sábado, 10 de julho de 2021

“Tour/Pogacar avisa: «Cinco a sete minutos de diferença são alcançáveis se eu tiver um dia mau»”


Ciclistas esloveno apontou Vingegaard como adversário mais perigoso na luta pela camisola amarela

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) apontou este sábado o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) como principal adversário e desvalorizou a margem que tem para os candidatos à vitória final da Volta a França.

Na véspera de uma jornada de alta montanha nos Pirenéus, o jovem esloveno mostrou-se confiante para o que aí vem, depois de a UAE Emirates ter controlado este sábado o pelotão durante "praticamente" toda a etapa.

"Teremos de permanecer atentos nas próximas tiradas. No entanto, hoje não tive problemas e toda a equipa teve uma boa jornada", resumiu, após concluir a 14.ª tirada no pelotão, a 06.53 minutos do vencedor, o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo).

Pogacar recordou que tem "boas recordações de Andorra-a-Velha", onde conquistou a sua primeira etapa numa grande Volta, na Vuelta2019, e onde, no domingo, termina a ligação de 191,3 quilómetros, com partida em Céret.

"Fico sempre contente de regressar lá. Reconheci o percurso, estou preparado. O objetivo é defender a camisola amarela, mas se houver uma oportunidade para ganhar [a etapa], tentarei", prometeu, antes de apontar o agora quarto classificado da geral, Jonas Vingegaard, como o adversário mais perigoso.

O dinamarquês está a 05.32 minutos da amarela e, atendendo ao que fez no Mont Ventoux, quando atacou e deixou o líder da UAE Emirates em dificuldades, será o homem que Pogi terá debaixo de olho, embora o jovem esloveno admita "que todos os corredores do top 10 são perigosos".

"Cinco a sete minutos de diferença são alcançáveis, se eu tiver um dia mau. Ser atacado faz parte do ciclismo: um dia somos o mais forte, no outro é outro qualquer", reconheceu, desvalorizando a vantagem que tem para os oito ciclistas que o seguem na geral, nomeadamente, Rigoberto Úran (EF Education-Nippo), terceiro, a 05.18 minutos, Vingegaard, que é quarto, e Richard Carapaz (INEOS), quinto, a 05.33.

Pogacar não incluiu Guillaume Martin, que este sábado subiu ao segundo lugar da geral, a 04.04 minutos, no lote de adversários, mas o francês da Cofidis prometeu tentar "aproveitar as oportunidades".

"Gastei muita energia, espero que não pague esse desgaste amanhã [domingo]. Penso que a jornada de amanhã vai ser difícil para mim, depois do esforço de hoje", disse, esclarecendo que só vai fazer contas quanto à sua classificação depois da 15.ª etapa, que inclui três contagens de primeira categoria, a última das quais a 15 quilómetros da meta.

O francês da Cofidis integrou a fuga do dia e conseguiu escalar sete posições na classificação, recuperar mais de cinco minutos e ficar a apenas 04.04 do camisola amarela.

Fonte: Record on-line

“Tour: Bauke Mollema ganha 14.ª etapa, Guillaume Martin sobe ao segundo lugar da geral”


Por: AMG

O ciclista holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) impôs-se hoje em solitário na 14.ª etapa da Volta a França, depois de destacar-se dos seus companheiros de fuga, entre os quais Guillaume Martin (Cofidis), que subiu à vice-liderança da geral.

Para somar a sua segunda vitória na prova francesa, depois da conquistada em 2017, Mollema, de 34 anos, atacou a descer para cortar a meta isolado, no final dos 183,7 quilómetros entre Carcassonne e Quillan, com o tempo de 04:16.16 horas, deixando o austríaco Patrick Konrad (Bora-hansgrohe) e o colombiano Sergio Higuita (EF Education-Nippo), respetivamente segundo e terceiro na tirada, a 01.04 minutos.

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) teve uma jornada tranquila na liderança da geral, mas viu Guillaume Martin (Cofidis), que integrou a fuga do dia, aproximar-se, com o francês a subir ao segundo lugar, a 04.04 minutos, e a destronar o colombiano Rigoberto Úran (EF Education-Nippo), que agora é terceiro, a 05.18.

