terça-feira, 11 de janeiro de 2022

“Rui Costa é aposta no arranque da época da UAE Emirates, irmãos Oliveira querem mais”


João Almeida aumentou para quatro o contingente luso na equipa UAE Emirates, que também conta com os irmãos Ivo e Rui Oliveira

 

O português Rui Costa confirmou hoje que vai ser aposta da UAE Emirates para a Volta à Arábia Saudita e a Volta a Omã, no arranque da época de ciclismo, antes de ir apoiar João Almeida.

“Os objetivos passam sempre por liderar em algumas competições ao longo do ano, como por exemplo já na Arábia Saudita (de 01 a 05 de fevereiro) e no Omã”, destacou, em conferência de imprensa virtual a partir de Espanha, onde a equipa está concentrada.

Depois disso, e num ano em que poderá tentar “aproveitar as oportunidades” em várias corridas ao longo da temporada, terá também o Paris-Nice e a Volta à Catalunha, mas com funções diferentes.

“São corridas importantes onde terei de dar o meu apoio ao João Almeida, que será o chefe de fila”, explicou.

A nova contratação da UAE Emirates, que aumentou para quatro o contingente luso na equipa, que também conta com os irmãos Ivo e Rui Oliveira, é “uma pessoa cinco estrelas”, com quem já encontrou “sensações muito boas”.

Apoiar o líder, seja Almeida, como na Volta a Itália, ou o esloveno Tadej Pogacar, como já fez no passado, serão parte importante no sexto ano do ciclista de 35 anos na formação dos Emirados, com muitos elogios para o novo reforço.

“O João tem demonstrado ser um grande corredor de grandes Voltas. Este ano tem um papel totalmente de líder e acho que este ano pode correr ainda melhor”, comentou.

Ivo Oliveira, por seu lado, admitiu que gostava “de voltar a fazer uma grande Volta” e tentar “integrar uma fuga e discutir uma etapa”, com um calendário menos definido para 2022.

A Volta a Itália não estará nos planos, ao contrário dos do irmão, numa nova época em que tentará recuperar de uma queda a meio de 2021, no Critério do Dauphiné, que lhe deixou mazelas.

“Pior do que passei é um bocado complicado. (...) Esta queda serviu também para olhar para a minha preparação e a minha carreira de forma diferente. Deu-me motivação”, admitiu.

O 2021 de Rui Oliveira foi diferente: sagrou-se campeão europeu de scratch, na pista em que ambos dão cartas, e aos 25 anos assumiu um papel importante, quer no apoio a líderes, ‘sprinters’ ou em fugas e a desdobrar-se em trabalhos, de clássicas à Volta a Espanha.

Foi aí, à 19.ª etapa, que quase ‘brilhou’, ficando em segundo na chegada a Monforte de Lemos, uma meta que “ficou atravessada”, por ter ficado tão perto um triunfo “que fica para a vida”.

“O meu calendário ainda está um bocadinho por definir. Já tenho mais ou menos uma ideia, mas claro, passa um pouco pelo que tenho feito nos últimos anos, tentar dar um apoio nas clássicas aos principais atletas, principalmente ao Matteo Trentin. Durante as outras corridas, tentar ajudar os líderes e fazer o meu trabalho como lançador”, resumiu.

Fonte: Sapo on-line

“Jumbo-Visma coloca Roglic, Vingegaard e Van Aert no Tour”


Tom Dumoulin será a aposta da equipa no Giro

 

Por: Lusa

O ciclista esloveno Primoz Roglic, vencedor das últimas três edições da Volta a Espanha, vai voltar à Volta a França, ao lado do dinamarquês Jonas Vingegaard e do belga Wout van Aert, anunciou esta terça-feira a Jumbo-Visma.

A formação holandesa do WorldTour apresentou-se para a nova temporada, na qual volta a aspirar aos maiores triunfos do calendário, a começar pelo regresso de 'Rogla' ao Tour, onde quer destronar o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), vencedor das últimas duas edições.

O esloveno, de 32 anos, campeão olímpico de contrarrelógio, tem dominado em Espanha e acumulado vitórias em outras corridas WorldTour, mas não tem conseguido impor-se no Tour: em 2020 foi segundo e em 2021 teve de abandonar.

