domingo, 21 de maio de 2023

“Demi Vollering vence Vuelta a Burgos”


A holandesa 'vinga' a derrota na Volta a Espanha com uma exibição no tradicional final da ronda de Burgos

 

Fotos: Getty

Demi Vollering é a estrela do ciclismo feminino em 2023. A holandesa da SD Worx compensou a derrota em La Vuelta Feminina, depois daquela dramática subida final aos lagos de Covadonga, com um recital na Volta a Burgos. No lugar onde a corrida é sempre ganha no território de Castela e Leão, a mítica Lagunas del Neila. Com um golpe na mesa que valeu a sua décima segunda vitória da temporada depois de passar como um ciclone por lugares tão variados como o País Basco, as Ardenas ou Burgos.


Depois do seu domínio implacável na Itzulia após a derrota nas Astúrias, Vollering fechou Burgos de forma diferente. Ela ficou sem equipamento faltando nove quilómetros e estabeleceu um ritmo que descartou mais de quinze corredoras. Na ausência de oito, havia apenas Van Anrooij à frente, e aos sete a história acabou. Vitória por esmagamento.

"É um porto muito difícil, adoro", confessou a holandesa após a vitória. Ela é a corredora do mundo com mais recursos para vencer em 2023... E seus resultados são a prova. Claro, deve dar o plus em corridas por etapas. Van Vleuten, seu grande rival, leva essa luta com seus movimentos de mais inteligência do que força. "É fantástico e ajuda-me a chegar bem ao Tour", diz Vollering.


Em Burgos, o seu domínio foi total, terminando com mais de dois minutos sobre Van Anrooij e Moolman, que fecharam o pódio. No total, o percurso no ciclismo de Vollering não oferece dúvidas. Só em quatro dias não entrou no top-10, dois deles na própria Volta a Burgos que a sua equipa dominou com muitos triunfos.

Globalmente, o SD Worx apresenta um tremendo recorde de serviço. O triunfo de Neila e o general são a 10ª e a 11ª consecutivas dele. Ninguém, exceto Van Vleuten em LaVuelta, pode com o domínio de Vollering e seu.

Fonte: Marca

“As diferenças entre os líderes depois da segunda semana do Giro”


Por: José Morais

Após o términos da segunda semana do Giro, terminou com uma semana monótona, sem qualquer ataque, e quem luta pela camisola ficou numa margem estreita, o que vai deixando a prova em aberto, com uma expetativa de que na terceira e última semana possa ser o oposto, do que se viu nas duas primeiras semanas.

Na lista abaixo ficam as diferenças entre os líderes, onde se incluem também alguns gregários de luxo, e de segundo plano, aqueles que se não tiverem nenhum percalço, podem ter a hipótese de terminarem no top dez da geral, e merecem uma menção.

 

Depois da 10ª etapa os favoritos ficavam assim:

 

1º Geraint Thomas da INEOS Granadeiros

2º Primoz Roglic da Jumbo-Visma a 2 seg.

3º João Almeida da UAE Team Emirates a 22 seg.

4º Andreas Leknessund da Team DSM a 42 seg.

5º Damiano Caruso da Bahrein-Victorious a 1'28 seg.

6º Lennard Kämna da BORA-hansgrohe a 1'52 seg.

7º Eddie Dunbar da Team Jayco AlUla a 2'32" seg.

8º Thymen Arensman da INEOS Grenadiers a 2'47 seg.

9º Thibaut Pinot da Groupama-FDJ a 3'15 seg.

10º Hugh Carthy da EF-Education EasyPost a 3'18 seg.

“Maria Martins acaba Antwerp Port Epic em 5.º”


Ciclista portuguesa em bom plano na vitória da belga Marthe Truyen

 

Por: Lusa

A ciclista portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi este domingo quinta classificada na Antwerp Port Epic, em Antuérpia, Bélgica, em que se impôs uma colega de equipa, a belga Marthe Truyen.

Martins, de 23 anos, foi a primeira atrás do grupo de quatro ciclistas que discutiu a vitória do dia, chegando a 33 segundos, com Truyen a impor-se ante a alemã Franziska Koch (DSM), segunda, e a francesa Audrey Cordon-Ragot (Human Powered Health), terceira.

A portuguesa inscreve o nome no top 5 da primeira edição desta prova para o pelotão feminino, com as habituais secções menos comuns na estrada e mais próximas do ciclocrosse.

A Alpecin-Deceuninck limpou o pódio da prova masculina, com três belgas: Dries de Bondt venceu, impondo-se ao cabo de 182,1 quilómetros e 4:12.44 horas, aos colegas Timo Kielich, segundo, e Quinten Hermans, terceiro, ambos a 16 segundos.

