terça-feira, 3 de agosto de 2021

“W52 - FC Porto/Dia de Apresentação de Equipas”


Hoje foi dia de apresentação de equipas, o primeiro passo para o início da 82ª Volta a Portugal, os 7 escolhidos do W52 - FC Porto pelo Diretor Desportivo Nuno Ribeiro são Amaro Antunes, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Joni Brandão, Ricardo Vilela, João Rodrigues e Samuel Caldeira.

 

Apresentamos de seguida as etapas

 

Lisboa > Lisboa - 5,4km (prólogo)

Torres Vedras > Setúbal - 175km

Ponte de Sor > Castelo Brando - 162km

Sertã > Covilhã (Torre) - 170km

Belmonte > Guarda - 181km

Dia de descanso - 9 Agosto

Águeda > Santo Tirso (N. Sra. Assunção) - 171km

Viana do Castelo > Fafe - 182km

Felgueiras > Bragança - 193km

Bragança > Montalegre - 160km

Boticas > Mondim de Basto (Sra. Graça) - 145km

Viseu > Viseu - 20km (CRI)

Pode consultar o nosso livro de prova para ver mais detalhes das etapas em https://bit.ly/W52FCPORTO-82voltaportugal

Fonte: W52 - FC Porto

“Vão começar os 1568,2 Km da 82ª Volta a Portugal Santander”


Pelotão pedala entre a Praça do Império e a Avenida da Europa

 

O nervoso miudinho já se apoderou do pelotão. Sonhos e ambições misturam-se com a incerteza da alta montanha que faz desta edição uma das mais difíceis dos últimos anos. Faltam já poucas horas para começar, em Lisboa, a 82ª Volta a Portugal Santander e toda a caravana está ansiosa para assistir à Grande Partida.

As 18 equipas que vão inundar de cor as estradas portuguesas até à chegada a Viseu, a 15 de agosto, foram apresentadas esta terça-feira durante a emissão do programa “Há Volta” da RTP transmitido durante a tarde, em direto da Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Marco Chagas, comentador da estação oficial da Volta, analisou, em pormenor, todos os blocos que compõem o pelotão de 126 homens e detalhou as muitas dificuldades do percurso.

A competição começa esta quarta-feira com o Prólogo lisboeta, um contrarrelógio com pouco mais de cinco quilómetros com partida e chegada na Praça do Império e trajeto na Avenida da Índia com ponto de retorno junto ao viaduto de Alcântara. O desfile individual dos corredores começa às 15h20. O primeiro corredor na estrada será o britânico William Bjergfelt (Swift Carbon) e de minuto a minuto haverá partidas até às 17h25, quando Amaro Antunes (W52-FC Porto) entrar em prova.

Devido à realização do Prólogo e para garantir a segurança de todos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) restringiu a circulação rodoviária no percurso, sendo o encerramento efetivo ao trânsito entre as 7 horas e as 21h30 desta quarta-feira.

 

As Cores das Camisolas

 

Estão quatro classificações em discussão na 82ª Volta a Portugal Santander que representam outras tantas camisolas de líder. A Amarela Santander, símbolo de supremacia na classificação geral individual, é entregue, todos os dias, ao corredor que menos tempo totalizar no conjunto das etapas. A Camisola Verde Rubis Gás destaca o ciclista mais regular e o que nas Chegadas e Metas Volantes conseguir somar o maior número de pontos tornando-se o líder da classificação por Pontos. Na luta pelo Prémio da Montanha este ano há uma novidade: a Camisola das Bolinhas Continente. A marca associa-se, pela primeira vez, em Portugal, ao símbolo que destaca o Rei dos Trepadores, o corredor que mais pontos somar nas contagens de Montanha. A Camisola Branca Jogos Santa Casa está reservada para o Prémio da Juventude, ou seja, para o atleta da categoria Sub23 melhor classificado.

