quarta-feira, 2 de abril de 2025

“Perfil e percurso - Volta à Flandres Feminina 2025”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

No próximo 6 de abril, o pelotão feminino enfrenta uma das mais prestigiadas e exigentes provas do calendário: a Volta à Flandres. Com o pavé já preparado e o público flamengo pronto para a festa, as melhores especialistas em clássicas do mundo irão disputar a glória em Oudenaarde.

Com 168 quilómetros de extensão, a edição feminina da Ronde apresenta um traçado igualmente desafiante ao da prova masculina. O percurso, com partida e chegada em Oudenaarde, inclui 12 setores de empedrado e múltiplas subidas curtas e explosivas, conhecidas como os lendários bergs da Flandres, que tornam esta corrida num verdadeiro teste de resistência, técnica e posicionamento.

O final, tal como no masculino, é definido pela icónica combinação Oude Kwaremont – Paterberg, duas subidas decisivas que muitas vezes determinam quem chega isolado ou em grupo reduzido à meta. Dali, segue-se um último esforço em terreno plano até ao centro de Oudenaarde, onde será coroada uma campeã digna da história da Ronde.

Antes disso, as ciclistas terão de superar verdadeiros obstáculos como o Koppenberg, o Taaienberg e o Kruisberg, todos posicionados na fase crucial da corrida. São rampas curtas, mas inclinadas e estreitas, que exigem potência bruta e nervos de aço — sobretudo quando combinadas com a dureza do empedrado flamengo.

Num pelotão recheado de talento, com múltiplas favoritas ao triunfo, a Volta à Flandres feminina promete, mais uma vez, espetáculo ao mais alto nível e uma batalha intensa até aos últimos metros. O palco está montado. A história está prestes a ser escrita nas pedras da Flandres.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/perfil-e-percurso-volta-a-flandres-feminina-2025

“Ciclista espanhol Delio Fernández termina carreira com efeito imediato”


No currículo tem quatro etapas ganhas na Volta a Portugal

 

Por: Lusa

O ciclista espanhol Delio Fernández (APHotels&Resorts-Tavira-Farense) anunciou esta quarta-feira o final de uma carreira em que se destacou particularmente na Volta a Portugal, onde venceu quatro etapas e foi terceiro em 2014.

"Nunca pensei que aquele menino de sete anos, que fazia gincanas, chegaria a dedicar-se durante 18 anos ao ciclismo profissional. E chegou o momento de parar. O ciclismo exige estar a 100% física e mentalmente e há algum tempo que não consigo", justificou o galego de 39 anos, nas redes sociais.

Delio Fernández fez carreira na Volta a Portugal, sem grande alarido mas muitos bons resultados, conquistando quatro etapas, a última delas em 2023, no alto da Torre, um triunfo que lhe permitiu vestir a camisola amarela.

No seu palmarés figura também um terceiro lugar na prova 'rainha' do calendário nacional, em 2014, e um quarto lugar em 2015, ano em que perdeu o pódio no 'crono' da penúltima etapa.

"Sinto-me afortunado por tudo aquilo que o ciclismo me deu e pela gente que fui conhecendo ao longo deste caminho", acrescentou.

Vencedor da Volta à Áustria de 2017 e do Troféu Joaquim Agostinho em 2014, o galego começou o seu percurso profissional na 'local' Xacobeo-Galicia, antes de dar o salto para Portugal, onde representou o Boavista (2011-2012) e a OFM-Quinta da Lixa (2013-2015).

Entre 2016 e 2021, alinhou na francesa Delko Marseille, do segundo escalão do ciclismo mundial, regressando depois ao pelotão nacional para a APHotels&Resorts-Tavira-Farense.

"Quero agradecer todo o apoio recebido durante este tempo, em especial à minha família, que me acompanhou nos bons e maus momentos", concluiu.

Em poucos meses, a APHotels&Resorts-Tavira-Farense perde aquelas que foram as suas duas referências para as lutas pela geral nos últimos anos, depois de também Álvaro Trueba ter terminado a carreira.

