domingo, 6 de fevereiro de 2022

“Federação Portuguesa de Ciclismo e MUBI unem esforços”


Foto: MUBI/Catarina Lopes

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) renovaram o protocolo de colaboração que visa fortalecer as condições de cooperação entre as duas entidades, procurando benefícios para todo o universo do ciclismo e dos ciclistas.

O protocolo agora assinado reconhece a MUBI como entidade coletiva filiada na Federação Portuguesa de Ciclismo. Desta forma, todos os associados da MUBI que manifestem essa intenção passam a ser também filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo, beneficiando das mesmas vantagens ao nível dos seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

O estreitamento da cooperação entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a MUBI é uma consequência natural da partilha de princípios e valores. As duas instituições entendem o ciclismo e a utilização da bicicleta, em contexto desportivo, recreativo e utilitário, como um meio fundamental para promover estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, assim como um desenvolvimento económico e social baseado em princípios éticos.

“A mobilidade ativa ciclável é uma das prioridades de ação da Federação Portuguesa de Ciclismo, cuja atividade é cada vez mais global, abrangendo todas as vertentes competitivas, mas também a utilização recreativa e quotidiana da bicicleta. A MUBI é uma organização de referência, especialmente junto dos ciclistas urbanos. Por isso, a parceria entre as duas entidades é, para nós, motivo de grande satisfação. Porque o ciclismo é para todos e a Federação Portuguesa de Ciclismo também, é com imensa satisfação que acolhemos os associados da MUBI que se queiram juntar à Federação de todos os ciclistas sem exceção”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

“Foi com muito orgulho e satisfação que a MUBI assinou a renovação do protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, com o intuito de fortalecer condições de cooperação e partilha de informação entre as duas entidades. Este estreitar de relações é uma consequência natural da semelhança entre os programas e iniciativas que ambas as instituições estão a desenvolver. As vertentes utilitária e desportiva do uso da bicicleta são mutuamente estratégicas e têm diversos objetivos em comum”, considera Rui Igreja, presidente da MUBI.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Egan Bernal tem alta hospitalar em nova fase de recuperação de acidente”


Ciclista da INEOS "pronto para iniciar o seu processo de reabilitação"

 

Por: Lusa

O ciclista colombiano Egan Bernal teve este domingo alta hospitalar, depois do acidente sofrido em 24 de janeiro em treino numa estrada perto de Bogotá que quase lhe custou a vida.

"Temos o prazer de informar que o paciente recebeu alta, para continuar o seu processo de reabilitação na nossa instituição em regime ambulatorial", informou a clínica da universidade La Sabana.

Bernal, vencedor do Tour'2019 e do Giro'2021, colidiu, a alta velocidade, com um autocarro enquanto treinava com outros colegas da equipa INEOS no norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, sofrendo múltiplas fraturas, além da perfuração dos pulmões, problemas que obrigaram a várias intervenções cirúrgicas.

"Quase 20 ossos partidos... 11 costelas. Fémur. Rótula. T5-T6 [vértebras]. Odontoides. Metacarpo. Um polegar. Perdi um dente. Perfuração de ambos os pulmões", tinha enumerado o corredor de 25 anos, na quinta-feira numa publicação na rede social Instagram.

No relatório medico é indicado que Bernal está "pronto para iniciar o seu processo de reabilitação", assumindo que o atleta "não tem complicações e todas as suas lesões estão estáveis e em processo de recuperação".

A clínica também divulgou fotos do ciclista ao lado da equipa médica que o tem acompanhado desde o dia do acidente.

"Quase me matei, mas sabem uma coisa? Agradeço a Deus por me fazer passar por essa prova. Está a ser a corrida mais difícil, mas tive um grupo de excelentes pessoas ao meu redor", confessou Bernal, numa publicação nas redes sociais.

Fonte: Record on-line

“Aleksandr Vlasov vence Volta à Comunidade Valenciana”


Russo da BORA-hansgrohe confirmou triunfo numa tirada ganha por Fabio Jakobsen

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) conquistou este domingo a Volta à Comunidade Valenciana, com o neerlandês Fabio Jakobsen (QuickStep-Alpha Vinil) a triunfar na quinta e última etapa.

Jakobsen foi o mais rápido no sprint final dos 92 quilómetros entre Paterna e Valência, com o tempo de 01:55.49 horas, batendo o italiano Elia Viviani (INEOS) e o norueguês Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert).

Na classificação geral, Vlasov triunfou com 32 segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) e 36 sobre o espanhol Carlos Rodriguez (INEOS).

Fonte: Record on-line

“Ciclista Benjamin Thomas vence 52.ª edição da Étoile de Bessèges”


Por: AJO

Foto: AFP

O ciclista francês Benjamin Thomas (Cofidis) venceu hoje a 52.ª edição da Étoile de Bessèges, com o italiano Filippo Ganna (INEOS) a triunfar no contrarrelógio final.

