segunda-feira, 11 de setembro de 2023

“João Almeida: «Estou a ficar melhor, mas não estou a 100%»”


Ciclista portguês está doente há uns dias, no entanto, prometeu dar o melhor na última semana da Volta a Espanha

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

João Almeida reconheceu esta segunda-feira ainda não estar a 100%, após ter estado doente, mas prometeu dar o melhor na última semana da Volta a Espanha em bicicleta, acreditando que o seu colega Juan Ayuso pode chegar ao pódio.

"A segunda semana da Vuelta] não foi ideal. Fiz um bom 'crono' e, depois, fiquei doente. Acontece, às vezes. Estou a ficar melhor, não estou a 100%, mas vamos ver como corre nos próximos dias", começou por dizer o 10.º classificado da última grande Volta da temporada, numa videoconferência promovida pela sua equipa, a UAE Emirates.

João Almeida assumiu estar doente na sexta-feira, no final da 13.ª etapa, na qual perdeu o contacto com o grupo de favoritos ainda no Aubisque, a primeira das grandes dificuldades de uma jornada que terminou no Tourmalet. O corredor de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) lutou até ao final, num contrarrelógio solitário nas montanhas, e acabou a tirada na 15.ª posição, caindo do sexto para o 10.º lugar na classificação.

"Acho que é a minha forma de correr. É a minha última corrida esta temporada. Trazia grandes ambições para esta corrida, sentia-me bem, estava tudo a correr bastante bem. E deitar tudo a perder também não é o meu estilo. Então, decidi continuar a sofrer o máximo que conseguia e ver como terminava. Claro que acabar em 10.º, oitavo, sétimo, o que quer que seja, não é o meu objetivo, mas dei o meu melhor", justificou, quando questionado sobre a opção de não desistir da Vuelta naquele dia.

Apesar de ainda não se estar a sentir "especialmente bem", o ciclista da UAE Emirates prometeu dar o seu melhor, condicionando as suas iniciativas à tática da equipa, mas também às intenções da Jumbo-Visma, que tem Sepp Kuss, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard nos três primeiros lugares da geral.

"Tentei ir para a fuga ontem [domingo], mas a Jumbo não me deixou. Isso seria difícil de fazer [ir para a fuga]. Veremos como corre dia a dia, e havemos de encontrar um plano, eventualmente, mas não me parece que consiga entrar numa fuga", concedeu.

No entanto, o terceiro classificado do último Giro vê a 17.ª etapa, com final no Angliru, como a ideal para tentar a sua sorte, embora reconheça que "os Jumbo estão muito fortes" e que o seu sucesso dependerá não só de "uma questão de pernas", mas também dos adversários.

"Penso que eles estão a correr para o Kuss, porque penso que ele está a sentir-se realmente bem. Não me parece que se vão atacar entre si. Acho que, enquanto equipa, temos de tentar algo, porque eles parecem muito fortes. Não estamos aqui para acabar em quarto", defendeu.

Almeida acredita que "é possível" o seu colega espanhol Juan Ayuso, atualmente quarto a 02.37 minutos de Kuss, acabar no pódio.

"Temos de fazer a corrida dura para tentar que um deles tenha um dia mau, perca tempo. E, a partir daí, subimos automaticamente ao terceiro lugar, com o Juan. [...]. Obviamente, cada lugar que subimos torna-se mais difícil, mas acho que o terceiro lugar é bastante possível", sustentou.

Para Almeida, só trabalhando em conjunto com os seus três líderes o português, Ayuso e Marc Soler, que é sexto - a UAE Emirates poderá lutar pela geral.

"É a única forma que podemos fazê-lo, é trabalharmos em conjunto como fizemos ontem. Vai ser difícil, mas temos de tentar", acrescentou.

O quinto classificado da Vuelta'2022 falou ainda sobre a possibilidade de a próxima edição da grande espanhola começar em Lisboa, avançada hoje pelo diário desportivo espanhol AS.

