domingo, 20 de fevereiro de 2022

“Novo campeão nacional do Equador é Richard Huera”


Por: José Morais

Derrotando Richard Carapaz o equatoriano da equipa INEOS Grenadiers, e Jonathan Caicedo da equipa EF-Education EasyPost, Richard Huera da equipa da Team Banco Guayaquil é o novo campeão nacional do Equador, numa corrida muito intensa com Jonathan Caicedo a ser o adversário mais perigoso, forçando Richard Carapaz a fazer as despesas da perseguição, enquanto outros ciclistas tentavam maximizar a pressão sobre o grande favorito. 

Já no final da etapa Richard Huera soube lançar-se num sprint muito forte, onde Richard Carapaz e Jonathan Caicedo não conseguiram responder ao ataque, com o jovem de vinte e dois anos a ser a grande surpresa do dia, já que na imaginação coletiva, a vitória pertenceria a um dos circuitos mundiais. 

“Nairo Quintana vence Tour dos Alpes Marítimos”


Por: José Morais

Fotos: Getty Images

Realizou-se este domingo a terceira e última etapa do Tour dos Alpes Marítimos, o ciclista da Arkéa-Samsic Nairo Quintana, venceu a etapa, e sagrou-se vencedor da edição de 2022, com o colombiano a iniciar um forte ataque a mais de trinta quilómetros da linha de chegada, conseguiu manter a diferença alcançada na descida, e conseguiu superar o seu adversário da equipa da Lotto-Soudal Tim Wellens, que não aguentou a sua pedalada, e ficou pelo caminho.

A etapa de 113 quilómetros, ligou Villefranche-sur-Mer a Blausasc, iniciou-se com uma intensa batalha na frente, para tentar entrar na fuga do dia, num trajeto de muitas subidas, originando a que os velocistas  quebrasse nos primeiros quilómetros, onde surgiram diversos cortes no pelotão, mas sem autorização para consolidar uma vantagem significativa, até que um grupo de quinze ciclistas foi formado, e conseguiram a liderança cerca de um minuto sobre o pelotão,, onde Tim Wellens da Lotto Soudal, o líder na partida para a terceira etapa, permanecia muito bem protegido.     

Já na última parte da corrida, a trinta e três quilómetros para o final, com Thibaut Pinot da Groupama FDJ a tentar atacar, conseguindo destacar-se, e tentava sozinho chegar à frente, procurando a vitória final, porem, Nairo Quintana saltava do pelotão, com Guillaume Martin da Cofidis na sua roda.

Mas o colombiano aumentou a sua velocidade, na descida ultrapassa Thibaut Pinot, destaca-se, aumenta o se avanço, e no final da etapa com um minuto e meio de avanço, levantava os braços comemorando a sua vitória na etapa e na classificação geral, sendo o segundo titulo alcançado na competição francesa.      

“Wout Poels conquista a Volta à Andaluzia e Lennard Kämna ganha última etapa”


Português Nélson Oliveira foi 10.º na etapa e termina no 25.º posto da geral

 

Por: Lusa

Foto: Lusa

O ciclista neerlandês Wout Poels (Bahrain-Victorious) ganhou este domingo a Volta à Andaluzia, que teve o alemão Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe) como vencedor da quinta e última etapa, entre Huesa e Chiclana de Segura.

Na parte final do percurso de 146,4 quilómetros, Poels defendeu a liderança conquistada no sábado em Baza, bem apoiado pelos seus companheiros de equipa, em particular por Mikel Landa, que se impôs aos principais rivais.

Os italianos Lorenzo Fortunato (EOLO--Kometa) e Alessandro Covi (UAE Emirates) completaram o pódio da etapa, ao cortar a meta quatro e 10 segundos depois, respetivamente.

O português Nélson Oliveira (Movistar) foi 10.º classificado na tirada, em que terminou à frente do líder Wout Poels (15.º), a 49 segundos do vencedor, e concluiu a Volta à Andaluzia na 25.ª posição da geral.

Poels, de 34 anos, sucede ao colombiano Miguel Angel Lopez (Astana), vencedor em 2021 e terceiro da geral este ano, a quinze segundos. O segundo lugar foi para o espanhol Cristián Rodríguez (TotalEnergies), a 14 segundos.

Fonte: Record on-line

“Ciclista belga Jasper Philipsen vence primeira etapa da Volta aos Emirados”


Por: AO // MO

O belga Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) venceu hoje ao ‘sprint’ a primeira etapa da Volta aos Emirados Árabes Unidos, na qual João Almeida, que faz a sua estreia pela UAE Emirates, e Ruben Guerreiro terminaram integrados no pelotão.

Na primeira prova do World Tour da temporada, o belga terminou os 184 quilómetros da tirada, com partida e chega da Madinat Zayed, em 04:42.34 horas, impondo-se ao ‘sprint’ ao irlandês Sam Bennett (Bora-hansgrohe), e ao italiano Elia Viviani (INEOS), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) concluiu a etapa, plana e com mais de 50 quilómetros disputados em zona de deserto, na 21.ª posição, enquanto João Almeida, que trocou a Deceuninck-QuickStep pela UAE Emirates, segue no 53.º posto, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), atual campeão da prova e vencedor das últimas duas edições da Volta a França, terminou na 24.ª posição.