Fonte: Record on-line

“ABTF Betão-Feirense Santi Mesa de amarelo em Águeda”


ABTF Betão-Feirense com missão cumprida no Grande Prémio Anicolor

 

 Fotos: João Fonseca

A ABTF Betão-Feirense apresentou-se na 7ª edição do Grande Prémio Anicolor com um forte objectivo: vencer a primeira chegada ao sprint com o seu homem mais forte em velocidade, Santi Mesa. O colombiano não falhou à chamada, correspondeu ao trabalho realizado pelos companheiros ao longo da jornada e triunfou em Águeda, subindo ao pódio para envergar a camisola amarela de líder da classificação geral.

Neste primeiro dia, onde foram pedalados 166,1 quilómetros a uma velocidade média de 46,018 km/h, a equipa esteve bastante activa na frente do pelotão vigiando a fuga, que teve o seu fim à falta de 30 quilómetros para a meta. Culminando o trabalho perfeito dos companheiros, Mesa triunfou num sprint bastante renhido e superando em cima do risco o venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).

Partindo na liderança da prova para a segunda e derradeira etapa, a ABTF Betão-Feirense sabia que o percurso montanhoso de 145,7 quilómetros, com quatro prémios de montanha de 3ª categoria, não se adaptava às características do camisola amarela e, desta forma, colocou desde cedo um corredor na fuga do dia. Pedro Andrade somou-se aos 11 ciclistas que tomaram a frente de corrida, mas a fuga não funcionou na perfeição e os ataques sucederam-se à passagem pela segunda dificuldade montanhosa, ficando apenas dois corredores na frente e com uma margem de menos de um minuto para o pelotão. À falta de 15 quilómetros para o final, com a fuga anulada, Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) isolou-se na frente e conseguiu triunfar com 19 segundos de vantagem para o grupo perseguidor, onde chegou Ivo Pinheiro no 8º lugar, fechando em 9º na classificação geral.


O campeão nacional sub-23 Afonso Eulálio realizou a etapa inaugural em prol da equipa e no segundo dia pedalou apenas alguns quilómetros da jornada, com vista a encarar a competição que irá realizar com a Selecção Nacional entre 24 e 28 de Maio, o GP das Nações, prova que decorre em três países, Hungria, Eslováquia e Polónia, e que é pontuável para a Taça das Nações.

Declarações do director-desportivo Joaquim Andrade: “Vínhamos com o objecto claro de conseguir a vitória na primeira etapa e conseguimos com Santiago Mesa. Serviu como um prémio que a equipa lhe quis dar, porque ele já poderia ter três a quatro vitórias em etapas e, por algum motivo, acabou sempre por ser afastado dessa possibilidade de vitória em algumas chegadas ao sprint. Na segunda etapa tivemos um dia diferente, um dia em que demos alguma liberdade

aos nossos corredores para poderem estar entre os melhores. O Ivo Pinheiro aproveitou essa oportunidade, esteve na frente e entre os primeiros uma vez mais. Agora vamos desfrutar da vitória do primeiro dia e pensar na próxima competição, que é o GP Beiras e Serra da Estrela.”

 

Classificação 1ª Etapa:

 

1º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) 3h36m34s [46,018 km/h]

2º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) mt

3º Luis Carlos Chía (CCL/Matdiver) mt

...

25º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) mt

36º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) mt

45º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) mt

58º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) 3m45s

71º Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) 13m13s

72º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) mt


 

Classificação 2ª Etapa:

 

1º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) 3h48m05s [38,328 km/h]

2º Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) a 19s

3º Luís Gomes (Kelly/Simoldes/Udo) mt

8º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) mt

35º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 7m08s

36º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) mt

42º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 12m57s

69º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 26m58s

DNF Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense)

DNF Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense)

 

Classificação Geral:

 

1º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) 7h24m39s [42,074 km/h]

2º Rafael Silva (Efapel Cycling) a 19s

3º Luís Gomes (Kelly/Simoldes/Udo) mt

9º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) mt

28º António Carvalho (ABTF Betão-Feirense) a 7m08s

39º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) a 12m57s

50º Francisco Pereira (ABTF Betão-Feirense) a 20m19s

58º Santi Mesa (ABTF Betão-Feirense) a 26m58s

 

Geral Metas Volantes:

 

1º André Ramalho (Credibom/LA Alumínios/MarcosCar) 10

6º Pedro Andrade (ABTF Betão-Feirense) 3

 

Geral Equipas:

 

1ª Glassdrive/Q8/Anicolor 22h14m35s

6ª ABTF Betão-Feirense a 13m57s

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Seleção Nacional/Jovens portugueses cumprem objetivos em França”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional competiu, durante este fim de semana, em duas provas internacionais realizadas em França. Manuel Marques foi o melhor elemento nacional no Troféu Centre Morbihan, corrida da Taça das Nações de Juniores de estrada. Rita Xufre destacou-se entre a armada nacional que correu na Taça de França de BMX, uma competição também pontuável para o ranking UCI.