O ciclista italiano completou os 11 quilómetros do contrarrelógio individual da quinta e última etapa, entre Alès e Alès l'Ermitage, com o tempo de 15.32 minutos, enquanto o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) e o francês Benjamin Thomas acabarem em segundo e terceiro, a seis e nove segundos respetivamente.

Thomas confirmou assim o triunfo na classificação geral, com o italiano Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) a ficar em segundo, a 16 segundos, e norueguês Tobias Halland Johannessen em terceiro, a 32.

O único português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), acabou na 122.ª posição da geral, depois de terminar a etapa de hoje em 76.º.

Fonte: Lusa

“Série Hero Series 2022, inscrições para o mais aguardado circuito internacional de btt open abrem a 15 de fevereiro”


Chegou a hora de moldar o seu futuro. Determina o teu destino e atinge novas alturas. As inscrições para a Série HERO serão abertas a 15 de fevereiro de 2022. Este circuito internacional de BTT é composto por três corridas em tantos locais exclusivos. O primeiro acontece em Dolomites de Val Gardena, palco do icónico HERÓI Südtirol Dolomites.

As outras duas etapas serão realizadas no deserto do Dubai e na exuberante vegetação verde da Tailândia. Uma digressão mundial para descobrir as maravilhas naturais do mundo enquanto persegue a sua paixão. Tudo em nome de se tornar um HERÓI. Porque quando fores um herói, serás sempre um herói. As inscrições abrem a 15 de fevereiro de 2022.


Todos ansiamos por tempos melhores e mais calmos, e para sermos capazes de moldar o nosso futuro. Os nossos sonhos e objetivos cresceram também na ambição – sejam eles pessoais ou profissionais. E o mesmo se aplica ao desporto. Agora, mais do que nunca, o desporto pode ser o catalisador da mudança, e ajudar-nos a sentir-nos como um herói.

As datas para a Série HERO 2022 foram oficialmente confirmadas. O circuito internacional de maratona de BTT foi desenvolvido com o sucesso de um dos eventos mais aguardados na paisagem do MTB. Estamos a falar do HERO Südtirol Dolomites, a mais difícil maratona de BTT do mundo. O HERO Südtirol Dolomites terá lugar no dia 18 de junho de 2022, o HERO Dubai Hatta em 5 de novembro de 2022, e o HERO Tailândia em 12 de novembro de 2022.


Gerhard Vanzi: "Estes ainda são tempos incertos. No entanto, enfrentamos os próximos meses com otimismo e garra. Como podemos não ser otimistas? Devemos isso a todos os atletas que têm estado ao nosso lado desde o início, bem como a toda a equipa encarregada de organizar o evento”.

Os "nossos" atletas não são meros participantes são parte fundamental de um projeto ambicioso e exigente. Sem eles, o evento nunca poderia ter sonhado em alcançar o sucesso que tem em cada edição sucessiva. Somos todos parte da mesma comunidade, grande comunidade, reunindo-nos para celebrar uma grande paixão."


As inscrições abrem no dia 15 de fevereiro de 2022, dirija-se ao site oficial do circuito no www.heroworldseries.com  e inscreva-se numa ou em todas as três corridas.

Gerhard Vanzi acrescenta: "Faremos o nosso melhor para garantir que todas as corridas ocorram, protegendo também todos os participantes, atletas e quem as acompanha, como fizemos no ano passado. A sua saúde e segurança serão sempre a nossa prioridade número um".

 

HERO SÜDTIROL DOLOMITES – 18 DE JUNHO DE 2022

 

O HERO Südtirol Dolomites possui duas rotas, com respectivamente 86 km e 4.500 hm e 60 km e 3.200 hm. A corrida não é apenas a mais difícil maratona de BTT do mundo – é uma experiência, um objetivo, a realização de um sonho. Este ano, a Série HERO vai começar de onde tudo começou. No coração de Selva di Val Gardena, os ciclistas vão correr no dia 18 de junho de 2022, prontos para experimentar a emoção da mais dura maratona de BTT da palavra e para explorar os Dolomites, Património Mundial da UNESCO, nas suas bicicletas de montanha.


 

HERO DUBAI HATTA – 5 de novembro de 2022

 

Agora, na sua terceira edição, o HERO Dubai Hatta terá lugar no dia 5 de novembro de 2022 – recebendo os seus convidados e motociclistas de montanha no deserto do Dubai e na sua paisagem mágica. Duas rotas aguardam os nossos HEROes: uma opção de 60 km e 1.600 hm, e uma alternativa de 30 km e 800 hm. Ambas as rotas estão definidas no Hatta MTB Trail Centre, o destino para desportos ao ar livre no Dubai.

