quarta-feira, 23 de junho de 2021

“Centro de Alto Rendimento de Anadia inaugura Museu das Duas Rodas”


Fotos: FPC

A partir de hoje, 23 de junho, às 10h00, já pode visitar o Museu das Duas Rodas, no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. O espaço está dedicado aos sectores das bicicletas e dos ciclomotores ligados à região.

Ao chegar ao Centro de Alto Rendimento de Anadia, é impossível não deixar o olhar cair sobre a grande infraestrutura que é o velódromo, que agora está ainda mais rico. O edifício em formato oval alberga a partir de hoje o Museu das Duas Rodas, situado na galeria em redor da pista.

O espaço está dedicado ao ciclismo e aos ciclomotores, contando, em vários espaços distintos, a história dos atletas e das empresas da região que tanto contribuíram para a sua evolução nos últimos anos. Desde painéis que contam pedaços dessas histórias às bicicletas que acompanham o passar do tempo, o Museu das Duas Rodas apresenta ainda espaços multimédia interativos para que quem o visita se sinta ainda mais parte dele.

A inauguração do museu contou com a presença de Maria Teresa Cardoso, Presidente da Câmara Municipal Anadia, que ressalvou o facto de esta ser uma obra inacabada e que se pretende que tenha constantes mutações.


“É com muito orgulho que inauguro o Museu das Duas Rodas. Com esta vertente cultural, pretende-se transformar o espaço num ponto de interesse turístico. O passado e o presente mereciam há muito tempo este espaço museológico, até porque o setor das duas rodas permanece ativo e cada vez mais moderno, forte e eficiente. O município de Anadia fez questão de homenagear este setor, num espaço que pretende ser uma obra inacabada, dada a quantidade de peças que temos guardadas”, diz Maria Teresa Cardoso, referindo-se ao vasto espólio cedido por vários colecionadores e atletas que se encontra em armazém para exposições futuras.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, esteve pela primeira vez no Velódromo para esta inauguração, onde fez questão de ressalvar a importância de uma homenagem deste género a um setor tão importante para a região e para o país.

“Este é um museu vivo. Temos a sorte de muitos dos que fazem parte desta história estarem ainda entre nós, desde os atletas às empresas. É um museu único num local único, como é Anadia. Tenho a certeza de que todos os que visitarem este espaço se vão sentir tocados com as histórias que aqui se contam. Com o facto de alguns atletas aqui retratados ainda estarem connosco e continuarem a pedalar. Não é todos os dias que se inaugura um museu deste género e que reconhece tão bem o mérito do setor em questão, numa justíssima homenagem. Este é um núcleo museológico que tem inúmeras razões para ser visitado várias vezes,” afirmou Ana Abrunhosa.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, também não faltou à inauguração do Museu das Duas Rodas, um espaço onde, como o próprio disse, ficam imortalizadas algumas figuras históricas e de grande importância para o ciclismo como foi Alves Barbosa.

“Este museu honra a história do ciclismo e do motociclismo de forma a inspirar o futuro. Futuros atletas, que espero que possam continuar a orgulhar o país da mesma forma que se fez no passado, nas histórias que estão retratadas neste museu. É o caso do Alves Barbosa, que fica para sempre imortalizado neste espaço, que dá também a conhecer a história de um setor tão importante no nosso país como é o das duas rodas,” explicou João Paulo Rebelo que, durante a visita teve ainda a oportunidade de conhecer a mulher e o filho do ciclista português, que também marcaram presença.


No museu existem ainda espaços dedicados a Nélson Oliveira, Joaquim Andrade e Maria Martins, a primeira mulher portuguesa a qualificar-se para os Jogos Olímpicos na vertente de pista. Como não poderia deixar de ser, Joaquim Agostinho também tem lugar de destaque no Museu das Duas Rodas, num espaço onde estão expostas as três camisolas amarelas que envergou na Volta a Portugal, em 1970, 1971 e 1972, juntamente com o troféu oficial da prova.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, não pôde estar presente na inauguração do Museu das Duas Rodas, mas deixou uma mensagem, onde sublinhou a importância de uma iniciativa como esta para o país.