No domingo, o pelotão enfrenta a primeira etapa de alta montanha nos Pirenéus, com os 191,3 quilómetros entre Céret e Andorra-a-Velha a contemplarem três contagens de primeira categoria, a última das quais a 15 quilómetros da meta.

Fonte: Lusa

“Tour/Pogacar sobre Cavendish: «Via-o 'sprintar' quando era criança e fazia coisas incríveis»”


Ciclista da Deceuninck-QuickStep igualou esta sexta-feira o recorde de vitórias em etapas na Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O camisola amarela Tadej Pogacar (UAE Emirates) contou que adorava acompanhar Mark Cavendish quando era criança, dizendo respeitar muito o ciclista britânico que esta sexta-feira igualou o recorde de vitórias em etapas na Volta a França.

"Via-o 'sprintar' quando era criança e fazia coisas incríveis 'sprintava' como um foguete. Adorava vê-lo. O que tem feito, é uma loucura, respeito-o muito", declarou o jovem esloveno, de 22 anos.

Quando o ciclista da Deceuninck-QuickStep começou a vencer no Tour, em 2008, 'Pogi' tinha apenas nove anos, com os dois a rivalizarem agora como maiores figuras da 108.ª edição da Volta a França.

O camisola amarela e campeão em título não foi o único a saudar o feito do britânico de 36 anos, com a INEOS (correu na equipa, então denominada Sky, em 2012) e a Lotto Soudal a serem as primeiras a parabenizar 'Cav' no Twitter, um exemplo seguido por diversos ciclistas, como o polaco Michal Kwiatkowski, que escolheu assinalar o feito em francês com a palavra 'incrível'.

"Não sei o que fazer para bater o Cavendish. Fui batido pelo mais forte. Pensei ter as pernas suficientes, mas não acontecei. Tenho de continuar a tentar e vou fazê-lo, mas um quinto pódio [em etapas] sem ganhar, é frustrante", lamentou Jasper Philipsen, terceiro na etapa, após ter sido novamente derrotado pelo britânico.

No entanto, o belga da Alpecin-Fenix reconheceu que aquilo que 'Cav' está a fazer no Tour é "incrível". "Nunca pensei que poderia 'sprintar' contra ele na Volta a França", completou o ciclista de 23 anos.

Também Wout van Aert, outro dos talentos da nova geração e vencedor da 11.ª etapa, declarou "só ter respeito por aquilo que Cavendish tem feito".

O corredor da Ilha de Man igualou esta sexta-feira o belga Eddy Merckx como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, ao conquistar ao 'sprint' o 34.º triunfo na prova, na 13.ª tirada da 108.ª edição.

Fonte: Record on-line

“Ponte de Sor estreia-se na Volta a Portugal em Bicicleta”


Prova atravessa Alto Alentejo

 

94 anos após a primeira edição, em 1927, a principal competição do ciclismo português ainda continua a apresentar estreias.  Ponte de Sor é a novidade da 82ª Volta a Portugal Santander que vai para a estrada entre 4 e 15 de agosto. A cidade do distrito de Portalegre será ponto de Partida, a 6 de agosto, da 2ª etapa vincando a presença do Alto Alentejo na prova, numa parceria com os municípios do Crato, Portalegre, Castelo de Vide e Nisa, que, em conjunto, reuniram condições para proporcionar esta oportunidade à região.                                                                                                                 

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, comenta a iniciativa como uma resposta ao desafio lançado ao território, e a Ponte de Sor em particular. “É com enorme satisfação que podemos reforçar a dinâmica desportiva do nosso concelho com a Volta a Portugal, que dispensa apresentações. Apesar das restrições devido à pandemia, a prova vem acrescentar valor, ânimo e positividade na vida das pessoas”.

Além da autarquia de Ponte de Sor, também os presidentes do Crato e de Castelo de Vide já se pronunciaram, orgulhosos, sobre a presença alentejana na grande festa desportiva e popular de agosto.

