sábado, 25 de junho de 2022

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Afonso Eulálio é o novo Campeão Nacional de Fundo de Sub-23”


Fotos: João Fonseca Photographer

Afonso Eulálio, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o mais poderoso no sprint que o sagrou Campeão Nacional de Fundo de Sub-23, em Mogadouro, vila que acolhe os Campeonatos Nacionais de Estrada até amanhã.

Este é o segundo título que é atribuído à estrutura de Águeda, no dia seguinte à conquista da Camisola de Campeão Nacional de Contrarrelógio em Elite, por Rafael Reis. Trata-se de uma participação memorável para a equipa, que amanhã disputa a Prova de Fundo para Elite com Frederico Figueiredo, António Carvalho, Rafael Reis e Fábio Costa.

Os 132,2 km da corrida começaram desde cedo a partir o pelotão. Houve uma fuga inicial com um corredor isolado e após a primeira passagem pela meta os ataques no pelotão intensificaram-se, levando à formação de pequenos grupos.

A 20 km da meta Afonso Eulálio conseguia destacar-se do grupo que integrou e foi nos derradeiros quilómetros que chegou à frente da corrida, seguindo com Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) até ao risco. A vitória foi discutida ao sprint, com Eulálio a mostrar a sua superioridade, terminado em primeiro lugar, o que o levaria à conquista da tão desejada Camisola.


No final, o jovem de 20 anos da Glassdrive / Q8 / Anicolor dizia que a corrida foi ao seu gosto: “muito dura. Embora um pouco caótica, com muitos ataques”. Admitiu que os adversários “estavam muito fortes e eu comecei sem me sentir muito bem. Mas com o passar dos quilómetros fui-me sentindo melhor e ataquei. Quando me apanhei na frente da corrida foi até ao fim. Não há palavras para descrever o que sinto. Sempre desejei andar um ano com a bandeira de Portugal. Agora vou aproveitar o momento e desfrutar de toda esta felicidade”, rematou Afonso Eulálio.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, referiu que este “foi um dia memorável para esta estrutura. Ser Campeão Nacional de Sub-23 é algo que para nós nos motiva imenso e acima de tudo porque temos dois jovens incríveis, Pedro Silva e Afonso Eulálio, que me motivam enquanto diretor e a toda a equipa. O Eulálio é uma aposta desta equipa e nós acreditamos muito nele e no Pedro. O Eulálio hoje acaba por demonstrar que foi uma aposta certa, acreditámos muito nele desde o início e esta vitória é dele, porque merece, trabalhou muito. É também do Pedro, colega de equipa e de toda a estrutura, de todos os colegas que vibraram com este grande dia da equipa em que o Afonso vai andar um ano com as cores de Campeão Nacional, ao lado do Rafael Reis na vertente de Contrarrelógio”.

Amanhã chega a Prova de Fundo para Elite masculina, a corrida mais aguardada, com partida às 11H30 para 167,5 km.

 

Classificações

Campeonatos nacionais de estrada

Prova de fundo sub-23 - Mogadouro – Mogadouro 132,2 km

Classificação individual na prova de fundo sub-23

 

1.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h27m40s

2.º Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), mt

3.º João Medeiros (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), a 10s

11.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m01s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Equipa Feminina Sicasal / Glassdrive em bom plano em dia de Prova de Fundo”


Quatro atletas da Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive correram hoje a Prova de Fundo Feminina do Campeonato Nacional de Estrada, uma corrida disputada ao longo de 87,6 km, percorrida sempre em pelotão compacto, concluindo-se com uma média de 32,085 km/ hora.

Todas as atletas da estrutura estiveram em bom plano, com destaque para Leandra Gomes, que a pouco mais de um quilómetro da meta perdeu o contacto com o grupo da frente, de onde sairia a vencedora do título de Campeã Nacional de Fundo na categoria de Elite Feminina, Daniela Campos (Bizkaia-Durango).


