domingo, 30 de outubro de 2022

“Taça de Portugal: Outsystems Olímpico de Oeiras e Alhandra vencem em Sesimbra”


O Outsystems Olímpico de Oeiras, no sector masculi no, e o Alhandra SC, entre as mulheres, foram os vencedores da última etapa da Taça de Portugal que se disputou este domingo (30 de Outubro), em Sesimbra.

Com o troféu já entregue no sector masculino ao Clube de Natação de Torres Novas , faltava a decisão entre as mulheres. O terceiro posto das azuis do ribatejo, este domingo em Sesimbra, garantiu-lhes a conquista da Taça de Portugal, apesar da excelente réplica das equipas do Outsystems Olímpico de Oeiras e do Alhandra SC.

Em termos individuais, João Nuno Batista e Maria Tomé, ambos do CN Torres Novas, foram os mais rápidos. Nos homens, o pódio ficou completo com João Mansos (Sporting CP) e Pedro Gaspar (Outsystems Olímpico de Oeiras), no segundo e terceiro lugares respetivamente. No sector feminino, a segunda posição ficou para Helena Carvalho (Outsystems Olímpico de Oeiras) e Raquel Rocha (CNATRIL) fechou o pódio.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Vasco Vilaça em quarto lugar na última etapa da Superliga”


Termina também na quarta posição o campeonato

 

Por: Lusa

Foto: Super League Triathlon

O português Vasco Vilaça foi este sábado quarto classificado na etapa de Neom, na Arábia Saudita, da Superliga de triatlo, terminando na quarta posição o campeonato.

Numa corrida em que os atletas passavam três vezes seguidas por um percurso de 300 metros de natação, quatro quilómetros de bicicleta e 1,6 quilómetros de corrida, Vilaça terminou a 40 segundos do vencedor, o australiano Matthew Hauser.

Hauser concluiu a corrida em 43.30 minutos, menos três segundos do que o britânico Jonathan Brownlee e 27 do que o compatriota Hayden Wilde.

Wilde acabou vencer a Superliga, com 74 pontos, mais 13 do que Hauser e 24 do que Brownlee, enquanto Vasco Vilaça foi quarto, com 46.

Fonte: Record on-line

“Sonny Colbrelli termina carreira após problema cardíaco sofrido em março”


Anúncio foi feito pela Bahrain-Victorious

 

O italiano Sonny Colbrelli vai terminar a carreira de ciclista profissional, aos 31 anos, na sequência da paragem cardiorrespiratória sofrida em março, na Volta à Catalunha, anunciou este domingo a equipa Bahrain-Victorious.

"Face aos conselhos médicos resultantes dos exames realizados, Sonny Colbrelli vai retirar-se do ciclismo profissional, depois de lhe ter sido implantado um desfibrilhador interno devido à paragem cardiorrespiratória sofrida pouco depois de ter terminado a primeira etapa da Volta à Catalunha, em 21 de março", refere o comunicado da equipa do Bahrain.

Em 21 de março, o campeão europeu e italiano de fundo sofreu uma paragem cardiorrespiratória e teve de ser reanimado, após cortar a meta em segundo lugar na etapa inicial da Volta à Catalunha.

Colbrelli foi então transportado de urgência para um hospital em Girona, em Espanha, mudando-se em 26 de março para a clínica de cardiologia da Universidade de Pádua.

Poucos dias depois, no hospital daquela cidade italiana, ser-lhe-ia implantado um desfibrilhador interno, sendo que, na altura, a Bahrain-Victorious revelou que a decisão de colocar este dispositivo de suporte básico de vida tinha sido tomada pelo próprio ciclista.

"Há um ano, por esta altura, passei os meus dias a celebrar aquela que foi a vitória mais importante da minha carreira, em Paris-Roubaix. Nunca pensei que, um ano mais tarde, teria de enfrentar um dos maiores desafios da minha vida. Mas é a minha vida e quero estar grato por ela, uma vida que arrisquei perder e que me concedeu uma segunda oportunidade", expressou Colbrelli, em declarações divulgadas pela Bahrain-Victorious.

