domingo, 10 de setembro de 2023

“Evenepoel: «Tive de explicar dez vezes ao Vingegaard que não estou na luta, mas ele não acredita»”


Belga voltou a andar na fuga, mas desta vez a Jumbo-Visma tentou manter diferenças

 

Por: Fábio Lima

Foto: EPA

Depois da liberdade que teve no sábado, que lhe permitiu vencer a etapa 14 da Vuelta e encurtar um pouco a diferença para os da frente, Remco Evenepoel tentou este domingo voltar à mesma gracinha, mas desta feita não conseguiu o triunfo (Rui Costa foi mais forte) e também viu uma Jumbo-Visma um pouco mais preocupada do que o esperado. À imprensa belga, partilhou mesmo o conteúdo de uma conversa que teve com Jonas Vingegaard, que aparentemente ainda teme que o ciclista da Soudal-QuickStep consiga reentrar na luta.

"Foi divertido correr assim, até que eles [Jumbo-Visma] começaram a puxar no pelotão por medo que eu pudesse recuperar na classificação geral. Tive de explicar umas dez vezes ao Jonas Vingegaard que já não estou na luta, mas ele não acredita em mim", atirou o belga, em declarações ao portal Sporza.

Na luta, sim, pela classificação da montanha, Remco explicou a sua tática para ter novamente mais liberdade por parte da equipa do líder Sepp Kuss (neste momento está em 15.º, a 16 minutos do norte-americano). "Provavelmente vou levantar o pé nesse dia [terça-feira], já que só há uma subida categorizada. Vou tirar dois bons dias de descanso e garantir que há uma boa perda de tempo antes de voltar a tentar atacar as duas grandes etapas de montanha que se seguem", referiu o ciclista da Soudal-QuickStep, que neste momento lidera a classificação da montanha com 71 pontos, mais 32 do que Michael Storer.

Quanto à etapa de hoje, ganha por Rui Costa, o belga assume ter sentido o esforço da véspera. "Não podemos ter tudo. Hoje fui ao fundo [em termos de energia]. O Klaas [Lodewyck] deu-me muita força no rádio para continuar, mas o melhor que consegui foi um quarto lugar. Mas rapidamente senti que as minhas pernas estavam ainda a sofrer pela etapa de ontem, por isso lutar com os fugitivos de hoje, que tinham pernas frescas, não seria possível".

Fonte: Record on-line

“Lotte Kopecky vence Simac Ladies Tour na despedida de Annemiek van Vleuten”


Ciclista holandesa, de 40 anos, cortou a meta em último para ser saudada pelos presentes

 

Por: LUsa

Foto: Twitter Movistar Team

A ciclista belga Lotte Kopecky (SD Worx) venceu este domingo o Simac Ladies Tour, após uma quinta e última etapa ganha pela holandesa Lorena Wiebes, sua colega de equipa que acabou em segundo da geral.

Kopecky foi terceira na tirada de 150,3 quilómetros, com partida e chegada em Arnhem, em que se impôs Wiebes, que acabou a 11 segundos da belga, a grande dominadora do calendário em 2023, com um título mundial, o segundo lugar na Volta a França e a conquista das clássicas mais importantes.

O dia ficou marcado pela despedida da holandesa Annemiek van Vleuten (Movistar), que aos 40 anos participou hoje numa corrida profissional pela última vez, despedindo-se de uma carreira praticamente sem paralelo, como uma das maiores ciclistas da história.

A quatro vezes vencedora da Volta a Itália, duas vezes campeã do Mundo, campeã olímpica, vencedora da primeira Volta a França e também da Vuelta, entre 104 vitórias, teve direito a 'volta de honra' e foi aplaudida por todo o público presente em Arnhem, cortando a meta em último para ser saudada pelos presentes.

Fonte: Record on-line

“Rui Costa após ganhar etapa na Volta a Espanha: «Nem estava previsto vir...»”


Ciclista português da Intermarché impôs-se na 15.ª tirada da prova

 

Por: Record

Rui Costa estava naturalmente satisfeito após o triunfo deste domingo na 15.ª etapa Volta a Espanha. O ciclista português da Intermarché recordou que nem estava previsto na sua planificação da época participar nesta prova.

"Esta equipa acreditou em mim desde o primeiro momento. Comecei a época em boa forma, agora uma vitória aqui para mim é muito importante", explicou o ciclista luso, que integrou a Vuelta com o objetivo de vencer uma etapa e alcançou hoje a 31.ª vitória da carreira.

