sábado, 6 de novembro de 2021

“Liga dos Campeões de Pista”


Iúri Leitão começa Liga dos Campeões no pódio da geral, e Maria Martins bem posicionada

 

Por: José Carlos Gomes

O português Iúri Leitão iniciou hoje, em Maiorca, Espanha, a Liga dos Campeões de Pista com a segunda posição na geral das provas de resistência, graças ao segundo posto em Scratch e ao quarto lugar em eliminação. Maria Martins é a nona classificada da geral no setor feminino.

A Liga dos Campeões oferece um conjunto de provas que se sucedem freneticamente, num programa otimizado para a linguagem e o ritmo televisivos. Para isso, a prova mais longa do programa é encurtada. Os corredores que cumprem 60 voltas nos Mundiais e Europeus de Scratch tiveram pela frente uma corrida de 20 voltas (5 quilómetros).

Neste formato, a prova foi mais explosiva e rápida – média superior a 57 km/h -, não sendo possível a formação de uma fuga que dobrasse o pelotão. Ainda assim, um grupo de quatro ciclistas tentou ultrapassar o grosso da coluna, mas viu a iniciativa anulada a quatro voltas do final. Nessa altura, Iúri Leitão posicionou-se na cabeça de corrida e acelerou à entrada da última volta, procurando surpreender os rivais de longe. Esteve perto da vitória, mas foi ultrapassado, mesmo em cima da linha pelo neozelandês Corbin Strong. Iúri Leitão foi o segundo classificado e o britânico Rhys Britton foi o terceiro.

Em eliminação, o ciclista português fez uma prova de risco, correndo muitas voltas na parte de trás, eliminando vários adversários de seguida. Progrediu na corrida até ficar na quarta posição. Melhor do que Iúri Leitão só o neozelandês Corbin Strong, que voltou a ganhar, o estadunidense Gavin Hoover e o espanhol Sebastián Mora.


Feitas as contas após as duas corridas pontuáveis para o ranking de resistência, Corbin Strong segue destacado no topo da geral, com 40 pontos, seguido por Iúri Leitão, com 30, e por Gavin Hoover, com 27.

Maria Martins foi oitava classificada em eliminação e 11.ª em Scratch, o que lhe vale a nona posição no ranking de resistência. Na corrida a eliminar, a ribatejana fez uma prova sempre bem colocada e longe dos lugares de eliminação. No único momento em que se viu numa posição menos confortável foi imediatamente eliminada, acabando no oitavo lugar. O pódio foi composto pela britânica Katie Archibald, vencedora, pela neerlandesa Kirsten Wild, segunda, e pela norueguesa Anita Yvonne Stenberg, terceira.

A corrida de Scratch, à semelhança da masculina, teve 20 voltas, metade do que acontece com esta disciplina nos Campeonatos do Mundo. Se numa distância tão curta é difícil dobrar o pelotão, também não é fácil anular a vantagem de um grupo de fugitivas que se destaque de forma consistente. Isso ficou patente nesta corrida. A canadense Maggie Coles-Lyster, a lituana Olivija Baleisyte e a bielorrussa Hanna Tserakh adiantaram-se e cortaram a meta por esta ordem. Maria Martins chegou no seio do pelotão, no 11.º lugar.

Na geral de resistência feminina manda Katie Archibald, com 33 pontos, seguida por Maggie Coles-Lyster, com 30, e por Olivija Baleisyte, com 28. Maria Martins tem 13 pontos, o que lhe vale o nono posto na geral.

A Liga dos Campeões é uma iniciativa conjunta do Eurosport e da UCI. A organização escolheu 18 corredores de resistência e 18 de velocidade nos setores masculino e feminino. Os corredores de resistência competem em Scratch e eliminação e os de velocidade em keirin e velocidade. Os resultados de cada corrida pontuam para um ranking, com a Liga dos Campeões a decidir-se no final das cinco etapas pontuáveis.