“Os Campeonatos Nacionais correram bem. Tivemos a Leandra Gomes em destaque, que infelizmente acabou por perder o contacto com o primeiro grupo, onde se disputou a vitória, já muito perto da meta, nos últimos 1500 metros. Depois chegaram atrás a Jéssica Costa e a Tânia Lima. A Filipa acabou por atacar a determinada altura do percurso, depois foi alcançada, mas tentou ter uma postura de ataque e de presença, de movimentar a corrida. Terminámos estes Campeonatos Nacionais com atitude, as atletas passaram muito tempo na frente da corrida, bem colocadas e continuaram a adquirir experiência. É um resultado digno. Não conseguimos ter ninguém dentro do Top 10, nem conseguimos nenhuma Camisola, mas tivemos uma postura de confiança e de responsabilidade, que foi isso que também pedi. Por tudo isto, o resultado é positivo”, adiantou Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive.


 

Prova de fundo elites femininas - Mogadouro – Mogadouro 87,6 km

Classificação individual no contrarrelógio elites femininos

 

1.ª Daniela Campos (Bizkaia-Durango), 02h43m49s

2.ª Sofia Gomes (Massi Tactic), a 01s

3.ª Daniela Pereira (Kiwi Atlantico / Louriña), mt

13.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), a 30s

15.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 01m24s

19.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), mt

DNF Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive)

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

“Alaphilippe: «Quero fazer o Tour, claro, mas também há dúvidas acerca da minha condição física»”


Francês sofreu grave queda há dois meses

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Julian Alaphilippe quer competir na Volta a França de 2022, que se inicia na próxima sexta-feira, a partir da Dinamarca, revelou esta sexta-feira o próprio ciclista francês, dois meses após a grave queda que sofreu.

"Quero fazer o Tour, claro, mas também há dúvidas acerca da minha condição física e a escolha da equipa [no seio da equipa belga Deceuninck-Quick Step], terá de ser tomada ao mais alto nível" explicou Alaphilippe, que pode regressar à competição depois de ter sofrido um hemopneumotórax e múltiplas fraturas [costelas e escápulas], na sequência de uma queda na classica Liège-Bastogne-Liège.

Julian Alaphilippe só conseguiu dispor de três semanas de treino antes de participar na prova de estrada do campeonato francês que decorre no domingo e que marcará seu retorno à competição, segundo seu treinador e primo, Frank Alaphilippe. "Há várias opções em cima da mesa, uma delas é competir no Tour, o que pode ser bom, outra é não participar, dando mais algum tempo para eu voltar na melhor forma", disse Alaphilippe, que confessou ter ficado doente antes do estágio, o que o fez perder alguns dias de treino.

Alaphilippe, que fez 30 anos no início de junho, venceu uma etapa da Volta ao País Basco, no início de abril e revelou não ter feito treinos especialmente longos desde o final da sua convalescença e que preferiu retomar o seu ritmo sem necessariamente seguir os outros.

A 109ª edição da prova de etapas mais importante do ciclismo internacional começa na próxima sexta-feira, dia 1 de julho, em Copenhaga, capital da Dinamarca, e termina em 24 de julho.

Fonte: Record on-line

“Campeonato Nacional de Estrada fundo de sub-23 2º dia”


Afonso Eulálio é o novo campeão nacional de fundo de sub-23

 

Por: Ana Nunes

Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi mais forte e bateu Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) ao sprint para conquistar a vitória na prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada, em Mogadouro, distrito de Bragança.

O percurso de 132,2 quilómetros da prova de fundo dos Campeonatos Nacionais de Estrada fez estragos no pelotão da prova de fundo de sub-23, que se começou a partir ainda muito cedo na corrida.

A primeira movimentação surgiu logo nos quilómetros iniciais, com um ataque de Diogo Narciso (L.A.Alumínios/Credibom/MarcosCar), que se isolou na frente da corrida. O corredor foi aumentado a distância para o pelotão, chegando a ter cerca de 1m30s de vantagem para os perseguidores.

