sexta-feira, 3 de setembro de 2021

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva segura amarela em dia de grande trabalho coletivo”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação na Etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma ligação de 149,5 quilómetros com partida e chegada a Vila Real. Após um dia muito difícil, e com o apoio de toda a equipa Joaquim Silva segurou a liderança da prova.

Dia muito rápido, espelho disso foi a velocidade atingida nas primeiras duas horas de prova, com uma média superior a 46Km/h. Com ciclistas importantes a intrometerem- se nas fugas numa fase inicial, a equipa teve que trabalhar muito para que as distâncias fossem curtas e isto fez com que a velocidade fosse sempre muito alta.


Francisco Morais, Ángel Sanchez e Leangel Linarez foram os primeiros a entrar ao serviço num trabalho incansável. Depois com as principais dificuldades do dia, foi hora de Rui Carvalho, Tiago Antunes e até mesmo Gaspar Gonçalves darem tudo para manter a camisola dentro da equipa. Objetivo conseguido, uma vez que Joaquim Silva chegou inserido num grupo de cerca de 40 unidades que viria a discutir a vitória da etapa entre si.

O mais forte no sprint final foi Tomas Contte (Louletano – Loulé Concelho), e com o mesmo tempo do vencedor chegaram Joaquim Silva e Gaspar Gonçalves. Com este resultado permaneceu tudo inalterado na Classificação Geral, Joaquim Silva segue na liderança da prova com 25 segundos de vantagem para o segundo classificado. Joaquim Silva segue igualmente na liderança da Classificação por Pontos.


Mais um dia salvo para a equipa, onde foi demonstrada uma grande união entre todos. No sábado corre-se a quinta etapa que começa e termina em Valongo, tem 132,2 quilómetros e a subida à Penha, Guimarães.

 

Classificação Etapa

Vila Real Vila real: 145,9 Kms

 

1.º Tomas Contte (Louletano – Loulé Concelho), 3h31m13s 17.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

24.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 60.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 7m00s 63.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

97.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 20m16s 98.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

DNF Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua


 

 

Classificação Geral

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 8h45m09s 9.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m06s 43.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 12m57s 63.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 23m23s 76.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 30m18s 77.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 30m54s

 

Classificação Geral Pontos

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 50 pts

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º Efapel, 26h17m56s

8.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 11m28s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Vasco Vilaça participa na Super League Triathlon 2021”


As provas da Super League Triathlon Championship Series realizam-se dias 5, 12, 18 e 25 de setembro

 

Vasco Vilaça, triatleta nacional, irá participar, no mês de setembro na Super League Triathlon, uma prova particular reconhecida pela ITU, que conta com elevado nível competitivo e para a qual Vilaça é convidado desde 2019. Com participação apenas por convite, a prova tem um formato único e livre que inclui distâncias muito curtas (podem ser sensivelmente 300 metros de natação, 4km de ciclismo e 1.6km de corrida), onde os atletas podem percorrer três vezes os três segmentos, alterando a ordem habitual da modalidade, o que aumenta a espetacularidade da competição.

Habitualmente o atleta mais jovem da competição, Vilaça compete com outros atletas muito fortes mundialmente fechando em agosto de 2020 em Roterdão com a medalha de prata.

‘Os formatos de prova são muito duros’ conta Vasco Vilaça. «É mais divertido competir na rua, com os fatores técnicos a contar para o resultado, principalmente na bicicleta, com todas as curvas e ultrapassagens». Por outro lado, «as provas indoor, não sendo tão realistas tornam-se mais agressivas, nunca se pode nadar na onda ou andar na roda. O que estiver melhor fisicamente, ganha!

No período da pandemia, a prova passou a chamar-se ‘Super League Triathlon Arena Games powered by Zwift’, competição realizada numa ‘bolha’ onde existia muito pouco contacto entre atletas e a técnica deu lugar à condição física pura e dura. «Não havendo contacto na natação, roda ou ultrapassagens na bike, deixa de haver estratégia, ganhando, em princípio, o atleta fisicamente mais forte.» Vilaça acrescenta que «correr em passadeira também é um pouco diferente da corrida com curvas no exterior». A ideia é os atletas chegarem à cidade onde se realiza a prova, saírem do Hotel para o local da competição, mantendo a distância física recomendada para reduzir o perigo de contágio»

A dureza da competição onde os atletas chegam ao limite das suas forças, juntamente com o dinâmico formato em que está tudo constantemente a mudar, torna esta prova num sucesso onde os melhores triatletas querem marcar presença.

