terça-feira, 4 de abril de 2023

“Rider leva automóveis e motos clássicas a passear pelas mais belas”


O passeio de automóveis e motos clássicas decorre de 9 a 11 de Junho com participantes de vários países

 

Fotos: Joel Araújo

A décima segunda edição do Rider, o passeio de motos clássicas, organizado anualmente pelo Museu do Caramulo, regressa à estrada nos dias 9, 10 e 11 de Junho. Tal como em 2022, o Rider irá integrar novamente na sua comitiva automóveis clássicos e antigos com mais de 30 anos.

Em parceria com o Driver’s Cult, o itinerário do Rider 2023 incluirá passagens pelas estradas e curvas do Planalto Beirão, que acompanha as vinhas do Dão e o rio que lhe dá nome, as regiões do Luso, Mondego e Viseu, com as suas aldeias históricas recheadas de saberes e sabores típicos, e o mítico traçado da Rampa do Caramulo.


Ao longo dos três dias de viagem, os mais de 60 participantes, oriundos de Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha e até dos Países Baixos, vão ter a oportunidade de visitar alguns dos ex-libris que compõem a riqueza cultural da Região Centro, entre eles a Barragem da Gralheira, no concelho de Anadia, a Lapa de Meruje, situada no percurso da Penoita, e ainda uma passagem por Macieira de Alcôba, considerada uma das aldeias históricas mais bem preservadas em Portugal.


Sendo o Rider uma autêntica experiência de degustação para amantes de duas e quatro rodas, o programa irá integrar uma visita exclusiva a duas colecções privadas de automóveis, coffee-break nas caves da Quinta de Lemos, visita ao Museu do Caramulo, e um jantar temático no CEC - Caramulo Experience Center. A décima segunda edição do Rider irá despedir-se com um almoço de grupo no Hotel do Caramulo, onde não irá faltar a habitual fotografia de grupo e um brinde com todos os participantes.


A inscrição poderá ser feita até ao dia 1 de Junho, através do formulário no site oficial do evento: www.ridercaramulo.com

O Rider conta com o apoio do Museu do Caramulo, da Câmara Municipal de Tondela, da Câmara Municipal de Viseu, do Turismo do Centro, do Driver’s Cult, da Guerin, da Ryobi, do Jornal dos Clássicos e do banco BPI | Fundação la Caixa.


Fonte: Museu do Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal





“Ide Schelling vence segunda etapa da Volta ao País Basco”


Num dia em que o português Rúben Guerreiro (Movistar) foi 10.º

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista holandês Ide Schelling (BORA-hansgrohe) venceu esta terça-feira ao sprint a segunda etapa da Volta ao País Basco, assumindo a liderança da classificação geral individual num dia em que Rúben Guerreiro (Movistar) foi 10.º.

Schelling, de 25 anos, cumpriu os 193,8 quilómetros entre Viana e Leitza em 4:53.33 horas, batendo sobre a meta o italiano Matteo Sobrero (Jayco AlUla), segundo, e o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), terceiro.

Este é o novo pódio da geral individual, com quatro segundos de diferença entre primeiro e segundo e seis entre primeiro e terceiro, após uma tirada em que os vários portugueses subiram na geral.

O dia, de resto, prometia fazer diferenças entre candidatos à vitória final, mas acabou por chegar um grupo largo à meta, que surgiu pouco depois de uma subida de montanha de segunda categoria.

Registou-se um ataque a 47 quilómetros do fim, do espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), que bonificou três segundos num sprint intermédio, mas sem consequências, gerando-se um sprint entre o grupo principal.

Rúben Guerreiro é agora 14.º, a 10 segundos do novo líder, após fechar o top 10, com o companheiro de equipa Nelson Oliveira agora em 25.º, após o 21.º posto do dia.

O outro português em prova, Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 128.º e na geral é 117.º, já a mais de 13 minutos.

Na quarta-feira, a terceira etapa vai ligar Errenteria a Amasa-Villabona em 153,9 quilómetros, com chegada em alto e cinco contagens de montanha categorizadas antes disso.

