quarta-feira, 6 de abril de 2022

“O herói da BMW Sudtirol Dolomites”


Que se segue, verão e btt nos Dolomitas

 

Por: Carlo Rrena

O BMW HERO Südtirol Dolomites realiza-se em junho de cada ano, num cenário natural impressionante: serras, belos cumes naturais e desportos ao ar livre. Um lugar onde se pode ter a adrenalina a bombear durante todo o verão!

O ciclismo de montanha é a combinação perfeita de esportes ao ar livre e cumes de montanha. Uma disciplina que sempre confiou na terra nua e na terra, uma disciplina que vai além da pura adrenalina de uma raça profissional. Na verdade, o HERÓI DA BMW Südtirol Dolomites não é apenas uma corrida, mas sim uma celebração deste casamento tornada ainda mais especial por causa dos Dolomites, património mundial da UNESCO.

Desde o início de 2010, os participantes têm pedalado em cursos que se desenvolvem nos quatro vales do Grupo Sella, nomeadamente Val Gardena, Alta Badia, Arabba e Val di Fassa e até ao planalto de Alpe di Siusi. Estas belas localizações, com uma hospitalidade inigualável devido ao mais de um século de turismo de montanha, acolhem milhares de turistas que procuram desporto ao ar livre e atividades todos os anos.


 

CORRIDA E HOSPITALIDADE

 

As rotas de 86 km e 60 km do HERO desenvolvem-se através de locais e áreas repletas de tradições de todos os tipos – desde a comida, passando pelo folclore passado de uma geração para a outra, até uma rica tapeçaria da história que pode ser contada em três línguas: Ladin, italiano e alemão. Os Dolomitas são um verdadeiro caldeirão de culturas, digno de ser visitado.


Embora as corridas não permitam que os visitantes e participantes admirem plenamente as "Montanhas Pálidas", os turistas vão descobrir que a área tem algo para todos, especificamente para aqueles que procuram um contacto mais próximo com a natureza. Vastos prados, lagos montanhosos turquesas, e caminhadas sombreadas e pedestres no sopé de falésias puras de dolomita que fizeram história do montanhismo.

Val Gardena parece ter sido feito para o BTT, com uma rede de caminhos e trilhos de mais de 600 km com trilhos individuais e caminhos florestais, proporcionando umas boas excursões de 22 dias. Existem diferentes cursos que podem ou não incluir instalações de elevação tanto para principiantes absolutos como profissionais experientes. Quanto mais ciclistas experientes puderem dirigir-se à Trail Arena em Selva di Val Gardena e experimentar o percurso de Freeride Ciampinoi e os Dantercepies fluem com as suas curvas, subidas íngremes e até um salto ou dois!


As famílias podem optar por saltar no elevador de gôndola Piz Seteur e no elevador da cadeira Gran Paradiso para chegar ao parque de bicicletas Sassolungo e ao seu Family Trail e Easy Jump Line. O Trail Arena está aberto entre 16 de junho e 9 de outubro de 2022.

 

Mais informações:

Férias de BTT em Val Gardena: www.valgardena.it

MTB Val Gardena: www.mtb-dolomites.com

Freeride Ciampinoi: www.freerideciampinoi.it


 

HIGH BAY

 

A área de BTT off-road de Alta Badia está localizada entre 1.300 e 2.000 m de altitude, uma adição bem-vinda à já grande oferta de ciclismo de estrada. As novas escolhas incluem os trilhos "Bike Beats", uma rede de trilhos de fluxo hoggin que se desenvolvem através dos prados, colinas e florestas das aldeias de San Cassiano, La Villa e Corvara. O novíssimo Fle-Trail vai deliciar os hóspedes de verão – o percurso começa a partir da Pralongià e desce até Passo Campolongo, com saltos divertidos e curvas largas e cénicas.

