quarta-feira, 9 de março de 2022

“Caleb Ewan vence ao 'sprint' a terceira etapa do Tirreno-Adriático”


Filippo Ganna segurou a liderança da classificação geral individual, Guerreiro abandonou, e Nelson Oliveira sobe ao 14º lugar

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) venceu esta quinta-feira ao 'sprint' a terceira etapa do Tirreno-Adriático, em que o italiano Filippo Ganna (INEOS) segurou a liderança da classificação geral individual.

Na chegada a Terni, após 170 quilómetros iniciados em Murlo, Ewan somou a terceira vitória da época, batendo o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), segundo, e o neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma), terceiro, ao cabo de 4:07.25 horas.

O dia acabou por ser discutido pelos velocistas, ainda que vários candidatos à geral, entre eles o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) e o francês Julian Alaphilippe (QuickStep-Alpha Vinyl), campeão do mundo, tenham atacado a 25 quilómetros da meta, sem sucesso.

Assim, as contas da geral mantêm-se praticamente na mesma nos primeiros lugares, com Ganna a liderar com 11 segundos de vantagem para o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl), segundo, e 14 para Pogacar.

No dia em que o português Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post) abandonou, como o eslovaco Peter Sagan (TotalEnergies), que nem começou a etapa, o português Nelson Oliveira (Movistar) subiu a 14.º, a 44 segundos do líder, após ser 64.º na etapa.

Na quinta-feira, a quarta etapa liga Cascata dele Marmore a Bellante em 202 quilómetros, com mais de três mil metros verticais de acumulado.

Fonte: Record on-line Ruben

“Wout van Aert vence contrarrelógio e é o novo líder do Paris-Nice”


Novo pódio completo da equipa Jumbo-Visma, João Almeida sobe 12 lugares na geral é agora 36º

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Wout van Aert venceu esta quarta-feira o contrarrelógio da quarta etapa do Paris-Nice, assumindo a liderança da geral individual em novo pódio completo da sua equipa, a Jumbo-Visma.

Três dias depois de o fazerem logo a abrir a corrida, numa etapa em linha, foi a vez de lograrem novo '1-2-3', desta feita no exercício individual contra o relógio.

Van Aert, vice-campeão mundial da especialidade, ainda não ficou fora do pódio em qualquer etapa e hoje concluiu os 13,4 quilómetros entre Domérat e Montluçon em 16.20 minutos.

No segundo lugar ficou o esloveno Primoz Roglic, o campeão olímpico em Tóquio'2020, a dois segundos, com o australiano Rohan Dennis, antigo campeão mundial, no terceiro posto.

Na geral, o domínio mantém-se: Van Aert é o novo camisola amarela, seguido de Roglic, a 10 segundos, e o antigo líder, o francês Christophe Laporte, é terceiro a 28.

O melhor ciclista de fora da Jumbo-Visma é agora o britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco), a 49 segundos do belga.

O português João Almeida (UAE Emirates) foi hoje 22.º classificado, a 47 segundos, e aproveitou para subir 12 postos na geral, passando a 36.º, a 3.18 minutos do líder.

A alta montanha desafia o pelotão na quinta etapa desta prova WorldTour, na quinta-feira, ligando Saint-Just-Saint-Rambert a Saint-Sauver-de-Montagur em 188,8 quilómetros, com três subidas de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe”


Fafe é palco no próximo sábado, dia 12 de março, do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, primeira prova para a categoria de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2022.

A iniciativa terá início e final da freguesia de Arões Santa Cristina.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Cidade de Fafe será disputado num percurso de 79,9 quilómetros com início e final junto Escola Básica de Arões - Santa Cristina. A partida está marcada para as 14h55 e o final previsto para as 17h02.

O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Escola Básica de Arões – Santa Cristina (14h55 - Partida simbólica), Rua Sebastião Graça Almeida, Rua da Ponte Nova, Restaurante Porinhos (15h00 - Partida real) Arões São Romão, Atães, São Torcato (15h15), Gonça, Porto de Ave (15h37), Póvoa de Lanhoso, Campos, Briteiros (16h01), Caldas das Taipas, Souto Santa Maria (16h15), Gondomar, Garfe, Gonça (16h38), São Torcato, Aldão, Atães (16h52), Arões Santa Cristina, Escola Básica de Arões – Santa Cristina  (17h02 - Meta final) .

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

No ano passado, Gonçalo Tavares e o Bairrada foram os grandes vencedores do Prémio Cidade de Fafe, primeira prova para a categoria de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Agenda de Ciclismo”


Domingo de “sterrato” na Arrábida e em Cantanhede

 

Por: José Carlos Gomes

Uma semana depois da Strade Bianche, as estradas brancas também estão em foco no ciclismo português. No próximo domingo, duas corridas passam naquele tipo de piso, a Clássica da Arrábida, prova internacional para o pelotão profissional e sub-23, e a primeira prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, que se disputa em Cantanhede.

A quinta edição da corrida que une os três municípios da Arrábida parte, desta vez, de Sesimbra, atravessa Palmela, onde os corredores vão encontrar a Subida da Cobra, em terra batida, e termina no centro de Setúbal. O pelotão, com 20 equipas, vai percorrer 161,8 quilómetros.

A partida será dada às 11h35, prevendo-se a chegada entre as 15h30 e as 16h00. O percurso conta com quatro contagens de montanha, três das quais encadeadas, já na fase final da corrida: Machadas (km 122,3), Subida da Cobra (km 135,8) e Alto de Picheleiros (km 148,8).

A outra prova com troços de terra e passagem em caminhos rurais é a corrida de abertura da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Cantanhede é o concelho que vai receber a primeira aparição de 2022 do pelotão feminino, numa competição que arranca às 9h30 de domingo.