Fonte: Record on-line

“Vitor Mariño e Ana Leite venceram o BTT DHI de Insalde (Paredes de Coura)”


Insalde consagrou Vitor Mariño (X Bikes CC) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) como vencedores em elite enquanto o Bike House DH Team/Guimarães foi o vencedor coletivamente.

Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) e Victor Mariño (X Bikes C.C.) foram os vencedores em elites do 2º BTT DHI Insalde, prova de abertura do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, que se realizou este domingo em Paredes de Coura.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, o 2º BTT DHI Insalde contou com a presença de uma centena de atletas oriundos, sobretudo, do norte de Portugal e da vizinha Galiza, que encheram de alegria, animação e muita luta a pista de Insalde.

Ana Leite, ciclista de Guimarães que alinha na AXPO Team Vila do Conde, foi a mais rápida na descida final de elites, fez o tempo de 3:09.02, e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio, deixando nos lugares imediatos Gemma Chapela (Vk Bikes C) na segunda posição e Sandra Lopes (Maiatos) em terceiro.


Victor Mariño (X Bikes C.C.) dominou a prova masculina. Depois de ter garantido o melhor tempo da geral na manga de qualificação, com o tempo de 2:14.13m, o ciclista da Galiza conseguiu superar-se na descida final, fez 2:12.19m e garantiu a vitória na prova de elites.

O vimaranense Pedro Fernandes, que corre como individual, fez uma manga de classificação quase perfeita e conquistou o segundo lugar com o tempo de 2:14.88, enquanto Gabriel Alonso (CC Tribu del Nu) foi terceiro.

No escalão júnior a vitória sorriu a Gael Martinez (Tm Sport Riders), que fez o tempo de 2:22.52. Nuno Bentes e Diogo Cunha completaram o pódio.

José Cardoso, barcelense da Bike House DH Team/Guimarães, venceu em cadetes, deixando o seu colega de equipa, Guilherme Teixeira, na segunda posição. José Pedroso (individual) foi terceiro.

Em master 30 venceu Ruben Gomes (Caniço Riders / Freeride Madeira). O piloto madeirense foi o mais rápido relegando para os lugares seguintes do pódio Pedro Bessa e Marcelo Leão, ambos a correrem como individuais.


Ricardo Soares (Bike Zone), atual Campeão do Minho, dominou a prova de master 40. O ciclista de Guimarães fez a descida final em 2:23.26 e garantiu a vitória, enquanto Jorge Afonseca (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e Miguel Pintos (Coruxo C.C) terceiro.

Ricardo Escudeiro (Poio Bike Club) fez a descida mais rápida em aster 50. Paulo Abreu (AXPO Team Vila do Conde) foi segundo e Miguel Quinteiro (Pontebike Team) subiu ao terceiro lugar do pódio.

Em escolas venceram Lucas Hermida (Pontebike Team) em infantis e Afonso Soares (Bike Zone), Campeão do Minho em título no escalão de escolas/juvenis.

Por equipas venceu a Bike House DH Team/Guimarães. A AXPO Team Vila do Conde terminou na segunda posição e a Pontebike Team Sportskids alcançou a terceira posição.

Em Promoção venceu Tiago Fernandes, enquanto Hugo Alves foi segundo e Aníbal Ferreira terceiro.


 

Victo Mariño, X Bikes C.C.

 

Victo Mariño, da X Bikes C.C., sai de Insalde com a vitória, numa prova que classificou de “excelente” e numa pista que, garante, adorou conhecer…

“Gostei muito da pista, já tinha ouvido falar muito bem dela porque somos daqui de perto e, sinceramente, gostei muito”, disse o ciclista da Galiza, que salientou que “é uma pista que servirá para virmos cá treinar. É muito boa mesmo”.


 

Moisés Loureiro, presidente da Junta de Freguesia de Insalde e Porreiras

 

Moisés Loureiro, presidente da Junta de Freguesia de Insalde e Porreiras, mostrou-se muito satisfeito coma forma como decorreu a prova.

