terça-feira, 8 de outubro de 2019

“Penafiel recebe “nata” do triatlo cross nacional!”

A 3ª edição do Penafiel Triathlon Weekend é organizada pela Câmara Municipal de Penafiel e pelo Mozinho Racing Team e contam com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

É já no próximo fim-de-semana, 12 e 13 de outubro, que Penafiel se transforma na “capital” do duatlo e do triatlo cross lusitano.

Será o terceiro ano consecutivo de um evento que reúne a fina flor dos atletas nacionais que irão disputar os campeonatos nacionais de Clubes, Cadetes, Juniores e Paratriatlo de Triatlo Cross e ainda o Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Cross, estando os dois eventos abertos a atletas não federados que competirão extra-campeonatos.

São esperados quase duzentos atletas, das mais diversas categorias, provenientes dos quatro cantos de Portugal e que representam os principais clubes das duas modalidades.

Tendo como centro nevrálgico o parque da cidade de Penafiel, as provas apresentam percursos muito desafiantes, com elevado índice de dificuldade técnica.

No sábado, será tempo do triatlo cross. A prova irá decorrer entre a Praia Fluvial de Luzim – Rio Tâmega, onde está localizado o Parque de Transição 1, com o segmento de btt a subir ao alto de Peroselo, passar pela zona da Brenha e a terminar no Parque da Cidade de Penafiel, onde está instalado o PT2. Os atletas realizarão o percurso de corrida no Parque da Cidade de Penafiel, terminando no mesmo local.

O percurso de natação é feito na praia Fluvial de Luzim, no rio Tâmega, o ciclismo é realizado em linha com uma altimetria exigente, incluindo subidas relativamente curtas, mas com inclinação significativa. Alguns troços incluem pedra solta, tornando o trajeto fisicamente mais exigente, com um grau de dificuldade técnica média. A corrida será terá um percurso circular no parque da cidade, maioritariamente plano, mas constituída por algumas subidas e descidas.

O percurso de duatlo exclui o segmento de natação, com uma corrida inicial, o segmento de ciclismo e uma segunda corrida que finaliza a competição, com partida e chegada ao parque da Cidade e passagens, no segmento de btt, pelo centro histórico, Sameiro, Santa Marta, Brenha e Milhundos.


Horários das provas

12 de outubro, 15h00: Partida do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Cross, Cadetes, Juniores e Paratriatlo (federados e não federados).

13 de outubro, 10h: Partida do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo Cross. (federados e não federados).

Fonte: Câmara Municipal Penafiel

“1ª edição da Rota do Pão D´Ul / 4º passeio padeirinhas”

Por: Nuno Almeida

Os atletas Intercaimabike Joana Vieira/Alfredo Nogueira/Filipe Ferreira/Nuno Almeida, participaram no domingo, dia 06/10/2019, na 1ª edição da Rota do Pão D´Ul / 4º passeio padeirinhas sobre rodas em BTT, realizada na freguesia de Ul, concelho de Oliveira de Azemeis, com cerca de 150 participantes.

O evento contou com 2 percursos, os 35Kms como prova cronometrada e o passeio 20 kms não cronometrado, com um percurso sobe e desce, com algumas subidas pelo meio que mais pareciam paredes:), muitos estradões e singletracks, e alguma estrada, mas sempre bem marcado e com pessoal de controlo nos cruzamentos, bons reforços líquidos/sólidos distribuídos aos longo do percurso. 


 

Resultado dos atletas INTERCAIMABIKE no final do percurso:

Alfredo Nogueira - 35º lugar à geral e 7º veterano 40.

Filipe Ferreira - 36º lugar à geral e 8º veterano 40.

Nuno Almeida - 16º lugar à geral e 2º veterano 40.

Joana Vieira participou no passeio sem cronometragem.

Parabéns à organização Padeirinhas sobre Rodas.

Agradecimentos aos apoios e patrocínios:

Fonte: INTERCAIMABIKE
 










 

“Vitória Histórica no Algarve”

Texto: AfterTwo //works

Fotos: Daniela Barros e FPCiclismo 

A Sicasal Constantinos venceu a prova de velocidade por equipas do Festival de Pista de Tavira. O evento realizou-se este sábado nesta cidade Algarvia e encerrou o calendário competitivo de estrada da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Daniel Silva, Wilson Esperança e Miguel Salgueiro formaram o trio de conquistadores de um resultado histórico para a equipa de Torres Vedras, que alcançou a primeira vitória coletiva perante o pelotão profissional e escreveu mais uma página de sucesso no seu percurso de formação de jovens talentos do ciclismo nacional.

Com o triunfo na prova algarvia, a equipa sub-23 da Academia Joaquim Agostinho/UDO termina a temporada no lugar mais alto do pódio, a mesma forma como a iniciou quando em fevereiro conquistou a vitória individual e coletiva entre as equipas de clube na prova de abertura realizada em Aveiro.   


Na pista do Ginásio Clube de Tavira houve ainda lugar a competições individuais de scratch e eliminação, disciplinas onde Miguel Salgueiro acabou por ser o atleta da equipa em maior evidência. O ciclista de Odivelas foi 8º classificado na prova que levou os participantes a dar 100 voltas à pista (scratch) e ficou perto do pódio na eliminação ao ser o 4º mais resistente em prova.

Wilson Esperança também se destacou ao vencer a 67ª volta da prova de scratch. O ciclista de Alcobaça concluiu o exercício na 35ª posição. Diogo Sardinha (16º) e Daniel Silva (19º) foram os outros representantes "torrienses" nesta disciplina. Na prova por eliminação, Daniel Silva resistiu a 30 sprints e terminou como o 7º mais forte. A resistência de Wilson Esperança e Diogo Sardinha durou 9 e 5 sprints respetivamente, uma prestação que lhes rendeu a 28ª e 32ª posição na prova. 



Iúri de Bronze na Suíça

Iúri Leitão esteve ao serviço da Equipa Portugal nos "3 Dias d´Aigle", evento de pista realizado no Centro Mundial de Ciclismo da UCI sediado nesta cidade Suíça. O ciclista vianense fez dupla com o sportinguista César Martingil para alcançar a 5ª posição na geral da disciplina de madison. No campo individual, Leitão alcançou dois terceiros lugares, um no exercício de omnium e outro em scratch. 

 Fonte: Academia Joaquim Agostinho

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com