terça-feira, 6 de maio de 2025

“Wout van Aert quer completar a coleção: "Já vesti a camisola de líder do Tour e da Vuelta. Quero a do Giro"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Já vestiu a Camisola Amarela na Volta a França e a Camisola Vermelha na Volta a Espanha. Wout van Aert tem um objetivo claro à medida que se aproxima da sua estreia na Volta à Itália 2025: vestir a Maglia Rosa e completar a coleção de camisolas de líder nas Grandes Voltas.

A Team Visma | Lease a Bike confirmou oficialmente o alinhamento para a edição deste ano da Corsa Rosa, com o nome de Van Aert em destaque. Um dos ciclistas mais talentosos e versáteis do pelotão internacional, o ciclista belga de 30 anos, nunca tinha alinhado na Grande Partenza da Volta à Itália. Há precisamente um ano, estava prevista a sua estreia, mas uma queda na Dwars door Vlaanderen deitou por terra essas ambições. Desta vez, porém, não há lesões que o impeçam e Van Aert está pronto para brilhar nas estradas italianas.

"Estou muito entusiasmado por finalmente fazer a minha estreia no Giro", afirmou o belga em antevisão, numa publicação no site oficial da equipa. "Todos sabemos o que aconteceu no ano passado, por isso estou especialmente contente por estar finalmente aqui. Correr em Itália dá-me sempre uma sensação especial."

O seu principal objectivo nesta Grande Volta é claro: completar o seu conjunto de camisolas de líder nas três Grandes Voltas. No processo, Van Aert também espera somar uma vitória numa etapa e assim fechar outra tríade de prestígio. "Esse é definitivamente um objetivo para este mês", comentou. "Já vesti a camisola de líder no Tour e na Vuelta. Seria um sonho vestir também a Maglia Rosa."

Integrado num trio de líderes que inclui Olav Kooij e Simon Yates, Van Aert terá de escolher bem os momentos para atacar. "Nas etapas planas, o Olav é claramente a nossa melhor hipótese de vitória. É lógico que o apoiemos nessas chegadas e farei tudo o que puder para o posicionar bem."

No entanto, o belga não esconde as suas ambições pessoais para terrenos mais exigentes. "Estou a pensar nas etapas mais duras. Pode ser um sprint a partir de um grupo reduzido ou uma fuga de longe. O Giro costuma oferecer muitas oportunidades desse tipo."

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/wout-van-aert-quer-completar-a-colecao-ja-vesti-a-camisola-de-lider-do-tour-e-da-vuelta-quero-a-do-giro

“Gerritse bate Vos ao sprint e assume a liderança da Volta a Espanha Feminina”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Femke Gerritse, da SD Worx - Protime, conquistou a terceira etapa da Volta a Espanha Feminina 2025, batendo ao sprint a lendária Marianne Vos, assumindo a camisola vermelha, símbolo de líder da classificação geral.

O dia começou com uma fuga de cinco ciclistas, formada ainda na fase inicial da etapa. A mais bem classificada entre elas era Magdalene Lind, da Team Coop - Repsol, que partiu com apenas 41 segundos de atraso na geral. Durante grande parte da jornada, a norueguesa assumiu virtualmente a liderança da corrida.

No entanto, a 33 quilómetros da meta, o grupo de fugitivas foi absorvido pelo pelotão, precisamente a tempo do sprint intermédio onde estavam em disputa alguns segundos de bonificação. Femke Gerritse foi a mais rápida, arrecadando 6 segundos, Marianne Vos somou 4, e houve uma luta apertada entre Letizia Paternoster, então líder da geral, e Cedrine Kerbaol, pelos restantes 2 segundos em disputa.

Logo após esse sprint, a corrida entrou em ebulição. O vento provocou fortes abanicos que partiram completamente o pelotão. Entre os nomes apanhados pelos cortes estavam figuras importantes como Ellen van Dijk, Pauliena Rooijakkers, Marion Bunel, Ashleigh Moolman-Pasio, Riejanne Markus, Anna Henderson e Olivia Baril.

