quinta-feira, 9 de junho de 2022

“Wout van Aert vence quinta etapa e reforça liderança do Critério Dauphiné”


Ivo Oliveira, da UAE Emirates, foi 104.º colocado

 

Por: Lusa

Foto: Twitter/Critério Dauphiné

O ciclista belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu esta quinta-feira ao sprint a quinta etapa do Critério Dauphiné, reforçando a sua liderança na competição francesa que decorre até domingo.

Os 162,3 quilómetros entre Thizy-les-Bourgs e Chaintré foram cumpridos pelo campeão belga, de 27 anos, que vinha de dois segundos lugares em etapas, em 3:38.35 horas, batendo o compatriota Jordi Meeus (Bora-hansgrohe) e o britânico Ethan Hayter (INEOS).

Ajudado pela bonificação de 10 segundos, Wout van Aert, que já tinha ganho a primeira tirada, comanda agora com 1.03 minutos de avanço para o italiano Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl), enquanto o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), um dos principais candidatos ao triunfo final, completa o pódio, a 1.06.

Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 21.º, com o mesmo tempo, e subiu um lugar, precisamente para 21.º, a 2.49 do líder.

Já Ivo Oliveira (UAE Emirates) acabou em 104.º, a 2.43 minutos, e galgou quatro posições, para 111.º, a 21.21.

Na sexta-feira os ciclistas vão cumprir 196,4 quilómetros entre Rives e Gap, destacando-se duas contagens de montanha de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Ciclista russo Ilun Zakarin vai retirar-se "com efeitos imediatos"


Na sequência da expulsão da equipa Gazprom de todas as competições

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista russo Ilnur Zakarin, terceiro classificado na Volta a Espanha em 2017, anunciou esta quinta-feira o fim da carreira com "efeitos imediatos", devido à expulsão da equipa Gazprom de todas as competições após a invasão da Ucrânia.

Zakarin tinha planeado retirar-se no final da presente temporada, mas a sanção imposta à russa Gazprom, equipa a que chegou em 2021, levou o ciclista a antecipar a decisão de se retirar.

Anúncio oficialmente o fim da minha carreira desportiva. “Estou pronto para seguir em frente, esta será uma nova etapa e um novo começo. Estou a começar uma nova etapa na minha vida, ligada ao desporto", referiu nas suas redes sociais.

O ciclista russo salientou a aposta que vai fazer na Inex Club, equipa que formou para os "amantes do ciclismo", garantindo que vai "dar o máximo".

Na sua carreira, Zakarin terminou a Vuelta'2017 no terceiro lugar, atrás do britânico Chris Froome e do italiano Vincenzo Nibali, e venceu duas etapas na Volta a Itália, além de uma etapa na Volta a França. Conquistou a Volta à Romandia em 2015 e Volta ao Azerbaijão em 2014, tendo representado Katusha, RusVelo, CCC e Gazprom.

Fonte: Record on-line

“Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal”


Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho e integrado no programa comemorativo do centenário do Vitória Sport Clube.

A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.

As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas no website da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).

A 12ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". A iniciativa integra este ano o programa oficial das comemorações do centenário do Vitória Sport Clube.

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 15 kms.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, UNA - Seguros, SEG 3 - Mediação de Seguros, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Associação Vimaranense de Hotelaria, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Museu Duas Rodas, em Anadia, com sete mil visitantes no primeiro ano de atividade”


Foto: Museu Duas Rodas

Com um percurso circular, na primeira metade do Museu Duas Rodas é contada a história das bicicletas, enquanto a segunda metade é dedicada às motorizadas, sempre com foco especial no concelho de Anadia e na região da Bairrada.

O Museu Duas Rodas, no concelho de Anadia, contou com cerca de sete mil visitantes no primeiro ano de atividade, um número para duplicar com o fim das limitações causadas pela pandemia.

