quarta-feira, 3 de outubro de 2018

“TRÊS CICLISTAS AMADORES VÃO PERCORRER ESTRADA NACIONAL 2 A PLANTAR ÁRVORES”

A EN2 é a maior estrada de Portugal e uma das maiores estradas históricas da Europa.

Três ciclistas amadores vão percorrer em cinco dias os mais de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2 (EN2), entre Chaves e Faro, e plantar árvores ao longo do percurso em zonas afetadas pelos incêndios de 2017.

Ao abrigo da iniciativa, denominada "Plantar Portugal em bicicleta", o grupo propõe-se a plantar espécies de árvores nativas ao longo do percurso, que inclui passagens por Castro Daire (distrito de Viseu), Pedrógão Grande (Leiria), Montargil (Portalegre) e Ferreira do Alentejo (Beja).

Em comunicado, o grupo de ciclistas assume querer alertar para a importância da reflorestação nas zonas devastadas pelos incêndios e observar o impacto que os fogos tiveram na paisagem, obtendo "um retrato único das populações e meio ambiente".

O grupo parte de Chaves na quinta-feira rumo a Castro Daire, seguindo depois na sexta-feira para Pedrógão Grande, no sábado para Montargil, no domingo para Ferreira do Alentejo, chegando na segunda-feira a Faro.

Os três ciclistas amadores são Simão Fernandes, formado em engenharia informática, Manuel Garcia, que trabalha como 'motion designer', e Filipe Miranda, cineasta.

A EN2 é a maior estrada de Portugal e uma das maiores estradas históricas da Europa, com uma extensão de 738 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Jóni Brandão regressa à Efapel”

Ciclista volta 'a casa' após dois anos na Sporting-Tavira

Por: Lusa

Jóni Brandão, segundo classificado da Volta a Portugal, vai correr na próxima temporada na Efapel, à qual regressa após dois anos na Sporting-Tavira, anunciou esta quarta-feira a equipa.

O ciclista português, de 28 anos, volta ao conjunto liderado por Américo Silva, no qual tinha estado entre 2013 e 2016, antes de assinar pelos leões.

Em declarações à agência Lusa, o diretor desportivo diz que este regresso de Jóni Brandão está "baseado nas aspirações de vencer a Volta a Portugal".

"O mercado ainda está a mexer. Queremos completar a equipa para ter as melhores condições possíveis para ajudar o líder. É importante ter um líder forte, mas também uma equipa que possa suportar", assumiu.

Em relação à restante equipa para 2019, Américo Silva disse que Sérgio Paulinho, de 38 anos, vai continuar e que "há o intuito de renovar" com Henrique Casimiro, 10.º na Volta a Portugal.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”

BTT internacional regressa aos Açores

Por: José Carlos

A Azores MTB Marathon, pontuável para o circuito World Marathon Series, disputa-se no próximo fim-de-semana, atraindo ao arquipélago alguns dos principais nomes do panorama mundial de BTT. No dia 5 de outubro o pelotão profissional junta-se, pela última vez em 2018, para o Festival de Pista de Tavira.

Ponta Delgada está, pelo quarto ano consecutivo, na rota do circuito internacional de BTT. No domingo corre-se a Azores MTB Marathon, pontuável para o ranking internacional da disciplina. Mas logo na sexta-feira realiza-se o prólogo, um contrarrelógio em BTT, de participação opcional para todos os inscritos na maratona.

O prólogo vai realizar-se na tarde do feriado de 5 de outubro, a partir das 16h30. A maratona arranca às 9h00 de domingo. Entre os inscritos estão corredores da estirpe de Tiago Ferreira, Frans Claes e Hans Becking.

A tradição mantém-se e a época das equipas portuguesas de estrada termina no Festival de Pista de Tavira, às 15h00 do dia 5 de outubro. A competição e o convívio estarão de mãos dadas, numa tarde diferente de ciclismo.

Mais eventos oficiais

5 de outubro: Campeonato Regional de XCO da Beira Litoral, Águeda

5 de outubro: 7.ª Prova do Troféu das 7 Colinas, Lisboa

6 de outubro: Encontro de Escolas de BTT, Vilar do Monte, Macedo de Cavaleiros

6 de outubro: Encontro de Escolas de Ciclismo, Vila Verde, Figueira da Foz

6 de outubro: 3.ª Prova da Taça de XCO da AC Viseu, Oliveira do Hospital

6 de outubro: 2.ª Prova da Taça do Algarve de BMX Race, Quarteira, Loulé

6 de outubro: Encontro de Escolas de Ciclismo da Ilha Terceira, Fontinhas, Açores

7 de outubro: XV Tour da Castanha em BTT, Vinhais

7 de outubro: 3.º DHU de Paredes de Coura

7 de outubro: 10.º BTT da Carreira, Rota dos Caracóis, Barcelos

7 de outubro: 1.º Encontro de Escolas da Lipor, Ermesinde

7 de outubro: XCO de Chão Pardo, Juncal, Porto de Mós

7 de outubro: Troféu Juvenil de BTT, Amadora

7 de outubro: Troféu de XCO do Norte Alentejano, Crato

7 de outubro: 3.ª Etapa do Troféu de Resistência de Portimão

7 de outubro: Granfondo de Tavira

8 de outubro: 4.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Machico

Fonte: FPC