A Super League Championship Series, que inclui as distâncias de 300 metros a nadar, 4km de ciclismo e 1,6.km de corrida- contará com as seguintes competições em setembro:

 

5 setembro – Londres, Grã-Bretanha

12 setembro – Munique, Alemanha

18 setembro – Jersey, Ilha Britânica

25 setembro – Malibu, Califórnia

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“W52 – FC Porto/Ricardo Vilela mantem 2º lugar Grande Prémio JN”


A quarta etapa do 30º Grande Prémio Jornal de Notícias teve partida e chegada a Vila Real, numa etapa com 149 quilómetros com apenas 2 montanhas pontuáveis foi feita com um ritmo alto, a primeira hora “rolou-se” a 42,5 km/h.

Muitos ataques que obrigaram a uma resposta pronta do pelotão para não haver fugas. O pelotão acabou por separar-se em alguns grupos.

Para o final uma chegada ao Sprint, num grupo com 34 ciclistas que formavam o grupo da frente. O vencedor da etapa foi Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho). Na classificação Geral não sofreu grandes alterações estando Ricardo Vilela e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) ambos a 25 segundos de Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) que lidera a prova.

Amanhã temos uma etapa com 132 quilómetros com partida e chegada no centro de Valongo (Av. 5 Outubro)

           

Classificação Etapa

 

15º Ricardo Vilela -mt

20º João Rodrigues -mt

27º Rui Vinhas -mt

32º Ricardo Mestre -mt

36º José Neves +19s

55º Daniel Mestre +7m00

64º Samuel Caldeira +16m46

 

Geral Individual após 4ª etapa

 

2º Ricardo Vilela +25s

19º Ricardo Mestre +3m14

21º José Neves +4m59

23º Rui Vinhas +5m37

25º João Rodrigues +5m46

42º Daniel Mestre +12m12

61º Samuel Caldeira +19m22

 

Geral Equipas

 

2º W52 – FC Porto +39s

Fonte: W52 – FC Porto

“Efapel prossegue na luta do Grande Prémio JN e é líder em três frentes”


Fotos: Miguel Pereira/ Global Imagens

Disputou-se hoje a 4.ª Etapa do 30.º Grande Prémio JN, num percurso de 149,5 km com partida e chegada em Vila Real, onde António Carvalho finalizou em 3.º e Luís Mendonça 4.º lugar. Não havendo alterações assinaláveis, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL continua na luta, mantendo-se líder coletivamente e com Frederico Figueiredo na 4.ª posição da Geral Individual, a 29 segundos da Amarela, que tem o mesmo dono. André Domingues prossegue como o melhor Sub-23 e Mendonça é líder nos Sprints.


Foi por Trás-os-Montes que o pelotão do Grande Prémio JN pedalou esta sexta-feira, numa tirada disputada a grande velocidade, chegando aos 42 km/ hora. Houve muitos ataques, com o pelotão sempre atento e sem dar margem a grandes aventuras. A vitória seria discutida por um grupo com cerca de 40 homens, onde seguiam António Carvalho, Luís Mendonça e Frederico Figueiredo. Foi Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho) que triunfou ao sprint, com Carvalho a fechar o pódio, na 3.ª posição e Mendonça em 4.º lugar.


A duas etapas do fim desta competição mantém-se tudo em aberto. Hoje não houve grandes mexidas, continuando a EFAPEL com Frederico Figueiredo a 29 segundos do topo da Geral. André Domingues continua a vestir-se de Branco e Luís Mendonça de Vermelho, com a EFAPEL a comandar por Equipas.

“Foi uma etapa toda ela muito atacada, chegou um grupo seletivo para a discussão e continua tudo em aberto. Ainda faltam dois dias decisivos de corrida”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

Sábado disputa-se a 5.ª Etapa, uma ligação com 132,2 km que começa e termina em Valongo. A meio desta viagem, destaque para a subida à Penha, em Guimarães, que promete aquecer a tirada. Vai haver espetáculo, seguramente.


