segunda-feira, 11 de outubro de 2021

“União Ciclista Internacional ajuda no resgate de 165 refugiados afegãos”


Em cooperação com várias entidades desportivas e cívicas

 

Por: Lusa

A União Ciclista Internacional (UCI) revelou esta segunda-feira ter participado no resgate e realojamento de um total de 165 refugiados afegãos, em cooperação com várias entidades desportivas e cívicas.

"Ao todo, 165 cidadãos do Afeganistão puderam deixar o país graças aos esforços da UCI e dos seus parceiros, à luz dos eventos recentes", nomeadamente, a tomada do poder no Afeganistão pelos talibãs, pode ler-se em comunicado.

Segundo a UCI, uma "operação vasta", levada a cabo em parceria com o dono da equipa Israel Start-Up Nation, Sylvan Adams, a organização não-governamental IsraAID e vários governos, bem como da FIFA, permitiu retirar, desde logo, 125 cidadãos.

Entre eles, ciclistas do pelotão feminino, vários administradores, artistas, "um juiz, vários jornalistas e ativistas dos direitos humanos", todos trazidos para a Europa através de Tirana.

"Um total de 38 estão a instalar-se na Suíça, com outros a seguirem para Canadá, França, Israel e Estados Unidos", destaca a nota.

As ciclistas resgatadas deverão agora integrar o Centro de Ciclismo Mundial, que a UCI opera em Aigle, na Suíça, onde poderão treinar e preparar-se para competir.

"É muito importante para a UCI comprometer-se com os membros da família do ciclismo que sofrem devido à situação no Afeganistão e estou feliz que os nossos esforços tenham providenciado oportunidades para que possam viver em condições decentes", declarou o presidente do organismo de cúpula do ciclismo mundial, David Lappartient.

Fonte: Record on-line

“IV Triatlo the Campus – Quinta do Lago 2021”


O Triatlo The Campus realizou-se na Quinta do Lago no dia 5 de outubro

 

Realizou-se dia 5 de outubro o Triatlo the Campus – Quinta do Lago- com a segunda e última etapa do Campeonato Regional de Triatlo do Algarve. Este evento recebeu também a prova de qualificação para o Campeonato do Mundo de Juniores que irá decorrer nos dias 6 e 7 de novembro no Triatlo Internacional de Quarteira 2021.

Os atletas que irão disputar o Campeonato do Mundo estiveram sujeitos a critérios de classificação no Campeonato da Europa de Juniores em Kitzbühel, sendo as restantes vagas disponíveis apuradas na prova de Seleção do Triatlo da Quinta do Lago.

Inês Rico, Luana Quaresma e Matilde Santos, Alexandre Montez, Gustavo do Canto e João Nuno Batista são os atletas nacionais que irão disputar o Campeonato do Mundo de Juniores 2021.

João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o primeiro classificado, com 00:53:14, com Gustavo do Canto, também do Torres Novas, a ficar em 6.º da geral e no segundo lugar da prova de qualificação com 00:56:08.


Matilde Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, foi a atleta mais rápida a passar a meta com 01:02:38, Luana Quaresma, do Alhandra Sporting Club, fez terceiro da geral e classificou-se na segunda posição da prova de qualificação, enquanto Inês Rico, também do Alhandra, conseguiu o quarto lugar da geral, conquistando a terceira posição na Prova de Seleção.

A prova de qualificação para o Campeonato do Mundo Juniores foi disputada na distância sprint com uma volta de 750 metros no lago, com partida na areia, duas voltas de 20km de ciclismo em asfalto e duas voltas planas de corrida em asfalto e terra batida.

Esta prova foi também de qualificação para a Taça da Europa de Quarteira, na categoria de elite.

O IV Triatlo The Campus – Quinta do Lago é uma organização da Sociedade do Golfe da Quinta do Lago, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Gonçalo Filipe do Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic vence no Douro Granfondo”


Decorreu no dia 10 o Douro Granfondo 2021, prova partida e chegada no Peso da Régua, e que atravessou os concelhos de Lamego, Armamar, Tabuaço, regressando ao Coração do Douro São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa e Penedono.

Gonçalo Filipe, atleta do Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, participou no Médiofondo, prova composta por 93 km com cerca de 1700 metros de acumulado, tendo alinhado a partida mais de 1000 atletas para disputar a vitória na prova.