Os trilhos são complementados pelos trilhos freeride bike gardenaccia que bombeiam adrenalina. Os Bike Beats - Movimënt Alta Badia Trails estão abertos todos os dias entre 11 de junho e 2 de outubro de 2022A informação:


Férias de BTT em Alta Badia: www.altabadia.org  Bike Beats Alta Badia: www.bikepark-altabadia.it

Freeride Bike Gardenaccia: www.gardenaccia.com

 

ARABBA

 

Graças à sua vasta rede de caminhos e trilhos no vale do Fodom, a área é ideal para excursões de MTB. E no final de um dia fora e mais ou menos, os hotéis locais vão ter certeza de mimar os hóspedes com deliciosas refeições e ofertas de bem-estar. Passo Pordoi possui umas boas três trilhas pertencentes à Dolomiti Bike Galaxy. O primeiro é o Lezuo, com 2,9 km e 263 hm para principiantes com vistas encantadoras. Em segundo lugar está o Col, ideal para quem quer dar uma oportunidade a pistas de descida.

O trilho de 800 m conta com 100 hm, uma opção rápida e divertida que continua no All Faver, um trilho de 2 km com 240 hm que depois se transforma num trilho enduro. Adoro andar de bicicleta, mas precisa de ajuda extra? Arabba salva o dia com o seu serviço de transporte de bicicletas, amado por famílias e principiantes.


 

Mais informações:

Férias de BTT em Arabba: www.arabba.it

 

VALE DE FASSA

 

Passeios de bTT, trilhos de gravidade, serviços de aluguer, guias MTB, bem como postos de carregamento para bicicletas electrónicas tornam Val di Fassa em Trentino perfeito para bTT. Todos os seus trilhos seguem o rio Avisio, que nasce do glaciar Marmolada, a majestosa montanha que tem vista para todo o vale.

O percurso clássico de Val di Fassa é um destaque absoluto. Este exigente percurso de 50 km apresenta o estranho e pequeno obstáculo a ultrapassar – preste atenção ao que o rodeia e ao próprio trilho, e reserve um dos muitos guias locais e experientes de bTT. Viciados em adrenalina e amantes da gravidade vão encontrar uma combinação feita no céu no Fassa Bike Park.

Os caminhos e as faixas individuais desenvolvem-se entre o Col Rodella e o Belvedere, situado a uma altitude de 2.000 m. Estes trilhos ostentam obstáculos naturais (raízes, rochas e contra-patos) bem como passadiços de madeira e curvas embanalhadas nos caminhos. Os motociclistas de montanha podem aproveitar-se de professores e guias especializados da Escola MTB de Fassabike, que lhes ensinarão a técnica correta num ambiente seguro.

 

Mais informações:

Férias em BTT em Val di Fassa: www.fassa.com

MTB Val di Fassa: www.fassabike.com

 

ALPE DI SIUSI

 

O maior planalto europeu oferece algo para todos. No Alpe di Siusi, os motociclistas de montanha vão experimentar trilhos com mais de 2.500 hm, bem como trilhos curtos, passeios diurnos, ou mesmo caminhos e percursos que requerem mais de um dia. Todos estes trilhos possuem uma vista deslumbrante sobre as lendas que são as montanhas Sciliar, Sassolungo, Sassopiatto e Catinaccio. O "Tour Panoramico dell'Alpe di Siusi" (Passeio panorâmico de Alpe di Siusi) é ideal para quem quer subir na sua bTT e desfrutar de um passeio agradável combinado com belas vistas dos Alpes

uma opção interessante como instalações de elevação pode levar os ciclistas ao ponto de partida no topo. Para ciclistas experientes que procuram um pouco mais de desafio, os 7 km ao Monte Cavone, depois de pedalar no Giro della Croce Schnaggenkreuz, são a escolha perfeita.

Os itinerários de tirar o fôlego que atravessam Val Duron, o trilho Siusi-Compaccio, e o percurso entre o planalto e Val Gardena são de nível médio. Para opções mais fáceis, escolha o caminho que une Alpe di Siusi-Val Gardena com o fim do Valle Isarco.

 

Mais informações:

Férias em BTT em Alpe di Siusi: www.seiseralm.it

MTB Alpe di Siusi: www.mtb-dolomites.com/seiseralm

Fonte: Gabinete de Imprensa LDL COMeta

“Pello Bilbao vence segunda etapa da Volta ao País Basco, Roglic segue líder”


Fonte: SIF // AMG

O ciclista espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) venceu hoje ao ‘sprint’ a terceira etapa da Volta ao País Basco, na qual o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conservou a liderança da classificação geral individual.