Fonte: Record on-line

“Médico de Nairo Quintana condenado a seis meses de pena suspensa por doping”


Fredy Gonzales Torres administrou substâncias proibidas a ciclistas durante a Volta à França'2020

 

Por: Lusa

Foto: Instagram Nairo Quintana

O médico colombiano Fredy Gonzales Torres foi condenado esta quarta-feira a seis meses de pena suspensa por posse e administração de substâncias proibidas a ciclistas, nomeadamente o colombiano Nairo Quintana.

O tribunal de Marselha determinou que Torres "utilizou métodos interditos junto de corredores, no mínimo junto dos irmãos Quintana" durante a Volta à França de 2020.

Durante as buscas realizadas, em 16 de setembro de 2020, nos hotéis ocupados pela Arkéa-Samsic e que incidiram sobretudo nos espaços utilizados pelo médico, foram apreendidas 32 seringas e várias embalagens de 250 ml de soro fisiológico, que, de acordo com a presidente do coletivo de juízes, são "incompatíveis com um uso estritamente pessoal".

Lola Vandermaesen recordou que os perfis genéticos de Torres e dos irmãos Nairo e Dayer Quintana foram encontrados num garrote, considerando que as explicações dadas não foram fundamentadas.

Fredy Gonzales Torres terá ainda de pagar uma multa de 15.000 euros e uma quantia de 60.500 à Arkéa-Samsic, para compensar a equipa francesa pelos danos financeiros, morais e de imagem que sofreu.

Na altura, a Arkéa-Samsic confirmou que um número "muito reduzido de ciclistas" foi alvo de buscas no hotel por suspeitas de doping, que não eram dirigidas diretamente à equipa ou ao staff técnico.

A procuradoria de Marselha abriu, então, uma investigação após a "descoberta de vários produtos de saúde, incluindo drogas [...] e especialmente de um método que pode ser qualificado como doping".

No Tour'2020, a equipa francesa colocou Warren Barguil no 14.º lugar final e o colombiano Nairo Quintana no 17.º.

O semanário Le Journal du Dimanche noticiou na altura que a polícia investigou o quarto de Quintana e do seu irmão Dayer, o do compatriota Winner Anacona, bem como o dos massagistas e alguns veículos.

Vencedor da Volta a Itália em 2014 e da Volta a Espanha em 2016, Nairo Quintana foi desqualificado do Tour'2022, na qual tinha conseguido o sexto lugar, após terem sido descobertos no sangue vestígios de tramadol, então interdito pela União Ciclista Internacional -- atualmente, é também proibido pela Agência Mundial Antidopagem.

O também vice-campeão do Tour em 2013 e 2015 corre atualmente pela Movistar, nunca tendo sido condenado pelo ocorrido na 'Grande Boucle' de 2020.

Fonte: Record on-line

“Incrível: Neilson Powless vence... no meio de três ciclistas da Visma”


Norte-americano surpreende Van Aert e companhia e conquista clássica em Flandres

 

Por: Diogo Jesus com Record com Lusa

Foto: DR

A Visma-Lease a Bike sofreu esta quarta-feira uma clamorosa derrota na Através da Flandres, conquistada pelo norte-americano Neilson Powless (EF Education-EasyPost) diante de três ciclistas da equipa holandesa.

Aquela que poderia ter sido a jogada tática perfeita da Visma-Lease a Bike, que a 70 quilómetros do final acelerou para formar um quarteto que nunca mais foi alcançado pelo pelotão, fracassou em toda a linha no final, simplesmente porque os três homens da formação amarela pouco fizeram para tentar descolar Powless.

Num sprint a quatro, o norte-americano da EF Education-EasyPost contrariou o favoritismo de Wout van Aert, segundo pela enésima vez na carreira no final dos 184,2 quilómetros entre Roeselare e Waregem, com as mesmas 03:57.14 horas do vencedor.

No regresso à clássica belga, onde no ano passado sofreu uma queda grave que o fez perder os maiores objetivos da temporada, nomeadamente Volta a Flandres, Paris-Roubaix e Giro, WVA acelerou demasiado cedo e saiu derrotado, juntamente com a sua equipa, que pagou caro o excesso de confiança no seu líder para hoje.

"Tomámos a decisão errada", admitiu no final o norte-americano Matteo Jorgenson, quarto classificado atrás do colega belga Tiesj Benoot.

A quatro dias da Volta a Flandres, Van Aert sofreu um duro revés na sua já diminuta confiança, até porque Powless está longe de ser um classicómano.

