quarta-feira, 26 de abril de 2023

“Ivo Oliveira volta a ser nono na 1ª etapa da Volta à Romandia”


Ethan Vernon vence e assume geral

 

Por: Lusa

Foto: Tour De Romandie

O ciclista britânico Ethan Vernon (Soudal-Quick Step) venceu esta quarta-feira ao sprint a primeira etapa da Volta à Romandia, assumindo a liderança da geral, num dia em que Ivo Oliveira (UAE Emirates) voltou a ser nono.

Depois do prólogo de abertura, o jovem de 22 anos foi o mais rápido nos 170,9 quilómetros entre Crissier e Vallée de Joux, cumprindo a distância em 4:05.34 horas, para somar o quarto triunfo da temporada.

O pódio ficou completo com dois belgas, tendo Thibau Nys (Trek-Segafredo) acabado no segundo lugar e Milan Menten (Lotto Dstny) em terceiro, enquanto Ivo Oliveira voltou a mostrar-se e a integrar o top 10.

Vernon sucedeu ao colega de equipa checo Josef Cerny, agora segundo com o mesmo tempo, na liderança da geral, em que o norueguês Tobias Foss (Jumbo-Visma) é terceiro, a um segundo, e Ivo Oliveira 10.º, a nove.

Nelson Oliveira (Movistar), hoje 63.º, com o mesmo tempo do vencedor, subiu uma posição na geral, para 11.º, a 10 segundos do líder. Num dia que deu para tudo, até para o pelotão se perder nas estradas suíças, o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) abandonou, na sequência de se ter ferido no prólogo, após um problema mecânico. O britânico Mark Cavendish (Astana) também se retirou da corrida.

Na quinta-feira, a segunda etapa liga Morteau a La Chaux-de-Fonds, na distância de 162,7 quilómetros, com cinco contagens de montanha categorizadas a testarem o pelotão.

Fonte: Record on-line

“Penha recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision”


O traçado vimaranense de DHI, localizado na Montanha da Penha, receberá a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision no próximo dia 30 de abril, aguardando-se a presença dos habitués pilotos nacionais e espanhóis.

O Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal está de regresso no próximo domingo, dia 30 de abril, com a realização do 13º BTT DHI da Penha, que decorrerá na mítica pista de Downhill da Montanha da Penha.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, a segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision Portugal promete uma grande disputa pelos lugares cimeiros do pódio, a exemplo do que tem sucedido em anos anteriores, nas diversas categorias que vão evoluir ao longo da pista que parte entre o Parque de Campismo e o Minigolfe da Penha: escolas (infantis e juvenis), cadetes, juniores, sub-23, elites e master, masculinos e femininos, bem como todos os pilotos que queiram participar na categoria open.

Na Penha o dia começa bem cedo com o período de treinos oficiais a decorrer entre as 9h00 e as 12h30,

A manga de qualificação está marcada para as 14h00 e a descida final inicia-se às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha

 

Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, mostra-se “muito agradado” com o regresso do Downhill “à melhor montanha do mundo, a da Penha, que é em Guimarães e que está preparada para receber os ciclistas e todos os adeptos que queiram assistir à prova”.

Quanto à prova em si, Roriz Mendes referiu que “a nossa expetativa é que seja, mais uma vez, uma grande prova e que os atletas, as equipas saiam daqui satisfeitos. Esta é uma prova de referência regional e mesmo nacional, que movimenta muitos concorrentes e chama aqui muitos adeptos”. De resto “a Montanha da Penha tem excelentes condições para este tipo de provas e para receber as pessoas. Esperemos que o tempo ajude para que seja um grande dia de ciclismo e convívio”.

Roriz Mendes afirmou ainda que “a ACM tem sido muito profissional na organização deste evento e que terá sempre as portas abertas da Irmandade da Penha e da Montanha da Penha. Estamos aqui para colaborar”. Mostrando-se “satisfeito com os resultados desta parceria”, Roriz Mendes salientou que “o BTT, o ciclismo de montanha têm sido grandes embaixadores da qualidade deste espaço”.

