terça-feira, 13 de julho de 2021

“Região Viseu Dão Lafões recebe segunda edição “Riders Challenge”


A iniciativa decorre entre 15 de julho e 15 de setembro

 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou na segunda-feira, em Castro Daire, a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge, a decorrer entre 15 de julho e 15 de setembro.

Os participantes na iniciativa são desafiados a cumprir quatro circuitos, cujos percursos integram as quatro subidas épicas Viseu Dão Lafões, anunciou a CIM, numa nota hoje divulgada.

Este desafio “foi desenvolvido num formato que permite incrementar a dinâmica de descoberta do território, potenciando o tempo de permanência dos atletas, causando um impacto direto nos agentes locais ligados ao turismo”.

Com o intuito de “dinamizar a atratividade deste evento, para os agentes turísticos da região e para os atletas”, explica a nota, a CIM Viseu Dão Lafões criou o “Rider Card” (cartão digital), que “promove, junto dos atletas e acompanhantes, o acesso a condições especiais nas reservas de alojamento e restauração”.

Com o evento, a CIM pretende assegurar a ativação do destino Viseu Dão Lafões enquanto referência para o Turismo Desportivo, em particular para o Ciclismo de Estrada, em torno das quatro Subidas Épicas traçadas nas encostas das Serras do Caramulo, Arada e Montemuro", defende o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, citado pela Comunidade.

Fonte: Sapo on-line

“Missão cumprida: colega de Ruben Guerreiro chegou a Paris e o pelotão do Tour ainda vem longe”


Ciclista australiano pedalou, em solitário, mais de 5.500 quilómetros durante 18 dias

 

Por: Record

Foto: Twitter

Dezoito dias, 5.510 quilómetros, 65.500 metros de subida acumulada e 220 horas a pedalar. São estes os números que resumem a aventura protagonizada por Lachlan Morton (companheiro do português Ruben Guerreiro na Education First) e que terminou na última madrugada, com a chegada do ciclista australiano aos Campos Elísios, em Paris.


O ciclista de 29 anos pedalou sozinho pelas estradas francesas numa ação de angariação de fundos para a 'World Bicycle Relief', uma organização sem fins-lucrativos que distribui bicicletas em países mais pobres. Ao longo da viagem, Morton carregou todo o equipamento (incluindo uma tenda de campismo) e não teve apoio mecânico nem logístico por parte da equipa norte-americana, que se limitou a ir acompanhando a aventura com várias publicações nas redes sociais.


Com uma média diária impressionante (superior a 300 quilómetros) a pedalar, já que além das 'etapas' realizava também as ligações entre os locais de partida e chegada, um dos grandes objetivos de Lachlan Morton passava por chegar a Paris primeiro do que os colegas de equipa que, por estes dias, estão a participar no Tour. E pode dizer-se que o desígnio foi alcançado com grande margem. Isto porque o australiano chegou ao destino no mesmo dia em que o pelotão da Volta a França parte para a 16.ª de 21 etapas e só chegará à capital francesa no domingo.

A Education First captou e partilhou o momento da chegada de Lachlan Morton aos Campos Elísios. Mesmo que não tenha tido o privilégio de subir ao pomposo pódio final do Tour, que todos os anos é montado na avenida mais famosa da capital francesa, não faltou uma garrafa de champanhe na festa do australiano.

Fonte: Record on-line

“Tour: Austríaco Patrick Konrad ganha isolado a 16.ª etapa”


Por: AMG

O ciclista austríaco Patrick Konrad deu hoje a segunda vitória à Bora-hansgrohe na 108.ª Volta a França, ao vencer em solitário a 16.ª etapa, que não provocou alterações na geral, liderada por Tadej Pogacar (UAE Emirates).

Para conquistar o primeiro triunfo no Tour, o campeão austríaco destacou-se dos seus companheiros de fuga a mais de 30 quilómetros de Saint-Gaudens, onde estava instalada a meta após uma jornada de 169 quilómetros desde Pas de la Case, concluindo a etapa em 04:01.59 horas, diante do italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious) e do australiano Michael Matthews (BikeExchange), respetivamente segundo e terceiro a 42 segundos.