Para Joaquim Diogo, da Câmara Municipal do Crato, tem o significado de um regresso. “É um vislumbre do regresso à normalidade, restaura a esperança e renova a fé que temos em ultrapassar a pandemia”.                                                                                                                                                      

António Pita, da Câmara Municipal de Castelo de Vide, congratula-se pela possibilidade de promover o território alentejano e em particular o alto Alentejo. “Um evento como este permite levar à maioria dos portugueses as bonitas paisagens que temos. Encaramos a Volta como um fator promocional extremamente positivo porque é mais uma maneira de dar visibilidade ao Alentejo”.

Com partida em Ponte de Sor, os 162 quilómetros desta 2ª etapa, na sexta-feira, 6 de agosto, vão conduzir a “Caravana” a Castelo Branco e representarão a antecâmara de um fim de semana recheado de dificuldades na Serra da Estrela.

 

O Futuro antes da Volta

 

Precisamente neste dia, 10 de julho, em que se anuncia a presença de Ponte de Sor na principal prova do ciclismo português, a cidade recebe a Partida e Chegada da competição dedicada às futuras estrelas do ciclismo português. Este sábado, a caravana da Volta a Portugal do Futuro está no concelho alentejano que vê partir, ao final da manhã, um jovem pelotão com Pedro Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) de Amarelo.

Fonte: Podium

“Efapel/André Domingues mantém-se no topo da Geral da Volta a Portugal do Futuro”


Concluída a terceira etapa da 28.ª Volta a Portugal do Futuro, André Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, ocupa a 3.ª posição da Geral Individual, a dois segundos do Camisola Amarela, Rodrigo Caixas (LA Alumínios-LA Sport), que triunfou hoje isolado em Ponte de Sor, ao cabo de 162,7 km. O corredor da EFAPEL terminou em 17.º lugar esta tirada, mas mantém-se na discussão e líder da Classificação da Juventude, continuando com a Camisola Branca no corpo.

Este sábado correu-se a mais longa etapa da Volta a Portugal do Futuro, numa travessia pelo Alto Alentejo, com partida e chegada em Ponte de Sor e os termómetros a marcar 40 graus. Uma tirada com algumas movimentações, sendo a mais importante aquela que ficou reservada para o final, quando Rodrigo Caixas saltou do pelotão para juntar-se ao grupo de fugitivos que seguia em cabeça de corrida.


A poucos quilómetros da meta o corredor da LA Alumínios-LA Sport arrancou, ganhando a vantagem necessária sobre os perseguidores e o pelotão para cruzar o risco isolado. Só 01m45s depois chegou o pelotão, com os fugitivos entretanto alcançados, onde André Domingues foi o 17.º, perdendo um lugar na Geral Individual onde está neste momento na 3.ª posição, a dois segundos. Ainda assim o corredor da EFAPEL mantém-se na discussão e continua a ser o melhor jovem em prova.

“Foi uma etapa disputada debaixo de grandes temperaturas, com um percurso seletivo e onde acabou por vingar a fuga. Quanto à Classificação Geral mantém-se tudo em aberto”, disse o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira.


Amanhã a prova termina com dupla jornada. De manhã, às 10H25, a partida é de Castelo de Vide para 57,9 km intensos, com montanhas como Cabeço do Mouro (2.ª categoria), Monte Paleiros e Senhora da Penha (ambas de 3.ª categoria), voltando o pelotão à Senhora da Penha para cruzar a meta. Pelas 15H30 disputa-se um curto contrarrelógio individual, ao estilo de crono escalada, com 3,9 km a subir entre Castelo de Vide e a Senhora da Penha, onde está de novo a meta.