“Estou muito satisfeito com a forma como decorreu mais esta edição do DHI de Insalde. Este é um evento recente, mas está a ser um sucesso. O feedback dos atletas é muito positivo, dizem que é uma pista diferente, mas se calhar também fazemos questão disso mesmo”.

Moisés Loureiro considera que “este evento é uma mais-valia para uma freguesia com pouco movimento e que este fim-de-semana teve aqui tanta gente, uns a competir e outros a assistir. Aliás esta prova até chamou a atenção das pessoas locais, dos mais idosos, que até não costumam ir para muitos locais e fizeram questão de passar por cá”.


 

Vítor Rosas, Vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

Vítor Rosas, Vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura, considerou o 2º BTT DHI de Insalde “um sucesso” e adiantou que “estamos muito satisfeitos com a forma como decorreu a prova e a alegria que se pode ver nos atletas com a pista e com o ambiente que se vive em torno da prova”.

Vítor Silva salientou o facto de “termos tido aqui a presença de muitos aficionados deste desporto. De resto a ideia é termos uma oferta muito variada de atividades, sejam elas desportivas e culturais, que possam trazer aqui mais gente e, como estamos muito perto da fronteira, também muitos espanhóis”.

O autarca de Paredes de Coura referiu ainda que “estamos a apostar e vamos continuar a apostar nas condições e nas organizações, neste caso, ligados ao ciclismo porque ela torna mais visível o nosso território, que é magnífico e que, com alguma vaidade, queremos mostrar a toda a gente”.

O 2º BTT DHI Insalde organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura teveo apoio das Juntas de Freguesia de Insalde e Porreiras, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip. 

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Filip Maciejuk provocou uma queda maciça e a punição parece ser reduzida”


Por: José Morais

Foto: Road.cc

Existiu polémica na Volta à Flandres motivada pela queda que o ciclista Filip Maciejuk da equipa Bahrain-Victorious que provocou na Volta a Flandres a queda de mais de cinquenta ciclistas, quando o ciclista polaco fez uma manobra perigosa, originando uma grande queda.

Filip Maciejuk foi na altura do sucedido expulso da prova, com a UCI agora a analisar o que se passou, e a estudar mais medidas adicionais, já que a manobra totalmente despropositada, já que nenhum ciclista deve colocar a segurança dos seus companheiros de prova, afirmou Peter Van Den Abeele, coordenador da UCI.

Filip Maciejuk que tem 23 anos de idade, ao entrar para o autocarro da sua equipa confessava o seu erro, e pedia desculpas nas redes sociais pelo que tinha acontecido, apesar do pedido de desculpas, ao qual e situação causada ainda não está resolvida.

A UCI poderá vir a tomar medidas mais drásticas, com o ciclista polaco a ter de se apresentar no comité disciplinar da UCI, onde pode talvez ser-lhe aplicada uma multa adicional, ou até uma suspensão, algo que pode vir a ser decidido, para qualquer sanção aplicada pela UCI a mesma vai fundamentar-se e basear-se nos regulamentos, com Peter Van Den Abeele a dizer que tinham sido criticados quando foi introduzida a regra de que não seria permitido circular nos trilhos fora do asfalto, e esta atitude de Filip Maciejuk foi feita fora do permitido, originou a queda de mais de cinquenta ciclistas, o ciclista Tom Wellens a sofrer uma fratura da clavícula.   

Com o sucedido, as organizações em especialmente as clássica de primavera flamengas ficaram preocupadas com a segurança dos ciclistas, apelando que seja assumida a responsabilidade de todos.

E o coordenador da UCI Peter Van Den Abeele referia ainda que no futuro se queria ter a capacidade de antecipar, em vez de vir a reagir depois as quedas, e a UCI está a trabalhar com equipas como a Ineos e a Jumbo.

Para o ciclista Tim Wellens, que foi operado, e espera poder recomeçar a sua preparação dentro de duas semanas, dizia que o que Filip Maciejuk não foi a melhor atitude que tomou, e reconhece que o mesmo já foi bem punido nas redes sociais, e apesar de não o conhecer pessoalmente, pensa que ele daria a sua clavícula, para que não tivesse sido o causador deste acidente maciço.