O 13º BTT DHI da Penha tem o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Segunda posição de Ana Santos em Vila Franca (Portugal), e espetacular regresso de Cristofer Bosque na Supertaça Shimano de Baza”


Por: David Simo

Fotos: @el_awakate

O piloto da X-Sauce Factory Team, Cristofer Bosque, mostrou o seu espírito de luta e determinação na Supertaça Shimano de Baza, uma corrida difícil de definir nas suas próprias palavras: "Uma corrida complicada no domingo no @supercup_cci. Um acidente um pouco feio na primeira das seis voltas deixa-me sem opções para lutar pelas primeiras posições. Uma circunstância que me deixa alguns minutos um pouco deslocado por uma pancada na cabeça e na anca".

Apesar de ter sofrido uma queda muito dura na primeira volta que o deixou fora de jogo e com fortes dores, Cristofer Bosque não desistiu e decidiu continuar na corrida, recuando volta após volta para quase chegar ao pódio: "No final, voltar e salvar o top 5. Obrigado a todas as pessoas que se preocuparam com a minha condição no final da corrida".


O piloto da X-Sauce Factory Team mostrou a sua força mental e física ao não desistir, apesar das dificuldades que teve de enfrentar na corrida. No entanto, a sua determinação e boa forma permitiram-lhe alcançar uma 4ª posição na Elite e 5ª na geral.

Por seu lado, Ana Santos, fez uma grande prestação na prova de Vila Franca, em Portugal. Ao longo da prova, a piloto portuguesa disputou a vitória com Raquel Queirós, num duelo emocionante que acabou por optar a favor da piloto da MMR.

Ana Santos destacou-se mais uma vez pela sua qualidade e forma física na prova, conseguindo uma meritória segunda posição de elite apenas 7 segundos atrás da vencedora, e uma primeira posição na categoria Sub-23.

Da X-Sauce Factory Team felicitam os seus pilotos pelo seu espírito de luta e pelo seu compromisso com a equipa.

Fonte: X-Sauce Factory Team

“CRP RIBAFRIA VENCE INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE O 26.º PRÉMIO DO TORRÃO”


CRP Ribafria com dobradinha no Torrão

 

A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo - Riomagic deslocou-se ontem, dia 25 de abril, à freguesia do Torrão, no concelho de Alcácer do Sal, para disputar o 26.º prémio ciclismo do Torrão.

A prova federada, com uma extensão de cerca de 80 km, onde marcaram presença cerca de 120 atletas em representação de 24 equipas nacionais, foi organizada pela Associação de Ciclismo de Setúbal.


A formação do CRP Ribafria, fez alinhar para esta prova 12 unidades da sua formação, (Gonçalo Santo, Aníbal Santo, Humberto Careca, Hélder Pereira, Raul Ribeiro, Paulo Simões, João Camocho, Pedro Dias, Jorge Marques, Edson Boaron, Jorge Letras e João Letras).

A corrida teve início pelas 15 horas, e decorreu sempre a ritmo forte, com a equipa do CRP Ribafria sempre a controlar pelotão, na tentativa de conceber uma fuga com interesse da equipa e a não permitir o sucesso das que não fossem de interesse.


Toda a corrida foi desempenhada com um ilustre trabalho de equipa, e o ritmo imposto reduziu o pelotão, mas também fazendo com que os atletas da equipa, que trabalharam inicialmente perdessem o contacto com o pelotão, depois de terem realizado o seu trabalho.

Nos últimos 3 km para a meta, as últimas unidades da equipa impuseram um ritmo forte deflagrando o pelotão, colocando João Letras em posição para vencer o sprint, cortando a meta em 1º lugar.

João Letras venceu também na categoria elites, Paulo Simões foi o 1º classificado Master B e Edson Boaron o 2º classificado Master B.


