sexta-feira, 1 de novembro de 2024

“Excelente temporada para Tadej Pogacar e UAE Team Emirates”


A estrela eslovena e a sua equipa mais forte do que nunca

 

O UCI World Tour 2024 chegou ao fim, quando o esloveno Matevž Govekar da equipa da Bahrain Victorious conquistou a vitória na etapa final do Gree-Tour de Guangxi, com o belga Lennert Van Eetvelt da equipa da Lotto Dstny garantindo a vitória geral oito meses depois de ter dominado o UAE Tour nas primeiras etapas da época.

Aos 23 anos, o belga está entre os campeões em ascensão mais empolgantes nas estradas do UCI World Tour, mas a série de 2024 foi dominada pelo extremamente habilidoso Tadej Pogacar, juntamente com performances notáveis e seus parceiros na UAE Team Emirates, foi a época de maior sucesso até hoje para a estrela eslovena e sua seleção dos Emirados.

O recorde de Tadej Pogacar em 2024 mostra 25 vitórias extraordinárias, 23 delas no nível UCI World Tour, uma no Tour de França, Giro d'Itália, Liège-Bastogne-Liège..., além da corrida de estrada do Campeonato Mundial da UCI e do Giro dell'Emilia como as únicas exceções, o ciclista belga Tim Merlier da equipa da Soudal Quick-Step é o segundo melhor pontuador da temporada fora de casa - 16 vitórias, 7 das quais no UCI World Tour e Primoz Roglic da equipa da Red Bull-Bora-Hansgrohe, conquistou oito vitórias no UCI World Tour em 2024.


Nomes como João Almeida, Juan Ayuso Pesquera, Isaac Del Toro Romero, Marc Hirschi, Brandon McNulty, Marc Soler, Tim Wellens e Adam Yates também encontraram o seu caminho para a vitória no UCI World Tour 2024, para um total extraordinário de 41 vitórias para a UAE Team Emirates nesta época a equipa da Visma com 18 vitórias.

 

DIVERSÃO E LENDA

A força de Tadej Pogacar e dos seus parceiros há muito é testemunhada, eles já dominaram o Ranking de Equipas da UCI o ano passado, com a estrela eslovena liderando o Ranking Individual no final de cada época desde 2020, mas eles ainda lançaram o UCI World Tour 2024 com um estrondo surpreendente, já que a sensação mexicana Del Toro de 20 anos, venceu a etapa 2 do Santos Tour Down Under, em janeiro, antes de subir ao pódio geral, que foi dominado pelo britânico Stephen Williams da equipa da Israel - Premier Tech.

McNulty, dos EUA, venceu o contra-relógio individual ITT do UAE Tour antes de Pogacar entrar em ação, no início de março, na Strade Bianche, com 81 quilómetros para o final, ele estava na frente, dando o tom para uma época marcada por suas impressionantes vitórias a solo, na Volta Ciclista a Cataluna com quatro etapas e na classificação geral, Liège-Bastogne-Liège, o Giro d'Itália culminado com um show de um homem só de 34 quilómetros para conquistar a 6ª vitória na etapa na véspera do desfile final em Roma, o Tour de França, mais seis vitórias em etapas, incluindo as três últimas, o Grand Prix Cycliste de Montréal e Il Lombardia, após sua grande participação no Campeonato Mundial de Estrada da UCI.


"Tive alguns momentos muito bons e pude me divertir muito na moto", refletiu a estrela eslovena em entrevista após o Giro. A diversão continuou, e Tadej Pogačar aproveitou ao máximo suas aventuras para liderar conquistas históricas e continuar subindo a escada histórica, aos 26 anos celebrou o seu aniversário em setembro, não só corre contra os seus rivais contemporâneos como também constrói um recorde único entre os maiores ciclistas de sempre.

 

ATUALIDADES E FEITOS HISTÓRICOS

Em 2024, Tadej Pogacar tornou-se notavelmente o mais jovem tricampeão do Tour de França, o primeiro ciclista no século 21 a vencer o Giro d'Itália e o Tour de França na mesma temporada, e apenas o terceiro a alcançar a icónica "Tríplice Coroa": Tour, Giro e UCI World, para começar, a sua quarta vitória consecutiva na Il Lombardia, é um feito alcançado apenas por Fausto Coppi, 75 anos antes.