Na 'grande boucle' estará também Vingegaard, que foi segundo classificado em 2021, e o belga Wout van Aert, que apostará na classificação dos pontos da prova, num ano em que voltará a alinhar nas principais clássicas.


O diretor desportivo, Merijn Zeeman, explicou em conferência de imprensa por via telemática, a partir da concentração em Alicante, Espanha, que a equipa aponta "aos grandes monumentos do ciclismo" e, em França, aposta nos dois principais líderes.

Fora disso, o holandês Tom Dumoulin vai disputar a Volta a Itália, que venceu em 2017, deixando a Vuelta, onde Roglic tem 'reinado' em 2019, 2020 e 2021, com uma formação dependente de quem sair em melhores condições do Tour.

Fora de França, depois de três etapas ganhas em 2021, o tricampeão mundial de ciclocrosse Wout van Aert arranca a temporada na Omloop Het Nieuwsblad e vai correr três monumentos: Milão-Sanremo, Volta a Flandes e Paris-Roubaix.

Outras provas na primeira metade de 2022 incluem a Gent-Wevelgem, a Clássica E3 e a Amstel Gold Race, em que se impôs no ano passado, mas também o Paris-Nice.

Fonte: Record on-line

“Campeão do mundo Julian Alaphilippe ataca clássicas”


Evenepoel marcará presença no Algarve

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O campeão do mundo de fundo, o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl), revelou esta segunda-feira que começará a temporada na Provença antes de atacar as clássicas, com o belga Remco Evenepoel a regressar à Volta ao Algarve.

Alaphilippe começará na Volta à Provença em 10 de fevereiro, de olhos postos nas clássicas das Ardenas, nas italianas Strade Bianche e Milão-Sanremo, na Volta à Flandres e na La Flèche Wallonne, que já venceu três vezes.

A confirmação foi dada durante uma conferência de imprensa da equipa organizada por via telemática a partir de Espanha, onde estão concentrados.

A Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco Monumentos e prova em que já foi segundo duas vezes, também é um objetivo para o bicampeão mundial na primeira fase da época.

O colega de equipa Evenepoel vai encontrar-se com o francês no Tirreno-Adriático, em março, mas antes vai correr a Volta ao Algarve, a partir de 16 de fevereiro, uma prova que venceu em 2020.

O belga correu a Volta a Itália em 2021, uma estreia em grandes Voltas marcada pelo seu abandono e pela polémica com o então colega de equipa João Almeida, que viria a ser sexto, mas este ano planeia competir na Volta a Espanha, em agosto e setembro.

Fonte: Record on-line

“Novos regulamentos da Federação Portuguesa Ciclismo já publicados”


Os regulamentos em vigor para a época de 2022 estão aprovados e disponíveis para consulta na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet.

Chamamos a atenção para a criação de regulamentos novos e para algumas alterações (assinaladas a vermelho) em documentos anteriormente existentes.

Destaca-se a criação do Regulamento das Seleções Nacionais de Ciclismo, Alto Rendimento e Elegibilidade para a Seleção Nacional. Este documento estabelece as orientações e regras de funcionamento das Seleções Nacionais, assim como os critérios de elegibilidade para a seleção.

O incremento da experiência internacional dos ciclistas e dos agentes desportivos das equipas portuguesas é um importante desígnio desportivo. Por isso, a Federação Portuguesa de Ciclismo criou, com verbas do próprio orçamento, um fundo para o apoio à internacionalização das equipas, cujas regras estão definidas no Regulamento Financeiro para 2022, ano em que a verba disponibilizada é de 25 mil euros.

Na estrada as principais novidades dizem respeito à possibilidade de utilização de rádios ou outros meios de comunicação à distância nos contrarrelógios de todas as categorias. Ainda na estrada, a Volta a Portugal do Futuro irá admitir a participação de corredores sub-23 das equipas continentais sem limite mínimo de corredor por equipa.

A Taça de Portugal Feminina terá regulamentação renovada, tentando dar maior importância às ciclistas jovens. Por isso, haverá classificação para sub-23 independente da classificação de elite, passando a haver uma nova tabela de pontuação, premiando a regularidade. Os critérios de classificação por equipas serão também modificados.