Fonte: Podium

“Aston Martin, M aserati e Race for Good estreiam-se no maior festival motorizado em Portugal”


Caramulo Motorfestival 2021 confirmado e com público

 

Por: Tatiana Ferreira

Fotos: Pedro Ramos Santos

A XVI edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 3, 4 e 5 de Setembro, com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões.

 

Festival conta com mais de 1.100 automóveis, motos e aviões

Rampa Histórica Michelin, passeios e concentrações celebram o espírito dos clássicos

Vários pilotos convidados

O evento passa a contar com uma componente social e de apoio a IPSSs

Novidades incluem o Biker’s Village e um parque para Supercarros

Aston Martin, Maserati e Race for Good juntam-se à festa

Transmissão do Caramulo Motorfestival em directo

Evento gratuito, repleto de programação para todas as idades

 

A organização do evento elaborou um extenso plano de contingência baseado na actual legislação e normas da DGS, permitindo o acesso apenas a visitantes que exibam certificado digital de vacinação à Covid-19, na entrada do recinto, ou em alternativa, a quem exiba teste negativo emitido há menos de 48 horas (validação por Cartão de Cidadão). Quem não apresentar estas evidências, poderá realizar o teste no local, em dois guichets criados para o efeito, e validados por profissionais de saúde presentes nas duas únicas entradas possíveis ao evento. Apresentadas as evidências referidas, será entregue uma pulseira que permite aceder e circular livremente dentro do perímetro do evento durante os três dias.

 

Rampa Histórica Michelin

 

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será a Rampa Histórica Michelin, prova direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, com a parte desportiva a cargo do Clube Automóvel de Viseu. A Rampa Histórica Michelin regressa em 2021 com duas novas categorias Pre-War e Formula V, que surgem pelo valor histórico e entusiasmo que suscitam.

 

Pilotos convidados

 

Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se André Villas-Boas, que é tão conhecido pela sua paixão por automóveis clássicos e desportivos como pela sua carreira com o treinador. Além de coleccionador de automóveis antigos, com preferência por modelos italianos, André Villas-Boas é também um veterano de provas de todo-o-terreno, como é o caso do Rali Dakar. A sua participação no Caramulo Motorfestival em família já é uma tradição, fazendo- se acompanhar pelo seu tio Pedro Villas-Boas.

Juntam-se, ainda, Fernando Batista, antigo piloto e actual presidente do Targa Clube, Francisco Sande e Castro, piloto de motos desde os 17 anos, venceu dezenas de corridas. Em 1994 sagrou- se Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën e participou ainda por duas vezes no Rally Paris-Dakar ao volante de um UMM.

 

Novidades para 2021

 

Uma das novidades de 2021 será a criação da Biker’s Village, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das duas rodas. A Biker’s Village surge numa área exterior do evento, privilegiada pela localização e vista, irá contar com a presença de marcas e clubes de motos, concentrações de motos de competição, antigas, cinquentas, Vespas e Café Racers, entre outras.

O espaço reunirá ainda empresas de customização e comercialização de acessórios e artigos

alusivos aos veículos de duas rodas e um bar ligado à Martin Miller’s.

A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se ao Caramulo Motorfestival. Os visitantes do evento terão a possibilidade de subir a Rampa Histórica Michelin ao lado de André Villas-Boas por um valor simbólico, que irá reverter a favor da Race for Good.

A organização decidiu criar um parque exclusivo para supercarros. O crescimento da área global do evento e o crescente interesse por parte dos proprietários em rumar ao Caramulo no seu supercarro levaram a organização a criar um parque específico para estes veículos, alargando assim o leque de participantes.

 

Programa para toda a família

 

O evento é gratuito e a organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões que, dentro do pavilhão desportivo, contará com a Pista Júnior Prio, uma pista de karts eléctricos, um comboio para crianças, um Gaming Center repleto de jogos e simuladores e de outras atracções, como por exemplo experiências de Realidade Virtual ou a presença da Xbox com vários jogos.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta

com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.