“O Museu das Duas Rodas mostra uma enorme capacidade de perspetiva e antevisão. É um espaço que surge num local como Anadia, que sempre cultivou essa dedicação ao papel da bicicleta e do ciclismo na sociedade. Em boa hora surge esta iniciativa, inédita não só ao nível da região, mas também a nível nacional. O setor das duas rodas teve uma grande importância ao longo da história e marcou, de alguma forma, a vida de todos nós. Quero visitar o museu e celebrar a história das gentes de Anadia”, afirmou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional Jovem de Triatlo no Triatlo de Soure”


Realizou-se no dia 10 de junho de 2021 o Campeonato Nacional Jovem de Clubes de Triatlo

 

No dia 10 de junho, Soure recebeu a terceira etapa do Campeonato Nacional Jovem que contou com a participação de mais de 250 inscritos. A prova, disputada por estafetas, promoveu o espírito de equipa, tendo sido bem recebida pelos participantes.

Os mais jovens fizeram um percurso de natação balizado no rio Anços que se realiza em linha, depois pedalam numa volta de alcatrão, para de seguida correrem uma volta num percurso misto de alcatrão, paralelo e terra batida.


O Sport Lisboa e Benfica venceu a competição com 1400 pontos, seguido do Alhandra Sporting Club com 1260 e do Pedrógão Triatlo com pontuação de 1040.

O Triatlo Jovem de Soure foi uma organização da Câmara Municipal de Soure que contou com o apoio técnico da Delegação Norte da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação de Triatlo de Portugal.

Fonte: Federação Triatlo Portugal



“Campeonato Nacional de Aquatlo 2021”


No dia 19 de junho o Triatlo de Amora recebeu o Campeonato Nacional de Aquatlo 2021

 

Realizaram-se as provas do Campeonato Nacional Individual e Clubes de Aquatlo, incluindo também o Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores.

Os atletas nadaram no rio Tejo com uma volta de 750 metros correram 5km em duas voltas na frente ribeirinha da Amora.

Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal sagrou-se Campeã Nacional Individual de Aquatlo, com 00:29:45, com Ana Ramos, do Alhandra Sporting Club, a conquistar o título de vice-campeã com 00:29:55 e Joana Miranda, do Clube de Natação de Torres Novas, a classificar-se na terceira posição com 00:30:15.


No setor masculino, foi o cadete João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, que tem demonstrado excelentes indicadores que se sagrou Campeão Nacional na vertente Aquatlo, com 00:25:22. João Mansos, do Sporting Clube de Portugal, a conquistar o título de Vice-Campeão com 00:25:24 e João Bernardo Queirós, do OutSystems Olímpico de Oeiras a ocupar a terceira posição com 00:25:58.

No Campeonato Nacional Juniores de Aquatlo, Beatriz Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, conquistou o título de Campeã Nacional com 00:32:39, Joana Tomé, do CCD Sintrense, foi vice-campeã com 00:34:42 e Cátia Costa, do GDR Manique de Cima, alcançou a terceira posição com 00:38:19.

Abel Afonso, do Clube de Natação de Torres Novas, foi Campeão Nacional de Juniores, com 00:26:31, João Dias, do Sporting Clube de Portugal, conquistou o título de Vice-campeão com 00:27:04. João Nuno Marote, do ADRAP Madeira, conquistou o terceiro lugar com 00:27:41 00:01:10.

Por equipas, o primeiro lugar foi para Alhandra Sporting Club, com Ana Ramos, Inês Anastácio e Luana Quaresma. Na segunda posição ficou o CNATRIL Triatlo, com Mariana Marques, Tuxa Negri e Sara Flora. O OutSystems Olímpico de Oeiras ficou classificado no terceiro lugar com Maria Medeiro, Beatriz Nunes Santos e Catarina Dias.


Em masculinos, o Clube de Natação de Torres Novas ocupou a primeira posição com João Nuno Batista, Afonso do Canto e Abel Afonso. A equipa do OutSystems Olímpico de Oeiras ficou classificado no segundo lugar com os atletas João Bernardo Queirós, João Chagas e André Sousa. O Sporting Clube de Portugal ocupou a terceira posição com João Mansos, João Dias e Pedro Videira.

