segunda-feira, 10 de julho de 2023

“Jonas Vingegaard: "Creio que as melhores etapas para mim ainda estão para chegar"


Ciclista dinamarquês reiterou que não esperava estar vestido de amarelo, no primeiro dia de descanso da 110.ª Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: AFP

Jonas Vingegaard reiterou hoje que não esperava estar vestido de amarelo, no primeiro dia de descanso da 110.ª Volta a França em bicicleta, mas antecipou que os seus melhores dias “ainda estão para chegar” na prova francesa.

“Foi uma boa primeira semana. Esperava estar atrás [na geral] neste momento do Tour, mas é melhor ter uma pequena vantagem inicial. Tive alguns momentos realmente bons e creio que as melhores etapas para mim ainda estão para chegar”, voltou a insistir o dinamarquês da Jumbo-Visma, que já tinha defendido a mesma ideia no domingo, no alto do Puy de Dôme, onde perdeu oito segundos para Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O campeão em título tem o esloveno na segunda posição da geral, a 17 segundos, e, por isso, antecipou uma dura batalha até Paris, onde a 110.ª Volta a França acaba em 23 de julho.

“Sabia que tinha de estar a um bom nível desde o início. Estou em forma e preparado para lutar. Este duelo com Pogacar é muito bonito, é maravilhoso ver como lutamos todos os dias. Um dia, estou eu melhor, no outro, está ele. Será uma batalha emocionante até Paris”, reforçou.

Vingegaard, de 26 anos, escusou-se a revelar quem é agora o grande favorito para à vitória final, preferindo alegar que essa era “uma pergunta difícil”.

“Penso que não há um claro favorito, mas sim que os dois temos hipótese”, disse, referindo-se ao seu arquirrival esloveno, que foi seu ‘vice’ na passada edição, mas que o bateu na luta pelo Tour2021.

Sempre mais comedido que o corredor da UAE Emirates, de 24 anos, o líder da Jumbo-Visma estimou que no regresso do Tour à estrada, a partir de terça-feira, será o cansaço a desempenhar o papel mais decisivo.

“Na primeira semana, esse fator não incomodava, mas agora acumular-se-á. Aproximam-se dias muito duros, com etapas longas e muitas subidas”, salientou.

O dinamarquês lidera a ‘Grande Boucle’ desde a sexta etapa, tendo 17 segundos sobre ‘Pogi’ e 02.40 minutos sobre o terceiro classificado, o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe).

A 110.ª Volta a França regressa à estrada na terça-feira, na 10.ª etapa, uma ligação de 167,2 quilómetros ‘acidentados’ entre Vulcania e Issoire.

Fonte: Sapo on-line

“Pogacar sobre a "bela rivalidade" com Vingegaard: "Lançámos 'bombas' um ao outro em cada etapa..."”


Ciclista esloveno considera estar no bom caminho para destronar Jonas Vingegaard, o ciclista dinamarquês que lidera a Volta a França

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

Tadej Pogacar garantiu hoje sentir-se melhor dia após dia, considerando estar no bom caminho para ‘destronar’ Jonas Vingegaard, o ciclista dinamarquês que lidera a Volta a França e com quem o esloveno diz ter “uma bela rivalidade”.

“Não sei quanto ao Jonas, mas eu sinto-me cada vez melhor a cada dia que passa. Estou impaciente por regressar à estrada amanhã [terça-feira]”, declarou hoje o corredor da UAE Emirates, em conferência de imprensa.

Pogacar defendeu “estar no bom caminho” para inverter a dinâmica inicial deste Tour, no qual é segundo na geral, a apenas 17 segundos do campeão em título, depois de ter encurtado distâncias para o dinamarquês da Jumbo-Visma nas duas últimas etapas de montanha, tendo mesmo vencido a sexta, com chegada ao alto de Cauterets-Cambasque.