"Seria bastante bom. Não sei se estarei à partida. Claro que se começar em Lisboa é um bocado diferente. Começar em Lisboa, no nosso país, é uma boa desculpa para fazer a corrida, mas logo vemos quando sair verdadeiramente o traçado", concluiu.

O pelotão da 78.ª Volta a Espanha cumpre hoje o segundo dia de descanso, com os ciclistas a regressarem à estrada na terça-feira, para uma ligação de 120,5 quilómetros entre Liencres Playa e Bejes.

Fonte: Record on-line

“Lisboa é candidata a receber início da Volta a Espanha em 2024”


Notícia avançada esta segunda-feira pelo diário 'AS'

 

Por: Ana Paula Marques

Lisboa é candidata a receber o início da Volta a Espanha de 2024, segunda avança o jornal 'AS', esta segunda-feira, quando se cumpre o segundo dia de descanso da edição deste ano.

Segundo o diário desportivo espanhol existem conversações entre os organizadores da corrida e várias cidades que podem acolher o arranque do próximo ano, entre elas a capital portuguesa.

A acontecer, será a segunda vez que Lisboa receberá o início da Volta a Espanha, depois de em 1997 se ter tornado na primeira cidade, fora do território do país vizinho, a ser palco das primeiras pedaladas. Na altura, em Portugal disputaram-se três etapas, com a corrida a entrar em Espanha pelo Algarve.

Contactada pelo nosso jornal, uma fonte da Câmara Municipal de Lisboa não adiantou pormenores, confirmando apenas a notícia avançada pelo jornal 'AS'.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Cinco dias de competição para encontrar sucessora de Nathalie Eklund

 

Por: José Carlos Gomes

A terceira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis vai ligar Lisboa a Gondomar, entre 13 e 17 de setembro. Um prólogo e quatro etapas em linha compõem o percurso, que determinará quem irá suceder à sueca Nathalie Eklund, vencedora de todas as etapas e da geral da edição anterior.

As primeiras pedaladas acontecem em Lisboa, na zona de Monsanto, na tarde desta quarta-feira. As corredoras serão chamadas a cumprir um prólogo de 5,3 quilómetros, com início às 14h00, na Avenida da Universidade Técnica.

A primeira etapa em linha acontece na quinta-feira e vai ligar dois concelhos que são totalistas na Volta a Portugal Feminina, somando três presenças em outras tantas edições. O pelotão parte das Piscinas da Portela, Loures, às 12h30, para cumprir 85 quilómetros até ao centro de Vila Franca de Xira, onde a chegada está prevista para as 15h00. Uma subida de terceira categoria, a 25 quilómetros da meta, não deverá ser suficiente para fazer uma grande seleção.

Segue-se, no dia seguinte, aquela que poderemos chamar de “etapa dos museus”. A ligação de 100,4 quilómetros começa, às 12h30, no Museu de Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, para terminar por volta das 15h15, no Museu do Ciclismo, Caldas da Rainha. É mais uma tirada sem grandes exigências montanhosas, mas com uma subida de terceira categoria, a 29,1 quilómetros do final, a poder causar dificuldades a algumas ciclistas.

A exigência será crescente e começa a notar-se com maior evidência na terceira etapa em linha, no sábado, em território onde a bicicleta é rainha, seja pela utilização popular seja porque é território dos maiores produtores europeus deste equipamento desportivo, de lazer e de transporte.

As corredoras vão partir de Aveiro, às 13h00, para chegarem a Águeda, cerca das 16h00, depois de percorridos 111,3 quilómetros. Na cidade que, provavelmente, mais finais de etapa de ciclismo recebeu em 2023, o pelotão feminino vai encontrar uma aproximação à meta seletiva, que, por certo, permitirá alguns “cortes” de tempo.

A quarta e última etapa corre-se no domingo, entre a Murtosa (13h00) e o Multiusos de Gondomar (15h20). A fase final dos 84,4 quilómetros prevê-se intensa, com duas subidas encadeadas a prometerem definições na classificação geral. Primeiro surge a terceira categoria, em Gens, a 13,8 quilómetros da meta. A chegada coincide com outra montanha de terceira categoria.

