quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Jay Vine é o novo líder da Volta aos Emirados Árabes Unidos”


Ciclista australiano assumiu a liderança, numa 3.ª etapa ganha pelo compatriota Ben O'Connor

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Jay Vine

O ciclista australiano Jay Vine (UAE Emirates) é o novo líder da Volta aos Emirados Árabes Unidos, após uma terceira etapa ganha pelo compatriota Ben O'Connor (Decathlon AG2R) e marcada pela queda do britânico Adam Yates (UAE Emirates).

O'Connor, de 28 anos, foi o mais rápido na subida a Jebel Jais, no final de 176 quilómetros iniciados na ilha de Al Marjan, acabando em 4:16.21 horas, cinco segundos mais rápido do que uma série de trepadores, com Vine em segundo e o belga Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny) em terceiro.

Nas contas da geral, Vine subiu a primeiro com 11 segundos de margem para O'Connor, segundo, com o anterior líder, o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), em terceiro a 13 segundos.

O britânico Adam Yates teve uma queda aparatosa, que o deixou com uma concussão, segundo o médico da equipa, e forçado a abandonar, quando era tido como um dos favoritos a vencer a prova, que já conquistou em 2020, após chegar vindo do triunfo na Volta a Omã.

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) segue em 128.º da geral, após um dia a trabalhar em prol da equipa.

Na quinta-feira, a quarta de sete etapas realiza-se no Dubai com 175 quilómetros, acabando no porto daquela cidade e com traçado inteiramente plano.

Fonte: Record on-line

“Egan Bernal quer continuar a melhorar como será o seu futuro”


Por: Lusa

Egan Bernal levanta-se todas as manhãs com o propósito de regressar ao melhor nível, confessando já nem saber o que é “normal” para si dois anos após uma colisão contra um autocarro quase lhe ter custado a carreira de ciclista.

“Já não sei o que é normal para mim. Espero estar melhor do que no ano passado, em que sofri muitíssimo, demasiado. Este inverno já pude treinar sem problemas. Os treinos vão bem, a motivação existe. Continuo a levantar-me todas as manhãs a pensar que quero voltar a ser melhor”, revelou em conferência de imprensa na Corunha (Espanha), onde na quinta-feira começa a terceira edição d’O Gran Camiño.

Vencedor do Tour2019 e do Giro2021, o ciclista colombiano da INEOS não voltou ao seu velho ‘eu’ desde que sofreu um gravíssimo acidente em janeiro de 2022: colidiu a alta velocidade com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa no norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, sofrendo múltiplas fraturas, além de perfuração dos pulmões, o que obrigou a várias intervenções cirúrgicas.

"Melhorar? Essa é a minha motivação. Conseguir ou não, é diferente. Não depende apenas de mim. Tentarei, espero que o ano vá bem e que a sorte me acompanhe. E, sobretudo, desfrutar da bicicleta”, completou.

As primeiras indicações que o corredor da INEOS deixou esta temporada foram animadoras: conquistou a medalha de bronze na prova de fundo dos Nacionais, depois de já ter sido sexto no ‘crono’, e terminou a Volta à Colômbia na quinta posição

“Sou muito competitivo e quero sempre mais. Por um lado, deu-me moral não estar tão longe dos melhores, mas, ao mesmo tempo, era a corrida de casa. Quando fiquei em quarto (na quarta etapa), pensei ‘raios, queria ganhar?’. Motiva-me estar na discussão, mas estar tão próximo deles dá-me vontade de continuar a treinar e a fazer as coisas bem”, contou.

Bernal, único colombiano a vencer a ‘Grande Boucle’, dividirá pelotão nas estradas galegas com um dos homens que lhe sucedeu no palmarés da prova francesa, considerando que é “uma grande honra correr contra” Jonas Vingegaard.