 

Encontros, passeios e concentrações

 

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam ainda os passeios e ralis de automóveis como o Encontro Porsche, o Passeio TT para veículos todo-o-terreno, o 6º Encontro Internacional Renault 4L.

As duas rodas também estarão representadas em peso no Encontro das Café Racers, no Encontro das Cinquenta, na concentração Vespa Caramulo e na Raiada do Caramulo, dedicada às bicicletas antigas.

 

Transmissão em direto

 

Tal como nos anos anteriores, o Caramulo Motorfestival vai ser transmitido em directo por um canal de televisão na TV cabo, assim como em Live Streaming para todo o mundo via internet. A cobertura vai abranger todo o evento, incluindo a Rampa Histórica Michelin, os bastidores, os sub- eventos e entrevistas aos pilotos e participantes, entre outros.

 

Marcas juntam-se à festa

 

O Caramulo Motorfestival tem-se assumido, cada vez mais, como um festival de marcas, onde estas participam de forma activa e se relacionam directamente com o público, ocupando um papel essencial na construção do próprio evento.

Em 2021, o Caramulo Motorfestival passará a contar com novas marcas presentes como sejam a Aston Martin, que irá trazer o seu Mobile Center, assim como um esquadrão de modelos desportivos, a Maserati, a Prio, que apadrinha um Air Show e uma pista para crianças, a Fidelidade, a Michelin, que rebaptizou a Rampa Histórica nos seus 40 anos, a Cartrack, a Labrador, a marca portuguesa de roupa irá premiar os vencedores da Rampa Histórica Michelin, assim como os vencedores do Prémio João de Lacerda e do Prémio Jacques Touzet, a Murganheira e ainda a Mariano Shoes, conceituada marca portuguesa de calçado que se associa ao Caramulo Motorfestival na vertente de lifestyle, cada vez mais presente no evento.

A estas marcas juntam-se as já residentes Alfa Romeo, Castrol, Sagres 0.0%, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Fidelidade, Ascendum Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.

Mais informações sobre o Caramulo Motorfestival em www.caramulo-motorfestival.com

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Duatlo de Arronches recebe o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo”


Realizou-se a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo

 

A prova decorreu entre o Estádio Municipal de Arronches, a Vila de Arronches e as localidades de Esperança e Nave Fria. O duatlo de estrada incluiu duas voltas na primeira corrida com 5.150 metros, uma volta de ciclismo com 20.250 metros com algum desnível e uma última corrida que totalizou 2.500 metros.

Os atletas partiram do interior do Estádio Municipal de Arronches, numa moldura muito interessante na pista de atletismo, correram em direção à Vila de Arronches, com um percurso circular de duas voltas no centro da vila. O ciclismo de uma única volta realizou-se em asfalto em boas condições, sem desníveis consideráveis, entre o Estádio Municipal de Arronches e as localidades de Esperança e Nave Fria. A segunda corrida de uma volta, foi feita em piso variável (asfalto, terra batida, calçada e sintético).


 

Resultados Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo

 

O Sporting Club de Portugal foi o grande vencedor desta etapa do Nacional de Duatlo, com Hugo Figueiredo com o tempo de 00:56:37, João Dias, com 00:58:09, João Vaz CAD Sporting com a marca de 00:59:24.

O CNATRIL Triatlo conquistou a segunda posição com os atletas João Ferreira com 00:55:55, Luis Moleiro com o tempo de 00:58:19 e Rafael Travassos com 01:00:48.


A terceira posição foi para o OutSystems Olímpico de Oeiras, com Rui Narigueta que fez o tempo de 00:59:04, Afonso Lopes com a marca de 01:00:18 e Luis Almeida que terminou a prova em 01:01:37.

Na competição feminina vitória para o CNATRIL Triatlo com Raquel Rocha que concluiu a prova em 01:04:20, Mariana Marques com o tempo de 01:06:51 e Hanna de Sousa com a marca de 01:11:21.