O pelotão feminino estará em grande destaque nesta semana, mas o masculino também vai competir. Será no sábado, dia marcado para o Grande Prémio de Mortágua – Pedro Silva. A homenagem ao antigo ciclista e mentor do Velo Clube do Centro vai juntar as equipas continentais com as de clube.

O percurso da corrida, sempre exigente, terá 144 quilómetros, com partida e chegada na Avenida dos Bombeiros Voluntários de Mortágua. O final acontece à terceira passagem pela meta, cerca das 15h30. A partida acontece às 12h00.

 

Mais eventos oficiais

 

16 e 17 de setembro: Passeio de Cicloturismo Porto - Pontevedra - Santiago de Compostela

16 de setembro: 3 Horas Resistência BTT de Vila Nova de Famalicão

16 de setembro: BTT Noturno do Lusco-Fusco, Viseu

16 de setembro: Encontro Regional de Escolas e XCO de Cadetes, Aradas, Aveiro

17 de setembro: Monção e Melgaço Granfondo

17 de setembro: VI Passeio BTT Na Rota do Morcego, Adeganha, Torre de Moncorvo

17 de setembro: 3.ª XCO Trilhos de Cónegos, Moreira de Cónegos, Guimarães

17 de setembro: 2.º Prémio Cândido Barbosa de Escolas, Rebordosa, Paredes

17 de setembro: Campeonato da Beira Alta de XCO, Mortágua

17 de setembro: X Raid BTT Colheita do Arroz, Gatões, Montemor-o-Velho

17 de setembro: Campeonato Regional de DHI, Cabeço de Monte Redondo, Leiria

17 de setembro: Prova de Ciclismo das XL Seixalíadas, Paio Pires, Seixal

17 de setembro: 5.ª Prova Taça do Algarve de XCO, Almograve, Odemira

17 de setembro: Portimão Bike Race – Maratona BTT

17 de setembro: VII Passeio BTT Clube Vela de Tavira

17 de setembro: 5.ª Prova da Taça de Estrada da Ilha de S. Miguel, Açores

17 de setembro: 3.ª Prova Taça da Madeira de Enduro, S. Jorge, Santana, Madeira

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas na taça do mundo de triatlo em Karlovy Vary (Rep.Checa)”


Maria Tomé 12ºlugar na Taça do Mundo da Chéquia

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Maria Tomé, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou este domingo, 10 de setembro, um excelente 12º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Karlovy Vary, na República Checa.

A menos de um ano de início dos Jogos Olímpicos, a atleta torrejana continua a lutar por uma presença nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Numa taça do mundo disputada em distância olímpica (1,5km/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), Maria Tomé completou a prova, com um tempo de 2h07m19s.


Não tendo conseguido juntar-se no 1ºgrupo de ciclismo, por escassos 8 segundos na transição do segmento de natação, Maria Tomé teve de se aplicar bem na corrida para alcançar este excelente resultado, o que se traduz em pontos muito importantes para o ranking de qualificação olímpica.

No próximo fim-de-semana, haverá jornada dupla nacional em São Martinho do Porto, com a realização de, no sábado de manhã (10h30), 16 de setembro, da última etapa do nacional de clubes de triatlo, competição liderada pelo Clube de Natação de Torres Novas, e no domingo de manhã (10h30), 17 de setembro, da penúltima etapa da Taça de Portugal de Triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Internacional XCO Vila do Conde”


Roberto Ferreira destaca-se em Vila do Conde

 

Por: Vasco Moreira

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) foi o nome em maior destaque no Internacional XCO de Vila do Conde, em Tougues, tendo sido o mais rápido na prova de elites masculinos, com 1h28m36s, mais 3m23 que Mário Costa, segundo, e mais 36 segundos que João Rocha (Clube BTT Matosinhos), terceiro.

A prova de cross-country olímpico, que decorreu este domingo, coroou também Ana Santos (X-Sauce Factory Team) entre as elites femininas, com 1h38m39s. O pódio ficou completo com Joana Monteiro e Maaris Meier (Korpo Activo/Penacova), segunda e terceira classificadas, a 1m10s e 4m20s, respetivamente.