Gonçalo Filipe esteve sempre na frente da corrida, ficando inicialmente o grupo reduzido a 9 atletas, e posteriormente a 3, conseguindo o Gonçalo impor-se sobre os seus adversários e vencer a prova.

Fonte: Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic vence no Douro Granfondo



“Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic vence coletivamente em Almodôvar”


A equipa venceu ainda 2 etapas e a camisola da montanha

 

Decorreu no último fim-de-semana (09 e 10 de Outubro), a 13.ª Volta ao Concelho de Almodôvar em Ciclismo.

A formação do Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic participou nesta prova 7 unidades da sua equipa, Rui Rodrigues, João Letras, Jorge Letras, Hélder Pereira, Paulo Simões, Ricardo Gonçalves e David Garrido.


A primeira etapa e início da 13 volta ao Concelho de Almodôvar, decorreu na tarde do dia 9, com partida em Almodôvar e chegada ao Alto de Santa Clara, etapa composta por 107 km e cerca de 2000 metros de acumulado.

Os atletas do Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic estiveram sempre na discussão da etapa, inicialmente na 1 fuga do dia, composta por cerca de 10 ciclistas.

João letras venceu o primeiro premio de montanha e voltou novamente a vencer o segundo, resultando dai uma fuga com cerca de 11 ciclistas, onde estavam três atletas do Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic.


 Da fuga viriam a destacar-se 2 atletas que ganharam cerca de 30 segundos de avanço. A cerca de 2 km para a meta, na entrada da última subida, João Letras assumiu e iniciou a perseguição aos 2 fugitivos, levando consigo na roda mais 2 atletas, que se aperceberam do desgaste do João e a faltar 200 metros para a meta conseguiram passar pelo João, e vencer a etapa, tendo João Letras cortado a meta em 4 lugar.

Nesta primeira etapa a equipa Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic colocou 2 atletas nos 10 primeiros lugares (João Letras em 4 e Rui Rodrigues em 7), vestindo o João Letras a camisola da montanha (camisola das bolinhas), coletivamente a equipa conquistou o segundo lugar e João letras e Rui Rodrigues ficaram em segundo lugar nos seus escalões.


No dia seguinte, da parte da manhã, decorreu a 2.ª etapa composta por 60 km, com partida Aldeia dos Fernandes e chegada a Almodôvar, com a etapa a ser praticamente controlada pela equipa do camisola, vindo a acabar ao sprint, com João Letras do Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic a vencer a etapa e Rui Rodrigues em 4 lugar, mantendo-se tudo igual na classificação por equipas, escalões e camisola da montanha.

Para a última etapa, que decorreu da parte da tarde, composta por um circuito fechado de 10 voltas que perfazia um total de 45 km. A etapa tinha 2 prémios montanha, tendo João letras vencidas a primeira passagem pelo prémio de montanha e assim consolidando a vitória da camisola da montanha.


A faltar 5 voltas para o final deu-se uma fuga de 5 elementos que ganharam cerca de 30 segundos ao pelotão e a faltar 3 voltas, João letras atacou no pelotão, tentando juntar-se a fuga, havendo de imediato resposta do camisola amarela, tendo ambos conseguido juntar-se ao grupo da fuga.

A vitoria da etapa viria a ser discutida ao sprint, com João Letras mais uma vez a impor-se e a vencer a etapa. Jorge letras cortou a meta em 7º a 2 segundos. Coletivamente o Grupo Parapedra/Dinazoo / Riomagic conquistava também 1º lugar por equipas, e com a diferença de tempo conquistada na etapa, conseguia subir ao 1º lugar e ser líder por equipas.


O Grupo Parapedra /Dinazoo /Riomagic obteve um resultado bastante positivo nesta 13.ª Volta ao Concelho de Almodôvar, sendo a melhor equipa da prova e conquistando o 1 lugar coletivamente, 3º lugar geral individual, e a que subiu mais vezes ao pódio, o que demonstra o excelente trabalho de toda a equipa.

 

Contas feitas no final da 11 Volta ao concelho de Almodôvar:

 

1º Lugar geral final por equipas

3º Lugar a geral individual

1º Lugar Geral Classificação da Montanha

2º Lugar Geral Classificação elites

2º Lugar Geral classificação master 40

 

Vencedores da segunda e terceira etapa

 

De realçar que na geral individual, que resulta do trabalho de toda a equipa durante as três etapas, a equipa coloca 3 atletas nos 10 primeiros lugares, João Letras 3º Lugar, Rui Rodrigues alcançou to 7º Lugar e Jorge Letras o 9º Lugar.