No ciclismo master a divisão por escalões etários no Campeonato Nacional de Contrarrelógio será a mesma do Campeonato Nacional de Fundo, estruturando-se a competição em categorias de 5 em 5 anos.

No BTT destaca-se, na disciplina olímpica, a importância crescente dos sub-23, que passam a contar para a classificação geral por equipas na Taça de Portugal e no Campeonato Nacional de XCO.

No ciclismo mais jovem destaca-se a assunção dos juvenis como categoria de transição entre as escolas e a competição, motivo pelo qual são criados dos Campeonatos Nacionais de Juvenis para masculinos e femininas. Nas escolas é admitida a realização de troféus de regularidade, com acumulação de pontos de prova para prova, durante o período das férias letivas de verão, aumentando a motivação de toda a comunidade, sobretudo dos jovens praticantes.

 

Regulamento Seleções Nacionais: https://www.fpciclismo.pt/regulamento-equipa-portugal

Regulamento Financeiro: https://www.fpciclismo.pt/regulamento-fpc

Regulamentos de Estrada: https://www.fpciclismo.pt/regulamento-estrada

Regulamentos de BTT: https://www.fpciclismo.pt/regulamento-btt

Regulamentos de BMX: https://www.fpciclismo.pt/regulamento-bmx

 

Regulamento de Escolas: https://www.fpciclismo.pt/regulamento-escolas

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Ana Santos é proclamada pela quarta vez consecutiva, campeã de elite de Portugal”


Por: David Simo

A jovem ciclista da Equipa de Fábrica de X-Sauce, voltou a revalidar o título de campeã nacional de Portugal de ciclismo na categoria feminina de elite.

Depois de uma corrida disputada na lama e na chuva numa pista muito exigente, Ana estabeleceu um ritmo elevado desde o início da corrida e conseguiu destacar-se dos seus rivais conseguindo chegar à meta sozinho, conseguindo o seu quarto título consecutivo nessa disciplina, apesar de ser corredora da categoria sub-23.


 

Declarações de Ana:

 

"Estou muito feliz com o meu resultado e a revalidação do meu estatuto de campeã nacional deixa-me muito entusiasmado. Estou a começar um Ano Novo muito importante para os meus objetivos desportivos com a minha equipa, e este resultado dá-me confiança para continuar a trabalhar na mesma linha".


Com esta vitória, Ana inicia a nova temporada de 2022 em que se concentrará principalmente no calendário espanhol da UCI e nos testes do Mundial.

Fonte: Soluções Multideporte S.L.

“Agenda de Ciclismo”


Águeda recebe final da Taça de Portugal de Ciclocrosse

Por: Ana Nunes

É já no próximo fim de semana que se dará o encerramento da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2021/2022. A quinta e última prova irá disputar-se no domingo, dia 16 de janeiro, em Águeda.

A Taça de Portugal de Ciclocrosse vai estar ao rubro no próximo domingo, com a categoria de elite masculina a prometer uma acérrima luta pelo título. Mário Costa e o seu colega de equipa Vítor Santos (AXPO/FirstBike/Vila do Conde) levam para a última prova da Taça a disputa pela vitória, com ambos a partirem para a corrida empatados com 200 pontos.

Já o setor feminino da categoria de elite vai chegar a Águeda já com a decisão do título totalmente fechada. Joana Monteiro (AXPO/FirstBike/Vila do Conde) venceu as quatro provas da Taça disputadas até ao momento, o que lhe dá desde já a vitória do ranking geral. No entanto, resta saber se a corredora irá conseguir o pleno e vencer a última corrida no dia da sua coroação.

Esta que será a derradeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai disputar-se no Águeda Bike Park, no domingo, dia 16 de janeiro, com os treinos a decorrerem entre as 07h00 e as 09h15 da manhã. A primeira corrida será a dos juvenis, pelas 09h30, seguida pelas categorias de veteranos, composta pelos masters 30, 40, 50, 60 e ainda a categoria open, que irão arrancar pelas 10h15.

Os cadetes e todas as categorias femininas vão partir às 11h15 e, por último, os juniores e os elite masculinos saem às 12h15. Já as cerimónias protocolares terão início pelas 13h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com