sábado, 2 de abril de 2022

“Egan Bernal diz que seria "irresponsabilidade" apontar data para regresso”


Afasta a hipótese de disputar qualquer uma das três grandes voltas

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista colombiano Egan Bernal admitiu este sábado que seria uma irresponsabilidade apontar uma data para o regresso à competição, depois do grave acidente que sofreu, afastando a hipótese de disputar qualquer uma das três grandes voltas.

"Para participar nesse tipo de provas não se pode improvisar. Não se pode começar logo com uma dor, nunca chegaremos ao fim. Seria um sonho poder retomar a competição este ano, mas não vou apontar datas, seria uma irresponsabilidade", afirmou o colombiano, de 25 anos.

Quando questionado sobre o futuro da temporada, Bernal, que sofreu quase 20 fraturas no corpo, foi perentório: "Claramente não estarei apto para participar na Volta a Espanha, seria exigir muito do meu corpo".

A Vuelta, que decorrerá no final de agosto e início de setembro, é a última das três grandes competições por etapas, depois da Volta a Itália, em maio, e da Volta a França, em julho.

Em 24 de janeiro, o colombiano, vencedor do Tour em 2019 e do Giro em 2021, colidiu, a alta velocidade, com um autocarro enquanto treinava com outros colegas da equipa INEOS no Norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, sofrendo múltiplas fraturas, além da perfuração dos pulmões, o que obrigou a várias intervenções cirúrgicas.

Na semana passada, o ciclista da INEOS voltou a pedalar na estrada, dois meses depois de um acidente, e escreveu nas redes sociais: "O dia mais feliz da minha vida. Depois de dois meses e 20 ossos partidos, aqui estou, e com 'ganas' de mais. Vemo-nos na estrada, 'muchachos'".

Por: Record on-line

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Frederico Figueiredo no Top 25 Grande Premio Miguel Indurain e Rafael Reis em destaque"


Fotos: Cristina Pinillos e Xabier Esparza

Frederico Figueiredo terminou hoje o XXIII Grande Premio Miguel Indurain entre os melhores, ao concluir na 23.ª posição a corrida que se disputou em Navarra, no norte de Espanha, ficando a 25 segundos do vencedor, o francês Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic). Já Rafael Reis foi um dos protagonistas da corrida, ao estar presente na fuga do dia. A maior vitória de todos terá sido mesmo resistir às condições meteorológicas adversas, onde os 190 km do trajeto – inicialmente eram 203 km – foram percorridos com temperaturas muito baixas e neve.

A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor esteve em bom plano durante toda a prova, num pelotão com 10 formações do World Tour, escalão máximo da modalidade, batendo-se lado a lado com algumas das estrelas mundiais. Foi Rafael Reis quem começou por dar nas vistas, quando saltou para a fuga, que apenas se formou 40 km já depois da partida. Uma aventura que não ultrapassou os 03m30s de vantagem, com um pelotão sempre muito atento e maioritariamente controlado pela equipa da casa, a Movistar Team. 

O sol ainda apareceu, mas a 40 km da meta voltava a nevar, dificultando o desempenho dos corredores. Nesta “corrida pela sobrevivência”, a fuga seria neutralizada quando faltavam 20 km para um final que se adivinhava com muita emoção, numa chegada ao sprint, onde Frederico Figueiredo, bem colocado pela equipa, tentou chegar na frente, conseguindo fechar no Top 25, honrando o nome da equipa, patrocinadores e parceiros. 


De referir que a presença de Rafael Reis na fuga do dia proporcionou à equipa muita visibilidade nas cerca de duas horas de transmissão televisiva, em direto, no canal Eurosport 1, sendo uma excelente oportunidade de divulgação.

Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, fez um balanço muito positivo: “Foi uma boa corrida. Acabámos por cumprir com o que tínhamos estipulado. Estivemos na fuga do dia com o Rafael Reis e ainda tivemos o Frederico entre os melhores na parte final. Acabámos por ter um destaque muito importante para a nossa estrutura, no meio de um pelotão com tanta qualidade. Numa corrida reconhecida a nível mundial, para nós é um prestígio estarmos aqui presentes. Saímos com o objetivo cumprido e estamos muito contentes com a prestação da equipa neste Grande Premio Miguel Indurain. Estão todos de parabéns”.  

 

Classificações:

Grande Prémio Miguel Indurain

Estella (Navarra, Espanha) – Estella» 190 km

Classificação geral individual

 

1.º Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic), 04h57m49s 

2.º Aleksandr Vlasov (BORA-Hansgrohe), mt 

3.º Simon Clarke (Israel-Premier Tech), mt 

23.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 25s 

55.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 03m29s 

105.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 13m23s 

DNF Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

DNF Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

 

Classificação geral equipas

 

1.ª AG2R CITROEN TEAM, 14h53m47s 

20.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 16m57s 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Covid-19: Wout van Aert está infetado e falha Volta a Flandres”


Ciclista belga focado em recuperar

 

Por: Lusa

Foto: Luc Claessen/Velo

O campeão belga Wout van Aert vai falhar a Volta a Flandres em bicicleta, um dos 'monumentos' do ciclismo, no qual era um dos favoritos, depois de ter testado positivo à covid-19.

