sábado, 26 de fevereiro de 2022

“Vitória sozinha de Brandon McNulty na clássica Faun-Ardèche”


Ele atacou a 23 quilómetros e soma a sua segunda vitória da temporada após vencer o Troféu Calviá no Desafio Maiorca

 

Por: EFE

O norte-americano Brandon McNulty, da Equipa Emirados Árabes Unidos, venceu sozinho a 22ª edição do Faun-Ardèche Classic, disputado em França com partida e chegada a Guilherand-Granges.

McNulty atacou a 23 quilómetros do final até ao final como vencedor e com 45 segundos de margem sobre o belga Mauri Vansevenant da QuickStep-AlphaVinyl e o também americano Sepp Kauss da Jumbo-Visma.

Esta é a segunda vitória da temporada para o norte-americano de 23 anos, que também conquistou o Troféu Calviá do Desafio Maiorca em janeiro e foi o segundo no geral na Volta ao Algarve, em Portugal.

O campeão mundial, o francês Julian Alaphilippe da Quick-Step Alpha Vinyl Team, e o esloveno Primo Rogli da Jumbo-Visma ficaram de fora da grande fuga e terminaram integrados no grupo que entrou com 1:44 de atraso.

Fonte: Marca

“'Eterno' Alejandro Valverde brilha no Gran Camiño e dá vitória 1000 da história à Movistar”


Michael Woods lidera. José Neves continua a ser o melhor português, em 13.º

 

Por: Lusa

O espanhol Alejandro Valverde desforrou-se este sábado do canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech) e impôs-se na terceira e penúltima etapa do Gran Camiño, que decorre na Galiza, em Espanha, dando a vitória 1.000 à Movistar.

Depois de, na sexta-feira, ter visto o rival fugir-lhe e ganhar a tirada com 16 segundos de vantagem, fato que lhe conferiu a liderança, que manteve este sábado, Valverde foi o mais forte do trio que lutou pelo triunfo, impondo-se a Woods e ao colombiano Iván Ramiro Sosa (Movistar).

O trio demorou 3:42.42 horas para cumprir os 148,4 quilómetros entre Maceda e Luintra, de perfil acidentado e chegada em alto, com um avanço de 51 segundos para os mais diretos perseguidores.

O campeão nacional de fundo, José Neves (W52-FC Porto), foi o melhor português, em 13.º, a 2.30, imediatamente antes de Tiago Antunes (Efapel), que gastou mais sete segundos do que o compatriota.

Woods lidera com 10 segundos de avanço para Valverde e 50 para Sosa, enquanto José Neves continua a ser o melhor luso, 13.º, depois de cair cinco posições, a 3.32.

A competição fica decidida no domingo num contrarrelógio de 15,8 quilómetros com início e fim em Sárria.

Fonte: Record on-line

“Rui Oliveira foi 64.º na Omloop Het Nieuwsblad”


Wout van Aert venceu a competição

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O ciclista português Rui Oliveira (UAE-Emirates) terminou este sábado o Circuito Omloop Het Nieuwsblad Elite em 64.º lugar, numa prova conquistada pelo anfitrião belga Wout van Aert (Jumbo-Visma).

Rui Oliveira integrou o grupo do grosso do pelotão, a partir do 22.º classificado, chegando a 1.30 minutos de Van Aert, que conseguiu 22 segundos de avanço para o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain), o primeiro de um grupo de 16 ciclistas.

Van Aert cumpriu os 204,2 quilómetros entre Gent e Ninove em 4:50.46 horas.

No seu primeiro dia de competição esta época, Wout van Aert, de 27 anos, atacou a 13 quilómetros da meta, antes da derradeira subida, conseguindo o primeiro triunfo de um ciclista belga em 33 anos, para regozijo de centenas de espetadores.

Fonte: Record on-line

“Pogacar vence Volta aos Emirados Árabes Unidos e João Almeida acaba em quinto”


Português foi quarto na última etapa

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou este sábado a Volta aos Emirados Árabes Unidos, ao vencer a sexta e última etapa, no alto de Jadel Hafeet, onde o português João Almeida, da mesma equipa, foi quarto, para terminar quinto.

Como se previa, a prova decidiu em Jadel Hafeet, uma subida de 11 quilómetros com 6,7% de inclinação, no final dos 148 quilómetros, desde Al Ain, e Pogacar não deu hipóteses à concorrência, arrebatando a etapa, em 3:20.24 horas, e a geral.

Adam Iates (Ineos) foi o primeiro a atacar, a três quilómetros da meta, e voltou a fazê-lo à entrada para o último, mas o esloveno aguentou, entrou na frente para a última curva e ainda conseguir deixar para trás o britânico, que acabou a um segundo.

Pelo Bilbao (Bahrain-Victorious) e João Almeida ficaram para trás no último quilómetro, com o espanhol a cortar a meta no terceiro lugar, a cinco segundos, e o português no quarto, a 15.

Na geral, Pogacar totalizou 25:38.16 horas, superando Iates, segundo classificado, por 22 segundos, e Bilbao, terceiro, por 48. O russo Aleksandr Vlasov (Borra-hansgrohe) foi quarto, a 54, e João Almeida quinto, a 55.

Rúben Guerreiro (EF Education -- Easy Post) foi 30.º na sexta e última tirada, a 2.55 minutos de Pogacar, e fechou a prova no 21.º posto, a 3.47.