Hoje foi dia de jornada dupla no Troféu Centre Morbihan. De manhã correu-se um contrarrelógio de 7 quilómetros, entre Réguiny e Évellys, que viria a ser determinante para a classificação final.

O mais rápido na etapa matutina foi o belga Sente Sentjens, com 8m29s. Uma marca que, beneficiando da ausência de limitação de andamentos, bateu os registos estabelecidos no passado por ciclistas como Søren Wærenskjold (8m30s), Remco Evenepoel e Andreas Leknessund (8m31s) e Joshua Tarling (8m32s).

Foi no contrarrelógio que Bem Wiggins, filho do vencedor do Tour e campeão olímpico Bradley Wiggins, assumiu o comando da classificação geral, que não largaria até final da competição. Foi também na etapa desta manhã que Manuel Marques se assumiu como melhor elemento da Seleção Nacional.


A terceira etapa, na tarde deste domingo, ligou Lizio a Locminé, num itinerário ondulado de 115,6 quilómetros, que se prestou a múltiplos ataques. Os portugueses estiveram envolvidos em algumas movimentações, nomeadamente Tiago Santos, que chegou a ganhar algum destaque, já no último terço da viagem.

O italiano Andrea Bessega foi o melhor, conseguindo chegar isolado à meta. Nada que lhe permitisse desalojar Bem Wiggins do topo da classificação geral.

Entre os portugueses, Manuel Marques foi o melhor na geral final, no 37.º posto, a 1m32s do Wiggins júnior. José Moreira foi 40.º, a 1m35s, Tiago Santos terminou em 41.º, a 1m38s, e Daniel Moreira fechou as contas portuguesas, no 45.º posto, a 1m46s. Tiago Caetanita Silva não terminou a competição.

“A equipa fez tudo o que se pediu. Nas etapas em linha estivemos bem, sempre atentos, procurando ser competitivos sobretudo nas subidas. No plano, sem limitação de andamentos e perante adversários com outra envergadura física, não podemos, para já, pedir mais do que boa colocação, tentando seguir os melhores”, explica o selecionador que acompanhou os corredores em prova.

Na região de Limoges, a Seleção Nacional de BMX viveu uma das primeiras experiências internacionais dos jovens corredores convocados por Alexandre Almeida. Rita Xufre, júnior de primeiro ano, foi quem conseguiu o melhor desempenho, chegando aos quartos-de-final e terminando na 19.ª posição.

Ainda no setor feminino, mas em cadetes, Leonor Carvalho foi 31.ª classificada. Nos rapazes, Bernardo Rocha conseguiu a 62.ª posição em juniores e Leonardo Carmo foi 66.º em cadetes.

“Foi uma experiência muito importante para estes jovens corredores. Correr em França significa defrontar finalistas de Mundiais e de Europeus. Perante a competitividade que encontrámos, saio satisfeito com a aprendizagem e convicto que é com mais oportunidades deste nível que conseguiremos evoluir”, entende o selecionador nacional de BMX, Alexandre Almeida.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Giro: Brandon McNulty vence 15.ª etapa e Bruno Armirail segura camisola rosa”


Por: SIF // AMG

O ciclista norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) venceu hoje a 15.ª etapa da Volta a Itália, ao integrar a fuga do dia, com o francês Bruno Armirail (Groupama-FDJ) a segurar a liderança da classificação geral individual.

McNulty, de 25 anos, cumpriu os 195 quilómetros entre Seregno e Bérgamo em 5:13.39 horas, impondo-se aos companheiros da fuga num sprint a três que deixou o irlandês Ben Healy (EF Education-Easy Post) em segundo e o italiano Marco Frigo (Israel-Premier Tech) em terceiro.

Na geral, Armirail segurou a liderança, embora tenha visto a diferença para os perseguidores encurtada, e tem agora 1.08 minutos de vantagem sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS), segundo, 1.10 sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), terceiro, e 1.30 sobre o português João Almeida (UAE Emirates), quarto e líder da juventude.

Na segunda-feira, o pelotão goza o último dia de descanso até ao final, no próximo domingo em Roma.

Fonte: Lusa

“Luís Mendonça conquista GP Anicolor”


Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Aniclor) ganhou hoje a segunda etapa do Grande Prémio Anicolor, 145,7 quilómetros entre Oliveira do Bairro e Águeda, aproveitando o triunfo em solitário para sagrar-se vencedor da classificação geral da corrida.

O pelotão levou a corrida controlada até ao primeiro prémio de montanha do dia, mas com 50 quilómetros percorridos já se adiantava um grupo de doze unidades. Foi deste grupo que saltaram Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e José Luis Faura (Electro Hiper Europa).