"Desde a manhã de ontem [quinta-feira] que tenho uma ligeira dor de garganta. Fiz imediatamente dois autotestes [à covid-19] e ambos deram positivos. Depois fiz um teste PCR, que deu positivo. A boa notícia é que tenho apenas sintomas ligeiros, apenas a dor de garganta e febre", referiu.

Citado num comunicado da Jumbo-Visma, Van Aert afirmou que agora está focado em recuperar: "Quero estar totalmente recuperado antes de pensar de novo no futuro".

"Nos últimos dois anos e nos últimos meses, fiz um grande esforço para evitar a infeção. Mas ainda estamos expostos a muitos riscos e nem sempre tens as coisas na tua mão", referiu.

Com dois triunfos em duas clássicas na Bélgica (E3 Saxo Bank Classic e Omloop Het Nieuwsblad), Van Aert era um dos grandes candidatos ao triunfo numa das cinco mais importantes provas de um dia do calendário.

A 106.ª edição da Volta a Flandres corre-se no domingo, com uma ligação de 272,5 quilómetros entre Antuérpia e Oudenaarde

Fonte: Record on-line

“Warren Barguil vence o Grande Prémio Miguel Indurain, Rafael Reis da Glassdrive Q8 Anicolor esteve na fuga do dia”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

A equipa da Arkéa-Samsic teve uma nova alegria dada por Warren Barguil, ao ser o primeiro a cortar a meta do Grande Prémio Indurain, ao fim dos 191 quilómetros, foi o mais forte num sprint rápido, ao bater Aleksandr Vlasov da BORA-Hansgrohe e Simon Clarke da Israel-Premier Tech, por milímetros.

Na corrida destacou-se a fuga de nove ciclistas, que enfrentaram a aventura do dia a partir do quilometro quarenta, onde os ciclistas tiveram pela frente chuva e neve, com muito frio, entre eles destacava-se o português da Glassdrive Q8 Anicolor Rafael Reis, com ele iam Alex Martin da EOLO-Kometa, Ivan Cobo da Kern Pharma, Paul Lapeira da AG2R Citroën, Oscar Cabedo da Burgos-BH, Mikel Bizkarra e Txomin Juaristi da Euskatel-Euskadi, Stephen Bassett da Human Powered Health e Jon Barrenetxea da Caja Rural -Seguros RGA, onde chegaram a ter mais de 3,30 minutos de avanço sobre o pelotão que era controlado pela Emirados Árabes Unidos e pela Movistar.

A prova não decorreu como edições anteriores, já que as más condições climatéricas antes do início da mesma foi fatigada por imenso frio e neve, o que deu origem a que a organização alterasse o percurso, eliminando diversos pontos de passagem como Guirguillano, Lezáun e Eraúl, sendo reduzida para 191 quilómetros.

A longa funga terminaria a 20 quilómetros da linha de chegada, com uma nova primeira tentativa de fuga por Enric Mas da Movistar e Davide Formolo da UAD, mas os dois ciclistas não foi muito longe, e era alcança do por um novo grupo de ciclistas já no último quilóemtro para a linha de chegada, onde Alexis Vuillermoz da Total Energies, a antecipar-se ao sprint, mas com Simon Clarke a responder e a tentar fechar o espaço, mas são os ciclistas Alexander Vlasov e Warren Barguil a serem superiores, com o ciclista francês a ser mais forte ao sprint, ultrapassa o russo Vlasov e corta a linha de chegada levantando os braços de vencedor, com o ciclista, de 30 anos a suceder a Alejandro Valverde como vencedor desta clássica.

 

Top dez do Grande Prémio Miguel Indurain

 

1º Warren Barguil da Team Arkéa Samsic

2º Aleksandr Vlasov da BORA - hansgrohe

3º Simon Clarke da Israel - Premier Tech

4º Alexis Vuillermoz da TotalEnergie

5º Andrea Vendrame da AG2R Citroën Team

6º Pierre Latour da  TotalEnergies

7º Ion Izarirre da Cofidis

8º Marc Hirschi da UAE Team Emirates

9º Clément Champoussin da AG2R Citroën Team

10º Gorka Izagirre da Movistar Team

“Ciclista Sonny Colbrelli deixa hospital após colocar desfibrilhador interno”


Por: NFO (AMG/SIF) // MO

O ciclista italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious) deixou hoje o hospital em Pádua, depois de ter implantado um desfibrilhador interno, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, anunciou hoje a sua equipa.

