quarta-feira, 19 de setembro de 2018

“Lisboa recebe a corrida mais pequena do mundo Até as e-bikes estão convidadas!”

No próximo sábado, 22 de setembro, Lisboa vai receber a já lendária Subida à Glória Jogos Santa Casa. A corrida de bicicletas mais pequena do mundo começa às 20 horas, quando os corajosos amantes das duas rodas começarem a subir os vertiginosos 265 metros da Calçada da Glória. E este ano até as e-bikes vão estar presentes! 

São esperados cerca de 200 atletas para participar nesta prova única que liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara e desta vez há um aperitivo extra, vai ser possível subir a Calçada da Glória com bicicletas híbridas com motores de potência limitada a 250 W. Quem não tiver veículo híbrido próprio, terá à disposição uma bicicleta emprestada pelas diversas marcas presentes no evento. Na estreia das e-bikes na Subida à Glória não há qualquer tipo de classificação, trata-se apenas de uma mostra sem caráter competitivo, mas seguramente muito divertida.

Entre as bicicletas tradicionais mantém-se a verdadeira competição e os vencedores do ano passado, Tiago Simões e Marta Branco já garantiram presença e vontade de revalidar o título e quem sabe atacar o melhor tempo da prova que continua a pertencer a Ricardo Marinheiro, que em 2015 gastou apenas 35,59 segundos.

Na primeira edição oficial da Subida à Glória, em 1913, o então vencedor, Alfredo Piedade, precisou de 1 minuto e 05 segundos para completar os quase 300 metros de calçada. Na “nova vida” da Subida, o “Torpedo da Glória”, como ficou conhecido Ricardo Marinheiro, tornou-se o recordista da rampa que tem um declive médio superior a 17%, com triunfos em 2013, 2014 e 2015.

Acima de tudo, a Subida à Glória Jogos Santa Casa é uma comemoração da bicicleta, do desportivismo e dos hábitos de vida saudável apoiados no desporto. É também um momento de entretenimento e, a par com a estreia das bicicletas híbridas, mantém-se uma das “competições” mais divertidas da noite, o Prémio Originalidade para o equipamento mais “curioso” a desfilar na Glória!

A Subida à Glória coincide com o final da Semana Europeia da Mobilidade, associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia do Desporto e conta, pelo quarto ano consecutivo, com o apoio dos Jogos Santa Casa. As inscrições são abertas a homens e mulheres com idade igual ou superior a 16 anos.

 Toda a informação referente a regulamentos e inscrições pode ser consultada no site www.subidagloria.com

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com