A segunda posição foi alcançada pelo Alhandra Sporting Club com Luana Quaresma com a marca de 01:10:27, Beatriz Boal que terminou em 01:13:59 e Ana Filipa Sampaio que fez o tempo de 01:18:30.


A terceira posição do pódio foi ocupada pelo OutSystems Olímpico de Oeiras com Liliana Veríssimo com o tempo de 01:05:22, Céu Nunes com a marca de 01:13:25 e Andreia Tourais que completou a prova em 01:27:39.

 

Resultados Absolutos

 

O grande vencedor da prova foi Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica, que concluiu a competição em 00:55:31, um atleta que tem alcançado muito bons resultados também em provas internacionais.

«A prova correu bem, consegui partir para o ciclismo com o Hugo Figueiredo, atleta do Sporting». Alexandre e Hugo tiveram como objetivo uma fuga do restante pelotão para assegurarem os lugares da frente, tendo sido alcançados por João Ferreira, do CNATRIL. «No final do segundo segmento fomos apanhados por João Ferreira, um grande ciclista de longas distâncias e com grande capacidade de contrarrelógio!».

Na segunda posição ficou João Ferreira, do CNATRIL Triatlo, que fez o tempo de 00:55:55, com o terceiro lugar a ser alcançado por Hugo Figueiredo, do Sporting Clube de Portugal que totalizou o tempo de 00:56:37.


Raquel Rocha, do CNATRIL Triatlo, foi a mulher mais rápida em prova, com o tempo de 01:04:20. «Havia bastante vento que se notou bastante no segmento de ciclismo». A atleta caracteriza o percurso de Arronches ‘como desafiante já que implica algum desnível, mas que torna a prova mais interessante’.

Ana Caramelo, do SFRAA TRIATLO, conquistou a segunda posição com 00:19:33 e Liliana Veríssimo, do OutSystems Olímpico de Oeiras, completou o pódio com 01:05:22.

Foi mais uma emblemática prova em Arronches, muitos parabéns a todos os atletas!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Volta a Portugal/Prólogo - Dia 1”


4 de Agosto Lisboa – Lisboa 5,4 quilómetros

 

Por: José Morais

Fotos: Podium

Lisboa dá início esta quarta-feira 4 de agosto à 82ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, será na capital portuguesa que tudo se irá iniciar, e de onde irá sair o primeiro Camisola Amarela desta edição, a qual foi intitulada da “Volta do Regresso” depois do adiamento da edição de 2020 motivada pela pandemia.

O Prólogo que se inicia em Belém, vai ter início na Av. da India, os ciclistas seguem até ao Viaduto de Alcântara, aí fazem inversão sentido, e vão terminar na Praça do Império, depois de terem percorrido os 5,4 quilómetros do trajeto.


O Prólogo está programado para as 14:30, saída do primeiro ciclista, e terminará pelas 17:31, hora do último corredor a terminar neste primeiro dia dos dez totais da competição.

 

Os 126 corredores inscritos na Volta a Portugal em bicicleta da 82.ª edição:

 

W52-FC Porto (Por)

 

Diretor desportivo: Nuno Ribeiro (Por)

1 - Amaro Antunes (Por)

2 - Ricardo Mestre (Por)

3 - Daniel Mestre (Por)

4 - Ricardo Vilela (Por)

5 - Joni Brandão (Por)

6 - João Rodrigues (Por)

7 - Samuel Caldeira (Por)

 

Movistar (Esp)

 

Diretor desportivo: José Luis Jaimerena (Esp)

11 - Juan Diego Alba (Col)

12 - Hector Carretero (Esp)

13 - Abner Gonzalez (Pri)

14 - Juri Hollmann (Ale)

15 - Mathias Jorgensen (EUA)

16 - Sergio Samatier (Esp)

17 - Luis Mas (Esp)

 

Bingoal Pauwels Sauces WB (Bel)

 

Diretor desportivo: Jean-Denis Vandenbroucke (Bel).

