domingo, 27 de novembro de 2022

“João Silva no top-10 na etapa final do Mundial de triatlo”


Vasco Vilaça foi 23.º e caiu para o 8.º lugar na tabela final

 

Por: Lusa

O português João Silva foi este sábado mais bem classificado entre os lusos na etapa final do Mundial de triatlo, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, ao ser nono classificado.

O resultado deste sábado permitiu a João Silva subir sete posições no Mundial, para o 11.º lugar (2662,29 pontos), mesmo assim atrás de Vasco Vilaça, cujo 23.º lugar em Abu Dhabi o fez cair duas posições na classificação final mundial, de sexto para oitavo (2895,57).

Abu Dhabi serviu também para consagrar na elite masculina o francês Léo Bergere, que confirmou o título mundial, depois de hoje ser também o vencedor em Abu Dhabi (1:44.14 horas), à frente do norte-americano Morgan Pearson (1:44.25) e do belga Jelle Geens (1:44.34)

Bergere terminou as 'series' do Mundial de triatlo com a sua segunda vitória da época, depois ter triunfado em agosto em Munique, tendo ainda um segundo lugar, três terceiros, um quarto, um sexto e um 16.º.

Ainda em relação aos portugueses, João Silva terminou a prova de hoje em 1:45.23 horas e Vasco Vilaça em 1:46.31.

Já João Pereira foi 38.º (descendo para 61.º no Mundial), com 1:48.01, e Ricardo Batista 46.º (desce a 47.º no Mundial), com 1:49.28 horas.

Fonte: Record on-line

“Copa do Mundo de Hulst de ciclocrosse feminino”


Por José Morais

Se existiu domínio na prova masculina por partes dos holandeses, também na parte feminina, existiu domínio holandês, na Copa do Mundo de Hulst, realizada na Holanda, com Puck Pieterse a venceu com o tempo de 46s31, à frente das compatriotas Fem van Empel e Shirin van Anrooij que chegaram depois com 42 segundos, sendo o quarto e quinto lugar também para as sua compatriotas Ceylin del Carmen Alvarado e Lucinda Brand, foi um pleno das ciclistas holandesas a ficarem no top cinco, dominando a prova.

“Mathiu Van der Poel regressa em grande na Holanda”


Por: José Morais

Regressa com grande estilo para um triunfo especial com muita lama, Mathiu Van der Poel regressa em grande no seu primeiro dia de competição da temporada do ciclocrosse, com o holandês a vencer a Copa do Mundo de Hulst, realizada na Holanda, dicando à frente de Sweeck e Iserbyt.

Van der Poel que saiu na retaguarda atacou com um ritmo alto, e deixava para trás todos os seus rivais, conseguindo chegar à última volta com uma vantagem, onde estava incluído o campeão mundial Tom Pidcock, que quebrou a roda da bicicleta, não conseguindo chegar ao fim, num percurso muito duro e muita lama.

“ABTF Betão-Feirense Márcio Barbosa 4.º em Santo Tirso”


Foto: ABTF Betão-Feirense

O corredor da ABTF Betão-Feirense, Márcio Barbosa terminou em quarto lugar a terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, descendo para a segunda posição no ranking elite. No percurso de Santo Tirso perdeu alguns segundos no arranque da corrida, levando a que despendesse mais forças nas posteriores ultrapassagens aos adversários.

Ainda assim, conseguiu manter-se entre os mais diretos rivais, cruzando a meta em quarto, a 41 segundos do vencedor, o campeão nacional Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

“A minha corrida foi condicionada por uma má partida, devido aos segundos perdidos, mas principalmente pelas sempre difíceis ultrapassagens. Parabéns ao vencedor”, declarou Márcio Barbosa.

Foram 34 os corredores que estiveram à partida da terceira prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse, agora liderada por Mário Costa com 160 pontos, mais 35 pontos do que Márcio Barbosa, que ocupa o segundo lugar a duas provas do final.