A ausência de Tadej Pogacar na Volta a Espanha, abriu as portas para os seus companheiros de equipa, acumulando vitórias em etapas, e o seu compatriota Roglic, também fazendo história com uma quarta vitória recorde na Volta a Espanha.

O holandês voador Mathieu Van der Poel da equipa da Alpecin - Deceuninck está entre os outros heróis da época, com performances extraordinárias na Ronde van Vlaanderen – Tour des Flandres e Paris-Roubaix depois de liderar seu companheiro de equipa Jasper Philipsen à vitória em Milano-Sanremo.

Jonas Vingegaard da equipa da Visma | Lease a Bike, o rival mais próximo de Pogacar no Tour de França, também conquistou a vitória, antes do Tirreno-Adriatico, e depois do Tour de Polonia das suas lesões no País Basco de Itzulia, e conquistou uma vitória muito especial à frente do esloveno na etapa 11 do Tour, enquanto isso, seu novo Visma, o parceiro da Lease a Bike, Matteo Jorgenson, intensificou-se em todos os tipos de terreno, com vitórias em Paris-Nice e em Dwars door Vlaanderen – A Travers la Flandre.

As estrelas eram muitas nas estradas do UCI World Tour. Mas em 2024, ninguém poderia igualar o brilhantismo de Tadej Pogacar.

“Lance Armstrong sobre o percurso da Volta a França de 2025: "É o Tour e 99 vezes em 100 o melhor vence"


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Lance Armstrong analisou no seu podcast "The Move" o percurso da Volta a França de 2025. O americano, que venceu a Grand Boucle 7 vezes e depois a perdeu por uso de doping, é muito claro ao afirmar que o percurso criado pela ASO não é de todo contra Tadej Pogacar.

O antigo ciclista da US Postal explica que, quando o percurso do Tour é anunciado, há sempre comentários de que foi concebido para que o grande favorito não ganhe, e foi isso que aconteceu novamente com o Tour de 2025. Ele pensa que isso nunca é verdade, que os grandes ciclistas se adaptam e que, salvo milagre, o mais forte ganha sempre:

"Li alguns comentários sobre a ASO ou o Tour, que são a mesma coisa, afirmando que estão a tentar testar o Pogagar com o percurso. Ouvimos dizer que todos os anos, depois de alguns Tour's olharem para este traçado vão contra um tal Pogacar ou contra Armstrong. Nada disso interessa", argumenta. "Sempre brinquei que, se alguma vez decidissem fazer 22 provas de criterium à volta de Paris, teríamos de descobrir como ganhar. Não pode haver nada contra, se és Pogacar tens de estudar como se faz, essa conversa não tem sentido, os melhores ciclistas estão preparados para os percursos. É o Tour e 99 vezes em 100 o melhor ganha".

O percurso tem menos montanha do que os percursos mais modernos do Tour, mas, na realidade, o Campeão do Mundo não demonstrou qualquer fraqueza esta época e nenhum terreno em que os seus principais rivais estivessem acima dele, tornando o argumento quase inviável. Johan Bruyneel, antigo diretor desportivo de Lance Armstrong e colaborador regular do The Move, descreveu o percurso de 2025 como "tradicional":

"Penso que a principal novidade da Volta a França de 2025 é o regresso a um percurso tradicional. Na primeira semana não é difícil, a primeira etapa de montanha só chega no dia 12, o que é demasiado tarde e é um regresso aos velhos tempos".

Sobre a questão de saber se assenta mais a Vingegaard ou Pogacar, Bruyneel é claro: "O melhor ciclista com a melhor equipa ganha sempre a Volta a França, se não tiver azares". E continua: "Em termos de desnível acumulado, é mais ou menos o mesmo que o deste ano. Gosto do design."

George Hincapie, antigo colega dos dois na US Postal, fala da segurança como um fator a ter em conta devido à alteração do tipo de percurso: "Nos últimos anos, tem havido uma luta pela geral desde os primeiros dias, agora não há, o que tornará a corrida mais segura nas primeiras etapas, com os ciclistas a pensar em chegar à meta".

Pode acompanhar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/lance-armstrong-sobre-o-percurso-da-volta-a-frana-de-2025-o-tour-e-99-vezes-em-100-o-melhor-vence

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com