terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

“Portugal leva seis ciclistas ao Europeu de pista em Grenchen a pensar em Paris2024”


Portugal estará nos Europeus de pista de Grenchen, de quarta-feira a domingo, com seis ciclistas, incluindo a olímpica Maria Martins e o campeão da Europa de scratch Iúri Leitão, com olhos postos na qualificação para Paris2024.

Na Suíça, a prioridade é começar bem o ciclo de qualificação olímpica, trazendo o vigente campeão de scratch, depois do ouro de Leitão em Munique2022, e uma série de nomes experientes ao lado de dois jovens emergentes.

Portugal estará presente, sobretudo, nas provas de resistência, ou seja, omnium e madison, além do scratch, a eliminação, pontos e perseguição individual, e numa de velocidade, o quilómetro contrarrelógio masculino.

“Este Campeonato da Europa é importante para nós, porque marca o início da qualificação olímpica. Para nós, em termos de objetivos, é prioritário o melhor desempenho possível nas provas olímpicas, no caso o omnium feminino e masculino, além da madison masculina. Temos de retirar o máximo de pontos”, destacou à Lusa o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Leitão defende o ouro no scratch conseguido em 2022, imitando o feito de 2021, e soma ainda duas pratas e dois bronzes em campeonatos da Europa de elite, além de ter sido vice-campeão do mundo de eliminação, em Roubaix2021.

‘Tata’ Martins procura mais sucesso em Europeus, depois de um bronze no scratch em 2019 e outro na eliminação em 2020, surgindo galvanizada pelo segundo bronze da carreira em Mundiais, conseguido em 2022 no concurso olímpico do omnium no mesmo Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines em que se discutirão os pódios de Paris2024.

Além da atleta da Fenix-Deceuninck, a primeira portuguesa no pelotão WorldTour de estrada, e do ‘sprinter’ da Caja Rural, Portugal terá Rui Oliveira (UAE Emirates), cinco vezes medalhado em Europeus, em prova, assim como João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), vice-campeão europeu de eliminação em 2021, no mesmo velódromo de Grenchen.

A completar o lote estão os jovens Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), na sua segunda participação em Europeus de elite, e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), em estreia absoluta.

“É também, para estes mais jovens, uma oportunidade de demonstrar o valor e aproveitarem da melhor forma a oportunidade que lhes estamos a dar, para o processo de desenvolvimento que estão a fazer, e do contributo que também têm dado à seleção de pista”, explica Gabriel Mendes.

Se Diogo Narciso já deu mostras do talento a este nível, acompanhando Iúri Leitão num quarto lugar em madison nos Europeus de Munique, no ano passado, tem aqui “mais uma oportunidade competitiva no processo de evolução”, no qual tem “mostrado valor”.

“O Rodrigo Caixas vai ser uma estreia na elite, apesar de já ter experiência em sub-23. É um patamar mais elevado, e faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento dar oportunidade aos mais jovens. É importante a presença deles e a participação aqui, no contexto de todo o trabalho que estamos a fazer pelo desenvolvimento do ciclismo de pista”, nota Gabriel Mendes.

Quanto a resultados nas 11 provas em que Portugal se fará representar, sem que tenha sido anunciada, para já, a distribuição de ciclistas por cada uma, o técnico nacional deixa a garantia de que o foco está em “dar o melhor e trabalhar por melhores performances”, num processo “competitivo contra nações que procuram o mesmo”, isto é, a qualificação olímpica.

Abaixo das ‘potências’ da pista, os ‘pistards’ nacionais sabem que é “prioritário ter lugares que permitam boas pontuações” para o ranking, e nesse aspeto, “se conseguir chegar um lugar de pódio, excelente”.

Fonte: Sapo on-line

“FC Porto desligou-se da W52 e deixou o ciclismo”


Confirmação por parte de fonte oficial dos dragões, equipa de Adriano Quintanilha deixou de ter ligação ao clube presidido por Pinto da Costa.

 

Por: Lusa

Foto: FC Porto

O FC Porto saiu do ciclismo no final da época passada, confirmou fonte oficial dos dragões à agência Lusa, após terminado o contrato que unia o clube à estrutura anteriormente denominada W52-FC Porto, confirmando a notícia avançada por Record na edição desta segunda-feira.

Fonte portista esclareceu à Lusa que "o FC Porto não tem ciclismo", uma vez que o contrato com a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo o clube na origem da equipa W52-FC Porto terminou em dezembro.

O fim da parceria entre os dragões e a estrutura liderada por Adriano Teixeira de Sousa, conhecido como Adriano Quintanilha, ficou evidente nos últimos dias, com as páginas da equipa a serem apagadas nas redes sociais e está a surgir como Fonte Nova Felgueiras na Prova de Abertura, que marcou o arranque na época velocipédica no domingo.

