terça-feira, 23 de novembro de 2021

“Agenda de Ciclismo”


Dez países representados no arranque da época nacional de pista

Por: José Carlos Gomes

A temporada de 2021/2022 de pista em Portugal arranca no próximo fim de semana, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, juntando corredores oriundos de dez países.

No sábado corre-se o Troféu Internacional Bento Pessoa, enquanto no domingo se disputa a primeira etapa da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Pista.

Inscrito no calendário UCI, o Troféu Internacional Bento Pessoa terá corridas entre as 9h30 e as 13h50 e entre as 15h00 e as 21h10. Serão disputadas provas de elite, juniores e cadetes nas disciplinas de velocidade, keirin, omnium, madison, scratch e eliminação.

Estão inscritos ciclistas de dez países: África do Sul, Bulgária, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.

Após um sábado em que a categoria de elite estará em destaque, o domingo é dedicado às categorias de formação, aos masters e aos paraciclistas, que competirão num total de seis disciplinas no arranque da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. As corridas decorrem entre as 9h30 e as 14h15 e entre as 15h30 e as 18h50.

 

Liga dos Campeões de Pista

 

Neste sábado disputa-se também a segunda ronda da Liga dos Campeões de Pista, em Panevézys, na Lituânia. Os portugueses Iúri Leitão e Maria Martins competirão nas disciplinas de resistência, scratch e eliminação. A prova arranca às 18h00 e tem transmissão em direto no Eurosport.

Iúri Leitão está na discussão da classificação geral da resistência masculina, ocupando o segundo lugar absoluto. Maria Martins está na nona posição da geral feminina.

 

Mais eventos oficiais

 

28 de novembro: Superliga Ciclocrosse da AC Porto, Vila Boa de Quires e Maureles, Marco de Canaveses

28 de novembro: Maratona BTT de Vila Nova de Paiva

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Primeiras novidades sobre a época de 2022 da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor”


Foto: João Fonseca Photographer

A nova formação do ciclismo profissional Glassdrive / Q8 / Anicolor” apresentou o seu primeiro corredor que vai integrar a equipa, chama-se António Carvalho, um nome que dispensa apresentações e que renova com o Clube Desportivo Fullracing até 2023.

 

António Carvalho continua de amarelo flúor pela terceira época

 

António Carvalho vai fazer a terceira época consecutiva com o Clube Desportivo Fullracing, continuando a vestir de amarelo flúor na Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, numa renovação que se prolonga até 2023. Lutar por uma nova grande temporada é o principal objetivo do corredor, um nome forte do pelotão nacional, reconhecido pelas suas capacidades e pela forte tradição no ciclismo que já vem de família.

Natural de São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira, António Ferreira Carvalho tem 32 anos (25/10/1989). Gosta de corridas com montanha e de atacar, por assumir-se um ciclista explosivo. Forte e resistente, Tony é um corredor completo, embora prossiga em ascensão no contrarrelógio, especialidade onde tem evoluído e revelado grandes qualidades. Sendo um dos corredores mais regulares no pelotão, é merecedor da confiança de quem comanda a formação de Águeda, Rúben Pereira, que continua a considerá-lo um dos homens fortes da estrutura e uma das apostas para os grandes desafios de 2022.

São vários os resultados de relevo no seu palmarés. Venceu o Grande Prémio Jornal de Notícias por duas vezes – em 2015 e 2018 – e fez 3.º lugar no Campeonato Nacional de Estrada e de Contrarrelógio em 2019. Neste mesmo ano foi 4.º na Volta a Portugal e terminou por três vezes na 6.ª posição. Ainda na Volta a Portugal foi vencedor de duas etapas, em 2019 na Senhora da Graça e em 2020 em Setúbal. Esta época terminou a prova rainha na 8.ª posição.

“É com muito gosto e orgulho que em 2022 irei continuar a defender o projeto Fullracing, mas agora com a denominação Glassdrive / Q8 / Anicolor. Espero que seja novamente uma grande temporada para toda a equipa, e que juntos tenhamos capacidade para alcançar grandes resultados, dando assim a visibilidade que todos os nossos patrocinadores e parceiros merecem”, avançou António Carvalho.

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Eli Iserbyt com vitória na taça do mundo de ciclocrosse na Bélgica”


Por: José Morais

Decorreu no domingo 21 de novembro em Koksijde, na Bélgica mais uma taça do mundo de ciclocrosse, com Eli Iserbyt a voltar às vitórias, uma prova marcada com muitos setores de área, após as primeiras voltas de marcação entre os principais candidatos, com a prova a ser decidida na quarta volta, quando Eli Iserbyt, Toon Aerts e Quinten Hermans começaram a abrir espaço para os demais ciclistas concorrentes.  