 

CLASSIFICAÇÕES:

30.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

4.ª ETAPA» Vila Real - Vila Real: 149,5 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA

 

1.º Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho), 03h31m13s

2.º César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), mt

3.º António Carvalho (EFAPEL), mt

4.º Luís Mendonça (EFAPEL), mt

13.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), mt

26.º André Domingues (EFAPEL), mt

28.º Mauricio Moreira (EFAPEL), mt

31.º Javier Moreno (EFAPEL), mt

61.º Fábio Costa (EFAPEL), a 07m11s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 4.ª ETAPA)


 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 08h45m09s

2.º Ricardo Vilela (W52-FC Porto), a 25s

3.º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), mt

4.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 29s

7.º André Domingues (EFAPEL), a 59s

16.º António Carvalho (EFAPEL), a 02m25s

18.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 03m13s

20.º Mauricio Moreira (EFAPEL), a 04m26s

28.º Javier Moreno (EFAPEL), a 05m56s

59.º Fábio Costa (EFAPEL), a 17m47s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª EFAPEL, 26h17m56s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 50 Pontos

2.º António Carvalho (EFAPEL), 42 Pontos

5.º Luís Mendonça (EFAPEL), 40 Pontos

15.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 20 Pontos

25.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 10 Pontos

27.º André Domingues (EFAPEL), 6 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º António Ferreira (Antarte-Feirense), 33 Pontos

3.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), 7 Pontos

8.º André Domingues (EFAPEL), 3 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 6 Pontos

3.º Mauricio Moreira (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL META AUTARQUIAS – XADREZ

 

1.º Bruno Silva (Antarte-Feirense), 7 Pontos

6.º António Carvalho (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º André Domingues (EFAPEL), 08h46m08s

13.º Fábio Costa (EFAPEL), 09h02m56s

Fonte: Efapel

“Vuelta: Magnus Cort Nielsen vence 19.ª etapa com Rui Oliveira a ficar em segundo”


Por: AJO

O ciclista dinamarquês Magnus Cort Nielsen (EF Education-Nippo) venceu hoje a 19.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, com o português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a ser segundo, enquanto Roglic (Jumbo-Visma) continua na liderança da geral.

Magnus Cort Nielsen completou os 191,2 quilómetros entre Tapia e Monforte de Lemos em 04:24.54 horas, batendo ao sprint o português Rui Oliveira, que fez segundo, e o norte-americano Quinn Simmons (Trek Segafredo), terceiro, conquistando a sua terceira etapa na 76.ª edição da Vuelta.

Na geral, o esloveno Primoz Roglic, vencedor da Vuelta em 2019 e 2020, continua com a camisola vermelha, com 2.30 minutos de vantagem para Enric Mas (Movistar), segundo, e 2.53 para Miguel Ángel López (Movistar), terceiro.

No sábado, a 20.ª etapa liga Sanxenxo a Mos. Castro de Herville, ao longo de 202,2 quilómetros, numa etapa com cinco contagens de montanha e que vai terminar com uma chegada em alto.

Fonte: Lusa

“Volta a Portugal Feminina Cofidis – 2ª etapa”


Raquel Queirós triunfa em Loures

 

Por: José Carlos Gomes

A portuguesa Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) ganhou hoje a segunda etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, uma ligação de 72 quilómetros, entre Mafra e Loures. A britânica Danielle Shrosbree (Team LDN/Brother UK) continua com a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021.


A jornada começou com a Team LDN/Brother UK a mostrar que, por vezes, a melhor defesa é o ataque. Para evitar ter de trabalhar no pelotão, lançou em fuga Harriett Dodd, que pedalou em cabeça de corrida durante quase toda a etapa.

A configuração da tirada mudou com a subida, pontuável para a classificação da montanha, no Vale São Gião, a cerca de 16 quilómetros do final. Aí atacaram as corredoras mais bem colocadas da geral, com Danielle Shrosbree a aproveitar para passar na frente, dando mais cor à Camisola Azul Polisport de que também é dona. Com ela estava, entre outras Raquel Queirós.


As duas mantiveram, até final, uma marcação pessoal muito próxima, sem que nenhuma delas conseguisse destacar-se. Levaram o duelo para a reta da meta, onde a olímpica portuguesa levou a melhor, com um registo de 1h59m48s. Danielle Shrosbree foi a segunda classificada e a júnior Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) fechou o pódio do dia.

"Sinto-me muito orgulhosa por ter vencido uma etapa nesta Volta a Portugal Feminina e por estar na luta pela geral. Hoje a etapa foi muito dura e muito atacada. Ataquei várias vezes, mas nenhuma fuga vingou. Puxei e no fim consegui ganhar. Só estou um pouco triste, porque queria a camisola amarela para dedicar ao meu avô. Mas amanhã é um novo dia e terei nova oportunidade. O contrarrelógio é duro, mas vou dar o meu melhor até ao fim de logo se verá", disse Raquel Queirós, que recebeu o Prémio Jogos Santa Casa para a melhor portuguesa.