“Ele é um dos melhores corredores do pelotão neste momento. Espero estar próximo dele e criar-lhe dificuldades para ganhar esta corrida. E é isso. Não tenho demasiadas expectativas para esta prova, mas, pelo menos, temos de tentar endurecer a corrida e ver o que acontece”, assumiu.

Para o ciclista de 27 anos, a tática para contrariar a teórica superioridade do atual bicampeão do Tour e da sua Visma-Lease a Bike é “ir ao máximo”.

“Temos de fazer um bom contrarrelógio e nunca ter medo deles. Temos uma equipa forte aqui, o Carlos também é um dos melhores. Não é só a Visma, há outras equipas, mas somos competitivos. Não vamos alinhar a pensar que vamos ser segundos”, defendeu, referindo-se ao quinto classificado da última Volta a França.

Sentado ao seu lado, um discretíssimo Carlos Rodríguez detalhou que “as sensações estão a ser boas” neste início de temporada, em que ainda só participou na Clássica da Jaén (foi 19.º).

“O trabalho que fizemos neste início de época parece que correu bem. No outro dia, encontrei-me bem, mas a sorte não me acompanhou. Se tudo correr bem, aqui, vamos tentar estar a lutar pelos primeiros postos”, prometeu.

O espanhol de 23 anos elogiou o traçado d’O Gran Camiño, definindo-o como “bastante atrativo”, por ter “um pouco de tudo”, nomeadamente um contrarrelógio na Corunha, que vai marcar diferenças logo na primeira etapa.

Rodríguez abordou ainda as declarações, horas antes, de Vingegaard, que previu que a próxima Volta a França será a mais difícil pela qualidade da concorrência.

“Pela participação, vai ser um dos mais renhidos, com mais nível. Estou ansioso por, se tudo sair bem, estar no início desse Tour. E, com sorte, estar a lutar com eles”, declarou.

O jovem espanhol da INEOS reconheceu, no entanto, que ‘eles’ Vingegaard, os eslovenos Tadej Pogacar e Primoz Roglic, e o belga Remco Evenepoel, todos vencedores de grandes Voltas “já mostraram estar noutro nível” quando comparados consigo.

“Ver como está o meu estado de forma em comparação com Vingegaard pode ser uma referência para eu perceber em que posso continuar a melhorar, no que me aproximo mais e até, com sorte, no que lhe estamos a ganhar”, concluiu.

A terceira edição d’O Gran Camiño arranca na quinta-feira, na Corunha, e termina no domingo, no Monte Aloia, em Tui, perto da fronteira com Portugal.

“Jonas Vingegaard: «Provavelmente será o Tour mais difícil de ganhar»”


Ciclista dinamarquês inicia a temporada na prova galega O Gran Camiño

 

Por: Lusa

Foto: LUSA/EPA

Jonas Vingegaard reconheceu esta quarta-feira que o próximo Tour será o mais duro de sempre em termos de adversários, mas garantiu que continuará a ser esse o principal objetivo da temporada velocipédica, que inicia na quinta-feira, n'O Gran Camiño.

Ainda antes da hora marcada para a conferência de imprensa, realizada num hotel na Corunha (Espanha), já o dinamarquês da Visma-Lease a Bike estava preparado para responder às perguntas dos jornalistas, numa sala demasiado pequena para o aforo e para tamanha expectativa.

"É a minha primeira corrida, estou muito feliz por estar aqui novamente. Tive um ótimo inverno, sem sobressaltos. Penso que a forma está onde eu queria que estivesse e que estou preparado para começar a correr. Tenho boas memórias do ano passado e espero que possamos criar memórias ainda melhores este ano", declarou o campeão em título d'O Gran Camiño.

Tal como em 2023, Jonas Vingegaard voltou a escolher a prova galega, que decorre entre quinta-feira e domingo, para iniciar a temporada, uma eleição que justificou com a "experiência muito boa" que viveu há um ano.