21 - Jelle Vanendert (Bel)

22 - Lauren Huys (Bel)

23 - Kenny Molly (Bel)

24 - Boris Vallée (Bel)

25 - Quentin Venner (Bel)

26 - Tom Wirtgen (Lux)

27 - Joel Suter (Sui)

 

Caja Rural (Esp)

 

Diretor desportivo: Rubén Martínez (Esp)

31 - Jon Barrenetxea (Col)

32 - Josu Etxeberria (Esp)

33 - Jhojan Garcia (Col)

34 - David González (Esp)

35 - Jon Irisarri (Esp)

36 - Hector Sáez (Esp)

37 - Orluis Aular (Col)

 

Euskaltel-Euskadi (Esp)

 

Diretor desportivo: David Echavarri (Esp)

41 - Jokin Aranburu (Esp)

42 - Ibai Azurmendi (Esp)

43 - Iker Ballerini (Esp)

44 - Garikoitz Bravo (Esp)

45 - Julen Irizar (Esp)

46 - Txomi Juaristi (Esp)

47 - Dzmitry Zhyhunou (Blr)

 

Burgos-BH (Esp)

 

Diretor desportivo: José Cabedo (Esp)

51 - Alex Molenaar (Hol)

52 - Juan López-Cózar (Esp)

53 - Willem Smit (Afs)

54 - Victor Langellotti (Mon)

55 - Isaac Cantón (Esp)

56 - Juan Felipe Osorio (Col)

57 - Adria Moreno (Esp)

 

Kern Pharma (Esp)

 

Diretor desportivo: Pablo Urtasun (Esp)

61 - José Félix Parra (Esp)

62 - Enrique Sanz (Esp)

63 - Ivan Moreno (Esp)

64 - Diego Lopéz Fuentes (Esp)

65 - Sergio Araiz (Esp)

66 - Martí Márquez (Esp)

67 - Ibon Ruiz (Esp)

 

Rally Cycling (EUA)

 

Diretor desportivo: Jonas Carney (EUA)

71 - Nathan Brown (EUA)

72 - Rob Britton (Can)

73 - Ben King (EUA)

74 - Stephen Basset (EUA)

75 - Gavin Mannion (EUA)

76 - Kyle Murphy (EUA)

77 - Keegan Swirbul (EUA)

 

Efapel (Por)

 

Diretor desportivo: Ruben Pereira (Por)

81 - António Carvalho (Por)

82 - Frederico Figueiredo (Por)

83 - André Cardoso (Por)

84 - Rafael Reis (Por)

85 - Javier Moreno (Esp)

86 - Luís Mendonça (Por)

87 - Mauricio Moreira (Uru)

 

Israel Cycling Academy (Isr)

 

Diretor desportivo: Cherie Pidham (GB)

91 - Mason Hollymann (GB)

92 - Alastair Mckllar (Aus)

93 - Yuval Ben Moshe (Isr)

94 - Rilley Pickrell (Can)

95 - Saned Abu-Fares (Isr)

96 - Edo Goldstein (Isr)

97 - Oded Kogut (Isr)

 

Tavfer-Measindot-Mortágua (Por)

 

Diretor desportivo: Hélder Miranda (Por)

101 - Joaquim Silva (Por)

102 - Gaspar Gonçalves (Por)

103 - Tiago Antunes (Por)

104 - Pedro Paulinho (Por)

105 - Ángel Sánchez (Esp)

106 - Iuri Leitão (Por)

107 - Pedro Pinto (Por)

 

Louletano-Loulé Concelho (Por)

 

Diretor Desportivo: Jorge Piedade (Por)

111 - Tomas Contte (Arg)

112 - Nuno Meireles (Por)

113 - Nicolás Paredes (Col)

114 - Jesús del Pino (Esp)

115 - Carlos Oyarzún (Chi)

116 - Roniel Campos (Ven)

117 - Rui Rodrigues (Por)

 

Antarte-Feirense (Por)

 

Diretor Desportivo: Joaquim Andrade (Por)

121 - Vicente García de Mateos (Esp)