Não havendo bonificações, há cinco corredoras empatadas com o mesmo tempo na classificação geral. O desempate faz-se por pontos. Neste critério está melhor Danielle Shrosbree, seguida por Raquel Queirós e por Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls).

“Foi um dia excelente, que se tornou mais fácil por termos uma ciclista em fuga. Isso evitou muito trabalho nosso no pelotão. Pude descansar as pernas até aos momentos decisivos da etapa, estava fresca para responder aos ataques na montanha e mantive a camisola azul. Depois também se sucederam muitas tentativas de fuga e pude sempre responder. A etapa de amanhã será de grande pressão para todas, porque a classificação geral está muito equilibrada”, explica Danielle Shrosbree.


A subida ao terceiro lugar da geral deu a Sofia Gomes o primeiro lugar na juventude, envergando agora a Camisola Branca IPDJ. Danielle Shorsbree junta às camisolas amarela e azul a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos. A classificação por equipas continua encimada pela Team LDN/Brother UK.

A terceira etapa, neste sábado, prevê-se de grandes decisões. É o contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros, a disputar num traçado exigente, em Vila Franca de Xira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Grande Prémio Jornal de Notícias – 4ª etapa”


Tomás Contte ganha etapa e Joaquim Silva mantém amarela

 

Por: José Carlos Gomes

O argentino Tomás Contte (Louletano-Loulé Concelho) venceu hoje a quarta etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, impondo-se ao sprint no final dos 149,5 quilómetros, disputado em redor de Vila Real. Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) continua vestido de amarelo.

O território transmontano inspirou o pelotão para uma etapa muito veloz, percorrida, pelos primeiros, à média de 42,468 km/h. Para isso contribuíram os muitos ataques e as prontas respostas do pelotão, que nunca deram grande margem aos mais audazes.

A viagem terminaria ao sprint e Tomás Contte, vencedor do GP ABIMOTA e de uma etapa do GP do Douro Internacional, voltou a demonstrar uma ponta de velocidade assinalável. Relegou César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) para o segundo lugar e António Carvalho (Efapel) para a terceira posição.

Os principais pretendentes à geral chegaram integrados no pelotão e tudo se manteve inalterado no topo da classificação. Joaquim Silva comanda e tem dois homens a 25 segundos, Ricardo Vilela (W52-FC Porto) e Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), segundo e terceiro, respetivamente.

Está tudo em aberto para as duas etapas que faltam. No sábado corre-se a quinta. Começa e termina em Valongo, tem 132,2 quilómetros e a subida à Penha, Guimarães, a meio da viagem pode dar ideias ofensivas a algumas equipas.

Além da geral individual, Joaquim Silva é o primeiro nos pontos. A Antarte-Feirense comanda três classificações, a montanha, por António Ferreira, as metas volantes por intermédio de Venceslau Fernandes, e a classificação das autarquias, através de Bruno Silva. Luís Mendonça (Efapel) é o primeiro nos sprints, João Matias (Louletano-Loulé Concelho) encabeça a classificação dos pontos quentes, André Domingues (Efapel) é o melhor sub-23 e Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) é o primeiro sub-23 das equipas de clube. A Efapel manda coletivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Beatriz Roxo oitava classificada no mundial de omnium”


Por: José Carlos Gomes

Beatriz Roxo foi hoje a oitava classificada no concurso de omnium do Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, que decorre no Cairo, Egito.

A corredora portuguesa começou o dia garantindo um lugar entre as 20 finalistas da prova olímpica. Garantida a vaga entre as melhores, Beatriz Roxo teve uma prestação em crescendo, que lhe garantiu a melhor classificação até ao momento neste Campeonato do Mundo.

A representante de Portugal começou por ser 12.ª classificada em scratch, Na corrida tempo foi 11.ª, sendo 14.ª na eliminação. Com estas prestações iniciou a corrida por pontos no 13.º posto da classificação geral.

Na prova decisiva, Beatriz Roxo esteve em grande nível. Ganhou uma volta ao pelotão, venceu um sprint pontuável intermédio e ainda foi a primeira a cruzar a meta na última volta. Foi a melhor em pista na corrida por pontos o que lhe valeu a subida ao oitavo posto final, com 87 pontos.

A russa Inna Abaidullina conquistou a medalha de ouro, com 122 pontos, mais quatro do que a estadunidense Kaia Schmid e mais doze do que a italiana Valentina Basilico, que completaram o pódio.

Beatriz Roxo encerra a participação no primeiro Mundial da carreira neste sábado, competindo na corrida por pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com