Fonte: Record on-line

“UCI Junior Series Portugal com arranque positivo na Copa Catalana de Btt”


Por: Ana Nunes

Íris Chagas e Mariana Líbano estiveram hoje em representação da seleção nacional na Copa Catalana de BTT, em Banyoles, Girona, uma prova do circuito UCI Junior Series de Cross-Country Olímpico (XCO).

Teve hoje início a participação da seleção portuguesa na Copa Catalana de Btt em Banyoles, Girona, desta feita, na prova feminina. Em prova estiveram as corredoras da categoria de juniores, Íris Chagas e Mariana Líbano.

Ambas as atletas arrancaram bem, com Mariana Líbano a manter-se sempre próxima das melhores atletas, dentro do top 10. A corredora portuguesa fez uma prova consistente até ao final, terminando na nona posição. Já Íris Chagas, nesta que foi a sua primeira corrida do ano, perdeu alguns lugares após o início da corrida, conseguido, apesar disso, fechar na 24.º posição.


Segundo o selecionador nacional, Pedro Vigário, as atletas estiveram à altura do desafio, ambas terminando entre as 30 primeiras atletas, num total de 54 participantes. “As duas corredoras fizeram um arranque muito bom. Ao longo da prova a Mariana defendeu-se muito bem e estar sempre entre as dez primeiras corredoras, que era o nosso objetivo. A Íris tem menos experiência e esta foi a primeira corrida que fez este ano. Apesar do bom arranque que fez, acabou por perder alguns lugares, devido à falta de ritmo que acabou por se fazer notar. Esteve dentro das expectativas e mostrou ter muito potencial para o futuro”.


Amanhã vão entrar em competição os juniores masculinos, com a seleção nacional a fazer-se representar por Artur Mendonça, Guilherme Barros, Rafael Sousa e Tomás Gaspar. A partida está marcada para as 09h40.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta ao Alentejo um trajeto já definido e novidades”


Por: José Morais

Vai para a estrada de 16 a 20 de março mais uma edição da Volta ao Alentejo, serão cinco dia de competição, quatro etapas em linha e um contrarrelógio a ser realizado no penúltimo dia numa extensão de 8,4 quilómetros a realizar em Castelo de Vide.

Uma das novidades da alentejana deste ano será o regresso a Elvas, algo que foi visitado já algum tempo, a última vez foi em 2005, haverá este ano ligações de etapas entre Vendas Novas e Sines, Beja e Portel, Elvas e Ponte Sor, Castelo de Vide a Évora, e o contrarrelógio em Castelo de Vide.

Estão inscritas as dez equipas continentais portuguesas, onde se juntaram as de sub-23 da Alenquer-GDM-Sobralcar e JV Perfis-Windmob, as quais lideraram o ranking após a prova de abertura, e a Almodôvar-Cafés Delta-Crédito Agrícola, a única equipa alentejana, cinco equipas estrangeira marcaram presença, a Euskadi-Euskaltel, ProTouch, Caja Rural-Seguros RGA, Bai-Sicasal-Petro de Luanda e a Burgos-BH

“W52 – FC Porto José Neves brilha na etapa rainha”


Com 148 quilómetros a terceira etapa do Gran Camiño – Tour da Galiza fez a ligação entre Maceda e Luintra. Apesar de no mapa parecer ser curta, foi uma etapa difícil com Montanha na zona de Ourense.

Foram 4 Prémios de Montanha que os ciclistas tiveram de passar ao longo da etapa, mas os últimos 50 quilómetros tinham 3 bem duros, uma 2ª e dois de 1ª categoria. O último a começar logo com rampa de 23%.

A partida foi rápida só aos 25 quilómetros se formou uma fuga com 8 elementos, nunca chegaram a ter muita vantagem, os 2 minutos que tiveram foram logo dissipados na primeira subida do dia.

O pelotão controlou a fuga e antes do início do trio de subida finais já não havia fuga.

Com estas subidas o pelotão ficou dividido em vários grupos. No da dianteira com 18 ciclistas manteve-se sempre José Neves.

Na descida para a subida final José Neves descaiu no grupo e ficou um pouco atrasado. Fez a subida no seu ritmo e foi passando elementos. Chegou em 13º a 2 minutos e meio do vencedor Alejandro Valverde (Movistar).

Na Geral Individual comanda Michael Woods (Israel-Premier Tech) com 10 segundos de vantagem para Valverde. José Neves é o elemento da equipa melhor colocado na 13ª posição e o melhor Português na prova.

Amanhã temos o Contrarrelógio Individual com 15,8 quilómetros para terminar a prova.

           

Classificação Etapa

 

13º José Neves +2m30

42º Rui Vinhas +12m34

48º Ricardo Vilela +12m34

69º Joni Brandão +18m01

70º Amaro Antunes +18m01

71º José Gonçalves +18m01

86º Guilherme Mota +20m36

 

Geral Individual após 3ª etapa

 

13º José Neves +3m32

43º Ricardo Vilela +14m30

46º Rui Vinhas +14m52

67º José Gonçalves +20m16

68º Amaro Antunes +20m19

87º Joni Brandão +25m58

94º Guilherme Mota +27m10

 

Geral Equipas

 

11º W52 – FC Porto

Fonte: W52 – FC Porto

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com