O FC Porto regressou ao ciclismo em 2016, mais de 30 anos depois de ter integrado o pelotão, unindo-se à W52 numa parceria que termina agora, após a operação 'Prova Limpa' ter exposto a dopagem organizada naquela formação em abril do ano passado.

No âmbito desta operação, o Ministério Público acusou 26 arguidos, incluindo vários ex-ciclistas da W52-FC Porto, o antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o 'patrão' da equipa Adriano Quintanilha de tráfico de substâncias e métodos proibidos.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso, entre os arguidos estão João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, José Neves, Ricardo Vilela todos eles já a cumprir suspensões desportivas, Joni Brandão José Gonçalves e Jorge Magalhães, que são acusados do crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos.

Além destes 10 antigos ciclistas da W52-FC Porto, também vão responder pelo mesmo crime Adriano Quintanilha, assim como a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo, o antigo diretor desportivo Nuno Ribeiro e o seu adjunto, José Rodrigues, aos quais também foi imputado o crime de administração de substância e métodos proibidos.

Também Amaro Antunes, tricampeão da Volta a Portugal pelos 'dragões' e o único dos ciclistas que não foi constituído arguido pelo MP, foi suspenso provisoriamente pela União Ciclista Internacional por "uso de métodos proibidos e/ou substâncias proibidas".

Fonte: Record on-line

“Bom papel dois corredores portugueses na Lenda dos Tartessos por BH”


José Dias (Buff Megamo) subiu ao pódio na terceira posição e Tiago Ferreira terminou na 8ª posição. Celina Carpinteiro terminou em 13º lugar

 

Por: Alejandro Moreno

A segunda edição de A Lenda dos Tartessos de BH 'Huelva despertou os seus sentidos' deixa um saldo mais do que positivo para os corredores portugueses que deixaram a prova de Huelva.

Desde a primeira etapa, o ciclista do Buff Megamo, José Dias, manteve as primeiras posições. Da mesma forma, no primeiro dia, a etapa entre Cartaya e a marina desportiva El Rompido, o ciclista comandado por Pau Zamora, terminou na terceira posição, competindo no sprint com Jofre Cullell, vencedor da etapa, e o colombiano Leonardo Páez.

No segundo dia, na cidade fronteiriça de El Granado, subiu uma ladeira e, mais uma vez com uma espetacular 'volata', cruzou a linha de chegada no segundo. A etapa chuvosa, com Valverde del Camino como palco, tem uma resolução semelhante às três anteriores. Impressionante sprint entre o catalão de BH, campeão colombiano e português e o terceiro lugar para Dias. O contra-relógio garantiu o pódio ao campeão português de XCO, apesar de terminar no 5º lugar da etapa.


O ex-campeão mundial e português Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi), que também iniciou a temporada na La Leyenda de Tartessos por BH, terminou também no top 10 da classificação geral. No primeiro dia ele estava um pouco fora do grupo da frente, chegando à linha de chegada na nona posição. A segunda etapa viu os portugueses terminarem na décima posição, seis minutos atrás do líder, o ciclista da BH Coloma Team, Jofre Cullell, que se tem mostrado intratável ao longo da prova.

A etapa rainha manteve bem o tipo de Viseu, terminando no oitavo lugar depois, como o próprio explicou, “de fazer trabalho para que o Andreas Miltiadis lutasse pelo sprint, como no ano passado”, lugar que manteve na última jornada e na classificação em geral. Ferreira reconheceu que "Portugal está muito bem representado neste certame".

Na categoria feminina, Celina Carpinteiro veio para a Leyenda de Tartessos por BH para se preparar para a participação no Mundial e demais provas do calendário. No primeiro dia “Tentei estar no grupo da frente, mas foi impossível”, confessou o tavirense. Isso o fez chegar na 12ª posição. No segundo dia, conhecendo o terreno, manteve o ritmo e cruzou a linha de chegada em El Granado na 13ª colocação. A etapa mais longa, com quase 100 km e 2.500 metros de desnível, mostrou que Carpinteiro chegou querendo ficar por cima e repetiu a posição anterior nas duas últimas etapas e na classificação geral.

Fonte: Prensa La Leyenda de Tartessos

“Training Camp Ciclismo 360”


Entre os dias 24 e 26 de fevereiro será realizado, no Grande Hotel de Luso, o “Training Camp Ciclismo 360”, com a organização conjunta entre os parceiros Grande Hotel de Luso e a Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive/ Q8/ Anicolor.

O programa será exclusivo a 25 participantes que, ao longo de três dias, terão acesso a uma experiência única, e ainda conhecer e aprender com um painel de prestigiados oradores ligados ao ciclismo português.