O ciclista italiano admitiu que nunca perdeu a esperança de prosseguir a carreira profissional, embora sabendo que "as hipóteses eram mínimas".

"Sabia que seria difícil regressar à competição com um desfibrilhador. Em Itália não é permitido. Mas não desisti. Retomei a atividade sob supervisão médica e consultei vários especialistas, alguns dos quais acompanharam casos semelhantes ao meu, como o do futebolista Christian Eriksen, que, como eu, tem um desfibrilhador interno e retomou a carreira profissional. Mas o ciclismo não é como o futebol. Corremos nas ruas, treinamos sozinhos, em estradas muitas vezes isoladas, não jogamos num campo de futebol, onde, caso haja necessidade, a intervenção médica pode ser imediata", justificou.

Colbrelli venceu em 2021 o Paris-Roubaix, o maior feito da sua carreira, num ano em que se afirmou no pelotão mundial com vitórias também no Critério do Dauphiné e na Volta à Romandia, entre outras.

Fonte: Record on-line

“ABTF Betão-Feirense Márcio Barbosa 2.º na abertura da Taça de Portugal de Ciclocrosse


Foto: ABTF Betão-Feirense

Este domingo, Márcio Barbosa competiu na primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Ciclocrosse, na qual estiveram presentes 28 participantes no escalão elite. O corredor da ABTF Betão-Feirense deu luta até ao fim, no circuito desenhado na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, ficando a três segundos da vitória e sendo apenas superado pelo vigente campeão nacional Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

 

Classificação Geral:

 

1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) 1h00m04s

2.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) a 3s

3.º Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a 54s

4.º André Filipe (Guilhabreu BTT) a 1m24s

5.º Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a 1m57s

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Taça de Portugal de Ciclocrosse”


Joana Monteiro e Mário Costa vencedores na abertura da época de ciclocrosse

 

Por: Ana Nunes

Melgaço recebeu hoje a prova inaugural da Taça de Portugal de Ciclocrosse, com Joana Monteiro e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a sagrarem-se vencedores na categoria elite.

Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi a vencedora da Taça de Portugal de Ciclocrosse da época passada e entrou a vencer na primeira prova pontuável da temporada de 2022/2023. A corredora da equipa vilacondense bateu Marta Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) com uma vantagem de 2m28s. Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva (DDAD) foi terceira, a 3m15s.

Quem também iniciou esta edição da Taça de Portugal de Ciclocrosse da mesma forma que terminou a anterior foi Mário Costa (AXPO/FirstBike/Vila do Conde). O corredor conquistou a vitória após uma dura batalha, que deixou Márcio Barbosa (ABTF Betão/Feirense) no segundo lugar, a apenas três segundos. Já Bruno Silva (AXPO/FirstBike/Vila do Conde) foi terceiro, a 54 segundos. João Cruz (AXPO/FirstBike/Vila do Conde), que competiu juntamente com a categoria elite, foi o melhor sub-23.

Na categoria de juniores Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube) foi a única participante, tendo completado a sua prova em 40m14s. No masculino foi Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) a terminar na primeira posição.


O domínio da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde estendeu-se também à categoria de cadetes, com Margarida Vasconcelos a vencer com autoridade. No setor masculino foi Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) a triunfar.

Entre as categorias mais jovens estiveram ainda em competição os juvenis, com Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) a destacar-se.

Nas categorias de veteranos, em master 30 venceram Ana Barata (Individual) e Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar), em master 40 Nazaret Casal (CC lourinhã) e Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar), em master 50 Marco Prieto (Nesta) e em master 60 Joaquim Pinto (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A segunda prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse terá lugar em Vila Real, no dia 13 de novembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com