"Com base nos resultados dos seus exames clínicos e em acordo com o 'staff' da equipa, Sonny Colbrelli implantou com sucesso a implantação de um desfribilador sub-cutâneo", lê-se num comunicado da equipa.

Em 21 de março, o campeão europeu e italiano de fundo sofreu uma paragem cardiorrespiratória e teve de ser reanimado, após cortar a meta em segundo lugar na etapa inicial da Volta à Catalunha.

Colbrelli foi então transportado de urgência para um hospital em Girona, em Espanha, mudando-se em 26 de março para a clínica de cardiologia da Universidade de Pádua.

"Em Pádua, o ciclista foi submetido a um exame clínico [...] para identificar a causa da arritmia que conduziu à paragem cardíaca e para determinar o melhor tratamento", referiu o médico Domenico Corrado, que coordenou a intervenção.

De acordo com a equipa, "a decisão de implantar esse dispositivo foi tomada com Colbrelli".

Colbrelli, de 31 anos, vai continuar a reabilitação em casa e ainda é cedo para determinar se vai continuar a carreira.

O ciclista tinha recuperado recentemente de uma bronquite, que o afastou da Milão-Sanremo.

O atual campeão europeu e italiano de fundo venceu em 2021 o Paris-Roubaix, o maior feito da sua carreira, num ano em que se afirmou no pelotão mundial com vitórias também no Critério do Dauphiné e na Volta à Romandia, entre outras.

Fonte: Lusa

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo Zambujeira do Mar”


Vinte e oito paraciclistas iniciam época na Zambujeira do Mar

 

Por: José Carlos Gomes

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo iniciou-se na tarde deste sábado, na Zambujeira do Mar, Odemira, com um contrarrelógio de 23,4 quilómetros, que foi disputado por 28 atletas.

As classes com maior concorrência foram as C4, C5 e H3. Ângelo Correia (Clube de Ciclismo Amaro Antunes) foi o melhor entre os cinco concorrentes em C4. Em C5 correram seis paraciclistas e o melhor foi Manuel Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Entre os quatro participantes em H3 impôs-se João Pinto (Mirachoro Hotels/CC Portimão/Churrasqueira do Vau).

Telmo Pinão (Efapel Academia de Ciclismo) foi o mais rápido na classe C2, o mesmo tendo conseguido Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) em C3, André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) em D e Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt) em H4.

Correndo sem oposição nas respetivas classes, marcaram presença no arranque da Taça Ana Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva), em tandem com Isabel Caetano, em B femininas, Carlos Santos (Associação Salvador), em H2, Sandra Manuel (Associação Salvador), em H4, Luís Costa e Felismina Gomes (Associação Salvador), ambos em H5.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo prossegue neste domingo, ainda no concelho de Odemira, mas na Boavista dos Pinheiros, onde os atletas com deficiência correrão em circuito.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores Zambujeira do Mar”


António Morgado soma e segue

 

Por: José Carlos Gomes

António Morgado (Bairrada) ganhou hoje a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal de Juniores, um contrarrelógio de 23,4 quilómetros, disputado na Zambujeira do Mar, Odemira.

O corredor da equipa bairradina, vencedor da anterior prova pontuável para a Taça, voltou a demonstrar superioridade, concluindo o exercício individual em 30m07. Tal como na corrida em linha de Proença-a-Nova, a maior oposição a Morgado veio do colega de equipa Gonçalo Tavares.

O número dois da equipa Bairrada fechou o contrarrelógio em 30m46s, mais 39 segundos do que António Morgado. Os bairradinos dominaram totalmente, ocupando as quatro primeiras posições. A seguir a Morgado e a Tavares colocaram-se Rúben Rodrigues, a 1m55s do vencedor, e Daniel Lima, a 2m14s. O quinto foi Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 2m25s.


Os resultados de hoje permitem a António Morgado comandar confortavelmente a geral da Taça, com 150 pontos. Segue-se Gonçalo Tavares, com 130. Rúben Rodrigues e Tiago Santos seguem nas posições seguintes, ambos com 105 pontos.

A Taça de Portugal de Juniores continua neste domingo em terras odemirense, integrando o programa do Troféu José Poeira. A corrida de juniores de domingo terá partida, às 10h30, em Vila Nova de Milfontes e chegada, após 129 quilómetros, em Odemira, cerca das 13h30.

 

Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo

 

O Troféu José Poeira acolhe, ainda, as duas primeiras corridas da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. Os atletas com deficiência cumpriram hoje o mesmo contrarrelógio que os juniores, tendo participado 26 paraciclistas. Amanhã a prova distingue-se da de juniores, disputando-se na Boavista dos Pinheiros, durante a manhã, em sistema de corrida em circuito.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com