Luis Ferreira, da Associação Académica de São Mamede, venceu a prova de paratriatlo na categoria PTHI, com 00:35:08, com João Santos, do GRCD Leião Triatlo, a classificar-se na segunda posição com o tempo de 00:37:38.

José Manuel Mendonça, do Ludens Clube de Machico, foi o primeiro classificado na categoria E3, com 00:54:41.

O IX Triatlo da Amora foi organizado pela Federação de Triatlo de Portugal em conjunto com a Associação Naval Amorense, a Junta de Freguesia da Amora e a Câmara Municipal do Seixa

Muitos parabéns a todos pela sua dedicação à modalidade!

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Chris Froome quer que Brest seja "trampolim" de regresso aos velhos tempos”


Ciclista britânico estreou-se no Tour em 2008, pela equipa da Barloworld, numa edição que começou precisamente em Brest

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Chris Froome espera que Brest, ponto de partida da 108.ª Volta a França, seja um "trampolim" para regressar ao seu nível antigo, que permitiu ao ciclista britânico da Israel Start-Up Nation vencer quatro vezes o Tour.

"Foi em Brest que descobri o Tour, quando era neoprofissional", recordou, referindo-se à sua estreia na Grande Boucle em 2008, pela equipa da Barloworld, numa edição que começou precisamente naquela cidade, como vai acontecer no sábado, no arranque da 108.ª edição.

Mais de uma década depois, Froome volta a Brest na qualidade de único tetracampeão da prova francesa (2017, 2016, 2015 e 2013), regressando à corrida que o consagrou como um dos grandes do pelotão após dois anos ausência e de uma série de resultados (muito) modestos.

"Espero que [Brest] seja um trampolim para regressar ao meu antigo nível. Estou feliz por estar de volta", declarou esta quarta-feira o britânico, de 36 anos.

O ciclista, que esteve oito meses parado devido a uma queda grave no Critério do Dauphiné em junho de 2019, falhou o Tour'2019 por estar em convalescença e, no ano passado, não foi selecionado pela INEOS.

"Não duvidava [que podia voltar ao Tour], sabia que podia recuperar, que estava a fazer tudo o que estava ao meu alcance", confessou.

'Froomey' será, contudo, o plano B da Israel Start-Up Nation, que escolheu o canadiano Michael Woods como líder para atacar a geral.

"É ótimo poder devolver aquilo que recebi. Vou concentrar-me em apoiar os outros. Esse trabalho foi feito para mim, estou contente por poder ser eu a fazê-lo agora", sustentou.

Chris Froome venceu a Volta a França em 2017, 2016, 2015 e 2013, sendo o único ciclista a ter quatro triunfos na prova francesa. O britânico está a apenas uma vitória de entrar no lote de recordistas da Grande Boucle e de se juntar aos franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, ao belga Eddy Merckx e ao espanhol Miguel Indurain, os únicos com cinco triunfos.

Esta é a nona participação do britânico na prova francesa, onde foi segundo em 2012 e terceiro em 2018 e conquistou sete etapas, a última das quais em 2016, mas também a primeira com as cores de Israel Start-Up Nation, equipa que representa este ano após 11 temporadas na estrutura da INEOS (antiga Sky).

A 108.ª Volta a França arranca no sábado, em Brest, e termina em 18 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Cavendish nem pensa no recorde de vitórias de Merckx”


Ciclista britânico admitiu que gostaria de vencer nas chegadas a Fougères (quarta etapa) e Châteauroux (sexta)

 

Por: Lusa

Foto: Record

O britânico Mark Cavendish (Deceuninck-Quickstep), segundo ciclista com mais vitórias na história da Volta a França, assegurou esta quarta-feira que não pensa em alcançar o recorde de 34 triunfos do belga Eddy Merckx na 108.ª edição da prova francesa.

"Sei que ganhar uma etapa já será difícil. Nem penso nisso", respondeu 'Cav', ao ser questionado sobre a hipótese de igualar o 'Canibal' neste Tour.