Nas categorias jovens, Guilherme Barros (Guilhabreu MTB) venceu em juniores masculinos, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) em juniores femininas, Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) em cadetes masculinos e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) em cadetes femininas.

Nos masters, José Ribeiro (BTTenros/Ferro Velho) venceu em masters 30, Jorge Aguin (Motobike) em masters 40, António Sousa em masters 50, Américo Liberal (Rompe Trilhos/Ajpcar) em masters 60 e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) em masters femininas. Nota final para Vasco Dias (Paredes/Fortunna), que venceu no paraciclismo. Entre as equipas, liderou o Guilhabreu MTB.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Óbidos Cycling Team Miguel Carvalho no Top 10 da juventude do GP Jornal de Notícias”


Por: Helena Dias

Foto:  Igor Martins / Global Media

Nove dias depois e mais de 1100 quilómetros pedalados, a Óbidos Cycling Team fechou o 32º Grande Prémio Jornal de Notícias no 10º lugar da classificação da juventude com Miguel Carvalho. No decorrer da competição, vestiu a camisola vermelha de líder dos sprints especiais com Pedro Lopes, a mais recente aquisição da equipa da Região Oeste.

A época vai longa para a Óbidos Cycling Team, que cumpriu a sua 29ª competição no ano de estreia. Um marco que requereu muito trabalho, dedicação e entrega por parte de ciclistas e staff. No GP Jornal de Notícias, a equipa esteve bastante activa durante os nove dias de corrida, quer integrando as fugas do dia ou estando na luta pelas classificações secundárias. Em ambos os casos o objectivo foi cumprido. Com Miguel Carvalho a equipa conseguiu estar entre os 10 melhores jovens em prova e com Pedro Lopes viveu-se um momento muito especial de subir ao pódio pela liderança dos sprints especiais.

A Óbidos Cycling Team regressa à competição no GP Mortágua, no próximo dia 16, e viaja até à Bélgica para disputar o GP Rik Van Looy, a 24 de Setembro.

 

Classificação Geral:

 

1º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) 29h37m36s

2º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a 15s

3º Henrique Casimiro (Efapel Cycling) a 47s

48º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 36m23s

64º Pedro Lopes (Óbidos Cycling Team) a 53m36s

70º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) a 1h12m30s

73º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 1h13m41s

83º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 1h46m59s

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor)

10º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team)

21º Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team)

22º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

30º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

 

Geral Sprints Especiais:

 

1º Daniel Dias (Credibom/LA Alumínios/MarcosCar) 6

5º Pedro Lopes (Óbidos Cycling Team) 3

 

Geral Metas Volantes:

 

1º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-Udo) 11

9º Pedro Lopes (Óbidos Cycling Team) 3

 

Geral Montanha:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 22

21º Pedro Lopes (Óbidos Cycling Team) 3

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 88h56m15s

13ª Óbidos Cycling Team a 2h02m30s

Fonte: Óbidos Cycling Team

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Rafael Reis carimba a segunda vitória no Grande Prémio JN”


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Rafael Reis, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, é o vencedor da 32.ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias. Após ter vencido a prova em 2016, o palmelense repete o feito e passa a ser o terceiro corredor a conseguir vencer este prémio por duas vezes. Pedro Silva é o vencedor da Geral da Juventude, Luís Mendonça conquista a Geral por Pontos e por Equipas a estrutura de Águeda é também a grande vencedora. Após nove dias de competição e mais de mil quilómetros percorridos, ainda se registam duas vitórias de etapa: Pedro Silva (2.ª Etapa) e Fábio Costa (6.ª Etapa), que rematam um balanço que é muito positivo. 

A última etapa da prova foi disputada este domingo, com partida e chegada a Viana do Castelo, para uma viagem de 144,1 km. Depois de algumas movimentações, houve um ataque na subida para a Serra de Agra, uma Montanha de 1.ª categoria, que colocou uma dupla em fuga, isolados e com 20 segundos de vantagem para um grupo de 10 perseguidores, onde seguia Rafael Reis. 