122 - Rafael Silva (Por)

123 - Gonçalo Amado (Por)

124 - Fábio Oliveira (Por)

125 - Bruno Silva (Por)

126 - Venceslau Fernandes (Por)

127 - António Ferreira (Por)

 

Kelly-Simoldes-UDO (Por)

 

Diretor Desportivo: Manuel Correia (Por)

131 - Henrique Casimiro (Por)

132 - César Fonte (Por)

133 - Luís Gomes (Por)

134 - Adrián Bustamante (Col)

135 - Pedro Lopes (Por)

136 - José Sousa (Por)

137 - Hélder Gonçalves (Por)

 

Rádio Popular-Boavista (Por)

 

Diretor desportivo: José Santos (Por)

141 - João Benta (Por)

142 - Gonçalo Carvalho (Por)

143 - Tiago Machado (Por)

144 - Luís Fernandes (Por)

145 - Afonso Silva (Por)

146 - Daniel Freitas (Por)

147 - Hugo Nunes (Por)

 

LA Alumínios-LA Sport (Por)

 

Diretor desportivo: Hernâni Broco (Por)

151 - Gonçalo Leaça (Por)

152 - André Ramalho (Por)

153 - Carlos Salgueiro (Por)

154 - Marvin Scheulen (Por)

155 - João Medeiros (Por)

156 - João Macedo (Por)

157 - Marcelo Salvador (Por)

 

Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel (Por)

 

Diretor desportivo: Vidal Fitas (Por)

161 - Gustavo Veloso (Esp)

162 - Alejandro Marque (Esp)

163 - David Livramento (Por)

164 - Aleksandr Grigorev (Rus)

165 - Álvaro Trueba (Esp)

166 - Samuel Blanco (Esp)

167 - Emanuel Duarte (Por)

 

Swift Carbon (GB)

 

Diretor desportivo: Paul Lamb (GB)

171 - Christopher Latham (GB)

172 - Alex Peters (GB)

173 - Darragh O"Mahony (Irl)

174 - William Bjergfelt (GB)

175 - Andrew Turner (GB)

176 - Ross Lamb (GB)

177 - Oliver Peckover (GB)

“Volta a Portugal Apresentação equipa a equipa”


A edição de 2021 da Volta a Portugal Santander inicia-se nesta quarta-feira, 4 de agosto, e prolonga-se até dia 15. Estão inscritos 126 corredores, em representação de 18 equipas. Damos uma panorâmica de cada uma das equipas para começarmos a perspetivar aqueles que poderão ser os grandes protagonistas da corrida.

 

W52-FC Porto

A W52-FC Porto apresenta-se com os vencedores das duas últimas edições da corrida, João Rodrigues e Amaro Antunes. E, desta vez, enriquece o coletivo com aquele que foi um dos principais adversários ao longo das últimas épocas, Joni Brandão. O restante plantel dá garantias de consistência, com o diretor desportivo, Nuno Ribeiro, a apostar na experiência. De tal maneira que até deixa de fora o campeão nacional de fundo, José Neves, que foi um dos corredores do pelotão nacional em maior evidência na presente época. Não há como não considerar os portistas como os principais favoritos à vitória.

 

Movistar Team


A única WorldTeam do pelotão alinha com um elenco jovem e sem as figuras mais mediáticas do plantel. Mas entre os escolhidos há corredores de qualidade e competitivos, que poderão dar nas vistas nas etapas mais duras, mas também na luta pela geral. Destaca-se o campeão de contrarrelógio e fundo de Porto Rico, Abner González, cujo bom momento ficou patente com os recentes lugares em Getxo (4.º) e Castela e Leão (5.º). Ainda não completou 21 anos, pelo que será um elemento a ter em conta na disputa da classificação da juventude. Sergio Samitier, 13.º no Giro de 2020, poderá tentar posicionar-se entre os dez melhores da geral.