Na frente da corrida, a SD Worx - Protime impôs um ritmo forte, tentando eliminar da luta pela geral as rivais apanhadas nos cortes. Contudo, a cerca de 15 quilómetros do final, o pelotão voltou a juntar-se e muitas ciclistas puderam respirar de alívio.

Com o pelotão compacto, a corrida encaminhava-se para um sprint e todos os principais nomes da classificação geral passaram em segurança a zona dos 3 quilómetros para a meta. Nos 2 km finais, registou-se uma queda de grandes proporções, mas já nos metros decisivos, a SD Worx voltou a assumir o controlo com Anna van der Breggen a lançar o sprint final. Quando Gerritse arrancou, nem mesmo a veterana Marianne Vos conseguiu responder. A neerlandesa da SD Worx selou assim uma vitória de enorme prestígio e subiu à liderança da corrida com autoridade.

 

Top 10 Vuelta España Femenina

 

1ª Gerritse Femke - Team SD Worx-Protime

2ª Vos Marianne - Team Visma | Lease a Bike

3ª Zanetti Linda - Uno-X Mobility

4ª Bredewold Mischa - Team SD Worx-Protime

5ª Jastrab Megan - Team Picnic PostNL

6ª Guazzini Vittoria - FDJ-SUEZ

7ª Paternoster Letizia - Liv AlUla Jayco

8ª Niewiadoma-Phinney Katarzyna - CANYON//SRAM zondacrypto

9ª Ferguson Cat - Movistar Team

10ª Skalniak-Sójka Agnieszka - CANYON//SRAM zondacrypto

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/gerritse-bate-vos-ao-sprint-e-assume-a-lideranca-da-volta-a-espanha-feminina

“Apresentação equipas Volta a Itália 2025 - Team Picnic PostNL: O canto do cisne de Romain Bardet e a esperança Max Poole para ajudar a fugir à despromoção”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Team Picnic PostNL está em apuros no World tour e por culpa própria, por que não tiveram a capacidade de renovar o grupo, fizeram apostas questionáveis de mercado e não conseguiram segurar jovens talentos. A formação neerlandesa divulgou hoje o seu alinhamento para a Volta a Itália, um momento decisivo na temporada e uma corrida na qual fazem uma aposta forte.

Números muito pobres em 2025, com apenas 2 vitórias, 13 pódios e 49 top 10 e uma ultrapassagem no ranking iminente, por parte da revigorada XDS Astana. A equipa parece estar a sentir a pressão do momento difícil e por isso apostam muitas cartas neste Giro, tentando marcar pontos importantes face à concorrência direta. Vamos conhecer os representantes da Picnic para a Corsa Rosa.

 

Alinhamento da Team Picnic PostNL para a Volta a Itália

 

Romain Bardet

Alex Edmondson

Chris Hamilton

Gijs Leemreize

Niklas Markl

Max Poole

Casper Van Uden

Bram Weltem

Bardet faz aqui a sua última grande volta da carreira, vai despedir-se no Dauphiné em julho, e parece já estar em descompressão, mas a equipa precisa do melhor Bardet para fugir à despromoção e acredito que o francês não virará a cara à luta. O 10º lugar na Volta aos Alpes foi o grande destaque desta primeira metade do ano, caso se mantenha longe dos azares, poderá lutar por um lugar entre os 10 melhores nesta Volta a Itália. Outro ciclista que tem sido muito fustigado pelas quedas é Max Poole. Este ano foi 13º na Volta ao Algarve e 7º nos Alpes, mas foi na Volta a Espanha de 2024 que gostei particularmente de o ver, andou em fuga quase todos os dias, fez pódios e top 10, mas faltou-lhe a vitória, talvez surja nesta Volta a Itália e bem que o britânico e a equipa precisam.

Leemreize e Hamilton prometeram muito nos escalões mais jovens, o neerlandês esteve perto de confirmar, inclusive, em elites, numa edição da Volta a Itália onde esteve em muitas vezes e fez segundos e terceiros lugares, mas nenhum dos dois ganhou enquanto profissional e estarão remetidos ao papel de gregários nesta competição.