 

Coletivamente a equipa também conquistou o 1º lugar

 

A equipa deixou tudo na estrada, fomos felizes e a vitória sorriu-nos, por isso enaltecemos todos os atletas da equipa, que abdicam sempre dos resultados pessoais em prol dos resultados da equipa, pois no desporto de competição, lutar por um lugar cimeiro é fundamental, por isso, só podemos estar agradecidos a todos os nossos atletas pela sua união, empenho, garra e determinação com que enfrentaram esta prova, que resultou na conquista do lugar mais alto do pódio e na vitória de toda a equipa.


Por último, e porque sem eles nada disto seria possível, agradecer ao CRP Ribafria e a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte nada a toda a estrutura e atletas.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - CRP RIBAFRIA | GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA






“Agenda de Ciclismo”


Lousada e Viana do Castelo no centro das atenções

 

Por: José Carlos Gomes

A terceira prova da Taça de Portugal de XCO Credibom, em Lousada, e a Clássica de Viana do Castelo, para as equipas profissionais de estrada, disputam-se no domingo e são os destaques da agenda de ciclismo para o próximo fim de semana.

São esperados mais de 300 corredores em Lousada, numa competição que, além de pontuável para a Taça de Portugal, está inscrita no calendário UCI como prova de classe 1.

Como de costume são os mais jovens que abrem o programa, com a prova de cadetes, masculinos e femininos, a iniciar-se às 9h00. Às 10h15 competem os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto as cadetes. Os masters e os paraciclistas partem às 12h30. A corrida masculina de elite e sub-23 está marcada para as 14h30.

As contas da Taça de Portugal Credbim chegam equilibradas a Lousada. No setor masculino, comanda Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com 65 pontos, apenas mais sete do que Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos). Nas femininas manda Ana Santos (X-Sauce Factory Team), com 62 pontos, mais nove do que Lara Lois (RG Bikes Scott Team) e mais dez do que Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Após o Grande Prémio O Jogo, o pelotão nacional de equipas continentais e de clube ruma a Viana do Castelo para disputar a terceira edição da Clássica local.

A corrida do próximo domingo terá 153,3 quilómetros, com início em Santa Marta de Portuzelo, às 11h00, e final em Viana, junto à Praia Norte, cerca das 15h00. A Clássica de Viana do Castelo mantém os ingredientes que a tornam singular: troços de terra, segmentos de empedrado e subidas.

A escalada de Santa Luzia, a 48,3 quilómetros da meta, deverá permitir uma primeira seleção, até porque é a quarta e última subida pontuável para a montanha de toda a prova. A partir daí sucedem-se os troços de terra e de paralelos.

Na véspera, o pelotão de cadetes da zona sul ruma a Grândola para disputar a segunda e última prova da fase Inter-Regional da Taça de Portugal de Cadetes. A partida será às 15h00, o percurso terá 76,4 quilómetros e a chegada está prevista para pouco antes das 17h00.

 

Mais eventos oficiais

 

28 de abril a 1 de maio: Race Nature Serra da Estrela, Seia

29 de abril: 3.ª Passeio de Cicloturismo do Lusitânia de Lourosa, Santa Maria da Feira

29 de abril: GP de Ciclismo das Festas de S. Jorge, Murtede, Cantanhede

29 e 30 de abril: Fox Enduro Race, Lousã

29 de abril: Taça do Algarve de BMX Race, Quarteira, Loulé

29 de abril: II Encontro Inter Escolas de Messines

30 de abril e 1 de maio: IV Volta ao Nordeste, Miranda do Douro

30 de abril: 2.º Passeio BTT Rota do Moscatel, Alijó

30 de abril: 13.º DHI da Penha, Guimarães

30 de abril: I Maratona BTT Up Bike Team, Miranda do Corvo

30 de abril: 1.ª prova da Taça do Algarve de Rampa, Cerro S. Miguel, Olhão

30 de abril: 2.ª prova da Taça da Madeira de DHI, Ginjas, São Vicente, Madeira

30 de abril: 4.ª prova da Taça do Faial e Pico de XCO, Santa Luzia, Pico, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“ABTF Betão-Feirense Afonso Eulálio 2º melhor jovem no GP O Jogo”