A próxima paragem da Liga dos Campeões de Pista será em Panevézys, Lituânia, no dia 27 de novembro. Seguir-se-á uma ronda dupla em Londres, Inglaterra, nos dias 3 e 4 de dezembro, e a final em Telavive, Israel, a 11 de dezembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Peter Sagan vence Egan Bernal no 1º Critérium do Giro de Itália”


Por: José Morais

O primeiro Critérium do Giro de Itália foi ganho este sábado pelo eslovaco Peter Sagan, esta que é a sua última vez que vai vestir as cores da equipa alemã, o tricampeão mundial foi primeiro, e levantou os braços à frente do colombiano Egan Bernal da INEOS Grenadiers, e do suíço Marc Hirschi dos Emirados Árabes Unidos.

Numa organização da RCS Sport, realizado pela primeira vez no Dubai, faz parte dos eventos promocionais da Expo 2020 Dubai, esta que é a primeira Exposição Mundial realizada no Oriente Médio, África e Sul da Ásia (MEASA), onde a campanha Made in Itália, mostra a excelência italiana.

Uma prova de ciclismo que foi inteiramente exibitivo, onde Peter Sagan e Egan Bernal, definiram o vencedor do sprint, após não se envolverem, depois de completarem as 30 voltas do circuito com 2.100 metros, no interior do local onde está a ser realizada a Expo 2020 de Dubai.

“João Nuno Batista sagra-se vice-campeão mundial júnior”


Prova disputada em Quarteira

 

Por: Lusa e Diogo Jesus

Fotos: FP Triatlo

O português João Nuno Batista sagrou-se hoje, aos 15 anos, vice-campeão mundial júnior de triatlo na prova disputada em Quarteira, sendo apenas suplantado pelo espanhol Igor Bellido.

"Era uma concorrência fortíssima. Sonhava com o pódio, mas foi muito bom, nem sei explicar. O meu irmão foi campeão do mundo há dois anos e eu não estava à espera de fazer uma prova tão boa. Correu bem, foi bom", disse o jovem triatleta português.

João Nuno Batista, o atleta mais novo em prova, deu uma grande demonstração de força e esteve quase a igualar o irmão, Ricardo Batista, que se tinha sagrado campeão mundial júnior em 2019.

Batista saiu da natação (750 metros) no quarto lugar e, no percurso de ciclismo (20 quilómetros), integrou o grupo que perseguia os líderes, iniciando o atletismo (cinco quilómetros) no 15.º lugar.

Foi no último segmento, em que o espanhol Igor Bellido se isolou para chegar ao título mundial, que o português fez a diferença, galgando posições e terminando ao 'sprint' para o segundo posto.


"Na natação, caí na areia, mas fiz um percurso consistente. Fiz uma transição razoável para a bicicleta, formou-se um grande grupo e entrei a meio para a corrida, em que dei tudo o que tinha. Dei tudo até ao final e deu resultado", explicou o vice-campeão mundial.

Igor Bellido triunfou em 55.22 minutos, com João Nuno Batista e o britânico Dominic Coy a fecharem o pódio, a 17 e 18 segundos, respetivamente.

Batista, aos 15 anos, sonha continuar na senda dos grandes resultados em competições internacionais: "Para o ano, é para tentar ficar outra vez nas primeiras posições e talvez ganhar".

Paulo Antunes, treinador dos irmãos Batista, descreveu o resultado como "um momento incrível".

"Nem eu nem o João Nuno estávamos à espera. O João Nuno era o atleta mais novo em competição e está no bom caminho. É excelente aluno, concilia isso bem com o treino e tudo isto é muito bom", acrescentou.

Gustavo do Canto foi o segundo melhor português, no 36.º lugar (59.15 minutos). "Foi duro do princípio do fim, tentei dar o máximo para responder a todos os ataques. É o meu primeiro Mundial, mas senti que dei o meu melhor e, por isso, estou satisfeito", afirmou.

Pedro Razões foi o terceiro e último português a concluir, no 44.º lugar (1:01.00 horas), enquanto Alexandre Montez, que tinha aspirações a um bom resultado, acabou por desistir na sequência de uma queda.

A prova feminina do Campeonato do Mundo de juniores, com três portuguesas em ação, disputa-se na manhã de domingo, a partir das 8:45 horas.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com