Inédita, a Grande Partenza da
Albânia une história e ciclismo em três dias de alta intensidade; prova começa
dia 9 de maio com etapa de 164km
Fotos: La Presse
A 108ª edição do Giro d’Itália
começará na Albânia, que vai receber a Grande Partenza da Camisola Rosa pela
primeira vez na sua história, o evento começará na sexta-feira, 9 de maio, com
uma etapa de média montanha começando em Durrës e terminando na capital Tirana,
com um total de 1.800 metros de ganho de elevação em 164 km, no sábado, 10 de
maio, as ruas da capital albanesa recebem uma prova contra-relógio individual
de 13,7km, um teste importante para as ambições dos ciclistas da classificação
geral.
As três etapas em terras
albanês terminam com outra etapa de média montanha no domingo, com largada e
chegada em Vlorë, com 160km de percurso e mais de 2.700 metros de ganho de
elevação, depois das três etapas iniciais o pelotão tem uma pausa e viaja para
Bari, na Itália, no dia 13 de maio.
O evento de apresentação da
Grande Partenza, realizado no Gabinete do Primeiro-Ministro em Tirana, contou
com a presença de Edi Rama, Primeiro-Ministro da Albânia, Paolo Bellino, CEO e
Diretor Geral da RCS Sports & Events, Ogerta Manastirliu, Ministra da
Educação, Desportos e Juventude da Albânia, Mauro Vegni, Diretor do Giro
d’Itália, Vincenzo Nibali e muitos outros convidados.
Vicenzo Nibali comentou: “Cada
Grande Partenza do exterior é uma oportunidade extraordinária de levar o
ciclismo a novos territórios, conectando fãs e comunidades com este desporto
maravilhoso, eu experimentei vários em primeira mão, mas o mais especial, sem
dúvida, foi em 2016, quando conquistei a minha segunda vitória, naquele ano, a
corrida começou na Holanda, onde pedalamos em meio a multidões incríveis, essa
experiência me fez perceber o valor internacional único do Giro, o roteiro de
2025 parece desafiador desde o início e promete um grande espetáculo não apenas
pela natureza das etapas, mas também porque os grandes ciclistas terão que
ficar na frente desde o início para não perder tempo precioso”.
“Este é um momento
significativo no mundo dos desportos e temos o privilégio de compartilhar com
todos, esta é uma oportunidade excecional de mostrar o nosso lindo país a 800
milhões de espectadores em todo o mundo, estou realmente encantado que por três
dias, em Tirana, Durrës e Vlorë, receberemos tantos campeões que serão nossos
convidados e que serão comentados em todo o mundo, junto com a Albânia, vamos
sediar um evento que não é apenas um evento desportivo, mas uma grande
celebração popular onde todos se envolvem, para nós, esta é a primeira vez, e
espero que não seja a última”, disse o primeiro-ministro da Albânia Edi Rama.
TODAS AS
LARGADAS DO GIRO D’ITÁLIA DO EXTERIOR
1965 San Marino (REPÚBLICA DE
SAN MARINO)
1966 Monte Carlo (PRINCIPADO
DE MÔNACO)
1973 Verviers (BÉLGICA)
1974 Cidade do Vaticano
1996 Atenas (GRÉCIA)
1998 Nice (FRANÇA)
2002 Groningen (HOLANDA)
2006 Seraing (BÉLGICA)
2010 Amsterdã (HOLANDA)
2012 Herning (DINAMARCA)
2014 Belfast (IRLANDA DO
NORTE)
2016 Apeldoorn (HOLANDA)
2018 Jerusalém (ISRAEL)
2022 Budapeste (HUNGRIA)
ETAPA 1,
DURRËS-TIRANË, 164 quilómetros
Uma etapa para roladores com
um final desafiador que levará os líderes das equipas para a frente desde o
início, a etapa começa em Durrës com uma primeira seção ligeiramente ondulada
em direção ao interior, todo o ganho de elevação é concentrado nos 90
quilómetros finais, os ciclistas enfrentarão primeiro a subida de Gracen com
mais de 13 quilómetros, antes de chegar a Tirana, onde completarão um circuito
de 22 quilómetros com uma curta, mas íngreme subida Surrel KOM até 12% na
metade do circuito, seguida de uma descida ampla e rápida que leva ao centro da
capital.
ETAPA 2,
TIRANË-TIRANË TUDOR ITT, 13,7 quilómetros
A prova será um contra-relógio
individual com um circuito no centro da capital Tirana, o percurso segue
principalmente por avenidas largas e retas, interrompidas por uma subida com
cerca de 1,5 quilómetros com 6% com seções curtas e íngremes, a segunda metade
é em declive e já plana até o final.
ETAPA 3,
VLORË-VLORË, 160 quilómetros
Outra etapa desafiadora e de
terreno acidentado, com apenas 30 quilómetros, e finais planos, a primeira
parte ondula pelo interior e cruza o curto passo Q. Shakellës, levando à costa
gradiente máximo de 14%, depois vem a longa subida Qafa e Llogarasë, quase 11
quilómetros com gradientes superiores a 7%, seguido por uma longa e rápida
descida, com um final costeiro na reta final em Vlorë.