 

Bingoal Pauwels Sauces WB

 

A equipa belga é a mais bem posicionada no ranking entre as ProTeam presentes na Volta. O coletivo da Valónia tem em Laurens Huys a melhor hipótese de tentar um top 10 na geral final. Será mais provável ver os homens do equipamento amarelo em fuga, procurando ganhar etapas de longe e bater-se pela classificação da montanha. Boris Vallée e Joel Suter são corredores a ter em conta nas eventuais chegadas ao sprint, sobretudo porque são rápidos e preferem chegadas mais acidentadas, tal como as da Volta a Portugal deste ano.

 

Caja Rural-Seguros RGA


A sempre combativa equipa espanhola compete em Portugal com a ambição de ganhar etapas e de tentar estar junto dos homens da frente nas etapas mais duras. Foi em fuga que a Caja Rural-Seguros RGA conseguiu as vitórias de etapa na Volta de 2019 e de 2020. Em 2021 não faltarão os representantes da equipa nas fugas. Será interessante seguir o desempenho do colombiano Jhojan García, corredor que, em 2021, teve uma primavera de qualidade, sendo o quarto classificado nas Voltas à Turquia e à Hungria, em ambos os casos ombreando com equipas WorldTour. David González e Orluis Aular são opções para as eventuais chegadas ao sprint.

 

Euskaltel-Euskadi


A equipa basca aprecia correr em Portugal. Não apresenta qualquer nome que faça soar as campainhas. Ou seja, entre os convocados da Euskaltel-Euskadi não se vislumbra quem possa lutar pela classificação geral ou pelas etapas que terminem de acordo com o guião previsível. No entanto, não restam dúvidas de que as camisolas laranja serão das mais visíveis da prova, presentes nas fugas, procurando alterar a ordem natural das coisas e lutando por decidir as etapas entre os escapados.

 

Burgos-BH

 

Coincidindo a Volta a Portugal com a Volta a Burgos e com a Volta a Espanha, que começa em Burgos, a formação burgalesa surge longe da máxima força. Mas irá alinhar com corredores a precisar de dar nas vistas para garantir o futuro profissional, o que antecipa, pelo menos, combatividade por parte dos homens que equipam de roxo. O neerlandês Alex Molenaar é um ciclista a ter em conta nas disputas ao sprint.

 

Equipo Kern Pharma

 

Enrique Sanz é a referência da equipa espanhola e pode dar alguma alegria à Kern Pharma, pois trata-se de um sprinter que passa bem as subidas - já venceu uma etapa da Volta a Portugal no monte de Santa Luzia! Ausente da Volta a Espanha, a equipa surge em Portugal com o bloco mais forte. José Félix Parra, recente vencedor do Tour de Alsace, e Iván Moreno têm dado boas indicações em provas montanhosas, ambicionando, certamente, estar na luta pelo top 10. Quando inspirado, Diego López faz bons contrarrelógios, tendo hipóteses de se mostrar em Lisboa e em Viseu.

 

Rally Cycling


A equipa oriunda dos Estados Unidos da América é uma das presenças mais assíduas nas estradas portuguesas, onde não teve grande sorte com os acidentes que marcaram a participação na edição de 2020 da Volta. Tem um conjunto homogéneo, com corredores que apresentam currículos interessantes em provas de uma semana. Não surpreenderia se conseguisse colocar um elemento na discussão dos dez primeiros da geral.

 

Efapel


O conjunto sediado em Águeda perdeu Joni Brandão para os rivais da W52-FC Porto, mas reforçou-se com Frederico Figueiredo, terceiro classificado em 2020. O uruguaio Mauricio Moreira também passou a integrar o plantel e, tendo em conta os resultados nos últimos dois meses, pode ser visto como candidato aos postos cimeiros. António Carvalho permanece na equipa e completa o tridente que faz da Efapel uma das equipas mais temíveis do pelotão. O diretor desportivo, Rúben Pereira, apostou na experiência para disputar a Volta, deixando de fora os sub-23 do plantel.