O camisola amarela, Tadej Pogacar (UAE Emirates), chegou integrado no grupo de favoritos a quase 14 minutos e manteve as diferenças na geral, liderando com 05.18 de vantagem sobre o colombiano Rigoberto Urán (EF Education-Nippo) e 05.32 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), terceiro.

O esloveno enfrenta um decisivo teste à sua liderança na quarta-feira, na 17.ª etapa, uma ligação de 178,4 quilómetros entre Muret e a estância de Saint-Lary-Soulan, mais precisamente o Col du Portet, uma contagem de categoria especial que finaliza uma jornada que inclui ainda o Peyresourde e Col de Val Louron- Azet, ambos de primeira categoria.

Fonte: Lusa

“Lisboa é mais GIRA a pedalar”


EMEL abre as três Estações da Frente Ribeirinha

Por: Maria Teresa Loureiro

A EMEL abre hoje três Estações da Rede de Bicicletas Partilhadas, na Frente Ribeirinha, tornando assim Lisboa uma cidade em que a mobilidade é cada vez mais GIRA e sustentável.

Consciente da importância de uma mobilidade urbana simples e descontraída, e enquanto Empresa focada em prestar um serviço público de confiança, a EMEL tem trabalhado continuadamente para que residentes e todos os cidadãos e cidadãs possam usufruir de uma cidade descarbonizada e inclusiva, em que as deslocações utilitárias (casa, trabalho, universidade e serviços relevantes) e as deslocações de e para locais de cultura e lazer possam ser feitas de forma rápida e segura.

As três Estações que hoje entram em funcionamento – Padrão dos Descobrimentos, Av. Brasília/ Cordoaria e Av. Brasília/ Doca de Alcântara –  servem precisamente o propósito de Lisboa caminhar, cada vez mais, para uma cidade dos 15 minutos, facilitando e tornando as deslocações de bicicletas em ambiente urbano mais abrangentes.

A partir de hoje, Lisboa passa a ter 91 Estações GIRA em operação, que representam um total de aproximadamente 1.700 docas para bicicletas, estando prevista a abertura de mais 54 Estações até ao final de setembro.

Fonte: Emel

“Agenda de Ciclismo”


Troféu Joaquim Agostinho e Campeonatos Nacionais em destaque no fim de semana

 

Por: Ana Nunes

O 44º GP de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho vai para a estrada já nesta sexta-feira, dia 16 de julho. No fim de semana teremos ainda campeonatos nacionais de eliminação BTT (XCE), cross-country curto (XCC) e, na estrada, na categoria de masters, contrarrelógio e prova de fundo.

Nesta sexta-feira terá início o 44º Grande prémio de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, com 17 equipas a marcar presença, entre elas seis equipas estrangeiras, três ProTeams espanholas e três equipas continentais. Além destas, irão ainda participar oito equipas continentais portuguesas e três equipas de clube.

A tirada inaugural da prova parte do Turcifal, junto à igreja matriz, pelas 15h15. Os corredores vão ter de percorrer 85,3 quilómetros até à Serra do Socorro, onde deverão chegar às 17h20, após um percurso que poderá fazer algumas diferenças.

Para a segunda etapa, os ciclistas vão partir de Arruda dos Vinhos, junto à Câmara Municipal, às 12h45, num dia que poderá ser propício para um final ao sprint. Chegados a Torres Vedras, onde se situa a chegada, os corredores vão ter de completar três voltas a um circuito, terminando à quarta passagem pela meta, após terem sido percorridos 166 quilómetros.

Na terceira e última etapa, a partida está marcada para as 11h45, perto da junta de freguesia de Serra d’el Rei, a partir de onde o pelotão terá de completar 185 quilómetros até ao Alto de Montejunto. A chegada será pelas 16h00, numa tirada marcada por duas contagens de montanha de primeira categoria, na parte final do percurso.

No domingo, dia 18 de julho, teremos a Volta a Cantanhede, uma prova que se destina a atletas da categoria de cadetes. Na única etapa da prova, os corredores vão partir da Tocha, pelas 15h00, tendo 79 quilómetros pela frente até Cantanhede, onde deverão chegar às 17h05.

