com a vitória da Volta mais rápida, Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o vencedor.


No domingo 21 agosto deu lugar ao Circuito da Malveira, ao qual se sucederam as provas na Pista Túlio Pereira. Na estrada Márcio Barbosa voltou a estar na luta pela vitória, tendo alcançado o 5º lugar, a vitória sorriu a João Matias (Tavfer-Mortágua), Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense), foi 9º.

Na pista, na Corrida de Pontos Ivo Pinheiro brilhou com o 2º lugar, a vitória sorriu a Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), na prova de eliminação Venceslau Fernandes foi 7º, vitória para António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

Na segunda-feira, 22 agosto, a equipa dividiu-se pelos 2 circuitos do dia, sendo que na Moita, Ivo Pinheiro foi 4º na vitória de Tiago Machado (RP–Boavista) Francisco Pereira foi 9º, na classificação por equipas 3º lugar.

Já em Nafarros, brilhou Micael Isidoro no 5º lugar, vitória para Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor).


 

Próximas competições ABTF Betão-FEIRENSE:

 

29/08-04/09 31º Grande Prémio Jornal de Notícias

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF BETÃO – FEIRENSE

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com