Foi esta dupla que entrou em fuga no sobe e desce da fase decisiva da etapa, obrigando o pelotão a trabalho acrescido. O trabalho da Efapel Cycling fez o pelotão perder unidades e levou à captura dos escapados, na última subida pontuável para a classificação da montanha.

Luís Mendonça passou à frente na última subida e não parou até à linha de meta, onde chegou ao fim de 3h48m05s de corrida. O grupo perseguidor, com 14 corredores, chegou 19 segundos depois, com Xavier Cañelas (Electro Hiper Europa) no segundo posto e Luís Gomes na terceira posição.


"Às vezes as diferenças fazem-se mais a descer do que a subir. Vim reconhecer o percurso na semana passada e percebi que estava ali uma bela descida. Atirei-me descida abaixo, conseguindo cavar um fosso que deu para chegar, embora tivesse algum medo que se juntasse um grupo que me apanhasse. Foi incrível vencer neste prémio que é de um dos nossos patrocinadores", reagiu Luís Mendonça após a vitória.

Ao fim de dois dias de corrida, Luís Mendonça ficou com a camisola amarela. O segundo classificado foi Rafael Silva (Efapel Cycling), a 19 segundos, o mesmo atraso registado pelo terceiro, Luís Gomes.

José Luis Faura foi consagrado rei dos trepadores, André Ramalho (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) ganhou a geral das metas volantes, Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor jovem e o veterano Javier Moreno (Fonte Nova/Felgueiras) impôs-se na geral dos corredores das equipas de clube. A classificação coletiva foi vencida pela Glassdrive-Q8-Anicolor.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Campeonato Nacional de DHI presented by Shimano em Padela”


Irmãos Bandeira descem para o trono na Padela

 

Por: José Carlos Gomes

Os irmãos Gonçalo e Margarida Bandeira sagraram-se hoje campeões nacionais de Downhill (DHI), vencendo as corridas de elite na descida da Padela, Viana do Castelo.

A edição de 2023 do Campeonato Nacional de DHI presented by Shimano foi a quarta consecutiva com triunfo de Gonçalo Bandeira. O lousanense foi o mais forte durante toda a jornada. Deixou a concorrência em alerta com o melhor tempo na qualificação e confirmou os pergaminhos na final.

Gonçalo Bandeira parou o cronómetro em 2’14’’449. José Borges (Clube BTT Matosinhos) ficou com o segundo lugar, gastando mais 1,049 segundos, seguindo-se Vasco Bica, a 1,889 segundos do vencedor.

A família Bandeira também deu cartas no setor feminino. Margarida Bandeira (Wildboys/Ridding Addiction) foi a mais veloz, com 3’13’’147, o que lhe permitiu recuperar o título que lhe escapara no ano passado. A segunda classificada foi Joana Nunes (Sporting Clube da Travancinha/Seia), a 27,343 segundos. Raquel Ferreira, colega de equipa da vencedora, fechou o pódio, a 34,274 segundos da campeã.


Nos mais jovens impuseram-se o júnior Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira), os cadetes Tiago Patrocínio e Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde), o juvenil Afonso Soares (Bike Zone) e o infantil Rodrigo Cunha.

Já entre os veteranos sobressaíram o master 30 Daniel Pombo (Wildboys/Riding Addiction), o master 40 Jorge Afonseca (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), o master 50 Rui Cruz (MCF/XDream/Município de S. Brás), o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e a master feminina Sofia Pinto (Casa do Povo de Abrunheira).

A Casa do Povo de Abrunheira venceu por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo em Águeda”


Vencedores autoritários em Águeda

 

Por: José Carlos Gomes

A terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo disputou-se, neste sábado, em Águeda, juntando 19 participantes.

A nota mais marcante na prova que integrou o programa do Grande Prémio Anicolor foi o domínio dos paraciclistas vencedores, uma vez que todos eles chegaram ao triunfo com grande vantagem sobre os adversários mais diretos.

Nas corridas de classe C, os vencedores foram Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), em C2, Paulo Barreto (Matos-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), em C3, Cláudio Carvalho, em C4, e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo), em C5. Todos eles são também comandantes da geral da Taça, embora Cláudio Carvalho esteja em igualdade pontual com João Monteiro (Paredes/Fortunna) e Ângelo Correira, ausentes em Águeda.

Entre os corredores que competem com “handbikes” destacaram-se Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva), em H2, Rúben Garcia (Clube K), em H3, Flávio Pacheco, em H4, e Luís Costa, em H5. Os vencedores em Águeda estão também no topo da geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa nas respetivas classes.

Chegando à corrida deste sábado destacado na dianteira da geral na classe D, André Soares (Academia Efapel de Ciclismo) reafirmou a superioridade e somou novo triunfo.

As próximas corridas do calendário português de paraciclismo serão os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio, dia 23 de junho, e de fundo, dois dias depois. As provas, tal como em 2022, irão decorrer em Mogadouro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com