Lisboa 1 a 4 de junho de 2021
A Velo-city 2021 em Lisboa
será uma oportunidade para inspirar os cidadãos no caminho da mudança rumo a
mais sustentabilidade, diversidade e inclusão.
Lisboa iniciou o seu percurso
de mudança na última década ao mostrar que o ciclismo é muito mais do que um
meio de transporte.
Como
Lisboa está mudando
A bicicleta é um veículo de
mudança capaz de transformar cidades e proporcionar melhor qualidade de vida,
principalmente quando a bicicleta está totalmente integrada às políticas de
governança local.
Os objetivos de Lisboa para
aumentar a utilização da bicicleta no sistema global de mobilidade da cidade
enquadram-se nos seguintes objetivos em perfeita harmonia com a conferência
Velo-city 2021 Lisboa:
2021 é um ano chave,
proporcionando uma oportunidade para uma maior articulação e avaliação de uma
variedade de questões relacionadas ao ciclismo e para o fortalecimento do
intercâmbio de ideias e melhores práticas para aumentar o uso da bicicleta.
A conferência Velo-city 2021
dá a Lisboa a oportunidade de celebrar e reconhecer a importância do seu
caminho para o desenvolvimento sustentável num momento chave. Muito já foi
feito, mas também há um longo caminho a percorrer e o compromisso tem que ser
perseverante.
Apesar do enorme crescimento
da rede de ciclovias de Lisboa - desde os primeiros 3 km inaugurados em 2001 -
até à atual rede de ciclovias dedicadas de 100 km de Lisboa, os objetivos
fixados para 2021 são muito ambiciosos: uma rede de ciclovias de 200 km,
garantindo que 93% da população viverá a menos de 300 metros ou menos de uma
área de ciclovia interconectada, quase dobrando os atuais 49% da população com
este privilégio.
Um sistema híbrido de compartilhamento público de bicicletas está operando. A sua expansão inicial está prevista para 1.410 bicicletas e 140 docking stations distribuídas por vários pontos da cidade até ao final de 2020, atingindo mais de 32% da população de Lisboa.
Mobilidade
como serviço
A nível internacional, Lisboa
é considerada uma cidade com um enorme desafio de mobilidade e uma formadora de
tendências, considerada pelas mais importantes novas empresas de mobilidade
como um “Living Lab” ideal para testar soluções inovadoras.
Desde 2017, a Câmara Municipal
de Lisboa tem vindo a apostar fortemente nos transportes públicos, nomeadamente
na rede de autocarros e elétricos, renovando e ampliando a frota para um melhor
serviço e desempenho, procurando atrair mais pessoas para o transporte público.
A bicicleta pode circular a
qualquer momento no metro de Lisboa, nos comboios urbanos, regionais e intermunicipais,
nas linhas de autocarros da Carris para bicicletas e em todas as balsas que
atravessam o rio Tejo.
Fonte: Velo-city 2021