terça-feira, 14 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Dia de pouca sorte triatlo Yokohama”


Vasco Vilaça foi 27º classificado na etapa de Yokohama do Campeonato do Mundo de Triatlo, disputada este sábado (11 de maio) no Japão, enquanto Ricardo Batista terminou na 32ª posição.

Vasco Vilaça sofreu uma queda no segmento de ciclismo, ainda assim concluiu a prova em 01:44:12, com cerca de um minuto e meio de atraso face ao vencedor, o norte-americano Morgan (01:42.05 horas).

No sector feminino, Melanie Santos foi 38.ª, ao cumprir a etapa japonesa do Mundial de triatlo em 01:58.01 horas. O ouro foi para a francesa Leonie Periault (01:52.28).

A próxima etapa do mundial disputa-se em Cagliari, Itália, a 25 de maio.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Aquatlo: João Mansos e Mariana Vargem campeões nacionais”


João Mansos (Sporting CP) e Mariana Vargem (SL Benfica) sagraram-se campeões nacionais de aquatlo, em Santa Cruz, na Ilha da Madeira.

O alteta verde e branco terminou os 75o metros de natação e 5.ooo de corrida em 26:36 minutos, superando por 12 segundos o vice-campeão nacional, Diogo Tomé do Sport Lisboa e Benfica. O pódio do campeonato nacional de aquatlo ficou fechado com um atleta da casa, Bruno Freitas, em representação do Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira.

No sector feminino, a vitória foi para Mariana Vargem e o título de vice-campeã ficou na mão da sua colega de equipa, Cassilda Carvalho. O terceiro lugar foi garantido por Matilde Tomás, do Alhandra Sporting Club.

No paratriatlo, a vitória foi para Rodolfo Alves, do Ludens Machico, enquanto José Mendonça (Ludens Machico) e Luis Ferreira (Associação Académica de São Mamede) completaram o pódio do campeonato nacional de aquatlo.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Paret-Peintre via Bardet na televisão e hoje bateu-o na 10.ª etapa do Giro”


Ciclista francês cumpriu os 142 quilómetros entre Pompeia e a Bocca della Selva em 03:43.50 horas

 

Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) cresceu a ver Romain Bardet (dsm-firmenich) na televisão e hoje deixou o compatriota para trás na 10.ª etapa da Volta a Itália para se estrear a vencer como profissional.

Paret-Peintre, de 23 anos, cumpriu os 142 quilómetros entre Pompeia e a Bocca della Selva em 03:43.50 horas, triunfando a solo no alto, com 30 segundos de vantagem para Bardet, segundo, e um minuto para o esloveno Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike), terceiro.

Num dia em que Tadej Pogacar (UAE Emirates) decidiu ‘abrandar’, depois de três vitórias nas primeiras nove etapas e de ter construído uma liderança folgada, o pelotão permitiu uma ‘fuga bidone’, de 26 elementos, que animou uma jornada com muita montanha e chegada em alto.

A seleção foi afastando vários dos candidatos à vitória em etapa, um prémio apetecível para nomes como o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), muito combativo neste Giro, mas a perseverança gaulesa fez a diferença no dia e na subida até Bocca della Selva.

Ainda assim, o primeiro a conseguir isolar-se até foi Jan Tratnik, que procurava vencer nova etapa no Giro depois de um triunfo em 2020, mas Paret-Peintre saiu no seu encalço e ultrapassou-o sem grandes dificuldades.

Bardet, de 33 anos, ainda lhe deu ‘caça’, mas não foi capaz de impedir que o mais jovem dos irmãos Paret-Peintre festejasse a solo, de mãos na cabeça, a primeira vitória como profissional.

“Nem consigo falar sobre o que estou a sentir. É fantástico. Queria um bom resultado, porque não ganhar? Mas vencer uma etapa [numa grande Volta] para primeira vitória como profissional...”, começou por dizer.

O irmão mais velho, de 28 anos, ganhou uma etapa em 2023 e hoje acabou no quinto lugar, tendo estado ao lado do ‘caçula’ na escapada vitoriosa, mas Valentin assumiu também o “sonho” que carregava de miúdo de correr ao lado de Bardet, mais um de uma longa lista de esperanças francesas na montanha que os irmãos atualmente engrossam.

“Via Bardet na televisão quando era miúdo, quando foi ao pódio na Volta a França [segundo em 2016 e terceiro em 2017]. Sonhava com este dia, e hoje batalhei com ele e consegui batê-lo”, admitiu o jovem ciclista, ainda incrédulo.

Quanto à etapa em si, o vencedor considerou os últimos quatro quilómetros decisivos, por serem mais duros do que o resto. Por isso, decidiu ir no encalço de Tratnik nessa altura, acabando por desferir o golpe certeiro.

O terceiro lugar do esloveno, entretanto, foi a faceta menos má do ‘pesadelo’ da Visma-Lease a Bike, uma grandes potências do pelotão e vencedora das três grandes Voltas na temporada passada, que neste Giro está reduzida a azares, com o sprinter neerlandês Olav Kooij, vencedor da nona etapa, a não alinhar à partida, juntando-se ao abandono do campeão europeu Christophe Laporte e Robert Gesink.