Neste fim de semana muito preenchido a nível velocipédico, vão ainda acontecer três campeonatos nacionais. Ainda na estrada, estará a acontecer o campeonato nacional de masters, em A-do-Barbas, no concelho de Leiria. A prova é composta por um contrarrelógio individual de 18 quilómetros, no sábado, dia 17 de julho, no qual os corredores vão partir com uma diferença de um minuto, a partir das 14h00.

No domingo terá lugar a prova de fundo, em circuito, com partida pelas 10h00. Os ciclistas das categorias elites amadores, masters 30 e 35 vão ter de completar 13 voltas ao circuito, num total de 143,5 quilómetros. Os masters 40 e 45 terão pela frente 109,9 quilómetros, correspondentes a 10 voltas. Os masters 50 e 55 vão percorrer 87,5 quilómetros (8 voltas) e os das categorias 60, 65 e +65 vão fazer 65,1 quilómetros (6 voltas).

No sábado, dia 17 de julho, em Seia, terá lugar o campeonato nacional de maratona BTT (XCE), num percurso com 1,8 quilómetros. Nesta prova vão estar em competição as categorias de masters, cadetes e elite, todas elas tanto no setor masculino como no feminino. Os contrarrelógios individuais (CRI) de apuramento vão acontecer entre as 09h00 e as 13h00, com as semi-finais e as finais a terem início pelas 14h30 até às 17h00.

No mesmo local, no domingo, dia 18 de julho vão discutir-se os títulos nacionais de cross-country curto (XCC). Nesta prova, num circuito com 1,3 quilómetros, vão participar atletas das categorias de masters, cadetes, juniores e elite, no feminino e no masculino. Tal como na prova do dia anterior, os CRI de apuramento vão acontecer entre as 09h00 e as 13h00 e as finais entre as 14h30 e as 17h00

 

Mais eventos oficiais:

 

18 de julho: Encontro Inter-Regional Zona A, BTT, AC Vila Real

18 de julho: Campeonato de Maratonas da Beira Interior, Castelo Branco

18 de julho: 3ª Taça da Madeira de Enduro – AD Galomar 2021, Terreiros – Santa Cruz

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Pedro Pinto vai correr a L’Etoile d’Or ao serviço da Seleção Nacional”


Por: Xavier Silva

Pedro Pinto foi recentemente convocado para representar a Seleção Nacional na L’Etoile d’Or, prova da Taça das Nações de Sub23 que se disputa em França nos dias 19 e 20 de Julho.

Na prova vão estar presentes 174 corredores, oriundos de 25 nações e seis seleções do comité francês. A ação terá início no dia 19 de julho, com uma etapa de manhã e outra à tarde.

Na tirada inaugural os ciclistas vão completar um contrarrelógio individual de 9,6 quilómetros, em Pouligny-Saint-Pierre. Depois, terão pela frente uma etapa de 141, 9 quilómetros, com partida em Mérigny e chegada em Le Blanc, num percurso ondulado. Aqui, os corredores vão entrar num circuito, que os obrigará a fazer três passagens pela meta, até ao derradeiro final desta que será a segunda etapa da prova.


No dia seguinte, 20 de julho, a terceira e última etapa tem partida e chegada em Montmorillon onde, uma vez mais, terão de completar três voltas a um circuito. Este será um percurso de média montanha, tal como o anterior, mas com mais dureza, o que poderá fazer diferenças.

O nosso ciclista natural de Marco de Canavezes revela natural satisfação nesta sua primeira chamada à seleção nacional no escalão Sub23: “Já a algum tempo que ansiava representar a Seleção Nacional, face aos meus últimos resultados consegui merecer a confiança do Selecionador Nacional e fico muito satisfeito por isso. O objetivo é tentar aprender ao máximo, ajudar os restantes colegas de seleção e dar o meu melhor nesta prova”.


Boa sorte, Pedro e a toda a restante Seleção Nacional!