“Apesar das limitações da pandemia, que obrigaram a que as visitas fossem com grupos mais reduzidos, cerca de sete mil pessoas visitaram o Museu Duas Rodas. No segundo ano de atividade, contamos ter o dobro dos visitantes, pois já temos inúmeras solicitações”, apontou o responsável dos serviços de Museu e Património do Município de Anadia.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Dias sublinhou que o público tem chegado de todos os pontos do país, mas também por causa das imensas competições internacionais que decorrem no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos (Velódromo), onde o museu está instalado.

São dezenas de peças expostas, quase todas elas cedidas no âmbito de "inúmeras parcerias com particulares", que “têm verdadeiros museus em casa”.

“Temos peças de pessoas ligadas à produção, dos próprios inventores e donos de armazéns, atletas de competição, em especial do Sangalhos Desporto Clube, uma referência na história do ciclismo em Portugal. Dominava na década de 50 [do século XX], em que venceu três Voltas a Portugal, com Alves Barbosa; e na década seguinte uma volta com Joaquim Andrade”, informou.

O percurso começa com apontamentos gráficos da origem da bicicleta, contando com exemplares desde o terceiro quartel do século XIX até à atualidade.

Os modelos do início do ciclismo de competição, em finais do século XIX, bem como o “mural das ferrugentas”, onde estão patentes inúmeras bicicletas de marcas de empresas da região, estão entre os atrativos.

Aqui encontram-se ainda registados momentos históricos de alguns ciclistas de competição da região, “verdadeiros tesouros”, como é o caso das camisolas com que Joaquim Agostinho venceu a Volta a Portugal em 1970, 1971 e 1972, para além do troféu oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo, onde todos os anos é gravado o nome do vencedor desta prova, desde 1927.

De acordo com o responsável do Museu, são dezenas de peças expostas num espaço que, apesar de “gigantesco”, não serve “apenas para acumular”.

“Há uma rotatividade constante do acervo. Desde que foi inaugurado, em 22 de junho de 2021, o museu tem mudado imenso o que tem exposto, fruto das coleções fantásticas que vamos descobrindo através das parcerias”, destacou.

Para além disso, há também “uma grande aposta na componente interativa”, através da disponibilização de arquivos multimédia, simuladores e jogos.

Um dos simuladores permite realizar uma corrida de bicicleta virtual, em família ou com amigos, onde cada pedalada permite partir à descoberta de pontos turísticos do concelho de Anadia.

Já a segunda metade do percurso expositivo do Museu é dedicada às motorizadas, com exemplares de inúmeras marcas produzidas, ao longo de anos, na região.

A Sachs V5, a mais vendida em Portugal; uma desportiva Forvel Concorde, com particularidade de ter zero quilómetros; e uma Casal Carina estão entre os exemplares mais emblemáticos deste núcleo expositivo.

Entre os atrativos estão também o fato, o capacete e as luvas que o piloto Miguel Oliveira usou no Grande Prémio do Algarve.

No mês em que o Museu Duas Rodas completa o seu primeiro ano de portas abertas, “chegará uma novidade”.

“Vamos apresentar mais um protótipo da Sachs, que estava a ser concebido, para entrar em produção, mas coincidiu com a fase de falência da empresa. É uma peça única, não há mais nenhuma no mundo e pela primeira vez vai ser exibida”, concluiu.

As visitas guiadas ao Museu Duas Rodas são gratuitas e têm uma duração aproximada de 50 minutos.

Fonte: Sapo on-line

“Passeio de Cicloturismo Gafetense”


Dia 26 de Junho de 2022

 

O Grupo Cicloturismo Gafetense leva para a estrada no próximo dia 26 de junho, mais um passeio de cicloturismo, o mesmo terá uma extensão de cerca de 60 quilómetros, percorrido pelo concelho do Crato.

A concentração está marcada para a 8 horas em Gáfete, e a saída será dada pelas 9 horas, num passeio que muito promete, com um excelente convívio por terras alentejanas.

Para informações e inscrições as mesmas devem de ser feitas para os telefones: 938 196 807 ou 245 790 159 (Maria Antónia) ou pelo mail: ciclogafetense@hotmail.com .

Marque na sua agenda, participe, um passeio recomendado pela Revista Notícias do Pedal.  

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com