O ciclista da Ilha de Man, de 36 anos, conta com 30 triunfos em etapas na Grande Boucle, mas já não ergue os braços na prova francesa desde 2016, tendo sido chamado pela equipa belga para substituir o irlandês Sam Bennett, vencedor da classificação por pontos na última edição da Volta a França, que não poderá defender a'sua camisola verde por estar lesionado no joelho direito.

"Não preparei especificamente a Volta a França, foi uma convocatória de última hora", notou, para justificar a sua renitência relativamente ao assalto ao recorde de Merckx.

Embora tenha reiterado que ter sido escolhido para estar no Tour já é "um sonho", Cavendish admitiu que gostaria de vencer nas chegadas a Fougères (quarta etapa) e Châteauroux (sexta), locais onde já se impôs em edições anteriores da corrida francesa.

"Corri com a maioria dos sprinters e bati a maioria daqueles que aqui vão estar há uma semana [na Volta à Bélgica]. Isso dá-me confiança e dá confiança aos rapazes à minha volta", concluiu.

A mudança para a Deceuninck-Quickstep representou um novo fôlego na carreira de 'Cav', que, em abril, na Volta à Turquia, pôs fim a uma série de 1.159 dias sem vencer e, desde então, somou mais quatro triunfos.

Desde 2018 que o britânico não participava na Volta a França, cuja 108.ª edição arranca no sábado, em Brest, e termina em 18 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Diretor desportivo de equipa feminina de ciclismo suspenso por assédio sexual”


Marc Bracke trabalhava com a Doltcini-Van Eyck

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O diretor desportivo da equipa feminina Doltcini-Van Eyck, Marc Bracke, foi esta quarta-feira suspenso por três anos pela União Ciclista Internacional (UCI), por alegado assédio sexual a várias ciclistas.

Segundo a UCI, o comportamento de Bracke "constituiu assédio sexual", pelo que a comissão disciplinar ordenou a sua suspensão "de qualquer função no ciclismo, com efeito imediato, por um período de três anos", refere em comunicado do organismo.

O processo ao ex-ciclista belga, de 53 anos, foi instaurado após várias ciclistas o terem acusado de conduta imprópria ao exercício das suas funções de diretor desportivo.

Bracke terá agora que participar num programa de consciencialização sobre assédio sexual para receber uma nova licença, após o cumprimento da suspensão.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Iúri Leitão muito perto da vitória na 1ª Etapa da Alentejana”


Por: Xavier Silva

 

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua iniciou hoje a sua participação na 38ª Volta ao Alentejo, com uma etapa maioritariamente plana, de 193,7 quilómetros, de Reguengos de Monsaraz até Beja.

A equipa partiu para esta etapa com um objetivo claro, o de levar Iúri leitão nas melhoras condições para que ele pudesse disputar o sprint final em Beja. A etapa foi marcada por uma fuga de 5 elementos, que esteve sempre controlada pelo pelotão, onde a margem nunca ultrapassou os 3 minutos.

A equipa ficou concentrada em levar Iúri Leitão e os restantes líderes bem colocados durante toda a etapa e foi já na fase final, com um sprint em perspetiva que aumentou a tensão no pelotão. A equipa fez um excelente trabalho de aproximação, onde Tiago Antunes levou Iúri Leitão até às últimas centenas de metros.

A cerca de 300 metros, Iúri Leitão apercebendo-se de uma hesitação do pelotão, arrancou pelo lado direito com a meta em vista. Um sprint muito longo, mas onde o nosso ciclista seguiu sempre na dianteira até os últimos 25 metros, onde acabou por ser ultrapassado em cima do risco de meta pelo espanhol Juan José Lobato (Euskaltel- Euskadi).


Uma vez mais um sprint de grande nível de Iúri Leitão, que demonstrou que continua em grande nível de forma. Sabor agridoce no final desta primeira etapa, mas com a sensação de que todos deram o seu melhor e que haverá mais oportunidades. Para já, um muito bom início de prova para toda a equipa.

Amanhã nova etapa muito longa, serão 195,5 quilómetros com partida em Almodôvar e chegada em Sines, com as últimas centenas de metros algo sinuosas.