Bilbao, nascido na cidade basca de Guernica, venceu na corrida da ‘sua’ região ao cumprir os 181,7 quilómetros entre Llodio e Amurrio em 4:35.24 horas, à frente do bicampeão do mundo, o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl), que tinha vencido na segunda tirada e hoje foi segundo.

Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) foi terceiro, com Roglic a cortar a meta em sétimo e segurar a liderança da geral, num ‘sprint’ contestado por um grupo reduzido de ciclistas.

O dia foi decidido nas duas últimas subidas, em Opellora e Ozeka, com rampas de desnível próximo dos 20%, mesmo que a 20 quilómetros da meta, acabando por fazer bastante diferença no pelotão.

Roglic conseguiu seguir na frente da geral, com cinco segundos de vantagem para o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), segundo, e 16 para Vlasov, terceiro.

Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor português em prova, cortando a meta em 30.º, a 2.25 minutos do vencedor, caindo para o 21.º posto na geral, em que Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post) é 49.º, após hoje acabar no 67.º lugar, a mais de sete minutos.

André Carvalho (Cofidis) foi 120.º e na geral é agora 137.º.

Na quinta-feira, a quarta etapa liga Vitoria-Gasteiz a Zamudio em 185,6 quilómetros, com quatro contagens de montanha no plano, duas de terceira categoria e outras duas de segunda, estas mais próximas da meta.

Por: Lusa

“Maria Martins alcança 27.ª posto na clássica Scheldeprijs, Kristoff vence em masculinos”


Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

A ciclista portuguesa Maria Martins (Le Col-Wahoo) foi esta quarta-feira 27.ª classificada na clássica Scheldeprijs, ganha ao 'sprint' pela holandesa Lorena Wiebes (DSM), com a corrida masculina conquistada a solo pelo norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux).

Wiebes, que aos 23 anos é cada vez mais uma especialista em clássicas, repetiu o triunfo de 2021, e conseguiu o quarto da temporada 2022, ao cumprir os 138,1 quilómetros com início e fim em Schoten, em 3:21.56 horas.

A italiana Chiara Consonni (Valcar) foi segunda, com o mesmo tempo, assim como a também transalpina Rachele Barbieri (Liv Racing Xstra), terceira, enquanto 'Tata' Martins chegou em 27.º, a oito segundos.

Na prova masculina, o 'sprinter' Kristoff destacou-se à entrada dos últimos sete quilómetros e acabou por triunfar com 24 segundos de margem para o neerlandês Danny van Poppel (BORA-hansgrohe), segundo, e para o australiano Sam Welsford (DSM), terceiro.

Kristoff, que já tinha vencido a corrida em 2015, somou a segunda vitória da época, depois de conquistar a Clássica de Almería, ao cumprir os 198,7 quilómetros entre Terneuzen e Schoten em 4:06.02 horas.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Wout van Aert falha Amstel Gold Race mas já pode regressar aos treinos”


Por: AMG // AJO

O ciclista belga Wout van Aert vai falhar a defesa do ‘cetro’ na Amstel Gold Race, embora já tenha recebido “luz verde para retomar os treinos”, após a infeção com o coronavírus, anunciou hoje a Jumbo-Visma.

“Wout van Aert ainda não correrá no domingo. A boa notícia é que recebeu luz verde para retomar os treinos”, esclareceu a equipa neerlandesa.

Assim, o vice-campeão olímpico de fundo em Tóquio2020 não defenderá o triunfo na clássica que conquistou em 2021.

A Jumbo-Visma não revelou, contudo, se a ‘estrela’ belga vai participar na Paris-Roubaix, em 17 de abril.

No domingo, o campeão belga já falhou a Volta a Flandres, um dos 'monumentos' do ciclismo e um dos grandes objetivos da sua temporada, depois de ter testado positivo ao coronavírus.

"Desde a manhã de ontem [quinta-feira] que tenho uma ligeira dor de garganta. Fiz imediatamente dois autotestes [à covid-19] e ambos deram positivo. Depois fiz um teste PCR, que deu positivo. A boa notícia é que tenho apenas sintomas ligeiros, apenas a dor de garganta e febre", referiu num vídeo publicado na sua conta oficial no Instagram na sexta-feira.