"Gostei muito. Claro que o tempo não foi o melhor, mas é como é e não é algo que possamos mudar. Gosto do percurso, da organização, foi por isso que decidimos voltar", sustentou.

Apesar dos seus 27 anos, o bicampeão do Tour continua a parecer um miúdo, franzino, tímido. Inicialmente munido de um café, e sempre com um pequeno sorriso, aquele que já se lhe conhece das entrevistas após as etapas da Grande Boucle, falou sobre o desejo de voltar à estrada, cinco meses após a sua última prova, a Volta a Espanha, em que foi vice-campeão atrás do colega Sepp Kuss.

"Passou muito tempo desde que corri a última vez, mas gostei de estar em casa, com a minha família. No entanto, agora estou desejoso, porque foram muitos meses [sem competição]", confessou.

Embora aprecie os estágios, Vingegaard gosta é de competir, até porque a sua "motivação é sempre ganhar corridas".

"O meu principal objetivo será novamente o Tour. Farei tudo ao meu alcance para estar na melhor forma possível para essa prova. Apesar de ele ir estar no Giro antes, espero que o [Tadej] Pogacar esteja no seu melhor na Volta a França, assim como o Primoz [Roglic] e o Remco [Evenepoel]. Teremos uma ótima luta", antecipou.

O também vice-campeão da edição de 2021 da Grande Boucle, atrás de 'Pogi', tem bem identificados os seus adversários, considerando que "claramente a competição será mais dura do que alguma vez foi".

"Provavelmente, também será o Tour mais difícil de ganhar. Temos de olhar para nós e fazer a melhor preparação possível. Se não for o suficiente, é porque houve alguém mais forte", pontuou.

A 111.ª edição da Volta a França marcará ainda o primeiro confronto entre Vingegaard e Roglic desde que o esloveno, campeão em título do Giro e três vezes vencedor da Vuelta (2019-2021), trocou a então Jumbo-Visma pela BORA-hansgrohe.

"Vai ser muito diferente. Nos últimos cinco anos, fomos colegas e sempre nos apoiámos, e agora vamos estar em lados opostos. Temos de lutar ambos pela vitória, pelo que suponho que haverá um sentimento estranho", avaliou sobre 'Rogla', que saiu da equipa para ter a hipótese de concretizar o sonho de conquistar o Tour.

Quem também não estará ao lado do dinamarquês na prova francesa, que arranca a 29 de junho, em Florença (Itália), e termina a 21 de julho, em Nice, é Wout van Aert, o mais precioso dos gregários de Vingegaard nas últimas três edições.

"Vou sentir falta do Wout. Vimos como ele foi importante no Tour nos últimos três anos, por isso vou sentir a falta dele, mas, por outro lado, estou ansioso por vê-lo no Giro. Estou a torcer por ele e espero que consiga bons resultados lá", salientou.

Preparado para iniciar na quinta-feira a temporada, com um contrarrelógio de 14,8 quilómetros com partida e final na imponente e histórica Torre de Hércules, na Corunha, um exercício que estima "muito importante" por haver "muitos contrarrelógios" na Grande Boucle, Vingegaard disse ainda não saber se estará na Volta a Espanha.

"Por agora, não sabemos quando tomaremos a decisão", rematou sobre a prova que começará com três etapas em Portugal, disputadas entre 17 e 19 de agosto.

Fonte: Record on-line

“Jonas Vingegaard começa temporada a defender título de “O Gran Camiño” na Galiza”


Ciclista dinamarquês é uma das estrelas do evento que decorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro, e tem transmissão em direto no Eurosport 2, a prova conta com quatro equipas portuguesas

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Jonas Vingegaard entra em ação na nova temporada de ciclismo esta semana em “O Gran Camiño”, na Galiza, onde vai tentar repetir o triunfo de 2023. O dinamarquês, vencedor do Tour de France 2022 e 2023, é uma das grandes estrelas presentes na 3.ª edição da prova espanhola. O Eurosport 2 Portugal garante a transmissão da corrida, em direto, em janela local para os fãs de ciclismo nacionais.