Como ‘cereja’ no topo do bolo, a aposta para a geral, o belga Cian Uijtebroeks, perdeu 13 segundos em relação a Pogacar, seguindo no quinto posto, mas agora a 4.15 minutos da ‘maglia rosa’.

Nas contas da geral, o esloveno da UAE Emirates continua com 2.40 minutos de vantagem para o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), segundo, e 2.58 para o britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro.

Bardet aproveitou a escapada para saltar de 14.º para sétimo, com o italiano Filippo Zana (Jayco-AlUla) a entrar também no top 10, sendo nono.

O português Rui Oliveira (UAE Emirates), que muito trabalhou na frente do pelotão para ‘Pogi’, segue no 138.º posto da geral.

Na terça-feira, a 11.ª etapa liga Foiano di val Fortore a Francavilla al mare em 207 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Giro: Neve obriga a alteração da 16.ª etapa sem a subida ao Stelvio”


Condições meteorológicas obrigam a alterações na 16.ª etapa da Volta a Itália

 

Por: Lusa

Foto: Getty Sport

A 16.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta foi alterada, com a subida ao Stelvio a ser cancelada, devido à queda de neve na região, anunciou hoje a organização.

"A recente queda de neve no Stelvio, seguida da subida da temperatura, estão a aumentar o risco de avalanches. A organização do Giro, para salvaguardar a segurança da caravana, decidiu alterar o percurso da 16.ª etapa", lê-se num comunicado no site oficial da corrida.

Assim, a 16.ª etapa, prevista para 21 de maio, passa a ter 206 quilómetros, entre Livigno-Santa Cristina Val Gardena, com a subida ao Stelvio a ser substituída por uma igualmente dura ascensão a Giogo di Santa Maria, com uma altitude de 2.489 metros, logo aos 50 quilómetros da tirada.

Inicialmente, a 16.ª etapa, tinha 204 quilómetros, com a passagem do Stelvio, uma subida de categoria especial, a acontecer igualmente no primeiro quarto da tirada, pouco depois dos 50 quilómetros.

O final da tirada terá ainda uma contagem de primeira categoria, com a meta a coincidir com uma contagem de segunda.

Fonte: Record on-line

“Valentin Paret-Peintre vence 10.ª etapa e Tadej Pogacar mantém liderança do Giro”


Amanhã corre-se a 11.ª etapa, que liga Foiano di val Fortore a Francavilla al mare numa extensão de 207 quilómetros

 

O ciclista francês Valentin Paret-Peintre (Decathlon-AG2R La Mondiale) venceu hoje a 10.ª etapa da Volta a Itália, ao fazer vingar a fuga do dia, enquanto o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conservou a liderança da geral.

Peintre, de 23 anos, cumpriu os 142 quilómetros entre Pompeia e a Bocca della Selva em 03:43.50 horas, triunfando a solo no alto, com 30 segundos de vantagem para o compatriota Romain Bardet (dsm-firmenich PostNL), segundo, e um minuto para o esloveno Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike), terceiro.

Nas contas da geral, Pogacar continua com 2.40 minutos de vantagem para o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), segundo, e 2.58 para o britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro.

Na terça-feira, a 11.ª etapa liga Foiano di val Fortore a Francavilla al mare em 207 quilómetros.

Fonte: Sapo on-line

“Olav Kooij desiste do Giro dois dias depois de ter vencido a nona etapa”


Ciclista holandês apresentou sintomas febris durante o dia de descanso

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista holandês Olav Kooij, com sintomas febris, abandonou esta terça-feira a Volta a Itália em bicicleta, dois dias depois de vencer a nona etapa, anunciou a equipa Visma-Lease a bike.

"Olav Kooij esteve febril no dia de descanso [na segunda-feira]. Não está em condições de continuar. Melhora rápido, vencedor de uma etapa numa grande volta", escreveu a equipa holandesa na rede social X.

Apesar de ter vencido a etapa de domingo, por Kooij, de 22 anos, a Visma-Lease a bike está a ter um Giro complicado, no qual já tinha perdido o também holandês Robert Gesink, logo na primeira etapa, e o campeão europeu, o francês Christophe Laporte, na oitava.

A equipa que venceu as três grandes voltas em 2023 também não pôde contar com o belga Wout Van Aert, que está lesionado desde março.

Com apenas cinco elementos para as duas últimas semanas do Giro, a Visma-Lease a bike aposta no belga Cian Uijtdebroeks para conseguir um bom resultado na geral, ocupando atualmente o quinto lugar, a 4.02 minutos do líder, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), e a 1.04 do último lugar do pódio, no qual está o britânico Geraint Thomas (INEOS).

Além de Kooij, o britânico Ethan Vernon (Israel - Premier Tech) e o alemão Max Kanter (Astana) também não vão partir para a 10.ª etapa, entre Pompeia e Bocca della Selva, numa ligação de 142 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Portugal fecha apuramento paralímpico em Itália”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional compete, entre quinta-feira e domingo, na etapa da Taça do Mundo de Paraciclismo de Maniago, Itália, última prova de qualificação para os Jogos Paralímpicos do próximo verão.