 

Israel Cycling Academy


Equipa continental de desenvolvimento com forte componente de juventude. Alastair Mackellar já sabe o que é ganhar em Portugal, pois impôs-se com autoridade na segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, um sprint restrito depois de o pelotão ter completado quatro voltas ao exigente circuito torriense. O britânico Mason Hollyman, com um percurso consistente no circuito sub-23, é um dos candidatos às primeiras posições na geral da juventude.

 

Tavfer-Measindot-Mortágua


No ponto alto de uma época que tem sido de afirmação, com resultados importantes e vitórias, a formação mortaguense chega à Volta a Portugal com ambição de protagonismo. Iúri Leitão será uma seta apontada nas chegadas que terminem em pelotão compacto, lamentando, certamente, que não se prevejam muitos dias com essa tipologia. Joaquim Silva e Tiago Antunes têm vindo a mostrar-se ao longo da temporada, sendo, por direito próprio, candidatos ao top 10. O desaparecimento do mentor do projeto, Pedro Silva, foi um choque, mas também será um motivo para a equipa se superar, de modo a homenagear quem tanto deu à modalidade.

 

Louletano-Loulé Concelho


A equipa algarvia é uma entente de nações diferentes, com forte pendor da América Latina. O argentino Tomás Contte, sprinter que passa a média montanha, já brilhou em 2021, impondo-se no GP ABIMOTA. O colombiano César Nicolás Paredes e o venezuelano Roniel Campos, com currículo nas corridas mais duras da América Latina, querem provar em solo Europeu que também são competitivos no ciclismo do velho continente.

 

Antarte-Feirense


O espanhol Vicente García de Mateos, apagado nas edições de 2019 e 2020 da Volta a Portugal, é a maior esperança da equipa para a classificação geral. Para isso, terá de recuperar a forma de 2018, quando terminou a corrida subindo ao pódio como terceiro classificado. Rafael Silva e Gonçalo Amado, já com vitórias em 2021, serão outras das figuras da Antarte-Feirense, uma equipa da qual se espera também a presença nas fugas e a batalha pela classificação da montanha.

 

Kelly-Simoldes-UDO


Henrique Casimiro e César Fonte são os pilares da experiência num coletivo em que a juventude é rainha. Luís Gomes, vencedor de uma etapa e da classificação por pontos em 2020, é outro nome em foco, fazendo a ponte entre os mais jovens e os mais “calejados” do plantel. Pedro Miguel Lopes deverá ser a aposta da equipa para tentar a camisola da juventude.

 

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João Benta e Luís Fernandes têm estado na discussão dos primeiros lugares nos últimos anos e o percurso deste ano, muito montanhoso, favorece a ambição de ambos. A experiência do eterno irreverente Tiago Machado será um dos pilares dos boavisteiros, sempre candidatos à classificação da montanha, que ganharam em 2019, com Luís Gomes, e em 2020, com Hugo Nunes. Afonso Silva quererá afirmar-se como corredor completo, tendo, certamente, a classificação da juventude em ponto de mira.

 

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A ausência de Sérgio Paulinho deixa a equipa órfã de experiência e completamente entregue à irreverência da juventude. Ninguém ficará admirado se vir os corredores da equipa de Paio Pires a animar as fugas. Também não é segredo que os comandados de Hernâni Broco vão bater-se pelas primeiras posições na classificação dos mais jovens.

 

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Os algarvios funcionarão como enclave galego na Volta a Portugal, apostando na veterana dupla formada por Gustavo César Veloso e Alejandro Marque, dois corredores que já sabem o que é ganhar esta corrida, tendo Gustavo sido o segundo classificado em 2020. Toda a equipa está construída em prol deste objetivo de luta pela geral, com Vidal Fitas a abdicar do sprinter César Martingil e dos mais jovens do plantel.

 

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A equipa que representa a marca de bicicletas que também equipa a W52-FC Porto é uma incógnita para esta Volta a Portugal, primeira corrida UCI da temporada para a estrutura britânica.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

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