 

CLASSIFICAÇÕES:

28.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO

3.ª ETAPA» Ponde de Sor - Ponte de Sor: 162,7 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Rodrigo Caixas (LA Alumínios-LA Sport), 03h49m20s

2.º Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), a 01m45s

3.º Francisco Guerreiro (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), mt

17.º André Domingues (EFAPEL), mt

53.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a11m14s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 3.ª ETAPA)

 

1.º Rodrigo Caixas (LA Alumínios-LA Sport), 10h04m01s

2.º Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), a 01s

3.º André Domingues (EFAPEL), a 02s

48.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), a 21m55s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO), 45 Pontos

8.º André Domingues (EFAPEL), 17 Pontos

30.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Francisco Guerreiro (Sicasal-Miticar-Torres Vedras), 19 Pontos

5.º André Domingues (EFAPEL), 5 Pontos

12.º Guillermo García Janeiro (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 10h04m03s

Fonte: Efapel

“Seleção Nacional/Ouro para Maria Martins, prata para João Matias e Iúri Leitão”


Por: José Carlos Gomes

Os três corredores que hoje competiram em São Petersburgo, na Taça das Nações de Pista, aumentaram o peso da bagagem de regresso com metais preciosos, conquistados em disciplinas olímpicas. Maria Martins ganhou o concurso feminino de omnium, João Matias e Iúri Leitão conseguiram a segunda posição em madison.

Maria Martins iniciou o concurso de omnium, disciplina em que competirá nos Jogos de Tóquio, como favorita. Durante as quatro corridas pontuáveis confirmou o estatuto. Começou pelo segundo lugar em scratch. O terceiro posto na corrida tempo colocou a ribatejana no topo da geral, posição que reforçou com o triunfo em eliminação.

A representante da Seleção Nacional chegou à última prova, a corrida por pontos, encimando a classificação. Competiu gerindo a vantagem e não permitindo que as rivais pudessem aspirar à medalha de ouro. Para isso foi pontuando quando possível e esteve atenta aos arremedos de ataque das adversárias.

A portuguesa finalizou o concurso com 131 pontos, mais 14 do que a austríaca Verena Eberhardt e mais 21 do que a irlandesa Lara Gillespie, que acompanharam Maria Martins no pódio.


João Matias e Iúri Leitão também tiveram um desempenho de grande qualidade nos 50 quilómetros do madison. A dupla de Portugal manteve-se na luta pelo pódio, pontuando em vários sprints. À entrada do último terço da corrida, os portugueses arriscaram tentar ganhar os 20 pontos atribuídos às equipas que dobram o pelotão. O esforço de Iúri Leitão e João Matias foi bem-sucedido e, com essa movimentação, Portugal ficou na luta pela medalha de ouro.

A ambição trouxe responsabilidades acrescidas e, perante a resposta da Rússia, os portugueses tiveram de voltar a atacar para conquistarem mais uma volta ao grupo principal. Isso aconteceu a 35 voltas do fim, colocando a dupla lusitana no comando da classificação. Os russos ripostaram e tudo ficou em aberto para o último sprint, com pontuação a duplicar.

João Matias lançou um ataque para surpreender os rivais a quatro voltas do final. Iúri Leitão deu continuidade, mas a dupla russa formada por Lev Gonov e Ivan Smirnov. Os vencedores somaram 83 pontos, Portugal chegou aos 76. O pódio completou-se com outra formação do país que corre em casa, Artur Ershov e Sergei Rostovtsev, que amealhou 55 pontos.

Iúri Leitão será o único português em pista no encerramento da etapa russa da Taça das Nações, neste domingo. O vianense está escalado para o concurso de omnium, que arranca às 15h00 com o scratch. Segue-se a corrida tempo (15h40), eliminação (16h40) e corrida por pontos (17h35).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta Futuro/Por um segundo se ganha e por um se perde!”


Futuro tem novo líder e continua a ser português

 

“De ananases”! A expressão do literário Eça de Queirós assenta como uma luva à terceira etapa da Volta a Portugal do Futuro que se correu este sábado no Alto Alentejo com partida e chegada em Ponte de Sor. O calor abrasador, - passou os 40 graus, marcou o dia, mas nem a alta temperatura, o cansaço e o choro compulsivo, após cortar a meta com vantagem de quase dois minutos sobre o pelotão, diminuíram a felicidade de Rodrigo Caixas (L.A. Alumínios/L.A. Sport) que se tornou o novo comandante da competição.                                                

Por um segundo se ganha e por um se perde. Na véspera, Pedro Lopes (Kelly/Simoldes/UDO) tinha chegado à “Amarela Lusíadas Saúde” por apenas um segundo e nesta etapa foi precisamente por essa diferença que se viu obrigado a despir a liderança desta prova exclusiva para atletas Sub23.