O líder da juventude – isolou-se já nesta edição como recordista de dias na liderança desta classificação, somando até agora 62 assumiu não ter ficado surpreendido por ter recuperado totalmente das fraturas no pulso esquerdo, sofridas numa queda na Liège-Bastogne-Liège em finais de abril, que o ‘obrigaram’ a parar dois meses.

“Fiquei mais surpreso por ter perdido tempo em Marie-Blanque [na quinta etapa]. Sabia que estava bem quando cheguei à Volta a França, é a minha quarta [participação]. Aprendi muito, também sobre a forma de correr”, sustentou, numa alusão aos erros cometidos na passada edição, em que respondeu a ataques que não tinha de responder e atacou quando não tinha de atacar, ‘ajudando’ Vingegaard a ser o vencedor.

Embora admita que “seja agradável lançar-se em iniciativas solitárias de 50 quilómetros”, uma característica da sua forma de estar no pelotão, ‘Pogi’, de 24 anos, notou que “numa prova de três semanas é preciso saber gerir, e correr com a cabeça”.

“Não podes incendiar tudo num dia, e perder tudo no dia seguinte. Provavelmente, estou a ficar velho. A minha vida com a camisola branca [da juventude] está a chegar ao fim”, brincou.

Dizendo-se preparado para esta semana e negando que os Alpes sejam mais favoráveis a Vingegaard uma ideia defendida pelo dinamarquês no domingo, uma vez que tem melhorado “em ascensões longas” e sofre “menos com o calor”, Pogacar falou sobre o seu duelo com o líder da Jumbo-Visma, que marca as edições da Volta a França desde 2021.

“É uma bela rivalidade. No ano passado, assistimos a uma das mais belas Voltas a França da história. E nesta, já se passaram muitas coisas em apenas uma semana. Lançámos ‘bombas’ um ao outro em cada etapa. Existe verdadeiramente uma grande competição entre nós”, destacou.

Melhor corredor da sua geração, com vitórias em grandes Voltas, mas também em ‘Monumentos’ do ciclismo, o esloveno disse ainda esperar que a Jumbo-Visma “faça de tudo” para o fazer quebrar, como aconteceu no ano passado no Col du Granon, na 11.ª etapa, quando ‘estourou’ e perdeu 2.51 minutos para Vingegaard, no momento decisivo daquela ‘Grande Boucle’.

“Mas estou preparado para responder a todas as táticas que eles utilizem”, prometeu.

A 110.ª Volta a França regressa à estrada na terça-feira, na 10.ª etapa, uma ligação de 167,2 quilómetros ‘acidentados’ entre Vulcania e Issoire.

Pogacar é segundo na geral, atrás de Vingegaard, com o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe) a ser o melhor dos ‘outros’, no terceiro lugar, a 2.40 minutos.

Fonte: Sapo on-line

“Remco Evenepoel vai defender título na Vuelta: «Ansioso por uma nova batalha»”


Ciclista belga regressa depois de ter desistido do Giro devido à Covid-19

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), campeão do mundo em linha, anunciou esta segunda-feira que vai defender o título na Vuelta, depois de ter desistido do Giro devido à Covid-19.

"Vou estar de volta e preparado para defender o meu título na Vuelta de 2023. Ansioso por uma nova batalha nas belas estradas espanholas. Vemo-nos em Barcelona", escreveu o belga, nas redes sociais.

A presença de Evenepoel não estava prevista no início da temporada, mas a saída prematura do Giro, à nona etapa, depois de ter contraído o coronavírus, acabou por alterar os planos para a temporada.

Além do campeão mundial, já estão confirmados os três primeiros classificados do Giro deste ano: o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o britânico Geraint Thomas (INEOS) e o português João Almeida (UAE Emirates).

O patrão da Soudal-QuickStep, Patrick Lefevere, já tinha confirmado, ao diário DH, havia a intenção de fazer alinhar Evenepoel na Vuelta.

"Disse que era melhor que não fizesse a Volta a Espanha, mas, quando vi o nível a que voltou e a vontade que mostra, só pude ir na sua direção. Remco Evenepoel quer assumir grandes desafios e, se tudo estiver bem na concentração e não tiver nenhum problema, vai estar na Vuelta", disse.