Hoje, os meios de comunicação belgas colocaram em dúvida a participação do corredor de 27 anos na clássica francesa, conhecida como ‘Inferno do Norte’, devido ao período de recuperação da infeção com o coronavírus.

Com dois triunfos em clássicas na Bélgica (E3 Saxo Bank Classic e Omloop Het Nieuwsblad), Van Aert era um dos ciclistas em melhor forma neste início da temporada, tendo vencido também uma etapa no Paris-Nice.

Fonte: Lusa

Volta a Portugal Sub 23 começa em Caldas da Rainha/ Jovem Pelotão corre na CMTV


A 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV começa esta quinta-feira, 7 de abril, em Caldas da Rainha. A principal prova do ciclismo português do escalão Sub23 vai ter quatro etapas e andará na estrada até domingo. Castelo Branco será a meta final da competição em que participam 16 equipas que formam um pelotão com 96 corredores, num total de 545,6 quilómetros de percurso.

Os media partner do evento, a CMTV assim como os jornais Record e Correio da Manhã, vão dar grande destaque à competição que se vai desenrolar sobretudo na zona centro do país. O canal televisivo do grupo Cofina vai acompanhar de perto as movimentações do jovem pelotão transmitindo em direto todas as partidas e chegadas de etapa. Em cada tirada haverá também uma atualização de informação com imagens em direto da corrida pelas 13h50.

 

Percurso na Região Centro

 

A etapa inaugural da 29ª Volta a Portugal do Futuro que se corre simultaneamente com o 2º Grande Prémio CMTV vai levar as bicicletas de Caldas da Rainha até Abrantes. A partida acontece às 12 horas como vai acontecer nos restantes dias. A chegada, após 130 quilómetros, vai acontecer pelas 15h30. O pelotão vai passar por três Metas Volantes em Martingança, Batalha e Constância.

A segunda etapa da prova vai partir do Parque Municipal de Exposições da Lousã e os corredores terão pela frente mais de 140 quilómetros, com três metas volantes em Vila Nova de Poiares, Cantanhede e Oliveira do Bairro. Manda a tradição dos últimos anos que a meta quando há chegadas a Águeda aconteça sempre na Avenida 25 de Abril, onde os corredores vão chegar pouco antes das 16 horas.


No terceiro dia decorre a etapa “rainha” da competição, com muitas dificuldades, sobretudo nos últimos quilómetros. Vão ser percorridos quase 123 com partida em Cortegaça, concelho de Ovar. Até à meta final, em São Pedro do Sul, que coincide com um Prémio de Montanha de 1ª categoria na Serra de São Macário, há mais duas contagens de montanha de 3ª categoria, em Sever do Vouga e Arcozelo das Maias. Pelo caminho, há passagem pelas metas volantes em Estarreja, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul. Prevê-se que a tirada termine por volta das 15h30.

O último dia da 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV acontece no domingo com a etapa mais longa. Serão 150 quilómetros com partida em Gouveia e a chegada, prevista para as 16 horas, no emblemático empedrado da Avenida Nuno Álvares em Castelo Branco. É um percurso marcado por dois prémios de montanha, um de 2ª categoria na Serra da Estrela, nas Penhas Douradas, e outro de 3ª categoria na Serra da Gardunha. As metas volantes encontram-se em Belmonte, Caria e Fundão.

 

As Camisolas

 

Durante a 29ª Volta Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV vão estar em competição quatro diferentes classificações. A geral será representada pela Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde. Quem vencer a Classificação Geral por Pontos envergará a Camisola Verde CMTV, o Rei da Montanha vai vestir a Camisola Azul PSG e ao mais novo entre os mais jovens (nascidos até 1 de janeiro de 2002) será entregue a Camisola Branca Exclusivagora.

Fonte: Podium

“Triatlo e ciclismo esta semana no Eurosport”


Por: Vasco Simões

 

Esta semana o Eurosport garante mais uma vez a todos os fãs, muitas horas de desporto, ação e entretenimento são muitas e variadas as propostas que temos para si, fique a par de todas as escolhas, o que quer ver.