De 22 a 25 de fevereiro, o pelotão percorre estradas e paisagens de grande beleza natural na Galiza. A 1.ª das 4 etapas será um contrarrelógio individual de 14,8 quilómetros com partida e chegada na Torre de Hércules, o farol romano mais antigo do mundo, situado bem a norte, em La Coruña. Segue-se uma tirada de 151,1 quilómetros entre Taboada e Chantada que atravessa estradas ladeadas por vinhedos. Para sábado está marcada a etapa mais extensa da prova, são 173,1 quilómetros entre Xinzo de Limia e Castelo de Ribadavia. O grande vencedor será conhecido no final da 4.ª e última etapa, no domingo, 25 de fevereiro, após a conclusão dos 162,2 quilómetros que ligam Ponteares a Tui (Parque Natural do Monte Aloia).

Vingegaard é o grande favorito à conquista de “O Gran Camiño”, mas o dinamarquês terá concorrência forte de ciclistas como David Gaudu, Nielson Powless, Carlos Rodriguez, Richard Carapaz, Michal Kwiatkowski, Wilco Kelderman, Rigoberto Uran ou Egan Bernal. Ruben Guerreiro é o ciclista nacional mais destacado no pelotão que terá ainda quatro equipas portuguesas: AP Hotels & Resorts/ Tavira /SC Farense, Sabgal/ Anicolor, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e Efapel Cycling.

Acompanhe toda a ação de “O Gran Camiño” de 22 a 25 de fevereiro, em direto, no Eurosport “A Casa do Ciclismo”.

 

HORÁRIOS:

 

QUINTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO

ETAPA 1 – 14:30H – 16:30H 

 

SEXTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO

ETAPA 2 – 14:30H – 16:30H 

 

SÁBADO, 24 DE FEVEREIRO

ETAPA 3 – 14:30H – 16:30H 

 

DOMINGO, 25 DE FEVEREIRO

ETAPA 4 – 12:30H – 14:30H 

Fonte: Eurosport

“Sabgal / Anicolor disputa “O Gran Camiño” na Galiza pela primeira vez”


“O Gran Camiño – The Historical Route”
é o próximo desafio da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, entre amanhã, dia 22 e 25 de fevereiro, domingo. Serão quatro etapas disputadas pela região da Galiza, em Espanha, para percorrer 500 km da beleza das estradas históricas dos Caminhos de Santiago. Vão estar em prova 18 equipas, 7 delas World Teams, que tornam esta competição muito apetecível e especial, numa corrida que reúne alguns dos melhores corredores do mundo. 

São sete os corredores que vão alinhar da estrutura que tem sede em Águeda, que assim se representa pelos portugueses Rafael Reis, Frederico Figueiredo, José Sousa e Duarte Domingues e os espanhóis Guillermo García, que vai correr em casa e Oscar Moscardó, fechando o line-up o dinamarquês Mathias Bregnhøj. 

O percurso deste ano inicia-se com um Contrarrelógio Individual de 14,8 km, amanhã, dia 22, em Torre de Hércules. A corrida segue depois para três etapas em linha, pelas encostas íngremes. A segunda tirada, sexta-feira, terá 151,1 km e fará a ligação entre Taboada e Chantada. No sábado chega a maior etapa, com 173,2 km e uma viagem entre Xinzo de Limia e Castelo de Ribadavia. “O Gran Camiño” termina em Pontevedra, com uma dupla subida ao Monte Aloia, no Parque Natural de Tui, num percurso que inicia em Ponteareas até ao Alto Monte Aloia - Capela de Xan Xulian, num total de 158,1 km. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, avançou que “O Gran Camiño é uma corrida muito importante do nosso calendário. É uma corrida internacional, com bastante prestígio e para nós é muito importante estarmos presentes. Como é óbvio não chegamos a esta corrida nas condições que desejaríamos por alguns percalços que aconteceram até aqui, mas tudo iremos fazer para que seja uma prova bem disputada em termos de estar sempre o mais possível à frente e dignificarmos os nossos patrocinadores”.