ABTF Betão-Feirense bateu-se pela vitória de etapas até ao último segundo da 11ª edição do Grande Prémio O Jogo

 

Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

A 11ª edição do Grande Prémio O Jogo/Leilosoc realizou-se entre os dias 22 e 25 de Abril, num total de 553,6 quilómetros. A ABTF Betão-Feirense bateu-se pela vitória em todas as etapas, terminando no Top 10 em quatro das cinco jornadas. Afonso Eulálio ficou a segundos da conquista da camisola da juventude, fechando no segundo lugar desta classificação. Quanto à classificação geral, Eulálio e Pedro Andrade terminaram no Top 20, em 17º e 18º respetivamente.

O Grande Prémio O Jogo começou em Barcelos e logo ao primeiro dia a ABTF Betão-Feirense podia ter chegado à vitória com Santi Mesa bem posicionado para lutar pela etapa. Contudo, acabou fechado por um adversário e impedido de disputar o sprint, terminando num frustrante 9º lugar.


Na segunda etapa disputou-se o contra-relógio individual, em Pinhel, no qual Ivo Pinheiro pedalou o 13.º melhor tempo, subindo à mesma posição na classificação geral. Em termos coletivos, a prestação regular dos corredores fez com que a ABTF Betão-Feirense ascendesse ao quarto lugar por equipas. No mesmo dia, da parte da tarde, viveu-se mais uma etapa em linha, desta feita em Trancoso, que não correu de feição. 0

Na parte final desta terceira jornada, num momento em que a cabeça de corrida seguia a alta velocidade na aproximação à última contagem de montanha, uma ‘barragem’ inusitada por parte dos comissários a um grupo de ciclistas atrasados e sem qualquer interferência nas decisões da corrida impediu a viatura da equipa de poder dar auxílio mecânico por furo a Ivo Pinheiro, que era o mais bem posicionado da equipa na geral.

Este grave erro do colégio de comissários custou a Ivo uma perda de tempo irremediável e arrasou por completo as aspirações a um lugar de destaque na geral, assim como na classificação por equipas. Apesar destas adversidades, na entrada do último quilómetro Afonso Eulálio lançou um ataque tentando surpreender os adversários na exigente chegada, acabando em sétimo na meta.


Apesar de não ter nada a defender, a equipa correu ao ataque na quarta etapa, de Boticas, lançando Santi Mesa na fuga inicial. A cerca de 60 quilómetros para o final, na contagem de montanha de 2.ª categoria em Ribeira de Pena, António Carvalho atacou com Ivo Pinheiro para se juntar ao grupo da frente. Mesa e Carvalho impuseram um forte ritmo e alcançaram uma vantagem de 1m30s. No entanto, a equipa Efapel, substituindo a Glassdrive no controlo da corrida, encetou uma forte perseguição e a fuga foi alcançada a 12 quilómetros da meta, no início da montanha de 1.ª categoria em Torneiros. Afonso Eulálio, sempre com os melhores na dura subida, finalizou num excelente oitavo lugar.

Na quinta e derradeira etapa, disputada em Boticas, a ABTF Betão-Feirense partiu com o objetivo de chegar à vitória na classificação da montanha. Logo na primeira contagem do dia, ao quilómetro 18, culminando um excelente trabalho coletivo, Afonso Eulálio coroou em primeiro a subida de Capela e colocou-se a apenas um ponto da liderança.