Até dia 9 de abril, está na estrada o pelotão da 62.ª edição da Volta ao País Basco ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição por etapas de importância igual à Volta a Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Primoz Roglic, Remco Envenpoel ou Julian Alaphilippe são algumas das grandes figuras presentes nesta edição. Criada em 1924, a Itzulia é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores. Pode acompanhar toda a ação diariamente, em direto, no Eurosport 1, por volta das 14:30h, até sexta-feira.

Este sábado, não pode perder algo verdadeiramente diferente que une o real e o virtual. A partir das 16:00h no Eurosport 2 arranca a emissão do Arena Games Triathlon, em Munique, o primeiro evento da Série na qual os atletas competem na vida real, mas em ambiente virtual. Ciclismo numa bicicleta estática, corrida numa passadeira e só mesmo a piscina é que não dá para simular, mas o evento é em tudo igual a um triatlo real. Algo futurista a não perder!

Fonte: Eurosport Portugal

“Glassdrive / Q8 / Anicolor disputa Volta a Portugal do Futuro até domingo”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai estar na estrada entre amanhã e domingo, 7 e 10 de abril, para disputar a 29.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, a mais importante prova portuguesa de ciclismo para o escalão Sub-23. Durante quatro dias de competição serão percorridos um total de 545,6 km, com partida para a etapa inaugural nas Caldas da Rainha e a última meta em Castelo Branco.

Afonso Eulálio e Pedro Silva, os dois corredores Sub-23 da Glassdrive / Q8 / Anicolor, são a dupla que vai alinhar nesta prova. 

Amanhã a 1.ª Etapa vai sair das Caldas da Rainha, da Avenida General Pedro Cardoso, às 12H00 (todas as etapas vão começar à mesma hora), para 130,9 km marcados pelos Prémios de Montanha na Nazaré e Alto de Alvados. A prova termina em Abrantes (Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro), às 15H36. 

Sexta-feira o Parque Municipal de Exposições da Lousã acolhe a partida para a 2.ª Etapa, com meta na Capital das Duas Rodas e sede da estrutura: Águeda. Os 141,1 km de percurso apresentam três contagens de montanha, a começar por Miranda do Corvo, surgindo na zona do Luso mais duas subidas consecutivas. A chegada a Águeda, como manda a tradição, é feita na Avenida 25 de abril, junto aos bombeiros, às 15H52. 

Sábado é dia de etapa rainha, 122,9 km com partida em Cortegaça, freguesia de Ovar, para terminar em São Pedro do Sul, com a subida à Serra de São Macário. Os últimos 9 km são duros e a meta coincide com uma contagem de 1.ª categoria, a 1118 metros de altitude, onde as diferenças de tempo vão ditar a Classificação Geral. 

A derradeira etapa, domingo, sai das Piscinas Municipais de Gouveia para uma viagem de 150,7 km até Castelo Branco. O pelotão vai trepar a Serra da Estrela até às Penhas Douradas e mais à frente a Serra da Gardunha. A corrida termina no emblemático empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro de Castelo Branco, às 16H01. 


Para Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, “a Volta a Portugal do Futuro é uma corrida bastante importante, principalmente para o calendário dos Sub-23. O ano passado vencemos a competição com o André Domingues e este ano não temos a fasquia de vencer, mas sim que os nossos jovens corredores continuem a evoluir, continuem a ter uma experiência diferente e que no final tenha sido uma corrida que tenha contribuído para a sua evolução. Que tenha sido um bom espetáculo de ciclismo e que os nossos jovens se possam destacar na época de 2022”. 

 

ETAPAS DA 29.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO: 

 

1.ª ETAPA» Quinta-feira, 07 de abril: Caldas da Rainha (12H00) - Abrantes (15H36), 130,9 km 

2.ª ETAPA» Sexta-feira, 08 de abril: Lousã (12H00) - Águeda (15H52), 141,1 km 

3.ª ETAPA» Sábado, 09 de abril: Ovar, Cortegaça (12H00) - São Pedro do Sul, Serra de São Macário (15H29), 122,9 km 

4.ª ETAPA» Domingo, 10 de abril: Gouveia (12H00) - Castelo Branco (16H01), 150,7 km

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com