O programa terá início com a sessão de abertura do team manager da Fullracing, Carlos Pereira, seguido da palestra de Filipe Cardoso, ex-ciclista profissional, sob o tema “Bike Fit: O Ajuste Perfeito da Bicicleta para cada Ciclista”, às 18h45. Ao final do dia realizar-se-á um jantar-palestra, com o nutricionista Pedro Pimenta, sob o tema “Nutrição no Desporto de Alta Competição”.


Sábado, dia 25, o dia começa a pedalar juntamente com a equipa vencedora da 83.ª edição da Volta a Portugal, abrindo assim o apetite para o almoço-palestra, com o fisiologista Tiago Aragão, sob o mote “Metodologia do Treino ao Nível de Alta Competição no Ciclismo”. A parte da tarde será passada nas Termas de Luso, onde os participantes terão a oportunidade de relaxar no Circuito Acqua Sensations, Massagem Desportiva proporcionada pelos massagistas especializados da Glassdrive/ Q8/ Anicolor Cycling Team e ainda sessões de Crioterapia e Osteopatia.

E como esta será uma tarde dedicada à saúde física e bem-estar, os participantes terão acesso a duas palestras de enorme relevância no ciclismo de alta competição: “Osteopatia no Desporto: Estratégias de Recuperação no Desporto de Alta Competição”, com o osteopata Gabriel Aroso; e “Psicologia do Desporto”, com o psicólogo Jorge Silvério, sobre a importância da saúde mental em ambientes de elevado stress em competição.


Ao longo do último dia, os participantes poderão realizar o treino de endurance com a equipa profissional, durante 5 horas, num percurso desenhado pelo Diretor Desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team, Rúben Pereira.

Para além deste programa de elevada qualidade e exigência, pensado para atletas e amantes do ciclismo, o Grande Hotel de Luso e a Glassdrive/ Q8/ Anicolor Cycling Team, desenvolveram ainda um programa muito especial para os acompanhantes. “Fim de Semana Wellness 360”, programa este especialmente pensado para relaxar e desfrutar da localização privilegiada do Hotel, rodeado pela belíssima natureza da Mata Nacional do Bussaco, na vila termal de Luso.

Este programa está sujeito a alterações e as inscrições já estão abertas e são limitadas.

 Contactos: +351 966 931 383 | sport@hoteluso.com

Fonte: Grande Hotel Luso

“Europeus de ciclismo de pista em Grenchen com seis portugueses em competição”


De 8 a 12 de fevereiro, o Eurosport emite em direto esta importante competição na qual os atletas portugueses procuram garantir bons resultados

 

Foto: Getty Images

O Eurosport orgulha-se de ser a Casa do Ciclismo e de 8 a 12 de fevereiro emite, em direto, os Campeonatos da Europa de Ciclismo de Pista, competição que decorre no velódromo de Grenchen, na Suíça.

Portugal apresenta-se na competição com seis ciclistas. Rui Oliveira, Iúri Leitão, João Matias, Diogo Narciso, Rodrigo Caixas e Maria Martins foram convocados pelo selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes.

A expetativa de trazer medalhas para casa é grande. Há dois anos, nos Europeus realizados também em Grenchen, Portugal conquistou quatro medalhas. Rui Oliveira sagrou-se campeão em Scratch enquanto Iúri Leitão garantiu a medalha de prata na corrida por pontos. Esta dupla somou ainda o bronze na prova de Madison.

Já João Matias trouxe para casa a prata na corrida de Eliminação. Um excelente resultado que não foi repetido em 2022, em Munique, na Alemanha. Ainda assim, Portugal voltou a dominar no Scratch com Iúri Leitão a conquistar o ouro.

Acompanhe a prestação dos atletas portugueses e de outras estrelas da modalidade nos Europeus de Ciclismo de Pista, em direto, no Eurosport entre os dias 8 e 12 de fevereiro. As provas contam com os comentários de Paulo Martins e Gonçalo Moreira.

 

“Horários dos europeus de ciclismo de pista”

 

Eurosport 1

 

8 de fevereiro: 16:55h – 19:00h 

9 de fevereiro: 16:55h – 20:30h 

10 de fevereiro: 17:00h – 20:15h 

11 de fevereiro: 17:00h – 20:30h 

 

Eurosport 2

 

12 de fevereiro: 16:15h – 17:30h 

Fonte: Eurosport

“Equipa de Ciclismo Óbidos Cycling Team”


Por: Helena Dias

A Óbidos Cycling Team uma formação recentemente formada, apresenta a sua equipa para a época de 2023, com a apresentação individual de cada ciclista, como ainda o seu diretor-desportivo / manager Micael Isidoro e diretor-adjunto Paulo Figueiredo.

Fonte: Óbidos Cycling Team












Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com