Congratulamo-nos e estamos orgulhosos dos nossos atletas pelos resultados obtidos.

Dedicamos a todos os nossos patrocinadores os resultados obtidos e agradecemos todo o apoio e ajuda que nos prestam, pois sem eles jamais conseguiríamos obter estes resultados.

Fonte: Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic

“Êxito no 35.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos”


O Centro Ciclista de Barcelos venceu o 35.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã que se realizou na Zona Industrial da Várzea, em Barcelos.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Barcelos, o Prémio Ciclismo Cidade de Barcelos foi promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.



Num dia agradável para a prática da modalidade, os “pequenos” grandes ciclistas das várias equipas presentes aproveitaram ao máximo e divertiram-se naquela que foi a derradeira prova de Escolas no Minho.
O Centro Ciclista de Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor venceu coletivamente a competição destinada aos escalões de escolas, deixando na segunda posição a Landeiro/KTM/Matias& Araújo/Frulact e na terceira a Tensai/Sambiental/Santa Marta.


Individualmente, evidenciou-se Gonçalo Costa (Póvoa de Varzim/CDC Navais), ciclista que venceu isolado a corrida final de juvenis. Na segunda posição ficou Francisco Martinho (Vilanovense/Coreva/Duorep), que liderou a maior parte da corrida, enquanto Tomás Oliveira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta foi terceiro classificado. Em femininos, Jéssica Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) foi a vencedora, tendo Mara Ribeiro (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) terminado em segundo.
No escalão de infantis destacou-se o vianense Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) que no sprint final foi mais forte que um grupo de sete ciclistas. Carlos Leal e Vasco Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) completaram o pódio. Mariana Maia, que corre como individual, subiu ao lugar mais alto do pódio, deixando nos lugares imediatos Beatriz Ferreira (UC Trofa) e Adelaide Palmeira (CC Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor).


Em iniciados, Gabriel Santos (União Ciclismo da Trofa) foi o melhor após a realização das duas provas (linha e destreza) com Duarte Ribeiro e Rodrigo Brandão, ambos da Academia de Ciclismo de Paredes, a concluírem a prova em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Em femininos, destacou-se Mariana Ribeiro (Penafiel Bike Clube) enquanto Rosa Maia (individual) foi a segunda classificada.
Na categoria de pupilos/benjamins, o melhor foi Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube), deixando na segunda posição Afonso Nogueira (AC Paredes) e Duarte Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) na terceira.



Francisco Cardoso (Presidente do CC Barcelos)


“Fiquei muito satisfeito. Não houve incidentes, nem acidentes, que é o principal, e, por isso, correu tudo bem. Desportivamente ficou dentro das nossas expetativas. Tenho a noção que se tivesse sido mais cedo talvez tivéssemos mais participantes, nesta altura já muitos miúdos pararam”, afirmou Francisco Cardoso, salientando que “não faltou entusiasmo e animação. Foi uma prova muito entusiasmante. Estou muito satisfeito”.
Referindo que “temos uma equipa de trabalho fantástica”, Francisco Cardoso explicou que “só com uma grande equipa é que se consegue organizar um Prémio de Ciclismo destes. Estamos a trabalhar desde muito cedo para ter tudo pronto para receber estes valorosos atletas”.
Francisco Cardoso considera que “os miúdos precisam disto. Este ano já tiveram algumas provas, mas esperemos que para o ano as coisas corram ainda melhor, que haja muitas mais atividades”.




Carlos Leite (Treinador do CC Barcelos)


Carlos Leite, treinador da categoria de Escolas do Centro Ciclista de Barcelos / A.F.F. / Flynx / H.M. Motor, estava igualmente muito satisfeito no final do 35.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos. “Foi fechar com “chave de ouro” na categoria Escolas. Depois de termos sido segundos no Encontro Nacional de Escolas e terceiros no Troféu de Cantanhede, o Centro Ciclista de Barcelos termina a época a vencer”, afirmou o treinador realçando que “foi o culminar de uma época em que, apesar de todas as dificuldades, conseguimos trabalhar e mostrar trabalho”.
O 35º Prémio Cidade de Barcelos organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de Barcelos, AFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Navega Rías Baixas, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
Fonte
:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com