O Gran Camiño será transmitido pela Televisión de Galicia (da primeira à terceira etapa das 15H30 às 18H00 locais e a quarta etapa das 13H30 às 15H15 em Espanha) e pelo Eurosport Espanha (da primeira à terceira etapa das 15H30 às 17H30 locais e a quarta etapa das 13H30 às 15H30 espanholas). 

 

ETAPAS “O GRAN CAMIÑO – THE HISTORICAL ROUTE” 

Percurso 

 

22 de fevereiro, quinta-feira – 1.ª ETAPA CAMIÑO DA CORUÑA: HÉRCULES CRI – Torre de Hércules (14H40 ES | 13H40 PT, Partida 1.º Corredor, Rúa Doutor Vázquez Iglesias) – Torre de Hércules (17H12 ES | 16H12 PT, Chegada último corredor, Torre de Hércules)» 14,8 km 

23 de fevereiro, sexta-feira – 2.ª ETAPA CAMIÑO DE LUGO: CAMIÑO DE INVERNO – Taboada (13H25 ES | 12H25 PT, San Martiño de Couto) – Chantada (17H01 ES | 16H01 PT, Av. Xoan XIII)» 151,1 km 

24 de fevereiro, sábado – 3.ª ETAPA CAMIÑO DE OURENSE: CAMIÑO VÍA DE PRATA – Xinzo de Limia (12H50 ES | 11H50 PT, Porto Alto) – Castelo de Ribadavia (16H57 ES | 15H57 PT, Rúa do Progreso, Castillo de los Condes de Sarmiento)» 173,2 km 

25 de fevereiro, domingo – 4.ª ETAPA CAMIÑO DE PONTEVEDRA: CAMIÑO PORTUGUÉS – Ponteareas (10H50 ES | 09H50 PT, Amial) – Tui (14H47 ES | 13H47 PT, Alto Monte Aloia - Capela de Xan Xulian – 1.ª CATEGORIA)» 158,1 km 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Portugal compete com oito jovens na Shimano Super Cup de XCO”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de cross country olímpico (XCO) compete com oito corredores sub-23 e juniores na etapa de Banyoles da Shimano Super Cup, prova HC para as categorias superiores e UCI Junior Series para os mais jovens.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, chamou cinco corredores sub-23 e três juniores para este compromisso. Os primeiros a correr são os masculinos, com provas na tarde de sábado. As femininas apenas correm na manhã de domingo.

Às 13h30 de sábado entram em pista os sub-23 Diogo Neves, Guilherme Barros e Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). Os juniores Duarte Galvão (Triumtermica/Águias de Alpiarça) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) ouvem o tiro de partida às 15h30.

Na manhã de domingo, numa prova importante tendo em vista o ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, Ana Santos (Guilhabreu MTB) representa Portugal na corrida de sub-23, às 9h40. Com corrida conjunta para todas as femininas, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) veste as cores nacionais entre as juniores femininas.

“Temos uma equipa bastante jovem. O principal objetivo é dar continuidade ao processo de formação dos mais novos, pensando já no próximo ciclo olímpico. Mas também temos a Ana Santos, que, apesar da juventude, está envolvida no apuramento para os Jogos de Paris e, mesmo competindo em sub-23, tentará somar o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação olímpica”, explica o selecionador nacional.

A pista de Banyoles, perto da cidade catalã de Girona, tem um perímetro de 5,25 quilómetros, com um acumulado de subida de 115 metros por volta. “É um circuito ‘old school’, já pouco comum na atualidade, um traçado mais físico do que técnico. Esperamos grande competitividade e espetáculo, porque estão inscritos grandes nomes do panorama internacional”, esclarece Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com