Depois, explicou por que decidiu participar na prova: "Preparei-me bem para o Tour, as coisas não saíram bem para mim e para equipa. Fiquei triste, não estava previsto vir à Vuelta, mas sentia-me bem e pedi à equipa para vir, para tentar uma vitória numa etapa. Há muito esforço e muito trabalho por detrás que as pessoas não veem"

Fonte: Record on-line

“Rui Costa vence 15.ª etapa da Volta a Espanha”


Ciclista português impôs-se a Lennard Kamna e Santiago Bruitago num sprint em cima da linha da meta; foi a quarta vitória em etapas de grandes voltas

 

Por: Record

Rui Costa venceu hoje a 15.ª etapa da Volta a Espanha. O antigo campeão do Mundo de estrada levou a melhor num sprint com Lennard Kamna e Santiago Bruitago na chegada a Lekunberri, depois dos 158 quilómetros percorridos desde Pamplona. O português de 36 anos, que veste as cores da Intermarché, integrou a fuga no momento certo e geriu de forma inteligente a parte final.

Dez anos depois da conquista do título mundial e da vitória numa etapa na Volta a França, Rui Costa está de regresso aos triunfos em tiradas nas grandes provas. O ciclista luso já tinha ganho uma etapa do Tour em 2011 e mais duas em 2013. Foi, também, a 31.ª vitória da carreira, entre etapas e provas.

Rui Costa é o 8.º português a vencer etapas na Volta a Espanha, depois de João de Jesus Rebelo (1945), João Lourenço (1946), José Carlos Cardoso (1959), Alves Barbosa (1961), Joaquim Agostinho (1974), Sérgio Paulinho (2006) e Nelson Oliveira (2015).

Nas contas da geral, o pelotão chegou a 2.52 minutos e o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) segue líder, à frente de dois colegas de equipa: o esloveno Primoz Roglic é segundo, a 1.37 minutos, e o dinamarquês Jonas Vingegaard é terceiro, a 1.44.

O pelotão tem o último dia de descanso desta edição da Volta a Espanha na segunda-feira.

Fonte: Record on-line

“Grande Prémio JN última etapa”


Rafael Reis conquista Grande Prémio JN

 

Por: Vasco Moreira

Foto: Igor Martins / Global Imagens

Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) segurou a camisola amarela e garantiu a conquista do 32.º Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, depois de ter sido quarto na etapa derradeira, a três segundos de Adrian Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO).

Os 87 ciclistas que resistiram às oito etapas da prova, partiram de Viana do Castelo, esta manhã, para uma última tirada de 144,1 quilómetros, com chegada no ponto de partida e marcada por dois prémios montanha de segunda categoria. Apesar de algumas tentativas, o pelotão manteve-se quase sempre coeso nos primeiros quilómetros.

Ao quilómetro 50, já depois de Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) ter conquistado a primeira meta volante, um grupo de nove corredores tentou escapar e chegou a estar a 15 segundos, mas acabou absorvido. Seguiram-se movimentações na subida para o primeiro prémio montanha do dia, que culminaram em Pedro Pinto (Efapel) e António Carvalho (ABTF-Feirense) isolados, com 20 segundos de vantagem para um grupo de 10 perseguidores, onde estava Rafael Reis, com 95 quilómetros percorridos.

A fuga foi resistindo e manteve a vantagem entre os 50 segundos e um minuto até cerca de 20 quilómetros da meta. No entanto, a diferença foi diminuindo, até que, a quatro quilómetros da meta, quando já só restava António Carvalho, a fuga foi definitivamente anulada. Tudo se decidiu ao sprint, com Adrian Bustamente a levar a melhor sobre Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Aleksandr Grigorev (Efapel), que chegaram com o mesmo tempo do vencedor.

No fim das contas, Rafael Reis terminou com 15 segundos de vantagem sobre Luís Fernandes (RP-Paredes-Boavista) e 47 segundos para Henrique Casimiro (Efapel), que completaram o pódio final da prova.

Nas restantes classificações, Luís Mendonça venceu nos pontos, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na montanha, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) na juventude, Adrian Bustamente nas metas volantes, Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) no combinado e Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) nos sprints especiais. Entre as equipas, venceu a Glassdrive-Q8-Anicolor.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“GP Alves Barbosa última etapa”


Gonçalo Costa vence Grande Prémio Alves Barbosa

 

Por: Vasco Moreira

Gonçalo Costa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) garantiu a conquista do Grande Prémio Alves Barbosa, depois de ter sido segundo classificado na última etapa da prova, com o mesmo tempo do colega de equipa José Salgueiro.