Os ataques no pelotão começaram a intensificar-se após a primeira passagem pela meta, sendo que a partir dessa altura foram vários os corredores a tentarem colocar-se em posição intermédia. Estes mesmos corredores foram formando pequenos grupos, que ao longo de toda a corrida foram perdendo e ganhando elementos.


À terceira passagem pela meta, com 65 quilómetros de prova completados, já não existia um pelotão propriamente dito, com Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) a destacar-se e a tomar o lugar de Diogo Narciso na frente da corrida, que, entretanto, viria a ser alcançado. Atrás de Afonso Silva seguiam dois grupos intermédios, o primeiro com nove elementos, a 40 segundos, e o segundo, com 10 elementos, a 1m20s.

Na penúltima passagem pela meta, a cerca de 20 quilómetros do final da prova, vários corredores foram perdendo o contacto com os grupos em que se encontravam, ficando Afonso Silva ainda na frente, com Afonso Eulálio (Glassdrive-Q8-Anicolor) a 45 segundos, João Silva e Lucas Lopes (Caja Rural-Alea) a um minuto.

Nos últimos quilómetros, Afonso Eulálio conseguiu chegar à frente da corrida, seguindo com Afonso Silva até à meta. A vitória seria discutida ao sprint, com Afonso Eulálio a superiorizar-se e a cortar a meta em primeiro lugar, conquistando a camisola de campeão nacional de fundo. Afonso Silva foi segundo e João Medeiros (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), que seguia num dos grupos intermédios, fechou o pódio na terceira posição a 10 segundos do vencedor.


“A corrida foi muito dura, como eu gosto. Também um pouco caótica, com muitos ataques. Os adversários estavam muito fortes e eu comecei por não me sentir muito bem. Com o passar dos quilómetros acabei por sentir-me melhor e ataquei. Quando me vi na frente foi até ao fim. Não há palavras para descrever o que sinto. Sempre desejei andar um ano com a bandeira de Portugal. Agora vou aproveitar o momento e desfrutar desta felicidade”, disse Afonso Eulálio, que irá agora erguer a camisola de campeão nacional.

Amanhã teremos as provas de fundo de paraciclismo a começar pelas 09h00, e de elite masculina às 11h30.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Masters 2ª dia”


Coroados dez campeões masters de contrarrelógio

 

Por: José Carlos Gomes

A-do-Barbas, no concelho de Leiria, recebeu na tarde deste sábado as provas de contrarrelógio do Campeonato Nacional de Estrada para masters, tendo sido coroados vencedores em dez categorias etárias.

A correr em casa, a equipa CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS dominou a competição na categoria de elites amadores, conseguindo as duas primeiras posições por intermédio de André Filipe, que gastou 25m47, e de Renato Macedo, que ficou a 34 segundos. O terceiro, a 46 segundos do vencedor, foi Jorge Marques (Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP).

Fábio Abreu (Proteu Cycling Team/Casa do Povo da Retorta) celebrou o título em masters 30-34, com 26m29s, superiorizando-se a Fábio Oliveira por 1m18s e a André Dias (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) por 1m25s.

Luís Oliveira (Proteu Cycling Team/Casa do Povo da Retorta) venceu a prova de masters 35, com 25m58s, deixando André Madureira (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) a 24 segundos e Nelson Pinto a 1m09s.

João Mariano (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) impôs-se em masters 40-44, graças ao registo de 26m19s. Seguiram-se José Leite (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS), a 6 segundos, e Hugo Moreira, a 14 segundos.

Octávio Cardoso (BlackBulls/CNI/Neutura) ganhou o contrarrelógio de masters 45, terminando com 27m15s, menos 25 segundos do que Marco Macedo (BTT Gardunha/Fundão/Create) e menos 52 segundos do que Pedro Silva (CE Gonçalves/Azeitonense), que também subiram ao pódio.

Alberto Amaral (Discover Melgaço/UC Melgaço e Ponte da Barca) bateu toda a concorrência de masters 50-54, com um registo de 25m45s, o melhor tempo entre os participantes das várias categorias. O segundo melhor foi Duarte Azenha (Vulcal/Centro Ciclista do Centro), a 2m27s, tendo Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) fechado o pódio, a 2m58s.

Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/Cepsa Casa Lima Chaves) triunfou em masters 55, cruzando a meta com 28m37s, menos 18 segundos do que Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C. Ciclismo) e menos 55 segundos do que Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem).

O título de masters 60-64 foi para José Ferreira (CTM-Vila Pouca/Cepsa Casa Lima Chaves), com 28m36s, depois de bater Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que ficou a 59 segundos, e João Pinto (Boavista/Servigás/Nast), que gastou mais 1m42s.

Vítor Graça (20 km Almeirim/Restaurante O Forno) sagrou-se campeão de masters 65, com 31m03s. Carlos Pereira (24 horas Altimetria/Ontrack) foi segundo, a 2m18s, e João Damas fechou o pódio, a 2m38s.

O melhor master 70 foi Manuel Domingos (Vertentability/CRG), com 32m02s, seguido por Manuel Pontes (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), a 29 segundos, e por Augusto Guerreiro (Despertar Sporting Clube), a 3m15s.

O programa do Campeonato Nacional de Estrada para Masters completa-se neste domingo, dia das provas de fundo, que também se realizam em A-do-Barbas. Os participantes desde a categoria de elite até master 35 vão pedalar ao longo de 143,5 quilómetros. Os masters 40 e 45 enfrentam 116,6 quilómetros, a prova de masters 50 e 55 tem 84,8 quilómetros, enquanto os maiores de 60 vão pedalar ao longo de 63,6 quilómetros. O tiro de partida será às 10h00.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“Campeonato Nacional de Estrada-Fundo Feminios 2º dia”


Daniela Campos faz a dobradinha em Mogadouro

 

Por: José Carlos Gomes

Daniela Campos (Bizkaia-Durango) conquistou hoje, em Mogadouro, o título de campeã nacional de fundo na categoria de elite, um dia depois de sagrar-se campeã nacional de contrarrelógio.

A corrida deste sábado, disputada ao longo de 87,6 quilómetros, foi percorrida sempre em pelotão compacto, concluindo-se com uma média de 32,085 km/h, ao fim de 2h43m49s.


A emoção ficou toda guardada para o sprint pelo título. Daniela Campos revelou grande superioridade e triunfou com alguns metros e 1 segundo de vantagem sobre Sofia Gomes (Massi Tactic) e Daniela Pereira (Kiwi Atlantico Louriña), que completaram o pódio de elite.

“É muito bom conseguir estes dois títulos. Estou muito feliz e, após tantos percalços que tive desde o início da época até agora e todo o trabalho que tenho vindo a desenvolver, sinto que mereço muito este título, pois é uma recompensa de todo o meu esforço. Era um percurso exigente, as atletas também estavam fortes e tive de ter paciência e calma para jogar frio. Na parte final sabia que tinha de estar bem posicionada para conseguir sprintar para a vitória”, contou Daniela Campos.


As juniores completaram quatro voltas ao circuito de Mogadouro, totalizando 65,3 quilómetros. A prova decidiu-se ao sprint, com Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) a arrancar da frente e a suplantar a concorrência, ao fim de 2h01m49s. Com o mesmo tempo chegaram Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense), no segundo lugar, e Íris Chagas (Cantanhede Cycling/Vesam), no terceiro posto.


Após duas voltas e 43 quilómetros de prova, as cadetes discutiram o título ao sprint. A mais rápida foi Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense), que bateu sobre a linha duas corredoras de equipa Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), Daniela Simão e Raquel Dias, segunda e terceira, respetivamente.

As vencedoras nas categorias de veteranas foram as master 30 Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/Vesam), a master 40 Irina Coelho (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e a master 50 Filomena Gomes (Vertentability/CRG).

Às 14h30 inicia-se a prova de sub-23. Serão percorridos 132,2 quilómetros, seis voltas ao circuito de Mogadouro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com