sábado, 30 de janeiro de 2021

“Burgos BH prepara-se em Almuñecar”


Por: Alberto García Crespo.

A equipa de ciclismo da Burgos BH, que compete na categoria Continental Professional, escolheu novamente a Almuñecar para sua concentração na pré-temporada graças às condições climáticas ideais e ao terreno para treino de qualidade, de olho nas melhores competições internacionais.

De segunda-feira, dia 25, até a terça-feira, 2 de fevereiro, quase toda a equipa do Burgos BH está concentrada no Hotel Helios Costa Tropical, em Almuñecar. Será um trabalho duro terminar de estabelecer as bases para um ano difícil. Se em 2020 a pandemia marcou toda a temporada, o início de 2021 também é afetado pelo vírus, com o cancelamento de grande parte do calendário em fevereiro.

Portanto, sob um protocolo sanitário rigoroso, todos os componentes da bolha se esforçarão para programar treinos e moldar picos, aproveitando para dar voz aos diferentes patrocinadores, que mostrarão o material mais recente para este ano. A equipa técnica realizará palestras sobre nutrição, comunicação social e treino. Por sua vez, a equipa médica reverá a condição clínica dos corredores para garantir a sua boa saúde durante a temporada.

Aproveitando a presença da equipa, e no âmbito da campanha realizada pela Prefeitura de Almuñecar por convite da Direção de Turismo, os ciclistas visitaram nesta terça-feira o palácio da Najarra, onde puderam conhecer em primeira mão o plano desenvolvido da cidade para promover o turismo ciclístico, com o apoio incondicional do Hotel Helios Costa Tropical. Por sua vez, a equipa promoveu a Província de Burgos, Origem e Destino, como um lugar cheio de cultura e história, também um destino ciclístico. Mais uma vez, o desporto tem servido como um elo para impulsionar o turismo nacional.

Com um calendário com mais de 150 dias de competição, a Burgos BH tem sido patrocinado pelo Hotel Helios Costa Tropical por várias temporadas. Um lugar onde os ciclistas podem desfrutar das condições necessárias para a sua concentração de pré-temporada.

Fonte: La Guia Del Ciclismo

“É inaceitável as ameaças a Groenewegen”


Por: José Morais

Foto: Getty Images Sport

O presidente da associação de ciclistas da CPA Gianni Bugno aponta o dedo às barreiras de proteção, as mesmas são perigosas, e determinaram a gravidade da queda com graves lesões faciais Fabio Jakobsen, tudo isto no seguimento das graves ameaças de morte feitas a Dylan Groenewegen no Tour da Polónia, afirmando que as mesmas são indignas, inadmissíveis e indecentes.

Proteção policial, imensas cartas de ódio, e muitas ameaças de morte, foi o que recebeu Groenewegen, até uma encomenda que lhe foi entregue em casa, a qual continha um laço para ele e sua mulher, onde era referido que deveriam enforcar seu filho recém-nascido, palavras do velocista da Jumbo-Visma.

Tudo isto vem na sequência da queda que Groenewegen provocou em alta velocidade em Katowice, quando se desviou da sua linha de chegada, deu origem a ser suspenso pela UCI durante nove meses,

A CPA e Gianni Bugno têm-se debatido na luta para melhor a segurança nas provas com novas regras, para a colocação de barreiras nas estradas e áreas de chegada, as quais deveria ser introduzida durante a época de 2021.

Este é um assunto muito melindroso, Bugno afirma que leu as cartas de ameaças enviadas a Dylan depois do incidente do Tour da Polónia, li muitas notícias na imprensa que tinha sido colocado sobre proteção, e temeu pelo pior tanto para ele como para a sua família, dizia num comunicada da CPA Bugno, sei que o que aconteceu foi inadmissível, indigno e indecente, atos e palavras destas possuem peso, e as que foram dirigidas a Dylan era inaceitáveis, e Bugno foi ainda mais longe, ao pedir que a organização da prova tivessem também sanções, é certo de que Dylan cometeu um erro grave na corrida, mas pagou caro pelo mesmo, e foi ele o único que pagou pelo que aconteceu em Katowice na chegada.

A associação de ciclistas da CPA já por diversas vezes solicitou à UCI sanções para as organizações que demonstrem deficiências, mas até hoje apenas Groenewegen foi o único a receber a desqualificação, os ciclistas Philippe Gilbert e Matteo Trentin tem sido os representantes dos ciclistas numa série reuniões como o Comité de Gestão da UCI, onde são esperadas a provação de uma série de novas medidas, as quais inicialmente serão aplicadas no World Tour, e é hora de passar das palavras às ações, afirma Bugno.

Gianni Bugno referia que o primeiro ponto da lista de pedidos, esperando que seja implementado brevemente, são as barreiras, as quais terão de serem homologadas e certificadas, as quais devem de constituir proteção para os ciclistas quando na parte mais quente da competição e onde podem ocorrer erros, como aconteceu com Dylan em agosto de 2020 infelizmente.

Será importante e dever de se fazer todo o possível garantir a máxima segurança nas provas, e em especiais dos ciclistas, e existe o dever de evitar as dores físicas e morais, que Fábi, Dylan, e outros ciclistas, sejam em provas profissionais femininas ou masculinos, ou outras provas de escalos menores.

De salientar a atitude do diretor da equipa da Deceuninck-QuickStep de Jakobsen, Patrick Lefevere, o qual de imediato ameaçou Groenewegen com uma ação penal, e ainda a manifestação de muitos ciclistas, que acham que Dylan quando regressar às provas não irá ser bem recebido.  

Polémicas à parte, Bugno afirmava que esperava que esta polémica possa pertencer ao passado, e que após a sentença de Dylan após cumprida, o mesmo possa ser recebido bem no pelotão internacional com amizade e compreensão.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com