"Pensava que estava a correr pelo segundo lugar. Nem acredito", confessou o norte-americano no final de uma prova na qual o campeão olímpico Rui Oliveira (UAE Emirates) não alinhou na Através da Flandres por estar doente.

Fonte: Record on-line

“CICLO DE PROGRAMAÇÃO MADE IN TORRES VEDRAS REGRESSA ÀS ANTIGAS INSTALAÇÕES DO IVV”


No dia 12 de abril o Ciclo de Programação Made in Torres Vedras regressa às antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras. Da programação fazem parte atividades diversas, algumas das quais relacionadas com a atividade física, sendo este o mote para o evento deste mês.

Nesta tarde, das 15h00 às 19h00, o público mais jovem pode participar num circuito de mini agostinhas e, das 17h00 às 18h00, numa aula de defesa pessoal para pais e filhos, esta dinamizada pela Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras. As inscrições para esta última atividade deverão ser feitas para o email marca@cm-tvedras.pt

Às 15h00 irá também realizar-se um treino aberto de trail e caminhada, no percurso: Free Trail Vale Escuro e Cucos, dinamizado pelo Turres Trail Clube. As inscrições para esta atividade também deverão ser feitas para o email marca@cm-tvedras.pt

Na exposição "On Sports" vão estar as fotografias de modalidades desportivas, por Mário Vasa, e a Apiagro, Produção Agrícola Biológica, vai estar a dar a provar produtos feitos com mel, ideais para desportistas, mas não só. 

A Westbike vai também estar presente a dinamizar o workshop "Como cuidar da minha bicicleta? Dicas práticas para fazer em casa" das 15h30 às 17h30. As inscrições devem ser feitas para marca@cm-tvedras.pt

Às 16h00, irá realizar-se a conversa: "Vestir a Camisola com o SCUT, Física e Sporting Clube de Torres Vedras", que terá como convidados Raquel Ferreira (jogadora sénior de futebol pelo SCUT), Beatriz Silva (jogadora de basquetebol pela AEFD) e Francisco Granadas (jogador de hóquei em patins pelo Sporting Clube de Torres). A conversa é aberta ao público.

Às 18h30, a Associação ESTUFA (Escola de Dança Movimento) vai atuar com o grupo West Side Movement. Atualmente com 27 membros e sob a direção do professor e coreógrafo João Cabaça, o grupo apresenta um espetáculo de hip hop. Através de solos, duos e trios e coreografias de grupo, WSM quer provar que a dança urbana é tão poderosa como qualquer outra arte onde a expressão, identidade e união são palavras-chave.

No local estará também a decorrer durante a tarde um mercado de rua com produtos de interesse para desportistas e amantes de passeios e atividade física. Uma banca de street food estará também a funcionar no recinto.

O ciclo Made in Torres Vedras, que decorreu em 2024 de julho a dezembro e que agora regressa, dá a conhecer alguns dos elementos que tecem a identidade de Torres Vedras. Através da valorização e divulgação dos ativos locais que são diferenciadores na oferta turística, na qualidade de vida ou através da descoberta de novos talentos e criações, a programação pretende convidar os torrienses a apresentar e conhecer ideias, descobrindo também novas formas de as apresentar ao mundo.

Os eventos Made in Torres Vedras acontecem de 12 de abril a 13 de dezembro de 2025, aos segundos sábados de cada mês, nas antigas instalações do Instituto da vinha e do Vinho de Torres Vedras. Todas as atividades são gratuitas.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

"27º Passeio Cicloturismo Pombal”


Um passeio de grande tradição

 

Por: Armando Vieira (Pres. CCP)

Fotos: Facebook Clube de Cicloturismo de Pombal

No âmbito do projeto Pedalar Pombal 25, o Clube de Cicloturismo de Pombal em parceria com a CMP e a JFP organizou no último domingo de março, o XXVII Passeio de Cicloturismo de Pombal, numa extensão de 50 km, dividido em duas etapas, contemplando as freguesias de Pombal, Louriçal, Almagreira e Pelariga.