A 20 km da meta a fuga resistia e foi mantendo uma margem entre os 50 segundos e um minuto, diferença que foi diminuindo, até ser anulada. Seguiu-se uma decisão ao sprint, com Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO) a ser mais forte que Luís Mendonça, 2.º classificado do dia. Rafael Reis chegou em 4.º, 3 segundos depois do vencedor e Pedro Silva concluiu em 6.º lugar, a 7 segundos.

No fim das contas, Rafael Reis terminou com 15 segundos de vantagem para Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e a 47 segundos de Henrique Casimiro (Efapel Cycling), que completaram o pódio final da prova. 


 

DECLARAÇÕES: 

 

Rafael Reis, Vencedor do 32.º Grande Prémio JN: “Estou muito contente! Hoje foi um dia muito duro, mas quem tem esta equipa, tem tudo! Devo tudo aos meus colegas no dia de hoje, na subida mais dura, levaram-me sempre no ritmo que pedi, houve algumas tentativas de quem podia ser uma ameaça à Geral, mas como temos os melhores não aconteceu. Ainda tentámos com o Luís Mendonça no final, não deu, mas estamos muito contentes com tudo. Quando a equipa me dá oportunidade, não me lembro de alguma vez ter falhado e aqui está a prova. Era uma corrida difícil para as minhas características, mas tendo estes colegas, tudo fica fácil. São momentos destes que marcam e provam (Maurico Moreira entregou o seu dorsal, com o número 1) como somos uma equipa muito unida e é por eles que eu consegui esta vitória”.  

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi uma grande vitória de toda a equipa, foi o colmatar de um grande trabalho de toda a equipa. Mauricio Moreia foi extraordinário, com Artem Nych, Fábio Costa, Pedro Silva e Luís Mendonça, trabalho rematado com a vitória de Rafael Reis, uma vitória fantástica. Dedicamo-la a toda a equipa, aos 10 corredores, staff, patrocinadores e parceiros que apoiam este projeto e que têm sido incansáveis com a nossa estrutura. Fechamos esta época com chave de ouro. Foi incrível, um grande ambiente entre toda a estrutura”. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

32.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JORNAL DE NOTÍCIAS 

9.ª ETAPA: Viana do Castelo – Viana do Castelo» 144,1 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 9.ª ETAPA 

 

1.º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), 03h23m25s 

2.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

3.º Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), mt 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03s 

6.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 07s 

32.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m47s 

33.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

DNF Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (9.ª Etapa) 

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 29h37m36s 

2.º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 15s 

3.º Henrique Casimiro (Efapel Cycling), a 47s 

7.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m36s 

12.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m10s 

20.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m45s 

38.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 25m58s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 88h56m15s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

  

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 130 Pontos 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 100 Pontos 

5.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 86 Pontos 

16.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 42 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 22 Pontos 

16.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos 

19.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

26.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), - 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA  

 

1.º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), 11 Pontos 

3.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 7 Pontos 

4.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA  

 

1.º Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), 6 Pontos 

13.º Mauricio Moreia (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 29h43m46s 

 

CLASSIFICAÇÃO COMBINADO  

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 12 Pontos 

3.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 21 Pontos 

5.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 27 Pontos

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua termina no Top-15 com Rui Carvalho”


A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua terminou ontem a 9ª e última etapa do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc Rui Carvalho a finalizar no Top-15 da classificação geral e Alvaro Navas no Top-10 na classificação da juventude.

A última etapa foi disputada este domingo, com partida e chegada a Viana do Castelo, para uma tirada de 144,1 km. Depois de algumas movimentações, e várias tentativas de formação da fuga a 52 km de corrida um grupo de 6 corredores, incluindo Nicolas Saenz, Tavfer- Ovos Matinados- Mortágua, conseguiram 20 segundos de vantagem para o pelotão, o esforço foi a anulado aos 62 km. Um grupo de 10 corredores destacou-se do pelotão, e a 20 km da meta a fuga resistia até ser anulada, permitindo uma discussão ao sprint.