Antes de participar na Vuelta, o belga vai estar na Clássica de San Sabastián (29 de julho) e nos Mundiais (3 a 13 de agosto), nos quais vai tentar defender o título conquistado no ano passado.

Fonte: Record on-line

“Óbidos Cycling Team Tomás Bauwens e Marco Marques no Top 10 da juventude”


Óbidos Cycling Team com boa prestação no Troféu Ribeiro da Silva

 

Por: Helena Dias

Foto: Ciclismo +TV

A Óbidos Cycling Team superou com primazia a terceira edição do Troféu Ribeiro da Silva ao terminar os dois dias de prova no Top 10 da juventude com Tomás Bauwens e Marco Marques, sendo ainda a primeira equipa de clube lusa na classificação colectiva e sendo oitava entre as 16 esquadras classificadas.

O Troféu Ribeiro da Silva disputou-se em Paredes e em Lordelo, com ambas as etapas a serem realizadas em circuito. No primeiro dia foram pedalados 134,9 quilómetros e Tomás Bauwens foi o primeiro ciclista da Óbidos Cycling Team a terminar a jornada em 19º, a 1m15s do vencedor César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista). A segunda jornada foi mais longa, de 152 quilómetros, e desta feita foi Gabriel Casal o primeiro a fechar o dia no 36º lugar, a 1m16s do vencedor Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Na classificação geral, Tomás Bauwens selou a corrida em 30º, Marco Marques 31º, Gabriel Casal 46º e Daniel Jorge 67º. Na classificação da juventude, Bauwens e Marques destacaram-se em 9º e 10º respectivamente.

Relembramos que a Óbidos Cycling Team estará em duas frentes na próxima semana. Em Itália irá competir no 59º Giro Valle d’Aosta (12 a 16), enquanto em Portugal irá disputar a 46ª edição do Troféu Joaquim Agostinho (13 a 16).

 

Classificação 1ª Etapa:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 3h10m31s

2º Fábio Costa (Glassdrive/Q8/Anicolor) mt

3º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 1s

19º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 1m15s

22º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) mt

50º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 11m02s

55º Diogo Silva (Óbidos Cycling Team) a 11m05s

66º Viktor Manakov (Óbidos Cycling Team) mt

69º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 11m11s

DNF Rui Ventura (Óbidos Cycling Team)

 

Classificação 2ª Etapa:

 

1º Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 3h54m06s

2º Francisco Campos (Fonte Nova-Felgueiras) a 4s

3º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor) mt

36º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 1m16s

41º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 2m03s

45º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 2m50s

75º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 20m30s

DNF Viktor Manakov (Óbidos Cycling Team)

DNF Diogo Silva (Óbidos Cycling Team)

 

Classificação Geral:

 

1º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 7h05m23s

2º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a 3s

3º Fábio Costa (Glassdrive/Q8/Anicolor) a 4s

30º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 2m32s

31º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 3m19s

46º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 11m32s

67º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 30m55s

 

Geral Equipas:

 

1ª Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua 21h16m30s

8ª Óbidos Cycling Team a 17m02s

 

Geral Juventude:

 

1º Pedro Silva (Glassdrive/Q8/Anicolor)

9º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team)

10º Marco Marques (Óbidos Cycling Team)

16º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team)

29º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team)

Fonte: Oeste Cycling Team

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Leangel Linarez 2º na Geral do Troféu Ribeiro da Silva a escassos 3 segundos da vitória”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação no Troféu Ribeiro da Silva, com a 2ª Etapa, uma ligação de 152 quilómetros com partida e chegada a Lordelo.

Dia onde jogámos a vitória na Classificação Geral. A equipa iniciou muito ativa com Rui Carvalho a integrar uma fuga de cerca de 10 elementos que se adiantou. Mais tarde viria a juntar-se Nicolas Saenz e Leangel Linarez que arrancaram já dentro dos últimos 50 quilómetros para fazer a ponte para a frente da corrida.