Com o trio a pedalar em conjunto, atacavam mutuamente, e com o ritmo imposto, originou que Quinten Hermans não se aguentasse e atrasa-se, e depois de vários ataques e contra-ataques, Eli Iserbyt mostrava ser mais forte, o qual atacou na penúltima volta na passagem pela meta, com o ex-campeão da Europa a continuar num ritmo muito elevado, porque as diferenças eram muito curtas.

Mas, o ciclista da Pauwels Sauzen-Bingoal aguentava a pressão dos principais rivais, a festejar no final a sua quarta vitória na taça do mundo de ciclocrosse, onde reforçava assim a liderança na competição, onde num pódio totalmente belga, Laurens Sweeck fazia uma grande recuperação, contando a meta em segundo lugar apenas a 4 segundo de Eli Iserbyt, enquanto Toon Aerts era terceiro a sete segundos, no final a taça do mundo de ciclocrosse ficou assim, Eli Iserbyt está com 245 pontos, seguido de Toon Aerts com 176, e terceiro Lars van der Haar com 175 pontos, ele que terminou a prova em quinto lugar.

Na prova feminina, Annemarie Worst foi vencedora, uma nova ciclista que elegeu os braços na taça do mundo de ciclocrosse, vencendo com dezassete segundo de diferença para a segunda classificada Denise Betsema, e trinta e sete para Lucinda Brand, a campeã da Europa e do Mundo, ficando no final as contas assim, em primeiro Lucinda Brand com 212 pontos, em segundo Denise Betsema com 198, e terceiro Puck Pieterse com 161 pontos, esta última que foi sétima nesta prova.     

“Clube de Natação de Torres Novas e Alhandra Sporting Club vencem Taça de Portugal”


A última etapa da Taça de Portugal realizou em Quarteira, dia 7 de novembro

 

Mais uma competição da Taça de Portugal de Triatlo que terminou com a prova de Quarteira na distância sprint, sucedendo a quatro etapas realizadas no Cercal, Fundão, Pinhel e Grândola.

Em 2020, devido à impossibilidade de realizar todas as provas, a Taça de Portugal incluiu apenas duas etapas. Este ano, com cinco competições feitas, o Clube de Natação de Torres Novas conquistou o título da Taça de Portugal em masculinos totalizando 820 pontos enquanto, sempre com provas muito consistentes não saindo das primeira e segunda posições.


O Alhandra Sporting Club foi o novo Campeão Feminino da Taça de Portugal com 780 pontos, com vitórias nas últimas duas provas.

Na segunda posição ficou o OutSystems Olímpico de Oeiras com 770 pontos, equipa que venceu a primeira etapa no Cercal, conquistou duas vezes o segundo lugar e subiu ao pódio uma vez em terceiro. Em femininos, o Sporting Clube de Portugal subiu ao segundo lugar do pódio totalizando 710 pontos.


Terceira posição também para o Sporting Clube de Portugal na prova masculina com 760 pontos, com o Clube de Triatlo do Fundão a alcançar o terceiro lugar em femininos com 700 pontos.

 

Taça de Portugal de Quarteira

 

Na última etapa da Taça de Portugal, o vencedor foi o Clube de Natação de Torres Novas com João Nuno Batista, Gustavo do Canto, Guilherme Pires e Pedro Afonso Razões.


Na segunda posição ficou o Sporting Clube de Portugal com os atletas João Mansos, Hugo Figueiredo, João Vaz e Rodrigo Figueiredo.

O OutSystems Olímpico de Oeiras ocupou a terceira posição do pódio com os atletas Tomás Felício, Antonio Vaz Pedro, Miguel Agoas Catarino e Vasco Silva.

O Alhandra Sporting Club foi a primeira equipa a passar a meta, com Ana Carapeta, Inês Filipa Sousa e Matilde Tomás.

O Clube de Triatlo do Fundão ficou na segunda posição com as atletas Carolina Boulhosa, Maria Gonçalves e Maria João Rico.

O Sporting Clube de Portugal ocupou a terceira posição do pódio com Clara Rodrigues, Luna Neves e Margarida Barão.

Vitória absoluta na Taça de Quarteira para João Mansos, do Sporting Clube de Portugal, com 00:57:30, com João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, que fez a marca de 00:57:31 e Gustavo do Canto, também do Torres Novas, que passou a meta aos 00:58:42.


Na prova feminina, a vitória foi alcançada pela atleta do CNATRIL, Raquel Rocha, com o tempo de 01:06:21, o segundo lugar pertenceu Joana Oliveira, do Clube de Natação de Torres Novas, com o tempo de 01:08:29 e Carolina Boulhosa, do Clube de Triatlo do Fundão, subiu à terceira posição com 01:08:58.

Veja todos os rankings nacionais aqui: Rankings - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Muitos parabéns a todos os atletas e equipas que participaram em mais uma competição da Taça de Portugal de Triatlo.

O XIX Triatlo Cidade de Quarteira é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da Federação de Triatlo de Portugal. A prova é pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo. Esta organização conta ainda com a colaboração do CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura), do Grupo Motard de Quarteira e da Academia de Judo.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com