Sob uma excelente manhã para a prática da modalidade, o colorido e bem animado pelotão, constituído por cerca de uma centena de ciclistas em representação das equipas Clube de Cicloturismo de Pombal; ARP  da Musgueira Norte e Caselas Ciclotour de Lisboa; GC do Afonsoeiro, de Montijo; Os Escaravelhos do Pedal de Carvoeiro; Os Valhascos de Sardoal; Os Cansados de Marinhais de Santarém; Pasteleiras e Cicloturismo de Maças Dona Maria; e, ainda a equipa do NC SCP vindos da Golegã, além de uma dezena de ciclistas individuais.


O passeio passou pelas localidades de Fonte Nova, Escoural, Estrada, Quinta da Gramela, Carregueiro, Aldeia dos Redondos, Barros e Assanha da Paz, Penedos, São João da Ribeira, Vale da Cabra, Casal do Queijo, até chegar à vila de Louriçal, onde os cicloturistas apreciaram a Feira Semanal, observaram o Aqueduto e o Parque Verde, provaram os doces locais e visitaram o Convento do Louriçal.


Pelo meio-dia, deu-se início à segunda etapa do passeio, havendo 30 km para pedalar pelas localidades de Casal da Rola, Chãs, Carrascos, Portela, Vascos, Almagreira, Lagares, Venda da Cruz, até chegar à cidade de Pombal, onde, depois de atravessada a cidade, se deparou com o sensacional desafio, que foi a subida à capela Senhora de Belém em Caseirinhos, onde estava instalada a meta final.


Foi um momento de grande espetáculo, proporcionado por muitos ciclistas audaciosos, que pedalando cada um por si, venceram com estilo a dura e rude subida. Neste desafio, destacou-se a equipa NC da Golegã, arrebatando o prémio Roda Livre – Junta de Freguesia de Pombal.


Seguiu-se depois o tão esperado e desejado almoço-convívio, nas instalações da FAP, que contou com as honrosas presenças da Vereadora Isabel Marto em representação da CMP, e do Presidente da FPCUB José Manuel Caetano. No momento oportuno, surgiram as intervenções, tendo o CCP agraciado o presidente e fundador da federação, ao mesmo tempo que, Armando Vieira fez o ponto da situação em que o cicloturismo se encontra e das dificuldades na organização de concentrações sob a égide da federação, especialmente no centro do país, apontando soluções para apoiar os clubes nas deslocações de forma a manter vivo e em atividade o cicloturismo e os amantes das bicicletas.


José Manuel Caetano usou da palavra, mostrando-se preocupado com a segurança dos utilizadores das bicicletas na via pública, lamentando a notícia do atropelamento matinal em Oeiras, comentando ainda o desafio que lhe foi feito acerca das dificuldades dos clubes e sobre o futuro da modalidade.

Depois, a senhora vereadora teceu elogios ao clube organizador e aos participantes por mais uma jornada de cicloturismo em Pombal, manifestando ainda a vontade do município em continuar a apoiar o clube e este tipo de iniciativas prestigiantes para o concelho.

Decorreu ainda um voto de pesar e correspondente minuto de silêncio em memória do sócio cofundador e presidente da Assembleia-Geral Joaquim Jordão Gonçalves. 

Finalmente, procedeu-se à entrega de prémios e lembranças a todos os participantes e equipas. Destaque, novamente, para o NC da Golegã, que juntou ao prémio JFP o prémio CA – Equipa Mais Numerosa, enquanto a equipa do GC do Afonsoeiro levou para casa o prémio Município de Pombal - Equipa Mais Distante.

Em resumo, podemos afirmar que o Cicloturismo continua a sobreviver e a ser uma excelente montra para o turismo local e para a descoberta dos usos e costumes das nossas gentes, assim como um meio preferencial para a conservação do ambiente e bem-estar dos praticantes da modalidade.

Por fim, o CCP agradece os apoios da FPCUB, CMP, JFP e JFL, do CA, BVP, FAP, comunicação social regional e local, Notícias do Pedal (José Morais), Silva & Santos, Opções Leves, Fantaças e Guida Artes Gráficas, ao historiador Nélson Pedrosa, aos nossos atletas e sócios envolvidos, patrocinadores e amigos. Um agradecimento especial à SicoDrink.

Próximo evento: Pedalar Abril, dia 27 de abril.

Fonte: Clube de Cicloturismo de Pombal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com