domingo, 18 de dezembro de 2022

“ABTF Betão-Feirense Márcio Barbosa termina em 3.º na Taça de Portugal de Ciclocrosse”


Foto: FPC

Este fim-de-semana, 17 e 18 de dezembro, Márcio Barbosa realizou as últimas provas ao serviço da ABTF Betão-Feirense, ingressando em 2023 na nova equipa continental filipina Victoria Sports. O corredor despediu-se em grande da equipa feirense ao terminar no terceiro lugar do pódio a Taça de Portugal de Ciclocrosse.

No sábado 17, correu-se a quarta prova pontuável, em Abrantes, na qual Márcio Barbosa foi quarto na linha de meta, a 1m05s do vencedor Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT).

Com este resultado, partiu-se para a quinta e última prova com a vitória da Taça em aberto, já que o corredor da ABTF Betão-Feirense mantinha-se a 50 pontos da liderança.


Contudo, no domingo 18, a prova não correu como pretendido, finalizando em sexto na meta em Ansião, a 2m34s da vitória do campeão nacional e vencedor da Taça, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) com 260 pontos. Com este resultado, Márcio Barbosa terminou em terceiro no ranking final da Taça de Portugal de Ciclocrosse, com 168 pontos.

 

Classificação Geral 4.ª Prova - Abrantes:

 

1.º Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT)                                                  0h55m05s

2.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                     a 26s

3.º Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                     a 29s

4.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense)                                        a 1m05s

5.º Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                       a 1m21s

 

Classificação Geral 5.ª Prova - Ansião:

 

1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                    01h00m47s

2.º Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT)                                                 a 43s

3.º Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                    a 52s

4.º Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                      a 1m13s

5.º João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                         a 1m45s

6.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense)                                        a 2m34s

 

Ranking Final - Taça de Portugal de Ciclocrosse:

 

1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                    260

2.º Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT)                                                 170

3.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense)                                       168

4.º Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                      130

5.º Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)                    118


 

Equipa ABTF Betão-Feirense realiza exames médicos rumo a 2023

 

Também neste fim-de-semana, os ciclistas que integram a equipa ABTF Betão-Feirense em 2023 estiveram na Fortius Clinic Portugal, a fim de realizar todos os exames médicos necessários com vista à preparação da nova época desportiva. A acompanhar os ciclistas esteve o diretor-desportivo Joaquim Andrade, bem como o médico da equipa Dr. Alexandre Brandão.

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Ansião”


Mário Costa e Joana Monteiro coroados em Ansião

 

Por: José Carlos Gomes

Mário Costa e Joana Monteiro, ambos da Axpo/FirstBike Team Vila do Conde, conquistaram hoje a edição de 2022 da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Impuseram-se também na quinta e última prova pontuável, disputada em Ansião.

Se entre a elite feminina a vencedora da Taça estava encontrada desde ontem, entre os masculinos Mário Costa precisava de confirmar o favoritismo em pista.

 

E fê-lo na perfeição

 

Mário Costa cortou a meta isolado, juntando, assim, a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional, conquistado no início do ano. O corredor da equipa vilacondense chegou ao fim com 43 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e com 53 segundos à melhor sobre Vítor Santos (Axpo/FirstBIke Team/Vila do Conde).

A corrida de elite feminina teve em Joana Monteiro uma vencedora incontestável. A minhota ganhou todas as provas pontuáveis para a Taça de Portugal. Hoje distanciou-se para deixar a colega de equipa Catarina Lopes a 4m01s e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) a 5m16s.


Nas camadas jovens, os vencedores em Ansião foram também os melhores na classificação geral da Taça. Aconteceu com o sub-23 João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), com os juniores Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis) e com os cadetes Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Nos masters também assistimos ao triunfo em Ansião daqueles que conquistaram a Taça. A exceção aconteceu nas masters 40. Na corrida de hoje ganhou Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), mas a geral foi para Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech).

Os restantes veteranos com razões pela celebrar são os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, o masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

O calendário português de ciclocrosse termina com o Campeonato Nacional, que vai disputar-se e, Vouzela, no dia 15 de janeiro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Troféu Internacional Bento Pessoa”


João Matias e Maria Martins em evidência

 

 Por: José Carlos Gomes

João Matias e Maria Martins destacaram-se no Troféu Internacional Bento Pessoa, disputado no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia. O minhoto venceu as duas provas olímpicas em que participou, omnium e madison (esta em parceria com Diogo Narciso). A ribatejana foi a melhor no omnium feminino.

Maria Martins não deu hipótese à concorrência forasteira no concurso olímpico de omnium para a elite feminina. A corredora portuguesa foi a segunda no scratch e na corrida tempo, antes de vencer a eliminação.

Com este desempenho, entrou na corrida por pontos, a prova que tudo decide, no primeiro lugar da geral. E, na última corrida, fez uma imensa demonstração de força. Pontuou em seis dos oito sprints, vencendo os três últimos. Maria Martins fechou a prova com 144 pontos, mais 13 do que a espanhola Eukene Larrarte e mais 22 do que a mexicana Lizbeth Salazar.

No setor masculino a luta parecia apenas entre portugueses, mas o basco Xabier Mikel Azparren (Euskaltel-Euskadi) intrometeu-se na disputa do pódio durante a corrida por pontos.


Ainda assim, João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comandou o concurso desde a prova inicial, triunfando com 149 pontos. Seguiram-se Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), com 132, e Xabier Mikel Azparren, com 118, graças às duas voltas que deu ao pelotão na corrida por pontos, o que lhe permitiu ultrapassar Diogo Narciso, que, em representação da Seleção, teve de contentar-se com o quarto posto.

O madison masculino também assistiu à superioridade dos corredores portugueses. A dupla formada por João Matias e Diogo Narciso impôs-se com 51 pontos, mais 14 do que Rodrigo Caixas e Daniel Dias. O austríaco Tim Wafler e o espanhol Rapahel Kokas formaram a equipa que encerrou o pódio, a 19 pontos dos vencedores.

O lituano Vasilijus Lendel dominou por completo o setor da velocidade, ganhando as disciplinas olímpicas de keirin e velocidade. Na primeira foi acompanhado no pódio pelo espanhol Alejandro Martínez e pelo italiano Luca Priore. Na velocidade Vasilijus Lendel antecipou-se a Luca Priore e ao francês Timmy Gillion.

Os juniores também competiram hoje em Sangalhos. No setor masculino impuseram-se os espanhóis Pablo Lospitao, em Scratch, e Rodrigo Ruiz, em eliminação. Entre as juniores destacaram-se Marta Carvalho (Extremo Sul/Hotel Alísios/Cenmais), em eliminação, e Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling/VESAM).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com