Van Uden é o escolhido para sprintar, mas tem sido uma sombra de si próprio em 2025, ainda não conseguiu estar verdadeiramente na discussão de um sprint, não obstante de ter 5 top 10 em etapas. Terá que subir muito o nível para almejar mais no Giro, ele que se estreia em grandes voltas. Bram Weltem vai ser o lançador do compatriota neerlandês, um ciclista que está longe do rendimento de 2021 e 2022, as suas melhores temporadas. Edmondson e Markl vão trabalhar no plano, quer seja na perseguição de fugas ou no início do comboio do sprint.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/apresentacao-equipas-volta-a-italia-2025-team-picnic-postnl-o-canto-do-cisne-de-romain-bardet-e-a-esperanca-max-poole-para-ajudar-a-fugir-a-despromocao

“Fair Play: Treinadores de triatlo dos mais novos recebem cartão branco"


Os treinadores dos escalões jovens que estiveram presentes no Aquatlo de Monte Gordo, no passado sábado (3 de maio), foram distinguidos com o Cartão Branco pelo facto de se terem mobilizado para organizar uma corrida na sequência do cancelamento da prova.

As condições do mar não permitiram a realização do aquatlo, mas não foi por isso que as festa não aconteceu. Os treinadores ajudaram a organizar uma corrida alternativa que terminou com a distribuição dos brindes aos jovens triatletas.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Caleb Ewan retira-se do ciclismo menos de quatro meses após assinar com INEOS”


Ciclista australiano conquistou 65 troféus na carreira

 

Por: Lusa

Foto: INEOS Grenadiers/X

Caleb Ewan retirou-se esta terça-feira com efeito imediato do ciclismo, menos de quatro meses após assinar com a INEOS, evocando um desencanto com a modalidade na qual chegou a ser um dos principais nomes do sprint.

"Durante os 11 anos da minha carreira, alcancei mais do que alguma vez imaginei ser possível. [...] Desde que me lembro, o meu mundo girou em torno do ciclismo. A rotina intensa, o sacrifício, a busca permanente pela evolução, o desejo de ganhar foram o meu ritmo, a minha identidade. Mas aquilo que era tudo para mim já não o é", justificou o agora ex-corredor, de 30 anos.

A surpreendente retirada de Caleb Ewan acontece menos de quatro meses depois de ter assinado pela INEOS, após uma turbulenta transferência da Jayco AlUla já no decurso desta época.

Vencedor de cinco etapas no Tour e outras tantas no Giro, o australiano ganhou logo na estreia pela equipa britânica, na etapa inaugural da Semana Internacional Coppi e Bartali, e somou ainda um triunfo na Volta ao País Basco, desistindo no dia seguinte, numa decisão então explicada pela INEOS com a gestão do seu calendário competitivo.

Entre 2019 e 2021, Ewan foi um dos principais sprinters do pelotão mundial, mas a sua carreira, da qual se despede com 65 triunfos, foi sempre pautada pela inconstância, saindo de forma polémica também da Lotto, em 2023, após cinco épocas. Antes, representou as variantes da nacional Orica GreenEDGE.

"O que vivi nas duas últimas épocas, particularmente na segunda metade de 2024, pesaram na minha relação com a modalidade. Estou feliz por não ter deixado que esse período definisse o final da minha carreira", explicou, numa nota partilhada pela INEOS.

