sábado, 28 de dezembro de 2024

“Geraint Thomas um adeus ao último ícone do ciclismo britânico vai dependurar a bicicleta”


O ciclista britânico de 38 anos irá procurar vitória no Tour de França para terminar a sua carreira

 

Fotos: EFE

Bradley Wiggins, Chris Froome e Geraint Thomas, são três dos nomes que marcaram uma era no ciclismo britânico, são joias da equipa da INEOS, e da extinta equipa da Sky que já se reformaram, exceto as duas últimas, que farão o mesmo em 2025, no caso do ciclista galês, que afirmou isso no canal da equipa no YouTube, como o seu companheiro de equipa Michal Kwiatkowski, enquanto eles se preparavam para o Tour Down Under em Oliva.

"Parece um pouco com o dia da marmota, eu gostaria de fazer mais uma Volta a França, e espero o Tour da Grã-Bretanha, em setembro, para encerrar a minha carreira em alta", disse Geraint Thomas, que termina assim a sua carreira depois de vencer uma Volta a França em 2018, e terminar em segundo lugar na rodada francesa e outra no Giro, além de alcançar o terceiro lugar em ambos os Grand Tours.


 

Uma corrida digna dos melhores

 

Desde sua primeira participação numa prova por etapas em 2016, quando fez parte do Paris-Nice onde venceu, o ciclista galês foi parte fundamental para alcançar os objetivos de Chris Froome, que naquele mesmo ano venceu a Volta a França, e continuou a sua sequência no ano seguinte.

Longe de apenas ajudar os seus companheiros de equipa, o recorde de Geraint Thomas é digno de admiração, venceu o Tour em 2018, e segundo no Giro 2023, o ciclista galês também foi vitorioso nas mais prestigiadas provas de uma semana, como o Paris-Nice, a Romandia, a Suíça ou Dauphiné, o natural de Cardiff é um dos muitos talentos que aproveitaram o bom económico, e de recursos do ciclismo britânico que resultou no surgimento da equipa da Sky, para acabar dominando o ciclismo no início da década de 2010, Geraint Thomas é um ciclista que raramente tem falhado os seus objetivos.

O ciclista de 38 anos começará a época marcando a presença no Tour Down Under em Adelaide, Austrália, antes de se concentrar em várias provas europeias do calendário., "eu começo no Tour Down Under, e vou continuar no Algarve; depois estarei no Tirreno Adriático e na Volta à Catalunha", disse o ciclista da INEOS, que também descarta participar das clássicas, “elas já são loucas demais para mim, e tenho de estar preparado para cair, e acho que não tenho mais os minerais para isso", disse.

O ciclista que foi selecionado como a 'Personalidade Desportiva do Ano' pela BBC em 2018, à frente de Lewis Hamilton, enfrentará sua 16ª época nas fileiras da INEOS, tendo sido um dos poucos ciclistas com sorte a ver a progressão do ciclismo na última década, um desporto que ele vê como muito mais exigente do que antes, "já que nunca se pode relaxar, e tem-se de se começar bem desde a primeira prova, caso contrário, corre-se o risco de ficar para trás", concluiu Geraint Thomas, que foi, é e será um dos ciclistas mais emblemáticos do pelotão internacional.

“Evenepoel remete regresso à competição para abril de 2025”


Ciclista sofreu um grave acidente no início de dezembro

 

Por: Lusa

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), campeão olímpico de fundo e contrarrelógio, deverá regressar à competição em meados de abril de 2025, depois de ter sofrido um grave acidente no início de dezembro, disse este sábado o ciclista belga.

Em entrevista ao jornal diário belga 'La Dernière Heure', Evenepoel reconheceu que o seu plano inicial passava por disputar as clássicas de Ardèche e de Drôme, em 01 e 02 de março.

"Mas foi tudo por água abaixo, se eu puder regressar aos treinos [em estrada] em 04 ou 05 de fevereiro, não terei mais do que três semanas nas pernas para essas corridas", reconheceu.

Por isso, o campeão do mundo de 2022 adiou o seu objetivo: "Hoje, não tenho outra ideia em mente que não seja estar à partida da Flèche Brabançonne [em 18 de abril] e disputar as outras três clássicas das Ardenas [a Amstel Gold Race, em 20, a Flèche Wallonne, em 23, e a Liège-Bastogne-Liège, em 27], com a possibilidade de as vencer".

Apesar de reconhecer ser "apertado" para disputar a Volta a Itália, entre 10 de maio e 01 de junho, o belga não descartou esta possibilidade, admitindo, contudo, que o seu principal objetivo da temporada vai ser o Tour.

Evenepoel ainda está imobilizado, aguardando o resultado de novo exame radiológico, agendado para 9 de janeiro, para saber se pode retomar o treino em bicicleta.

Em 3 de dezembro, Remco Evenepoel embateu contra a porta de um veículo dos correios, depois de a carteira a ter aberto abruptamente, ficando com fraturas numa costela, omoplata e mão direitas, contusões nos pulmões e "uma deslocação da clavícula direita, que rasgou os ligamentos envolventes".

"Estou a melhorar, mas lentamente. Sinto pouco progresso a cada dia. Em termos de exercícios, não posso fazer nada, a não ser uma pequena manipulação do ombro, para que não fique muito rígido", lamentou.

Um dos grandes nomes do ciclismo mundial da atualidade, Evenepoel, de 24 anos, já tinha sofrido uma queda na Volta ao País Basco, na qual fraturou a clavícula e omoplata direitas, mas voltou à estrada a tempo de subir ao pódio na estreia na Volta a França - foi terceiro -, conquistar dois ouros olímpicos e ainda o título mundial de contrarrelógio.

O vencedor da Vuelta2022 vai falhar a defesa dos títulos conquistados em 2024 na Clássica da Figueira e na Volta ao Algarve, neste caso pela terceira vez.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com