terça-feira, 31 de outubro de 2023

“Agenda de Ciclismo”


Taça de Portugal de Enduro BTT decide-se em Lorvão

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Enduro BTT presented by Shimano ficará decidida no próximo domingo (5 de novembro), em Lorvão, com a quinta e última prova pontuável, que vai fechar as contas do ranking nacional e definir os vencedores das várias categorias em prova.

Após um primeiro dia de treinos oficiais, no sábado, as corridas decisivas arrancam no domingo, num percurso de 35 quilómetros, com cinco percursos especiais cronometrados. Atletas elites, juniores e masters vão realizar as cinco PECs; cadetes apenas três (3, 4 e 5); escolas apenas duas (4 e 5). Na categoria EMTB, para além das cinco PECs, há ainda uma Super Especial.

O início da corrida está agendado para as 9h, estando a partida do primeiro atleta em PEC1 prevista para as 10h30, em PEC2 para as 11h20, em PEC3 para as 12h10, em PEC4 para as 13h10, do primeiro atleta da categoria E-Bike na Super Especial para as 13h50 e, finalmente, em PEC5 para as 14h10. A cerimónia protocolar de entrega de prémios terá início às 16h.

Nas contas do ranking, o principal motivo de interesse prende-se nas lutas pelo título entre elites masculinos e femininas. Nos masculinos, Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) parte com alguma vantagem, mas pode ainda ser alcançado por José Oliveira (AXPO Team Vila do Conde), Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro) e João Rodrigues (JR87racing Team/ADCAlfarazes/Guarda).

Entre as atletas femininas, Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal), matematicamente, ainda pode ser igualada por Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde), mas já tem o título garantido, uma vez que venceu todas as provas disputadas nesta edição da Taça e, em caso de igualdade de pontuação na classificação geral da Taça de Portugal, os corredores são desempatados em função do maior número de primeiros lugares, segundos e assim sucessivamente.

 

Mais eventos oficiais

 

1 de novembro: Rota das Febras 23 - Passeio de BTT, Seia

5 de novembro: Taça Inter Municipal 3H Resistência BTT e Prova Juvenil - Monsanto – Lisboa

5 de novembro: 8.ª Maratona D’Arrota a Presunto, Mação

5 de novembro: 18.º BTT Rota dos Castanheiros, Courelas, Trancoso

5 de novembro: 3H BTT Sete Cidades 2023, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Portugal no Campeonato da Europa de Ciclocrosse”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional vai competir no Campeonato da Europa de Ciclocrosse, no próximo fim de semana (3 a 5 de novembro), em Pont-Château, França, nas categorias de sub-23.

Pedro Vigário convocou os jovens Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), para a prova masculina de sub-23, e Ana Santos (X-Sauce Factory Team), para a prova feminina. Em jeito de antevisão, o selecionador nacional realçou a presença da Seleção ao maior palco europeu do ciclocrosse e apontou esta participação como um passo importante para o futuro.


“É a primeira vez que vamos participar num Campeonato da Europa desde a reintrodução do Ciclocrosse. Pretende-se, sobretudo, adquirir experiência a este nível e tirar ilações para o futuro próximo, dado que temos intenção de trabalhar a Seleção para participar com mais corredores no Campeonato da Europa de 2024. Espera-se que esta participação seja também uma motivação e um estímulo para toda a comunidade, tendo em vista o desenvolvimento competitivo desta disciplina”, explicou.

A competição começa na sexta-feira, com o Team Relay, mas Portugal só entra em prova durante o fim de semana. A prova masculina de sub-23 está agendada para as 12h30 de sábado, enquanto a prova feminina de sub-23 tem início previsto para as 12h30 de domingo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com