Fonte: Record on-line

“A TEMPORADA DAS GRANDES VOLTAS ARRANCA COM A WARNER BROS. DISCOVERY A TRANSMITIR EM DIRETO TODAS AS ETAPAS DO GIRO D’ITALIA”


Por: Vasco Simões

Foto: EUROSPORT

• TRANSMISSÃO EM DIRETO E EM EXCLUSIVO DE TODAS AS ETAPAS DO GIRO D’ITALIA E DE LA VUELTA FEMENINA* DISPONÍVEL NA EUROPA NO EUROSPORT E NA MAX**

• COBERTURA NOS LOCAIS E PROGRAMAS DE ESTÚDIO REGIONAIS IMPULSIONAM A EMISSÃO DO GIRO D’ITALIA NA BÉLGICA, FRANÇA, ALEMANHA, IRLANDA, ESPANHA, PAÍSES BAIXOS E REINO UNIDO

• INOVAÇÕES DE STREAMING COLOCAM OS UTILIZADORES DA MAX NO CONTROLO DA SUA EXPERIÊNCIA DE CORRIDA

A Warner Bros. Discovery (WBD) Sports Europe reafirma hoje o seu compromisso com a cobertura desportiva, os melhores conteúdos e as comunidades apaixonadas de ciclismo, ao revelar os seus ambiciosos planos para o Giro d’Italia e a La Vuelta Femenina – as primeiras Grandes Voltas de ciclismo da temporada.

Os melhores corredores do mundo preparam-se para ultrapassar todos os limites numa das provas de resistência mais exigentes da história. A missão de alcançar a imortalidade na história do ciclismo, lutando pelo prestigiado Troféu Infinito e pela emblemática camisola rosa do Giro d’Italia, começa a 9 de maio, com uma partida inédita na Albânia, naquela que será a 108.ª edição da mítica prova.

A WBD transmitirá em direto as 21 etapas da Corsa Rosa, totalizando 110 horas de ação, em toda a Europa, Ásia e EUA, com exclusividade em mais de 50 mercados*. A cobertura premium e local em canais lineares estará amplamente disponível através do Eurosport (Europa e Ásia) complementada em streaming contínuo de cada quilómetro na Max (Europa e EUA).

Novidade em 2025, os fãs que acompanharem através da Max poderão usufruir de inovações na aplicação, como marcadores de linha temporal que destacam momentos imperdíveis da corrida, como sprints ou ataques, permitindo aos espetadores recuperar rapidamente qualquer ação perdida. Estará também disponível uma nova opção de câmara múltipla para segundo ecrã, com três câmaras de mota e uma câmara de helicóptero, oferecendo imagens panorâmicas impressionantes em cada etapa.

Para alcançar o público mais vasto possível, uma variedade de resumos, entrevistas exclusivas e conteúdos adicionais estarão disponíveis no canal de YouTube do Eurosport e no site Eurosport.com.

A cobertura aprofundada das histórias dos ciclistas será garantida tanto no local, por toda a Itália, como a partir de estúdios virtuais de última geração, com programas de análise locais produzidos para os seguintes mercados: Reino Unido e Irlanda (The Breakaway), França (Les Rois de la Pédale), Alemanha (Velo Club), Países Baixos (Kop Over Kop), Espanha (La Montonera), com um elenco de especialistas experientes na apresentação. Entre os nomes confirmados destacam-se:

• Comentador pan-europeu: Carlton Kirby

• Reino Unido e Irlanda: Robbie McEwen, Orla Chennaoui, Adam Blythe, Steve Cummings e Matt Stephens (estúdio); Rob Hatch (comentário); Hannah Walker (repórter no local)

• Alemanha: Bernie Eisel, Jens Voigt e Robert Bengsch

• França: Steve Chainel, Guillaume Di Grazia, Jacky Durand e Philippe Gilbert; Louis-Pierre Frileux e Florian Pigeon (repórteres no local)

• Espanha: Alberto Contador, Eduardo Chozas, Laura Meseguer

• Países Baixos: Karsten Kroon, Sander Kleikers, Bobbie Traksel, Jip van den Bos e Iris Slappendel (repórteres no local)

• Dinamarca: Anders Mielke, Anders Lund e Mie Spangsberg (repórteres no local)

• Itália: Andrea Berton (repórter no local)

• Portugal: Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo

A acompanhar o pelotão de mota – reforçando a aposta da WBD em estar ainda mais próxima da ação e dos ciclistas – estarão Jens Voigt (semana 1), Simon Geschke (semana 2) e Adam Blythe (semana 3), que proporcionarão perspetivas únicas aos fãs.