No final das contas do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc, Rui Carvalho terminou na 13ª posição da classificação geral e Alvaro Navas, corredor espanhol de 19 anos, terminou na 7ª posição da classificação da juventude.

Gustavo Veloso, Diretor Desportivo faz o balanço dos 9 dias de prova: "Em geral correu segundo o esperado, alinhamos com uma equipa jovem onde o objetivo era a aprendizagem nume prova de vários dias, 9 dias seguidos. Foi uma boa experiência, para os atletas acredito que os ajudará no seu crescimento desportivo. Conseguimos estar presentes na corrida, nas fugas e correndo como equipa. Alguns atletas ficaram doentes antes do JN e tivemos de alinhar com apenas 6 atletas: 2 atletas Sub-23 de primeiro ano; 1 atleta Sub-23 de 3°ano e 3 atletas elites que assumirão a responsabilidade e ajudaram os mais novos durante a corrida. Infelizmente o Andres e o Rafael ficaram doentes tendo que desistir da competição na penúltima e última etapa, respetivamente. Desportivamente terminamos com o Rui Carvalho nos 15 primeiros da geral, vários Top-10 nas etapas e com presença nas fugas, o balanço é positivo principalmente na ótica da formação dos atletas Sub-23".

 

Classificação Etapa

 

1.º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), a

27.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 12s

49.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m45s

56.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

62.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a mt

DNF Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

DNF Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

 

Classificação Geral

 

1.º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor), a 29h49m21s

13.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 6m37s

40.º Álvaro Navas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 28m09s

42.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 29m01s

52.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 38m43s

DNF Andrés Taboada (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

DNF Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

 

Classificação por Equipa

 

1.º Glassdrive/Q8/Anicolor, 88h56m15s

9.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, a 45m33s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“ABTF Betão-Feirense António Carvalho vence duas etapas no GP Jornal de Notícias”


ABTF Betão-Feirense bateu-se pela classificação geral e deu espectáculo na histórica corrida lusa

 

Foto: Igor Martins / Global Media

António Carvalho ganhou duas etapas e ficou à porta do Top 10 do Grande Prémio Jornal de Notícias, fechando a 32ª edição no 11º lugar. No decorrer da competição, a ABTF Betão-Feirense chegou a envergar a camisola amarela com o experiente corredor feirense e também a camisola branca da juventude com Afonso Eulálio.

Foi ao terceiro dia, dos nove de competição, que António Carvalho mostrou ao que vinha na edição de 2023 do GP Jornal de Notícias. No contra-relógio de 7,4 quilómetros, celebrado em Santo Tirso com chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, foi o homem mais forte com o tempo de 15m37s. Esta vitória valeu-lhe a subida à liderança da camisola amarela. Também Afonso Eulálio, ao pedalar o quarto melhor tempo e gastando mais 38 segundos, acabou por chegar à liderança da camisola branca da juventude.

Contudo, no dia seguinte a equipa acabaria por sofrer o revés de perder as duas lideranças, apesar do enorme trabalho desenvolvido ao longo de toda a jornada de Vila Nova de Gaia, controlando o pelotão até à última força restante no corpo de cada corredor da ABTF Betão-Feirense.

A equipa não baixou os braços e foi à luta nas derradeiras jornadas, voltando a sorrir na oitava etapa, quando António Carvalho voltou a erguer os braços para a vitória na meta instalada na Maia.

Para o director-desportivo Joaquim Andrade, esta “Foi uma prova com um balanço bastante positivo. Acabámos por conseguir duas vitórias de etapa e logo nas mais importantes. De qualquer maneira, também nos deixa um sabor amargo na boca, porque tínhamos o ciclista mais forte e acabámos por não conseguir chegar à vitória da geral. As circunstâncias da corrida levaram a isso, a que não fôssemos capazes de manter o controlo da corrida. O facto também do António Carvalho ter mostrado a superioridade que mostrou no contra-relógio fez com que houvesse uma união natural das outras equipas para tentar isolá-lo e afastá-lo da discussão da geral, o que acabou por acontecer. De qualquer maneira, seguimos em frente e mantivemos o foco em tentar vencer mais uma etapa. Conseguimos na oitava e hoje partimos com o objectivo de, acima de tudo, dar espectáculo e quando entrámos na montanha mais dura destroçámos o pelotão. Tentámos tudo para isolar o camisola amarela, mas a equipa Glassdrive manteve-se unida e acabou por conseguir controlar a prova.”