Rodrigo Caixas, de 19 anos e natural de Paio Pires (Seixal), sacudiu os adversários que o acompanhavam na fuga a faltarem 10 quilómetros para a meta. Para o vencedor em Por de Sor, foi um sonho tornado realidade. “Sabia que hoje tinha oportunidade de ganhar. Vinha com a missão de discutir o sprint, mas consegui isolar-me. Sem dúvida que vencer na Volta a Portugal do Futuro é um grande sonho”. 

A faltar apenas mais um dia de prova, em Castelo de Vide, mas com duas etapas sendo a última o contrarrelógio montanhoso, Caixas acredita que vai conseguir segurar o primeiro lugar. “Vai ser muito duro, o terreno não é propício às minhas características, mas estou de Amarelo e resta-me deixar tudo na estrada para tentar vencer esta prova. Acredito que isso é possível, tenho uma equipa muito forte e penso que podemos fazer a diferença”.


 

Chamem os Bombeiros….

 

A corporação de Ponte de Sor respondeu de imediato à chamada do diretor de prova, Joaquim Gomes, quando pela manhã se apercebeu verdadeiramente do calor que os jovens corredores iam apanhar neste ponto do Alto Alentejo. Rapidamente, um autotanque com voluntariosos “soldados da paz” se meteu a caminho e em diversos pontos da prova abriu a torneira para refrescar todo o pelotão.

Esta terceira etapa foi também a mais longa com 162,7 quilómetros. Sensivelmente a meio concretizou-se a fuga mais substancial onde já estava o jovem que ia vencer.  As posições secundárias foram discutidas por um sprint onde o anterior líder, Pedro Lopes, foi o melhor, mas com um atraso de 1 minuto e 45 segundos que o fez descer ao segundo lugar da Classificação Geral com um escasso segundo de diferença. Ainda assim, Lopes lidera a Classificação por Pontos “Camisola Verde Europcar”.

André Domingues (Efapel) mantém-se líder do Prémio da Juventude, “Camisola Branca Cube” enquanto Francisco Guerreiro (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) continua a ser o rei dos Trepadores e a envergar a “Camisola Azul Carclasse”.

 

Ponte de Sor também vai estar na Volta a Portugal Santander

 

A jornada de ciclismo, organizada pela Podium Events em Ponte de Sor, foi marcada também pelo anúncio oficial de que a cidade vai estrear-se na Volta a Portugal. 94 anos após a primeira edição, em 1927, a principal competição do ciclismo português ainda continua a apresentar estreias e Ponte de Sor é a novidade da 82ª Volta a Portugal Santander que vai para a estrada entre 4 e 15 de agosto. 

A cidade será ponto de Partida, a 6 de agosto, da 2ª etapa vincando a presença do Alto Alentejo na prova, numa parceria com os municípios do Crato, Portalegre, Castelo de Vide e Nisa, que, em conjunto, reuniram condições para proporcionar esta oportunidade à região. 

                                                                                       

Futuro a Duplicar no Último Dia

 

Este domingo, 11 de julho, é o último dia da 28ª Volta a Portugal do Futuro e tem dupla jornada em Castelo de Vide. A quarta etapa tem partida às 10h25, com chegada na Sr.ª da Penha, nos arredores da vila alentejana. A distância é de 57,9 quilómetros, com quatro difíceis contagens de Montanha, em Cabeço de Mouro (2ª categoria), Monte Paleiros e duas vezes na Sr.ª da Penha, a última a coincidir com a meta.

De tarde, pelas 15h30, e para definir decisivamente a classificação vai acontecer o contrarrelógio individual com apenas 3,9 quilómetros. Curto, mas muito intenso. Trata-se de uma crono escalada que vai subir à ermida da Sr.ª da Penha na Serra de S. Paulo sobranceira a Castelo de Vide.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com