Scott Young, Vice-Presidente Sénior de Conteúdo, Produção e Operações de Negócio da WBD Sports Europe, afirmou: “Enquanto Casa do Ciclismo, assumimos a missão de revelar todas as histórias deste desporto fascinante, servindo os super fãs e ao mesmo tempo alcançando novos públicos através da nossa abordagem multiplataforma. Vivemos uma era dourada do ciclismo, com um nível de desempenho dos atletas sem precedentes, e é um privilégio podermos contar estas histórias aos nossos espetadores, onde quer que estejam e como quer que escolham acompanhar a ação.

“Não há narrativa mais envolvente no ciclismo do que uma Grande Volta, e estaremos presentes em cada etapa e com cada ciclista, tanto no pelotão masculino como no feminino. Combinando qualidade de produção premium, narrativa envolvente e comentários especializados de alguns dos maiores nomes do ciclismo, acreditamos que este pacote poderoso de cobertura e conteúdos vai entusiasmar e entreter fãs de todas as gerações.”

Jens Voigt, especialista de ciclismo da WBD, acrescentou: “O que se costuma dizer é que ‘é uma Grande Volta que faz o herói, e não o herói que faz uma Grande Volta grande’. Estão em prova 23 equipas, cheias de ciclistas incrivelmente talentosos. Treinaram durante semanas, durante meses, para estarem prontos. É um pelotão fantástico e vão ser três semanas emocionantes e cheias de ação.”

Com o campeão em título Tadej Pogacar (Eslovénia) a abdicar da defesa do título, antevê-se um Giro d’Italia emocionante e imprevisível. O vencedor de 2023, Primoz Roglic (Eslovénia), tentará recuperar a coroa, enfrentando a concorrência feroz de jovens promessas como Juan Ayuso (Espanha) e Antonio Tiberi (Itália), que se perfilam para desafiar os nomes consagrados da modalidade. Afonso Eulálio (Bahrain – Victorious) é o único português na lista de pré-inscritos para o Giro.

Em paralelo com a cobertura do Giro, a La Vuelta Femenina assinala o arranque da temporada das Grandes Voltas femininas com transmissão em direto de todas as etapas, a partir de domingo, 4 de maio, em toda a Europa. Acompanhe toda a ação desta emocionante prova de 749 quilómetros, que começa com um contrarrelógio coletivo em Barcelona e percorre o norte de Espanha ao longo de sete etapas. A vencedora de 2023, Demi Vollering (Países Baixos), regressa para defender o título, enfrentando forte oposição das campeãs do Tour de France Femmes e do Giro Donne – Kasia Niewiadoma (Polónia) e Elisa Longo Borghini (Itália). Daniela Campos (Eneicat – CM Team) é a única portuguesa na lista de pré-inscritos para a competição.

A cobertura das Grandes Voltas constitui um pilar essencial da oferta de streaming da WBD na Max. A poderosa combinação de desporto e entretenimento continua a atrair novos subscritores nos territórios disponíveis, antes do lançamento previsto da Max noutros mercados europeus, incluindo Itália, Alemanha e Reino Unido, em 2026.

* A cobertura do Giro d’Italia pela WBD é exclusiva, exceto na Austrália, Bélgica, Canadá, Colômbia, França, Itália, Japão, América Latina, Eslovénia, Espanha, África Subsaariana e Suíça, onde a transmissão em direto também está disponível através de sublicenciamentos locais.A cobertura da La Vuelta Femenina é exclusiva em toda a Europa, exceto na Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Noruega e Espanha, onde é não exclusiva.

** Max está disponível em França, Polónia, países nórdicos, Península Ibérica, Turquia e Europa Central e Europa de Leste. Na Bélgica e nos Países Baixos, o serviço de streaming melhorado da Warner Bros. é denominado de HBO MAX. O Discovery+ é o serviço de streaming na Áustria, Alemanha, Itália, Reino Unido e Irlanda até ao lançamento da Max em 2026.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com