A equipa assumiu o comando do pelotão, encetando a perseguição a um grupo que se isolou a seguir à montanha. Foi reduzindo paulatinamente a diferença, que chegou a ser de 1m50s, e quando a fuga se encontrava a apenas 1 minuto um engano na cabeça do pelotão desorganizou a perseguição e fez perder preciosos segundos, que acabaram por ser fatais, não permitindo que a fuga fosse alcançada antes da segunda contagem de montanha do Alto da Lixa. Afonso Eulálio acabou em terceiro na geral da montanha, a apenas 1 ponto do primeiro lugar e com igualdade de pontos do segundo e quarto lugares. Curiosamente, o colégio de comissários colocou-o em quarto lugar, contrariando os regulamentos em mais um erro grosseiro.

O diretor-desportivo Joaquim Andrade sublinhou: “Esta prova deixa-me satisfeito com a prestação e desempenho da equipa no seu todo, mas também frustrado com os resultados. Os percalços surgem sempre numa prova de ciclismo, mas desta vez deu a sensação de andarmos sempre a remar contra a maré. No entanto, o mais importante é sentir esta equipa a crescer. Nota negativa para o colégio de comissários, com decisões que tiveram interferência negativa nos resultados da nossa equipa, decisões descabidas e dualidade de critérios gritantes”.

 

Classificação Geral:

 

1º Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) 13h33m02s

2º Joaquim Silva (Efapel Cycling) a 4s

3º Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 21s

...

17º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) a 3m20s

18º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 3m41s

36º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 10m02s

47º Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) a 13m45s

48º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 13m57s

68º Francisco Moreira (ABTF Betão-Feirense) a 32m05s

73º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 36m03s

 

Geral Juventude:

 

1º Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar)

2º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Geral Montanha:

 

1º Francisco Moreira (Efapel Cycling) 11

4º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 10

 

Geral Pontos:

 

1º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) 98

13º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 30

25º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 12

35º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) 4

 

Geral Equipas:

 

1ª Efapel Cycling 40h40m17s

8ª ABTF Betão-Feirense a 10m44s

Fonte: Equipa Ciclismo ABTF Betão-Feirense

“25º Passeio de Cicloturismo de Pombal”


25 Anos a Pedalar

Dia 28 de Maio de 2023

 

Por: José Morais

Foto: Arquivo Revista Notícias do Pedal

Cartazes: Clube Cicloturismo Pombal

Vai para a estrada no próximo dia 28 de maio, o “25º Passeio de Cicloturismo de Pombal”, um passeio de grande tradição, uma clássica do cicloturismo nacional, realizado na zona centro de Portugal.

Este ano na celebração das “bodas de Prata”, tem no seu lema “25 Anos a Pedalar”, a organização é do Clube de Cicloturismo de Pombal, e promete um grande passeio, muitas novidades, surpresas, e um convívio muito salutar entre todos os participantes.


A Revista Notícias do Pedal que já há muitos anos tem divulgado e apoiado este grande evento, não pode deixar de referenciar, que o passeio organizado pelo Clube de Cicloturismo de Pombal foi em 2014 considerado o melhor passeio do ano, e galardoado com o “Prémio Notícias do Pedal” ficando em primeiro lugar a nível nacional, numa votação feita pelos cicloturistas, de salientar que a Revista Notícias do Pedal foi a única entidade que realizou durante três edições, de dois em dois anos, este prémio que distinguia os melhores passeios realizados.

O passeio vai ter concentração pelas 8 horas junto à sede do Clube Cicloturismo Pombal, no terminal rodoviário, e tem a partida marcada para as 9 horas. Pelo meio haverá uma paragem para um abastecimento convívio, e no final haverá almoço entre todos os participantes, e entrega de lembranças no final, de relembrar que no final do passeio haverá na parte final um momento de roda livre.


Para informações e inscrições podem ser feitas pelo telemóvel: 968 130 525 ou pelo e-mail: ciclotrurismopombal@gmail.com

Marque já na sua agenda este grande passeio que mais um ano promete, um evento recomendado pela Revista Notícias do Pedal.

Participe…

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com