A jornada de 83,3 quilómetros, com partida em Coimbra e chegada em Montemor-o-Velho, terminou com uma decisão ao sprint entre três colegas de equipa, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact. José Salgueiro terminou em primeiro lugar, com 2h2m54s, à frente de Gonçalo Costa, que terminou com o mesmo tempo, e Gonçalo Rodrigues, que ficou a três segundos.

Contas feitas, Gonçalo Costa segurou a camisola amarela que havia conquistado este sábado, na primeira etapa em linha da prova, e garantiu a conquista do 23.º Grande Prémio Alves Barbosa, prova de referência do calendário nacional de cadetes, que pretende homenagear uma das principais estrelas do ciclismo português de todos os tempos.

O pódio da geral foi dominado pela Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, que venceu a classificação por equipas, e teve José Salgueiro na segunda posição da classificação final, a três segundos, e Gonçalo Rodrigues na terceira, a 1m16s.

Nas restantes classificações, Gonçalo Costa também se destacou na juventude, Gonçalo Rodrigues na montanha e José Salgueiro nos pontos, nas autarquias e nas metas volantes.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Paraciclismo Montemor-o-Velho”


Consagrados os vencedores da Taça de Portugal de Paraciclismo

 

Por: Vasco Moreira

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo 2023 decorreu na manhã deste domingo, em Montemor-o-Velho, num circuito em linha com 8,4 quilómetros. Foram consagrados todos os vencedores da competição, num total de 12 categorias diferentes.

A prova confirmou a força dos vários líderes, sendo que apenas em apenas duas categorias o vencedor da corrida não foi o mesmo que o vencedor da Taça. Aconteceu em paraciclismo H2, em que Luís Jejum (Europcar Associação Salvador) foi o mais rápido, mas foi Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva) quem terminou na liderança do ranking, e em H3, categoria na qual se destacou João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portim), sendo que foi Ruben Garcia (Clube K) quem conquistou a Taça.

De resto, em C1, Bernardo Vieira conquistou a prova e a Taça, tal como Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) em C2, João Monteiro (Paredes/Fortunna) em C4, Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em C5, André Soares (Academia Efapel de Ciclismo) em D, Flávio Pacheco em H4, Luís Costa em H5, André Dias (Korpo Activo/Penacova) em B, Felismina Gomes (Europcar Associação Salvador) em H5 femininas e Ana Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva) em B femininas.

Nota ainda para a categoria de paraciclismo C3, na qual Paulo Barreto (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) festejou o título, apesar de não ter havido corrida nesta quinta prova da Taça.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano Santa Maria, nos Açores”


Jimmy Silva vence quarta prova da Taça de Portugal de Enduro

 

Por: Vasco Moreira

Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro) foi o nome em maior destaque na quarta e penúltima prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, tendo liderado a classificação da elite masculina na corrida de Santa Maria, nos Açores.

O corredor do Clube Futebol Carvalheiro terminou na liderança com um tempo de 14”29’481, mais de sete segundos à frente de Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) e mais de 21 à frente de João Rodrigues (JR87racing Team/ADCAlfarazes/Guarda), segundo e terceiro classificados, respetivamente. No ranking da Taça, porém, é Sauro Agostinho o líder, com 650 pontos.

Nos juniores masculinos, foi Matias Camacho (Caniço Riders/Freeride Madeira), que já tem o título da Taça garantido, com 800 pontos, quem venceu a prova, com 15”25’098, tendo superado João Rodrigues (AD Galomar/Ferragens Vieira) e Pedro Câmara. Já nos cadetes, destacou-se Andrés Santos (AD Galomar/Ferragens Vieira), ainda que Joaquim Meneses (Bicisintra/GásMucifal), segundo a quase três segundos, siga na liderança do ranking, com 640 pontos.


Entre os masters masculinos, Rafael Machado (AD Galomar/Ferragens Vieira), atual líder do ranking, foi o vencedor na categoria 30, tal como aconteceu com João Machado (Caniço Riders/Freeride Madeira) e Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira), em masters 40 e 50, respetivamente. O mesmo verificou-se com Valter Freitas (Ecosprint/Enduro), em masters 35, Nuno Lopes (ADAR/Ofimoto), em masters 45, e Fernando Couto (Marítimo Sport Clube), que correu sem oposição em masters 60.

Nas categorias femininas, destaque para Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal), que lidera o ranking e venceu a prova de 17+. Entre as equipas, o AD Galomar/Ferragens Vieira segue na liderança, com 200 pontos.

A Taça de Portugal Feminina de Enduro presented by Shimano chega ao fim no início de outubro. A quinta e última prova está agendada para os dias 7 e 8, em Lorvão, Penacova.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com