 

Classificação Geral:

 

1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) - 0h51m54s

2.º Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) - a 9s

3.º Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) - a 24s

4.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) - a 41s

5.º Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) - a 1m58s

 

Ranking Taça de Portugal de Ciclocrosse, após 3.ª prova:

 

1.º Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) - 160

2.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-FEIRENSE) - 125

3.º Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) - 85

4.º Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) - 70

5.º Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) - 58

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Fábio Oliveira completa plantel de onze corredores da ABTF Betão-Feirense para 2023”


Foto: Helena Dias

 

Fábio Oliveira (25/10/1994) fecha o plantel de onze corredores, que irão defender as cores da ABTF Betão-FEIRENSE em 2023. Aos 28 anos irá cumprir a quarta época ao serviço da equipa dirigida por Joaquim Andrade, caracterizando-se por ser um ciclista de equipa, que corre em prol dos objetivos coletivos.

Fábio Oliveira é a terceira renovação a somar à manutenção de Ivo Pinheiro e Francisco Pereira. A este trio luso somam-se as contratações dos portugueses Amaro Antunes, António Carvalho, Afonso Eulálio, Pedro Andrade, Francisco Moreira e Diogo Oliveira, do norte-americano Barry Miller e do colombiano Santiago Mesa.

“Reforçámos a equipa com caras novas, mas também com ciclistas que já tinham passado pela nossa casa, e uma vez mais promovemos à equipa principal um ciclista do Sport Ciclismo São João de Ver. Gostávamos de ter feito mais renovações, mas não foi possível. No entanto, apesar de muita juventude, temos uma equipa muito forte e coesa. Já iniciámos o trabalho e estamos focados para começar a época de 2023 com o mesmo espírito de sempre: partir para cada corrida com a ambição de lutarmos pela vitória e sermos protagonistas”, afirma o director desportivo Joaquim Andrade.

 

Plantel ABTF Betão-Feirense 2023:

 

Afonso Eulálio (30/09/2001, Figueira da Foz)

Amaro Antunes (27/11/1990, Vila Real de Santo António)

António Carvalho (25/10/1989, Santa Maria da Feira)

Barry Miller (05/12/1988, São Francisco, EUA)

Diogo Oliveira (03/12/2004, Vila Nova de Gaia)

Fábio Oliveira (25/10/1994, Santa Maria da Feira)

Francisco Moreira (11/03/1999, Manteigas)

Francisco Pereira (30/08/2000, Porto)

Ivo Pinheiro (09/08/1998, Chaves)

Pedro Andrade (31/05/2000, Santa Maria da Feira)

Santiago Mesa (11/11/1997, Medellín, Colômbia)

Fonte: ABTF Betão-Feirense

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Santo Tirso”


Mário Costa e Joana Monteiro afirmam domínio em Santo Tirso

 

Por: José Carlos Gomes

Mário Costa e Joana Monteiro, ambos da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, impuseram-se hoje, em Santo Tirso, nas corridas de elite da terceira etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Estes triunfos colocam-nos em destaque na classificação geral da Taça.

A competição masculina de elite teve emoção em doses generosas, com os quatro primeiros a terminarem separados por menos de um minuto. O vencedor foi Mário Costa, que, assim, recuperou o comando da Taça, aproveitando o quarto lugar do anterior comandante, Márcio Barbosa (ABFT Betão/Feirense). Melhor do que Barbosa estiveram Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), segundo, a 9s, e Bruno Silva (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), terceiro, a 24s.

João Silva (Guilhabreu BTT) foi o melhor sub-23 na corrida deste domingo, mas a geral da Taça nesta categoria continua encimada por João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

No setor feminino de elite não houve novidade. Joana Monteiro somou a terceira vitória em outras tantas provas da Taça de Portugal já disputadas. Hoje foi acompanhada no pódio por Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva), que gastou mais 53 segundos, e por Jéssica Costa (Guilhabreu BTT), que registou um atraso de 1m13s.


Em juniores impuseram-se Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), enquanto os melhores cadetes foram Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde).

Os melhores nas categorias de veteranos foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A edição de 2022 da Taça de Portugal de Ciclocrosse termina com uma jornada dupla, nos dias 17 e 18 de dezembro, em Abrantes e Ansião, respetivamente.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com