Tendo já a garantia de qualificar um corredor para Paris, Portugal está em Itália com intenção de somar o máximo possível de pontos, tendo em vista chegar ao segundo paraciclista apurado, de modo a repetir a dupla representação já conseguida nos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio.

O selecionador nacional, José Marques, convocou o C2 Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), o H4 Flávio Pacheco e o H5 Luís Costa. “Tendo confiança de que alcançaremos o objetivo de apurar dois corredores, competiremos em Maniago para somar o máximo de pontos, sem perder de vista a possibilidade de conquistar um pódio em alguma das corridas”, afirma José Marques.

Os dois primeiros dias de corrida em Itália serão dedicados aos contrarrelógios individuais de 18,8 quilómetros. Luís Costa e Flávio Pacheco correm na quinta-feira, a partir das 12h00. Telmo Pinão faz-se à estrada na sexta-feira, cerca das 9h00.

No sábado, às 13h15, será dado tiro de partida para as provas de fundo de classe H4 e H5, com a Seleção Nacional representada por Flávio Pacheco e Luís Costa, que terão pela frente oito voltas ao circuito, totalizando 62,4 quilómetros.

Telmo Pinão cobrirá 70,2 quilómetros na prova de fundo de classe C2, às 7h45 de domingo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Agenda de Ciclismo”


Juniores decidem Taça de Portugal com jornada dupla

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal Júnior terá as duas etapas decisivas no próximo fim de semana (18 e 19 de maio) e merece, por isso, destaque na agenda de uma semana que inclui ainda a quarta prova da Taça de Portugal Feminina e o Super Cup XCO de Vila do Conde, prova internacional de BTT.

No sábado, o pelotão de juniores correrá a terceira prova pontuável da Taça de Portugal no Prémio Cidade de Penafiel, com partida às 15h, em frente à Câmara Municipal da cidade, e chegada prevista para as 17h22, em frente à sede da ADRAP. Pelo meio, os jovens ciclistas irão percorrer um percurso de 90,3 quilómetros.

A etapa decisiva está guardada para domingo, em Barcelos. O pelotão de juniores irá percorrer um total de 115,5 quilómetros, com partida agendada para as 13h58, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, e chegada prevista para as 17h02, no Santuário da Nossa Senhora da Franqueira.

A duas provas do final e com outras tantas já realizadas, a Taça de Portugal de Juniores é liderada por Gonçalo Rodrigues (LANDEIRO | KTM | MATIAS&ARAÚJO), com 125 pontos, seguido de Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit), com 120, e João António (ABTF Betão - BAIRRADA), com 110. Ainda assim, com 150 pontos ainda em disputa, está tudo em aberto.

O domingo ficará também marcado pela 4.ª etapa pontuável da Taça de Portugal Feminina. Inserida na XXII Volta a Albergaria, a prova irá partir às 11h e tem três distâncias diferentes, de acordo com a categoria. Cadetes, masters 60 e 50 vão percorrer 50 quilómetros; juniores, masters 40 e 30 vão percorrer 68,5; elites e sub-23 vão percorrer 87.

O BTT merece igualmente destaque durante o próximo fim de semana. No domingo, terá lugar o XCO Super Cup de Vila do Conde, prova internacional UCI de categoria 2 que decorrerá em Tougues. As partidas das várias corridas irão acontecer entre as 9h e as 14h30, estando a partida da elite feminina agendada para as 11h e a da elite masculina para as 14h30.

Nota ainda para um novo Encontro Inter-Regional de Escolas de Estrada, desta feita no Prémio Município do Bombarral. O evento terá lugar no domingo, com percursos em linha de diferentes distâncias para sub-11, sub-13 e sub-15, sendo que o escalão sub-15 terá ainda um contrarrelógio. O encontro terá início às 14h, com as provas de destreza e as várias corridas, estando a prova de cadetes masculinos e femininas agendada para as 17h30.

 

Mais eventos oficiais

 

13 a 19 de maio: 6.º Ride Across Portugal, Senhora da Rocha

18 de maio: Circuito de Pataias, Alcobaça

18 de maio: Prémio Município do Bombarral, Leiria

18 a 20 de maio: GP Lagoa / Skoda JH Ornelas, São Miguel, Açores

19 de maio: III Taça do Algarve de Masters e Elites Amadores, Lagoa

19 de maio: 3.ª Taça da Madeira de DHI – Prazeres, Calheta, Madeira

19 de maio: 3.ª Taça da Beira Alta de XCM, Tarouca

19 de maio: XCO do Maranho | TROFÉU CROSS MTB #2, Praia Fluvial da Sertã

19 de maio: XCO do Maranho | Encontro de Escolas, Praia Fluvial da Sertã

19 de maio: 2º Encontro Escolas BTT ACPorto, Tougues

19 de maio: Granfondo Médio Tejo, Ferreira do Zêzere

19 de maio: 2º BTT – ACR Calvariense, Calvaria de Cima, Porto de Mós

19 de maio: 2º Passeio BTT Lamas - Rota Vinhanteira, Miranda do Corvo

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com