As corredoras de elite e sub-23 vão cumprir 83 quilómetros, que incluem três passagens no troço de “sterrato” com 800 metros de extensão. O traçado das juniores e das masters 30 e 40 terá 64,5 quilómetros, as cadetes e as masters 50 vão pedalar ao longo de 46 quilómetros.

No mesmo dia, o concelho de Cantanhede recebe a Prova de Abertura de Cadetes, que começa em Serpins, às 15h00, e termina em Cantanhede, cerca das 17h00, depois de percorridos 79 quilómetros.

Outra Prova de Abertura deste fim de semana acontece na véspera, em Fafe, e junta o pelotão de juniores. A partida e a chegada vão acontecer na Escola Primária de Arões Santa Cristina. Os corredores vão partir às 14h55 e irão terminar a prova, depois de percorrerem 79,9 quilómetros, perto das 17h00.

Este fim de semana também será de lançamento da Taça de Portugal de BMX. As duas primeiras provas pontuáveis acontecem, sábado e domingo, na pista de Portimão. As corridas, no sábado, começam, às 16h30. No dia seguinte a competição arranca às 10h30.

 

Mais eventos oficiais

 

13 de março: 3.ª Rota do Pastel de Chaves em BTT, Chaves

13 de março: Maratona BTT de Vila do Conde

13 de março: 1.ª Encontro de Escolas da Beira Alta 2022, Vouzela

13 de março: 1.ª Prova Taça da Madeira de Enduro

13 de março: XCO das Sete Cidades, São Miguel, Açores

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Maria Martins oitava no Grande Prémio Oetingen”


Ciclista portuguesa chegou com o mesmo tempo da vencedora Lorena Wiebes, no oitavo lugar, e disputou a conquista da corrida, enquanto Daniela Campos e Sofia Gomes abandonaram

 

A ciclista portuguesa Maria Martins (Le Col-Wahoo) foi hoje oitava classificada no Grande Prémio Oetingen, na Bélgica, que foi vencido pela neerlandesa Lorena Wiebes (DSM), numa disputa ao ‘sprint’.

Wiebes, de 22 anos, cumpriu os 130 quilómetros com início e fim em Oetingen em 3:30.19 horas, batendo sobre a meta as italianas Chiara Consonni (Valcar), segunda, e Maria Giulia Confalonieri (Ceratizit-WNT), terceira.

Maria Martins chegou com o mesmo tempo da vencedora, no oitavo lugar, e disputou a conquista da corrida, enquanto Daniela Campos (Bizkaia Durango) e Sofia Gomes (Massi-Tactic) abandonaram.

Fonte: Sapo on-line

“Azul total no Duatlo de Arronches”


Os azuis do Clube de Natação de Torres Novas venceram em toda a linha no Duatlo de Arronches. João Ferreira e Maria Tomé sagraram-se campeões nacionais e ajudaram a equipa torrejana a vencer por equipas, tanto no sector masculino como feminino, a primeira etapa do nacional de clubes. Resultados aqui)

Com cerca de 250 participantes, Arronches recebeu o campeonato nacional individual de duatlo, a primeira etapa do nacional de clubes e ainda a competição universitária. A prova disputou-se na distância sprint, sendo composta por um primeiro segmento de corrida de 5 km, seguido de 20 km de ciclismo e 2,5 km de corrida final.


No sector feminino, Maria Tomé liderou a prova desde os primeiros cinco quilómetros de corrida. A atleta do Clube de Natação de Torres Novas completou a prova em 01:01:51, menos 00:01:48 do que Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, e 00:01:55 sobre Mariana Vargem do Clube Naval do Funchal

Quanto à prova masculina, a emoção marcou a tarde em Arronches. Hugo Figueiredo, do Sporting Clube Portugal, foi o mais rápido, mas acabou por ser desclassificado ao não cumprir a penalidade que lhe estava atribuída na Penalty Box. Assim sendo, João Ferreira, do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se campeão nacional de duatlo com o tempo de 00:55:04. O segundo lugar ficou para João Mansos, do Sporting Clube de Portugal, e João Nuno Batista fechou o pódio para os azuis de Torres Novas.


O jovem torrejano, terceiro na classificação geral, sagrou-se igualmente campeão nacional de cadetes, enquanto Christian Dias, competindo em nom individual, garantiu o título em juniores. No sector feminino, Ana Carapeta e Luana Quaresma, ambas do Alhandra Sporting Club, garantiram os títulos nacionais em cadetes e juniores, respetivamente.


 

Torres Novas vence primeira etapa do nacional de clubes

 

A prova de Arronches assinalou o tiro de partida no nacional de clubes de duatlo. No sector masculino, esta primeira etapa foi ganha pelo C.N. Torres Novas, sendo que Sport Lisboa e Benfica e Outsystems Olímpico de Oeiras completaram o pódio, respetivamente. No sector feminino, as torrejanas triunfaram sobre o Alhandra Sporting Clube e Outsystems Olímpico de Oeiras.


A segunda etapa do campeonato nacional de clubes de duatlo está agendada para o próximo dia 13 de março, em Vila Nova de Cerveira.

 

Campeões universitários gostam de números

 

João Bernardo Queirós e Beatriz Ferreira são os novos campeões universitários de duatlo. O atleta da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa completou a prova em 00:56:42, seguido por Francisco Luís, da Associação Académica de Coimbra, e de Afonso do Canto, em representação da Universidade Nova.


No sector feminino, a vitória sorriu à atleta do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Beatriz Ferreira completou a prova em 01:07:05, seguida por Joana Tomé, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e por Carolina Boulhosa, em representação da Universidade da Beira Interior.

Fonte: Federação Triatlo Portugal





Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com