Além de João Almeida, que em 2021 foi terceiro na Volta aos Emirados, alinham na UAE-Emirates os portugueses Rui Costa, Rui Oliveira e Ivo Oliveira.

A segunda etapa da prova disputa-se na segunda-feira entre a ilha de Hudayriyat e Abu Dhabi Breakwater, numa distância de 173 quilómetros.

Fonte: Lusa

“48.ª Volta ao Algarve 5ª e última etapa”


Sergio Higuita triunfa na última etapa e na consagração de Remco Evenepoel

 

Por: José Carlos Gomes

O colombiano Sergio Higuita (Bora-hansgrohe) ganhou hoje a quinta e última etapa da Volta ao Algarve, uma viagem de 173 quilómetros, entre Lagoa e o alto do Malhão, Loulé, que consagrou o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) como vencedor da 48.º edição da corrida mais internacional do ciclismo português.


A primeira hora fez-se a um ritmo vertiginoso, levando a que a fuga do dia apenas se formasse depois de percorridos 50 quilómetros. Foram vinte os homens que se adiantaram, mas não resistiram à primeira passagem pelo Malhão, a 24 quilómetros do final.

Na primeira abordagem à montanha de Loulé, Daniel Martínez (INEOS Grenadiers) desferiu um poderoso ataque, que deixou na frente um grupo com apenas 16 corredores, entre os quais o português Tiago Antunes (Efapel Cycling), único representante das equipas nacionais. Na aproximação à subida final, um numeroso grupo, rebocado pelos homens da INEOS Grenadiers, juntou-se à cabeça de corrida. Foi um pelotão com cerca de 30 elementos que abordou os 3 quilómetros finais.


Remco Evenepoel mostrou-se autoritário. Impôs o ritmo à entrada dos últimos 1500 metros. Só Sergio Higuita, Daniel Martínez, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) e David Gaudu (Groupama-FDJ) aguentaram a pedalada do belga. O estadunidense Brandon McNulty fez uma mudança de velocidade, nos derradeiros 300 metros, que levou Evenepoel a descolar. Nada de preocupante para quem iniciou a etapa com mais de um minuto de vantagem sobre a concorrência direta.


Na disputa da vitória parcial, os dois colombianos do grupo da frente revelaram melhor nível do que os rivais. Sergio Higuita, que já dera mostras de poder ganhar na Fóia, não fosse a queda com a meta à vista, foi o mais rápido. O campeão nacional da Colômbia impôs-se diante do compatriota Daniel Martínez, ao fim de 4h14m53s de etapa (média: 40,725 km/h). O terceiro foi Brandon McNulty, a 1 segundo. Remco Evenepoel cortaria a meta na quinta posição, a 9 segundos, mas celebrando a conquista da segunda Volta ao Algarve da carreira, repetindo o feito de 2020. O melhor português na chegada foi Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), oitavo classificado, a 40 segundos.


“Antes de mais quero dedicar esta vitória à bisavó da minha namorada, que faleceu no dia em que caí (2ª etapa). Ter a possibilidade de vencer a etapa, cair e chegar ao hotel e receber essa má notícia… É um grande golpe. Hoje saímos para a etapa motivados para dar o melhor e conseguimos esta vitória. A equipa teve dias difíceis no Algarve, um dos nossos caiu e partiu a clavícula, outro ficou doente, mas hoje ganhámos. Evenepoel estava muito forte, impôs um ritmo que nos deixou a todos no ‘gancho’. Pensava atacar mais tarde, mas o McNulty antecipou-se e, ainda bem. Estava um vento muito forte de frente e, para não arriscar cair de novo, decidi esperar pelos últimos 100 metros para ultrapassar o Daniel Martínez. Estou feliz com esta vitória, sobretudo por consegui-la após vencer o campeonato da Colômbia que conquistei há oito dias”, afirmou Sergio Higuita.

Remco Evenepoel foi ladeado no pódio pelo estadunidense Brandon McNulty, que gastou mais 1m17s, e por Daniel Martínez, que completou a corrida a 1m21s do vencedor.

“Queria voltar e fazer o mesmo que há dois anos e estou feliz por o ter conseguido. Sabia que esta semana o contrarrelógio era o mais importante. Ontem dei tudo e ainda sentia hoje nas pernas, mas quando nos aproximámos da última subida a equipa fez um grande trabalho. Ataquei, mas vi que eles ainda estavam a seguir. Percebi que não iam atacar imediatamente e decidi meter um ritmo alto até os 200 metros. Sabia que a vantagem era grande e só queria saborear os últimos metros na minha camisola amarela, por isso é que celebrei um pouco na meta”, explica o vencedor.

Remco Evenepoel revela que “o plano antes da corrida era sobreviver nas etapas de montanha e ganhar o máximo de tempo possível no contrarrelógio. Fiz também o meu trabalho na preparação dos sprints do Fabio [Jakobsen], ganhámos duas etapas”.

Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), dominador dos sprints, conquistou a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) teve mais uma jornada de árdua labuta, mas recompensada com a Camisola Azul Lusíadas, de melhor trepador. Remco Evenepoel juntou a Camisola Branca IPDJ, de melhor jovem, à Camisola Amarela Turismo do Algarve, de vencedor da geral. A INEOS Grenadiers venceu por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com