Leangel Linarez, 6º na Geral à partida para esta etapa era o virtual camisola amarela e a equipa tudo fez para que a vantagem se mantivesse alta para o grupo do camisola amarela. Trabalho incansável dos companheiros de equipa, que a 5 quilómetros da meta ainda viram Leangel cair, mas rapidamente se ergueu e recolou ao grupo com a ajuda deles. Uma luta contra o relógio até ao final, onde toda a equipa deu o máximo de si e faltaram apenas 3 segundos para levar de vencido este Troféu Ribeiro da Silva.


No final, Leangel Linarez terminou o Troféu Ribeiro da Silva na 2ª posição, a apenas 3 segundos da vitória e a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua venceu coletivamente a competição. Registo muito sólido de toda a equipa nestes dois dias de competição, onde no final Leangel afirmava que “Hoje tentamos desde muito cedo mexer na corrida para a vencer. Os meus companheiros foram incansáveis na frente para que a margem se mantivesse alta, mas no final faltaram uns escassos 3 segundos. O ciclismo é mesmo assim e demos tudo até à linha de meta, portanto só podemos estar satisfeitos e orgulhosos”.

A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua regressa à competição já esta quinta-feira com o Troféu Joaquim Agostinho, prova internacional de categoria 2.2 que se disputa de 13 a 16 de julho.

 

Classificação Etapa

Lordelo - Lordelo: 152 Kms

 

1.º Tiago Leal (Rádio Popular/Paredes/Boavista), a 3h54m06s 9.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 30s 12.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 44s 15.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 56s 16.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

28.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m07s 57.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 7m39s 59.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 8m25s


 

Classificação Geral

 

1.º César Fonte (Rádio Popular/Paredes/Boavista), a 7h05m23s 2.º Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3s 5.º João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 10s

6.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 15s

12.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m13s 22.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m36s 37.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 8m14s 57.º Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 18m44s


 

Classificação por Equipas

 

1.º Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, 21h16m30s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Seleção Nacional/Portugal inicia Europeu com onze ciclistas e foco no desenvolvimento”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional compete com onze ciclistas no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, entre amanhã e domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. A maioria dos convocados irá estrear-se em europeu, tendo como meta o desenvolvimento. A luta por resultados mais imediatos será responsabilidade dos mais experientes.

“O nosso foco está bem estabelecido. Vimos para este Campeonato com uma equipa jovem, a maioria dos atletas em estreia num Europeu. A prioridade será, portanto, dar continuidade ao trabalho de formação e desenvolvimento dos jovens com vista ao futuro. Teremos indicações sobre aqueles que têm mais condições para fazer um percurso de alto rendimento no ciclismo de pista”, esclarece o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Daniela Campos e Diogo Narciso, os dois portugueses medalhados na edição transata da competição, também disputada em Anadia, fazem parte das escolhas do selecionador. Será deles a responsabilidade de tentar resultados mais perto do topo da classificação, embora se apresentem em momentos distintos.


“Nos atletas com mais experiência vamos procurar manter um nível de desempenho no topo da classificação. É o caso do Diogo Narciso, que é o atleta mais experiente desta equipa. A Daniela Campos também tem experiência, mas ainda está no processo de recuperação de uma fratura na clavícula. Portanto, os objetivos dela passam por obter os pontos necessários para garantir a elegibilidade para os maiores eventos da UCI”, explica o selecionador nacional.

A realização do evento em Portugal permite alargar o leque de convocados, embora a “malha” de escolha venha a ser apertada, com um grau maior de exigência. “Se tivéssemos este Campeonato da Europa noutro país seria muito complicado competirmos com onze atletas, porque seria um encargo muito pesado para o nosso orçamento. A corrida em Portugal abre mais oportunidades para um maior número de atletas. No entanto, ao longo do tempo, temos aumentado a exigência para inclusão dos corredores nos trabalhos da Seleção. A nossa abordagem é encontrar jovens que possam ser enquadrados num processo de alto rendimento. Para isso, é preciso aumentar o nível de exigência”, revela Gabriel Mendes.

