quarta-feira, 4 de setembro de 2019

“Vuelta/Mikel Iturria alcança primeira vitória como profissional”

Primoz Roglic segura camisola vermelha

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista basco Mikel Iturria (Euskadi-Murias) conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória como profissional, ao ser o primeiro na meta da 11.ª etapa da Vuelta, em Urdax-Dantxarinea.

A etapa, entre Saint-Palais e Urdax-Dantxarinea (180 quilómetros), foi dominada por uma extensa fuga, em que Iturria foi o melhor, surpreendendo os seus companheiros de escapada a 20 quilómetros do final.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) entrou no pelotão, a 18.15 minutos de Iturria, pouco preocupado com o avanço de quem ia na fuga - só ciclistas mal classificados na geral.

Na tirada, disputada nos Pirenéus franceses e Navarra, o segundo, a seis segundos de Iturria, foi o espanhol Jonathan Lastra (Caja Rural), à frente do norte-americano Lawson Craddock (EF-Education First).

A 12.ª etapa, na quinta-feira, leva a caravana entre o circuito de Navarra e Bilbau, em 171,4 quilómetros. Haverá três subidas de terceira, mas concentradas nos últimos 30 quilómetros, o que promete alguma animação.

Fonte: Record on-line

“Bike Tour Tiago Machado”

Realiza-se no dia 27 de outubro o X Bike Tour Tiago Machado. A iniciativa, além do habitual passeio de bicicleta, incluirá este ano uma caminhada também ela aberta à participação de todos os interessados. O Bike Tour Tiago Machado tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho e decorrerá em Vila Nova de Famalicão, assumindo, como habitualmente, um cariz solidário. As inscrições serão brevemente abertas em www.acm.pt.

Dez anos depois, o Bike Tour Tiago Machado regressa às suas origens, estando a partida programada para a freguesia de Vale São Martinho, localidade de onde arrancou a primeira edição e cuja junta de freguesia apoia a iniciativa, assim como vários parceiros que ajudam a abrilhantar o evento.

O X Bike Tour Tiago Machado será uma oportunidade de pedalar com o ciclista Tiago Machado (que representa a equipa do Sporting - Tavira) e com outros atletas de renome.

O percurso do passeio terá uma extensão 18 quilómetros (dificuldade baixa), enquanto o da caminhada será de cerca de 6 kms (dificuldade baixa).

Os participantes no X Bike Tour Tiago Machado habilitam-se ao sorteio de vários prémios e a associação para qual reverterá a verba angariada será anunciada brevemente.

No ano passado, mais de meio milhar de pessoas participou no Bike Tour Tiago Machado promovido pelo nono ano consecutivo em Vila Nova de Famalicão. As receitas da iniciativa do ciclista minhoto - considerado pelo jornal francês L´Équipe o herói da Volta a França de 2014 - reverteram no ano passado para a “Dar as Mãos - Associação de Solidariedade”.

Fonte: ACM

“Barcelos recebe o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION”

O Monte do Facho, em Barcelos, recebe a penúltima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION no próximo dia 15 de setembro. Denominada 5º BTT DHI Moto Galos, a prova decorrerá entre as 13 e as 17h00.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Clube Moto Galos de Barcelos, o 5º BTT DHI Moto Galos, quarta etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, deixa em perspetiva um excelente espetáculo desportivo. A prova será disputada no Monte do Facho (Barcelos).

A quarta prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, que contará com cronometragens a cargo da SportChip, além das categorias de competição, será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

A prova, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, incluirá um período para treinos entre as 10h00 e as 12h00 (competição) e as 10h30 e as 12h00 (promoção), realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h30.

A participação no 5º BTT DHI Moto Galos é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção. O secretariado para confirmação das inscrições decorrerá entre as 9 e as 10 horas (promoção) e as 10 horas e as 12 horas (competição). As pré-inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.

O 5º BTT DHI Moto Galos tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Carbonwork.pt (Carbon Work - Carbon Repair & Bikeshop), Pirâmide - Contabilidade e Seguros, AZ Negócios - Internet e Multimédia, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, www.sportchip.net, POPP Design, Score Tech e Navega Rías Baixas.

Fonte: ACM

“Pelotão sub-23 na estrada já amanhã/27ª Volta a Portugal do Futuro discute-se até domingo”

É já esta quinta-feira que o pelotão nacional de ciclismo sub-23 se faz à estrada para mais uma edição da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.                                                                                                   

Os quatro dias de competição começam na Sertã, pelas 15h, com um circuito que começa e termina, ao fim de 115,6 quilómetros, na Rua 25 de abril. Sexta-feira discute-se a etapa mais longa (168,2km), que começa e acaba em Abrantes, e Sábado é dia de etapa dupla, de manhã entre Abrantes e Castelo de Vide (79,9km) e à tarde há Contrarrelógio Individual na vila do norte alentejano (8,4km). No domingo, o epicentro da prova será em Portalegre, município que vai coroar o vencedor da 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros após os derradeiros 122,8 quilómetros.


15 equipas à procura da amarela

A 27ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros é reservada a atletas da categoria Sub-23 de equipas Continentais e equipas de Clube. Cada formação pode participar com um número mínimo de cinco corredores e um máximo de sete, entre os 19 e os 23 anos. 15 equipas, 10 portuguesas e 5 espanholas, apresentam um pelotão de 100 jovens corredores. Às equipas portuguesas Miranda-Mortágua, Ud/Oliveirense /Inoutbuild, Sicasal-Constantinos, Fortunna-Maia, Acdc Trofa/Trofense, Jorbi Team José Maria Nicolau, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, JV Perfis - Gondomar Cultural, L. A. Aluminios - L. A. Sport, Vito - Feirense – Pnb juntam-se as espanholas Baque-Ideus-Bh, Supermercados Froiz, Aluminios Cortizo, Gomur - Cantabria Infinia e Kuota - Construciones Paulino.

Fonte: Podium

“Penafiel vai receber o Campeonato da Europa de BTT WEMBO”

Cerca de 200 atletas de 15 países vão competir durante 24 horas na maior prova de BTT WEMBO, Penafiel foi ainda escolhido para acolher o Campeonato do Mundo de BTT WEMBO em 2021
Penafiel vai receber, nos próximos dias 21 e 22 de setembro, o Campeonato da Europa de BTT WEMBO (World Endurance Mountain Bike Organization), uma competição promovida pela associação Brain Sports Club/Iron Brain e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
A competição, realizada pela 1ª vez em Portugal, reúne três provas de resistência com diferentes durações (6h, 12h ou 24h) e consiste em dar o maior número de voltas num percurso com uma extensão de 15km, o que significa que quanto mais voltas os atletas derem, melhor classificados ficam.
O paddock (zona que alberga as equipas e os equipamentos dos atletas) será instalado no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
A organização conta com a participação de cerca de 200 atletas provenientes de 15 países, sendo que qualquer pessoa se pode inscrever e escolher a duração da prova que quer fazer. Independentemente da duração, todas as provas têm início marcado para as 11h de dia 21 (sábado).
A inscrição pode ser efetuada até ao próximo dia 6 de setembro, através dos seguintes links:




Mais informações em: https://ironbrainsports.com/

Fonte: Câmara Municipal Penafiel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com