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Diogo Saleiro coroado no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe”


Diogo Saleiro e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foram os grandes vencedores do Prémio Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, o percurso da prova incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.

Diogo Saleiro e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foram os grandes vencedores do Prémio Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que se disputou na tarde de sábado e percorreu estradas dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.


Num dia marcado pelo intenso calor, os mais de 70 ciclista que alinharam à partida do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe não se fizeram rogados e cedo atacaram uma corrida com muitas novidades e paisagens de grande encanto. Pelo caminho a comitiva foi recebendo o apoio dos muitos populares que saíram à rua – sempre com os devidos cuidados – para aplaudir o esforço dos ciclistas e quem consegue levar este tipo de eventos em frente.

Logo nos primeiros dos 80,3 quilómetros da prova, um grupo de sete ciclistas decidiu atacar e rapidamente chegou ao minuto de vantagem. O pelotão acabou por sofrer com o ataque e acabou por se partir, com um primeiro grupo a lutar afincadamente para tentar anular a fuga, enquanto o restante foi cedendo cada vez mais tempo para os primeiros.


Com o passar dos quilómetros, o grupo de sete corredores ficou reduzido a cinco – Diogo Saleiro (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor), Tomás Sacramento (Bairrada), Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Duarte Domingues (EC Bruno Neves) e Sérgio Magalhães (Santa Maria da Feira/Segmento D´Época/Reol). Marcelo Soares (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) foi o último atleta a descolar, mas conseguiu manter-se na luta até ao final.

O quinteto chegou isolado a Fafe e decidiu a corrida ao sprint, com Diogo Saleiro – com uma bicicleta de substituição – a ser o mais forte e a conseguir a primeira vitória individual da época. Tomás Sacramento (Bairrada) cortou a meta na segunda posição e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro.


O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que já tinha vencido a prova em Palmeira e subido ao pódio em Barcelos e Prémio Cidade de Fafe, garantiu a vitória por equipas ao colocar três ciclistas nos primeiros dez classificados. Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol terminou na terceira posição da classificação coletiva e a Escola Ciclismo de Bruno Neves em terceiro.

Diogo Saleiro: “Consegui gerir bem a prova”

 

Diogo Saleiro, que conquistou em Fafe a sua primeira vitória da época desportiva, mostrou-se bastante contente com o resultado “estou muito satisfeito e contente com esta vitória”, numa corrida que, garante, “consegui controlar bem”, mas foi bastante dura.


“A corrida não começou da melhor forma porque não consegui correr com a minha bicicleta. Tive que correr com a da equipa e não estou habituado a ela. Os primeiros 30 quilómetros passei um bocado mal, mas depois fui melhorando e habituando à bicicleta e consegui gerir a prova. Fiz uma corrida inteligente e consegui ganhar”, explicou o corredor da equipa de Barcelos.

 

Alberto Costa: “foi uma corrida dura, mas os ciclistas é que a tornaram ainda mais dura”

 

Alberto Costa, diretor desportivo do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, estava muito satisfeito com a dupla vitória em Fafe e afirmou que “eles estão de parabéns e merecem esta vitória”, explicando que “temos trabalhado muito e bem para isto. Estou super contente com eles. Hoje até só trouxe seis, a equipa está a ficar curta, mas é com eles que vou ter de me defender na Volta a Portugal e nas próximas corridas. Começamos com oito, dois já desistiram porque isto dá muito trabalhado e eu gosto que eles trabalhem e que cheguem às corridas e mostrem o que andaram a treinar. A prova está aqui, quem trabalha durante a semana, consegue ver os frutos ao fim de semana”.


Sobre a corrida em si, Alberto Costa salientou que “foi uma corrida muito dura, mas os ciclistas é que a tornaram ainda mais dura porque eles arrancaram logo a atacar. Os sete que arrancaram para a fuga atacaram nos primeiros quilómetros e o segundo grupo, onde metemos dois atletas, também estiverem sempre na luta”.

Afirmando que “foi uma corrida bem trabalhada”, Alberto Costa salientou que “foi uma vitória merecida, eles merecem porque têm trabalho muito e bem”.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com