quinta-feira, 30 de março de 2017

“CN Jovem desloca-se até Fátima”

O IV Duatlo Jovem de Fátima irá marcar o próximo dia 8 de Abril numa organização conjunta do Fátima Escola de Triatlo e da Federação de Triatlo de Portugal. O evento será constituído por uma Prova Jovem, pontuável para o Campeonato Nacional Jovem e por uma Prova Aberta, igualmente disputada na distância Super-Sprint.

Desta forma o Campeonato Nacional Jovem volta a ser disputado no formato de Duatlo BTT. Um teste às capacidades técnicas dos jovens atletas que procurarão em Fátima a conquista de pontos para a competição Nacional. Consequentemente, os jovens atletas que aceitarem o desafio e assumirem a representação dos seus clubes, deverão cumprir distâncias que serão alinhas com o seu escalão etário. Nesse sentido, serão dadas partidas com diferentes formatos que se cumprirão entre os 400m de corrida, 1km de ciclismo e 200m de corrida, e os 1,9km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida.

No mesmo dia será realizada uma prova aberta destinada a todos os interessados em participar. A prova, que se apresenta como uma ótima oportunidade para quem procura iniciar a modalidade, totalizará 1,9km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida final.

Fátima receberá um evento com provas para todas as idades que procurará marcar da melhor forma mais um dia no nosso calendário competitivo.

Fonte: FTP

“Três equipas portuguesas em Espanha”

Grande Prémio Miguel Indurain e Volta a Rioja com presença nacional

Foto:  LUSA

As equipas do Sporting-Tavira, W52-FC Porto e Radio Popular-Boavista participam, no fim-de-semana, em duas provas em Espanha: no sábado, no Grande Prémio Miguel Indurain, no domingo, na Volta a Rioja.

Tiago Machado (Katusha) está também entre os inscritos do GP Miguel Indurain, tal como o recente vencedor da Volta à Catalunha, o espanhol Miguel Indurain. Já no domingo, Nelson Oliveira e Nuno Bico (Movistar) estão na equipa para a Volta a Flandres.

Fonte: Record on-line

“Taça das Nações”

Equipa Portugal a caminho das Clássicas

Abril é o mês das Clássicas do Norte e a Equipa Portugal vai competir em duas das mais importantes provas de um dia para sub-23, o Tour de Flandres e o ZLM Tour, na Bélgica e na Holanda, respetivamente.

O périplo pelas clássicas do Norte da Europa arranca no dia 8 de abril, com a versão sub-23 do Tour de Flandres, competição pontuável para a Taça das Nações. À semelhança do Tour de Flandres de elite, esta corrida é marcada pelos “muros” em empedrado.

Ao longo dos 168,1 quilómetros, com partida e chegada em Oudenaard, os corredores vão atravessar 18 muros, o último a 6,2 quilómetros da meta. Entre as dificuldades contam-se as famosas subidas de Kapelmuur, Oude Kwaremont e Paterberg.

A Equipa Portugal vai apresentar-se no Tour de Flandres com André Crispim, César Martingil e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass), André Carvalho (Team Cipollini Iseo Rime), Francisco Campos (Miranda/Mortágua) e Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés).

Após o Tour de Flandres, a Equipa Portugal desloca-se para a Holanda, onde, no dia 15 de abril, alinha em mais uma clássica da Taça das Nações, o ZLM Tour. Num terreno mais plano do que o da prova belga, os corredores terão mais uma tarefa árdua pela frente. A alta velocidade e as “bordures” que aproveitam o terreno muito exposto ao vento são as principais dificuldades, numa prova em que os velocistas costumam ter vantagem. O traçado conta com 181,3 quilómetros.

A Equipa Portugal apresentará praticamente o mesmo conjunto com que alinhará no Tour de Flandres, apenas com a troca de Marcelo Salvador por Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman).

“São duas provas com muita intensidade e com grande exigência técnica. Por isso, são corridas fundamentais para a formação dos corredores com vista ao futuro. Entre os ciclistas convocados temos corredores que já fizeram este tipo de clássicas e que sabemos possuir qualidade para estar junto dos melhores”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.

Fonte: FPC