Já nesta terça-feira, primeiro dia de competição, Portugal terá quatro corredores em pista corredores em pista, todos durante a sessão da tarde, que, de acordo com o programa provisório, irá desenrolar-se entre as 17h30 e as 20h42.

 

Agenda de Participação da Seleção Nacional

11 de Julho

 

Scracth Juniores Femininas: Raquel Dias

Eliminação Sub-23 Femininas: Beatriz Roxo

Scratch Juniores Masculinos: Rodrigo Neves

Eliminação Sub-23 Masculinos: João Martins

 

12 de Julho

 

1 km Contrarrelógio Juniores Masculinos: Paulo Fernandes

Scratch Sub-23 Femininas: Daniela Campos

Eliminação Juniores Femininas: Marta Carvalho

Scratch Sub-23 Masculinos: Diogo Narciso

Eliminação Juniores Masculinos: Gabriel Baptista

 

13 de Julho

 

Perseguição Individual Juniores Masculinos: Paulo Fernandes

Perseguição Individual Juniores Femininas: Patrícia Duarte e Raquel Dias

 

14 de Julho

 

Omnium Juniores Femininas: Marta Carvalho

Omnium Juniores Masculinos: Gabriel Baptista

Corrida por Pontos Sub-23 Femininas: Beatriz Roxo

Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos: Diogo Narciso

 

15 de Julho

 

Omnium Sub-23 Femininas: Daniela Campos

Omnium Sub-23 Masculinos: João Martins

Corrida por Pontos Juniores Femininas: Patrícia Duarte

Corrida por Pontos Juniores Masculinos: Leonardo Neves

 

16 de Julho

 

Madison Sub-23 Masculinos: Diogo Narciso e João Martins

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clube de Natação de Torres Novas no I Duatlo de Avis”


Clube de Natação de Torres Novas é bicampeão nacional de duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se bicampeão nacional de duatlo em elites, ao vencer categoricamente a última etapa do nacional de clubes, numa prova realizada no domingo, 9 de julho, em Avis, e composta por 2 segmentos de corrida com 5km e 2,5km, intercalados por 1 segmento de ciclismo com 20km.

0s "azuis torrejanos" colocaram 4 atletas no top 5, e desta forma alcançaram mais um título nacional para o já vasto palmarés do Clube de Natação de Torres Novas, algo que está a tornar-se inédito para a história do desporto torrejano e nacional.


Luís Moleiro em 2º lugar, João Francisco Ferreira em 3º, José Pedro Vieira em 4º e Pedro Afonso Razões em 5º, não facilitaram a tarefa aos seus mais diretos adversários, sobretudo no segmento de ciclismo, realizando um excelente trabalho de equipa. Competiram ainda pelo clube torrejano, André Duarte que terminou na 19ªposição, e Francisco Borges na 39ª.

No setor feminino, a equipa constituída por Catarina Moutinho (1ª júnior), Cláudia Orvalho e Mafalda Leirião, alcançaram o 6º lugar coletivo, fruto dos 11º, 18º e 22º lugares à geral individual, garantido um excelente 3º lugar no nacional de duatlo para o Clube de Natação de Torres Novas.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Campeonato da Europa de Pista Sangalhos”


Recorde de participantes no Europeu de Pista em Sangalhos

 

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores começa amanhã e prolonga-se até domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. É a sétima vez que Portugal organiza esta competição, mas nunca antes houve tantos corredores inscritos como em 2023: são 420 os ciclistas esperados, em representação de 30 países.

Estarão em disputa 44 títulos europeus, 22 em sub-23 e outros tantos em juniores, num total de onze disciplinas de ciclismo de pista, incluindo as olímpicas: omnium, madison, perseguição por equipas, velocidade individual, velocidade por equipas e keirin.