 

HERO TAILÂNDIA – 12 de novembro de 2022

 

Exuberante, a Tailândia verde será a fase final da Série HERO 2022. Chiang Rai é um destino turístico adorado para o seu Templo Branco em Wat Rong Khun e para a atmosfera exótica que acolhe todos à chegada. Tal como as outras etapas da Série, o HERO Tailândia conta com duas rotas: uma de 65 km com 1.200 hm, e uma de 30 km com 600 hm.


 

AS CAMISOLAS DA SÉRIE HERO 2022

 

Todos os HERÓIS precisam da sua própria armadura e de vida ao entrarem na batalha e os nossos HEROes têm a sorte de conseguir uma. Desenhadas por Manuel Bottazzo, nome familiar no que toca ao ciclismo, estas camisolas icónicas vão regressar para a edição de 2022. Cada etapa terá o seu próprio design, produzido pela marca italiana Alé, sediada em Verona.

O design mínimo, mas elegante e impactante da camisola, vai encantar todos. Três opções pretas totais com cores brilhantes para cada etapa: um vermelho ardente para o HERO Südtirol Dolomites, um amarelo poderoso para o deserto do HERO Dubai Hatta, e verde, verde, verde para o HERO Tailândia. Destaque-se da multidão e vista as cores de um verdadeiro HERÓI!

Para mais informações visite www.heroworldseries.com

Fonte: Comissão Organizadora Série Hero

“Taça de Portugal de Pista”


Marta Carvalho e Paulo Fernandes bisam na Taça de Pista

 

Por: José Carlos Gomes

A primeira prova da Taça de Portugal de Pista, disputada no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, teve dois jovens em destaque nas categorias com mais participantes. A júnior Marta Carvalho (ExtremoSul/Hotel Alísios/Cenmais) e o cadete Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) impuseram-se em duas disciplinas cada um.

A primeira prova da Taça de Portugal de Pista, hoje disputada no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, teve dois jovens em destaque nas categorias com mais participantes. A júnior Marta Carvalho (ExtremoSul/Hotel Alísios/Cenmais) e o cadete Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) impuseram-se em duas disciplinas cada um.

A jornada, que juntou ciclistas desde os juvenis até aos masters, além de paraciclistas, teve nos juniores e nos cadetes masculinos as categorias mais competitivas. Nas duas provas de juniores houve dois vencedores diferentes. João Martins (Pòvoa Cycling Academy/CDC Navais) impôs-se na corrida por pontos, com 34, mais onze do que Rúben Rodrigues (Bairrada) e mais vinte do que Miguel Batista, também da formação bairradina. Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi o melhor júnior em scratch, batendo Miguel Batista (Bairrada) e Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Em cadetes o vencedor de ambas as corridas foi o mesmo, Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact). Ganhou a corrida por pontos com 19, sendo seguido por José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), com 10, e por Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia). Paulo Fernandes foi o único repetente no pódio de scratch, ocupando o degrau mais alto, seguido por David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e por Rodrigo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) ganhou as duas corridas de juniores femininas. Impôs-se no scratch diante da colega de equipa Margarida Teodósio e de Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira). A corrida por pontos feminina foi bem equilibrada. Marta Carvalho venceu, com 28 pontos, apenas mais três do que os somados por Laura Simão. Margarida Teodósio foi terceira, com 17.

 

Vencedores

Eliminação

 

Elite Amadores: José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora)

Masters 30 Masculinos: Carlos Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Masters 40 Masculinos: José Leite (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS)

Masters 50 Masculinos: Duarte Azenha (Vulcal/Centro Ciclista do Centro)

Masters 60 Masculinos: César Mendonça

Masters 40 Femininas:Lúcia Henriques (CE Gonçalves/Azeitonense)

 

Scratch

 

Juniores Masculinos: Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra)

Juniores Femininas: Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais)

Cadetes Masculinos: Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact)

Juvenis Masculinos: Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa)

Juvenis Femininas: Maria Coimbra (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT)

Masters 40 Masculinos: José Leite (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS)

Masters 40 Femininas:Lúcia Henriques (CE Gonçalves/Azeitonense)

Masters 50 Masculinos: Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra)

Masters 60 Masculinos: João Pinto (Boavista/Servigas/Nast)

 

Corrida por Pontos

 

Juniores Masculinos: João Martins (Pòvoa Cycling Academy/CDC Navais)

Juniores Femininas: Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais)

Cadetes Masculinos: Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact)

Cadetes Femininas: Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais)

 

500m

 

Juvenis Masculinos: Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa)

Juvenis Femininas: Maria Coimbra (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT)

 

Paraciclismo

Perseguição Individual

 

Classe D: André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi)

Classe C4: Cláudio Carvalho

Classe B: Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva)

Classe C5: Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Classe C2: Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

 

1 km CR

 

Classe B: Ana Silva e Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva)

Classe C5: Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Classe D: André Soares (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi)

Classe C4: Cláudio Carvalho

Classe C2: Daniel Silva (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com