“Época 2023 Campeonatos da Europa de regresso a Anadia”


Por: José Carlos Gomes

A União Europeia de Ciclismo (UEC) voltou a confiar na Federação Portuguesa de Ciclismo para organizar, em 2023, dois Campeonatos da Europa, de BTT e pista, e uma Taça da Europa, de BMX.

Depois de ter sido capital europeia do ciclismo jovem em 2022, com três Campeonatos da Europa realizados em semanas sucessivas, Anadia será a sede dos Europeus de Sub-23 e Sub-19 de BTT e de Pista, em julho. Em setembro, o Centro de Alto Rendimento bairradino será palco da final da Taça da Europa de BMX.

A grande novidade é a atribuição a Portugal da organização do Campeonato da Europa de BTT, entre 6 e 9 de julho, na pista da freguesia de Tamengos, Aguim e Óis de Bairro, decisão fechada no Congresso anual da UEC, realizado no mês passado, na Chéquia.

O Campeonato da Europa é maioritariamente para as categorias Sub-23 e Sub-19, mas também permitirá a participação de corredores de de elite em Cross Country Curto (XCC) e estafetas mistas (XCR).

Mal termine a competição de BTT, arrancam as emoções do ciclismo de pista, com a realização, entre 11 e 16 de julho, do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

Com dois Europeus interligados, poderemos falar de um grande Campeonato da Europa, que, durante duas semanas, irá atrair milhares de pessoas a Anadia, dinamizando toda a economia local e regional.

No final do verão, as atenções europeias do mundo do ciclismo voltam-se novamente para Anadia. As rondas 11 e 12 da Taça da Europa de BMX, as últimas pontuáveis para o troféu desta disciplina olímpica, disputam-se na pista de BMX de Sangalhos, nos dias 2 e 3 de setembro.

A atribuição destes grandes eventos europeus à Federação Portuguesa de Ciclismo e ao concelho de Anadia representam a confiança da UEC na capacidade organizativa da Federação e nas condições ímpares do concelho de Anadia para a prática das mais variadas vertentes da modalidade, reforçando o estatuto do Centro de Alto Rendimento de Anadia como pólo de referência do Centro Mundial de Ciclismo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Que bom foi regressar à estrada e fazer reportagem…”


Por: José Morais

Fotos: Arquivo Revista Notícias do Pedal

Este domingo 2 de abril, foi bom regressar novamente à estrada, fazer aquilo que muito gosto em reportagem, diretos, escrever, fotos e vídeos, foi bom recordar amigos de muitos anos, alguns que já não via desde 2019, e marcar presença num passeio que me tem marcado ao longo dos anos, em especial nestes últimos dirigidos pela Carla Fernandes, desde o falecimento do meu grande Amigo José Manuel.

Tenho de agradecer mais uma vez a maneira como me receberam, a lembrança que me ofereceram este ano, e uma muito especial de 2019, um passeio que não pude marcar presença, e onde não se esqueceram de mim.

Ponderei, se deveria escrever estas palavras ou não, porem, não consegui resistir e tive de o fazer, em primeiro, agradecer as muitas mensagens de parabéns por mais uma reportagem, e pelas saudades que tinham das mesmas, um obrigado a todos, em segundo, a mensagem que me foi deixada na lembrança de 2019, que não tenho palavras, e me tocou imenso, e acreditem, as lágrimas chegaram aos olhos.


Quero agradecer ao Núcleo de Cicloturismo do Penteado, em especial à Carla Fernandes, o meu grande obrigado, que fico sem palavras, como também é referido na mensagem que me deixaram, e que a amizade já vinda de há muitos anos, que continue por muitos mais, sendo um evento que não esquecerei, e irei sempre marcar presença, sempre que nada me impeça.


 

A mensagem:

“Obrigado

Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer com justiça e com o devido mérito. Mas é tudo o que posso fazer, usar palavras para agradecer.

O seu apoio e carinho, vindo já de outros tempos, foram muito importantes e nunca vai ser esquecida “a vossa amizade”

 

Muito obrigado!”

Muito obrigado, Eu.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com