Além do extenso número de corredores inscritos, a lista de participantes destaca-se pela qualidade, sobretudo na categoria de sub-23. Nesta encontramos corredores já com medalhas entre a elite e que, certamente, estão a aproximar-se do máximo da forma, dado que, em menos de um mês, irão a disputar o Campeonato do Mundo de elite, em Glasgow, fundamental para as contas do apuramento olímpico.

São sete os corredores presentes que, já em 2023, foram medalhados no Campeonato da Europa de Elite, disputado em fevereiro. O alemão Tim Torn Teutenberg sagrou-se campeão europeu de eliminação, numa corrida em que o português Rui Oliveira ficou com a medalha de prata. Manlio Moro integrou a equipa italiana que conquistou o título de perseguição coletiva, além de ter chegado à medalha de bronze na perseguição individual, prova em que o germânico Tobias Buck-Gramcko, também presente em Anadia, ficou com a medalha de prata.

Passando das provas de resistência para as de velocidade, destaque para o neerlandês Tijmen van Loon, campeão europeu de velocidade por equipas 2023 na categoria de elite, disciplina em que o francês Tinny Gillion subiu ao pódio para receber a medalha de bronze.

No setor feminino, a lista de inscritas apresenta duas ciclistas medalhadas no europeu de elite deste ano. A alemã Alessa-Catriona Pröpster, membro do coletivo campeão de velocidade por equipas, e a neerlandesa Maike van der Duin, medalha de bronze na eliminação de elite feminina.

Entre os participantes estarão também vários corredores medalhados em Sangalhos na edição transata do Campeonato da Europa, alguns que já sabem o que é conquistar títulos europeus de sub-23 e que, desta vez, terão a concorrência de ciclistas que dominaram a competição de juniores e que querem provar qualidade no escalão superior.

O programa provisório do primeiro dia de competição aponta para corridas entre as 11h00 e as 16h00 e entre as 17h30 e as 20h42. Há, no entanto, a possibilidade de ajustes, devido ao elevado número de inscritos.

As sessões da tarde de terça, quarta e quinta-feira, assim como todo o programa competitivo de sexta-feira, sábado e domingo, terão transmissão em direto nas páginas da Federação Portuguesa de Ciclismo no YouTube e no Facebook.

A entrada no velódromo é gratuita para os moradores no concelho de Anadia, custa cinco euros por dia para os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo e dez euros diários para o público em geral. O passe para os seis dias custa 40 euros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“25º Passeio de Cicloturismo de Pombal”


Por: José Morais

Fotos: José Morais

O concelho de Pombal consegue oferecer aos seus visitantes paisagens sem dúvida singulares e maravilhosas, desde a praia do Osso da Baleia, um local maravilhoso natural, onde ainda permanece o seu espaço selvagem, já que está livre de construção urbana, o visitante pode ainda deslumbrar-se descobrir a serra de Sicó, onde se escondem verdadeiras riquezas naturais.

Em Pombal, destaca-se um vasto património na cidade, o seu castelo templário, é um dos seus maiores símbolos, como ainda a zona histórica, onde se nota a presença marcante de Marquês de Pombal, projetada nos edifícios do Celeiro e da Cadeia Velha, onde atualmente são museus municipais.


Este um local para se visitar e descobrir, onde se podem deixar envolver pelas suas paisagens, descobrindo a sua história, as tradições, e não podendo deixar de descobrir e saborear a sua gastronomia, e a simpatia das suas gentes.

E foi por estas terras. que este domingo 9 de julho, cerca de uma centena de participantes foram descobrir num belo passeio de bicicleta, no 25º passeio de Pombal, numa organização do Clube de Cicloturismo de Pombal, com a concentração a ocorrer pelas 8 horas na estação de camionagem local, junto à sede do Clube, foi altura de confirmar as inscrições e prepara as máquinas para o passeio.


Pelas 9 horas era dada a partida para o passeio de 60 quilómetros, com passagem por; Açude, Casalinho, Vermoil, Vendas de S. José, Fontinha e Abiul, e dentro da Praça de Touros, aqui foi feira uma paragens para um reforço alimentar, composto por fruta, pão com chouriço, água e sumos.