Joaquim Andrade acrescentou: “Saímos um pouco defraudados, porque uma vez mais o Afonso Eulálio acabou por não poder vencer a juventude, devido aos nossos objectivos principais da vitória da geral, sendo de longe o corredor mais forte nessa classificação. E também com o Santiago Mesa, que iria sair vencedor da segunda etapa, em Valongo, não fosse a queda na última rotunda afastá-lo dessa possibilidade e acabámos por perder mais um ciclista, pois embora tenha alinhado nos dois dias seguintes, com muitas dificuldades, acabou por não conseguir ultrapassar as mazelas fruto dessa queda. Mas mais uma vez demonstrámos que a ABTF Betão-Feirense está a crescer, apesar da juventude que tem, e chegamos a esta recta final da época com a noção de que a equipa tem um grande potencial e está num nível muito bom”.

 

Seguem-se no calendário da ABTF Betão-Feirense as seguintes competições:

 

16/Setembro – Portugal - GP Mortágua (1.12)

24/Setembro – França – Paris-Chauny (1.1)

1/Novembro – França – Tour de Vendée (1.1)

 

Classificação Geral – GP Jornal de Notícias:

 

1º Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) 29h37m36s

2º Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a 15s

3º Henrique Casimiro (Efapel Cycling) a 47s

11º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 4m15s

17º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 8m01s

32º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 21m04s

46º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 35m10s

60º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 43m54s

72º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 1h13m04s

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor)

2º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Metas Volantes:

 

1º Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-Udo) 11

2º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 10

 

Geral Pontos:

 

1º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) 130

6º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 79

12º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 56

29º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) 26

37º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) 8

38º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) 6

 

Geral Sprints Especiais:

 

1º Daniel Dias (Credibom/LA Alumínios/MarcosCar) 6

7º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 3

8º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 2

 

Geral Montanha:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 22

2º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 20

20º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 3

 

Combinado:

 

1º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 12

2º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) 19

13º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 49

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 88h56m15s

5ª ABTF Betão-Feirense a 13m53s

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“Beatriz Ferreira em 7.º nos Europeus de triatlo crosse”


Portuguesa terminou a prova a 9.23 minutos da vencedora geral, a italiana Marta Menditto

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Beatriz Ferreira

A portuguesa Beatriz Ferreira terminou este domingo no sétimo posto nos Campeonatos da Europa de triatlo crosse em Riva del Garda-Trentino, Itália, tendo sido segundo classificada entre as atletas do escalão sub-23.

Beatriz Ferreira terminou a prova em 01:57.23 horas, a 9.23 minutos da vencedora geral, a italiana Marta Menditto (01:48.00), que foi seguida por Anna Zhender, da Suíça, com 01:52.24, e Romy Spoelder, dos Países Baixos, com 01:52.46.

E foi precisamente a triatleta neerlandesa que venceu a categoria das sub-23, à frente de Beatriz Ferreira.

Fonte: Record on-line

“Maria Tomé em 12.º na Taça do Mundo de Karlovy Vary”


Madalena Almeida acabou no 18.º lugar na República Checa

 

Por: Lusa

A triatleta portuguesa Maria Tomé terminou este domingo no 12.º lugar a Taça do Mundo de Karlovy Vary, na República Checa, em prova ganha pela norte-americana Gwen Jorgensen, com Madalena Almeida em 18.º.

Maria Tomé terminou a prova com o tempo de 02:07.19 horas, numa competição ganha por Gwen Jorgensen em 02:03.52, com a holandesa Rachal Klamer em segundo e a alemã Marlene Gomez-Goggel em terceiro.

Madalena Almeida também esteve em competição, completando os segmentos de natação, ciclismo e corrida com o tempo de 02:08.08 horas.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com