É já amanhã, 4 de agosto, que chega a tão importante 82.ª edição da Volta a Portugal, que vai percorrer as estradas nacionais até dia 15, onde a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL garante espetáculo e muita luta pela vitória. É Lisboa que vai dar as boas-vindas ao pelotão, este ano com a participação da Movistar Team, do escalão World Tour, para após 1568,6 km a Avenida da Europa, em Viseu, receber o contrarrelógio individual que vai fechar 11 dias de competição e coroar o novo vencedor.
O diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira, convocou António Carvalho, Frederico Figueiredo, Javier Moreno, André Cardoso, Mauricio Moreira, Rafael Reis e Luís Mendonça para o desafio da época. São estes sete corredores que vão disputar a competição mais aguardada do calendário luso.
Amanhã a capital portuguesa recebe o Prólogo com partida e chegada na Praça do Império para 5,4 km de contrarrelógio individual. Na 1.ª Etapa, dia 5, a partida será dada em Torres Vedras para o pelotão viajar até Setúbal ao longo de 175,8 km, com a meta na Avenida Luísa Todi. A 2.ª Etapa parte de Ponte de Sor e conta três Prémios de Montanha de 3.ª categoria. Serão 162,1 km até ao empedrado da Avenida Nuno Álvares, no centro da capital da Beira Baixa, Castelo Branco. Dia 7 de agosto surge a 3.ª Etapa, com um percurso de 170,3 km entre a Sertã e a Covilhã terminando o dia na Torre, onde está a meta, coincidente com o Prémio de Montanha de Categoria Especial.
Com a 4.ª Etapa chegam 181,6 km, a partida será em Belmonte até à meta, na Guarda e dia 9 de agosto é dia de descanso, para no dia seguinte estar tudo a postos para a 5.ª Etapa. A partida será dada em Águeda, “Capital da Bicicleta” e a sede da EFAPEL, onde serão percorridos 171,3 km até Santo Tirso. Dia 11 de agosto chega a 6.ª Etapa, um dia inteiramente minhoto, com partida de Viana do Castelo e chegada a Fafe, ao longo de 182,4 km.
A tirada mais longa desta edição, a 7.ª Etapa, vai começar em Felgueiras na quinta-feira, 12 de agosto. Serão 193,2 km até cruzar a meta em Bragança, a mesma cidade de onde parte a caravana no dia seguinte, sexta-feira, 13 de agosto, que recebe a 8.ª Etapa, uma jornada de 160,7 km. A chegada será em Montalegre.
No 10.º dia de prova, quase a chegar ao fim, a partida da 9.ª Etapa acontece em Boticas, para uma viagem de 145,5 km até Mondim de Basto. Há dois Prémios de Montanha de 1.ª categoria, o último na tão carismática subida à Senhora da Graça.
É na cidade de Viriato que se decide a Volta, domingo, dia 15 de agosto. A Avenida da Europa, em Viseu, acolhe o grande final da 82.ª Volta a Portugal com um contrarrelógio individual de 20,3 km.
“Chegámos ao momento mais alto da época, que é a Volta a Portugal e trabalhámos arduamente ao longo de todo o ano até cá chegarmos. É uma prova magnífica pela sua história, carisma e mediatismo, queremos desfrutar ao máximo desta Volta a Portugal e que seja uma ótima competição”, disse Rúben Pereira.
Hoje teve lugar na RTP 1 a apresentação oficial das 19 equipas em prova, a partir das 14H00, em direto no programa “Há Volta”. A EFAPEL entrou em cena às 16H16, sendo a 10.ª equipa a subir ao palco.
Etapas da 82.ª Volta a Portugal em Bicicleta:
PRÓLOGO | Dia 4 de agosto, quarta-feira: Lisboa – Lisboa» 5,4 km
1.ª ETAPA | Dia 5 de agosto, quinta-feira: Torres Veras – Setúbal» 175,8 km
2.ª ETAPA | Dia 6 de agosto, sexta-feira: Ponte de Sor – Castelo Branco» 162,1 km
3.ª ETAPA | Dia 7 de agosto, sábado: Sertã – Covilhã (Torre)» 170,3 km
4.ª ETAPA | Dia 8 de agosto, domingo: Belmonte – Guarda» 181,6 km
DIA DE DESCANSO | Dia 9 de agosto, segunda-feira
5.ª ETAPA | Dia 10 de agosto, terça-feira: Águeda – Santo Tirso (Nossa Senhora da Assunção)» 171,3 km
6.ª ETAPA | Dia 11 de agosto, quarta-feira: Viana do Castelo – Fafe» 182,4 km
7.ª ETAPA | Dia 12 de agosto, quinta-feira: Felgueiras – Bragança» 193,2 km
8.ª ETAPA | Dia 13 de agosto, sexta-feira: Bragança – Montalegre (Serra do Larouco)» 160,7 km
9.ª ETAPA | Dia 14 de agosto, sábado: Boticas – Mondim de Basto (Senhora da Graça)» 145,5 km
10.ª ETAPA | Dia 15 de agosto, domingo || Contrarrelógio Individual: Viseu – Viseu» 20,3 km
Fonte: Efapel
Sem comentários:
Enviar um comentário