Temos de referir, que apesar de uns gostarem e outros não, esta Praça de Toiros é um monumento histórico, sendo a mais antiga de Portugal, segundo consta, a mesma foi mandada construir pelo rei D. Sebastião, em 1578, e antes da construção da atual, a mesma teve lides durante 200 anos, até 1850, sendo depois substituída pela atual, numa praça mais atual, mais moderna, adaptada às exigências da lide tauromáquica.


Depois de descontrair, e visitarem a Praça de Abiul, foi tempo de voltar à estrada, com destino a Pombal, passando por; Vila Cã, Ponte de Assamaça, Barco, Caseirinhos, Pombal, Capela Senhora de Belém, onde aqui existiu o momento alto do evento, o momento de roda livre que levou até ao alto, numa subida de grande dificuldade, e superada por muitos.

E seguido o passeio depois deste momento de grande esforço, o pelotão seguiu por Av. Heróis do Ultramar, Charneca, Casal Velho, Fonte Nova, e Zona Desportiva de Pombal, onde os participantes terminaram este passeio pouco passava das 12,30, temos de referir o excelente trabalho feito pelo Grupo Motard Marquês de Pombal, pelo segurança a todos os participantes no passeio.


Depois das fortes pedaladas, foi tempo de os participantes tomarem um belo banho, onde depois se seguiu um grande almoço de confraternização entre cicloturistas e acompanhantes, onde foi serviço uma bela sopa, seguido de um magnifico arroz de feijão acompanhado por um belo porco no espeto.

E que tivemos neste passeio, boas pedaladas, muito convívio, e alguns reencontros de velhos amigos, já que os eventos cicloturisticos não são tão abundantes como antes da pandemia, porem, com a vontade de alguns carolas, ainda se vão realizando alguns, e bons convívios, e Pombal é um desses que, que nos habituou a isso, e na palavras de Armando Vieira, presidente do Clube nos dizia: “São os 25 anos a pedalar por Terras do Marquês, onde vamos mostrar os costumes e as gentes da nossa região, com um momento muito atrativo que é a Praça de Toiros de Abiul, onde vamos parra no seu interior e será servido um reforço alimentar, um dos outros atrativos é a subida em Roda Livre na Capela da Senhora de Belém com cerca de 800 metros”.


Sobre o cicloturismo atualmente o mesmo dizia pela redução dos mesmos; “Bem bom, para os tempos que decorrem e tendo ido a diversos passeios, é o que temos, as equipas estão em atividade, e as que cá vão estando é as que fazem falta, as outras dispensam-se, e vamos assim sobrevivendo, e vamos lutando pela modalidade em Portugal, e viva o cicloturismo”.

Após o almoço, foi tempo de intervenções e agradecimentos feitos pelo Clube de Cicloturismo de Pombal a agradecer aos patrocinadores, como às autarquias que tem apoiado o evento, e a participação de todos, seguindo-se a entrega de lembranças a todos, com os votos de bom regresso a casa, e o convite de marcarem presença em 2024.


A Revista Notícias do Pedal que mais um ano marcou presença, não pode deixar de passar em branco a forma como mais uma vez foi recebida, e as facilidades para fazermos os nosso trabalho, tivemos ainda a oportunidade de nos podermos dirigir a todos, onde referimos a nossa presença ao longo dos anos, como a dificuldade destes passeios se realizarem, em especial na zona centro, onde são muitas vezes esquecidos por quem de direito, e recordou ainda que em 2014 este passeio foi considerado o melhor passeio do ano, sendo galardoado pela nossa revista.

Em tempo de despedida, fica os nossos parabéns pela comemoração das Bodas de Prata, com um muito obrigado.

Bons passeios, boas pedaladas.

 

Podem ser visualizadas as fotos deste passeio em:

https://photos.app.goo.gl/7Mdg2EM3HdR2sEzd9

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com