 

Classificação Etapa

Reguengos de Monsaraz - Beja: 194,4 Kms

 

1.º Juan José Lobato (Euskaltel-Euskadi), 4h48m32s 2.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 52.º Pedro Pinto (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

60.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 61.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 64.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt 85.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 13s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

 

“Efapel/Fábio Costa é líder da Juventude na etapa inaugural da 38.ª Volta ao Alentejo”


Fábio Costa, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, terminou na 6.ª posição a etapa que marcou o arranque da 38.ª Volta ao Alentejo – 1.º Grande Prémio CMTV, que lhe valeu a liderança da Juventude. Seguiu-se Luís Mendonça, que chegou no 18.º posto, ambos com o mesmo tempo do vencedor, o espanhol Juan Jose Lobato (Euskaltel-Euskadi), que cumpriu os 194,5 km entre Reguengos de Monsaraz e Beja em 04h48m32s.

Com um percurso maioritariamente plano, juntou-se um quinteto que constituiu a fuga do dia, onde não esteve representada a EFAPEL. O grupo começou a perder elementos com a aproximação da chegada e a diferença para o pelotão, que chegou aos 03m50s, também começou a reduzir. A aventura foi anulada quando faltavam apenas 25 km para a meta, o que levou a uma chegada com o pelotão compacto, que tal como se previa foi ao sprint.

Todos os sete corredores da EFAPEL chegaram a Beja com o mesmo tempo do vencedor, destacando-se Fábio Costa (6.º) e Luís Mendonça (18.º), por terem sido os primeiros homens da formação de Águeda a cruzar a linha da meta. A Camisola Branca, que assinala a liderança da Geral da Juventude, está na posse de Fábio Costa.

“Foi uma boa etapa, controlada de forma tranquila e com a chegada em pelotão compacto, onde os velocistas acabaram por tirar partido no dia de hoje”, afirmou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

Amanhã chega a 2.ª Etapa, uma viagem de Almodôvar (10H50) até Sines (15H53), num total de 195,5 km. Será mais uma tirada para sprinters e a mais extensa da prova.

 

 

CLASSIFICAÇÕES:

38.ª VOLTA AO ALENTEJO - 1.º GRANDE PRÉMIO CMTV

1.ª ETAPA » Reguengos de Monsaraz - Beja: 194,5 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 1.ª Etapa)

 

1.º Juan Jose Lobato (Euskaltel-Euskadi), 04h48m32s

2.º Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

3.º David Gonzalez (Caja Rural-Seguros RGA), mt

6.º Fábio Costa (EFAPEL), mt

18.º Luís Mendonça (EFAPEL), mt

34.º Rafael Reis (EFAPEL), mt

35.º Mauricio Moreira (EFAPEL), mt

65.º Javier Moreno (EFAPEL), mt

69.º Karel Hník (EFAPEL), mt

81.º Fábio Fernandes (EFAPEL), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Euskaltel-Euskadi, 14h25m36s

5.ª EFAPEL, mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Juan Jose Lobato (EUSKALTEL – EUSKADI), 25 Pontos

7.º Fábio Costa (EFAPEL), 8 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Fábio Costa (EFAPEL), 04h48m32s

21.º Fábio Fernandes (EFAPEL), mt

Fonte: Efapel

“Volta ao Alentejo/Jose Lobato é o primeiro Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde”


O corredor espanhol venceu a 1ª Etapa da 38ª Volta ao Alentejo/ 1º Grande Prémio CMTV.

 

O espanhol Juan Jose Lobato, da equipa Euskaltel-Euskadi, conquistou, ao "sprint", a primeira etapa da 38ª edição da Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV. É o primeiro Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde da prova que começou esta quarta-feira, dia 23 de junho.

Foram 194,4 quilómetros sempre a pedalar, entre Reguengos de Monsaraz e Beja. Lobato completou a prova em 4:48.32 horas. Na meta, conseguiu ultrapassar o português Iuri Leitão, da equipa Tavfer-Meansindot-Mortágua, que ficou em segunda posição, e o espanhol David González, da equipa Caja Rural-Seguros RGA, o terceiro classificado.


Patrick Videira, da equipa Fortunna-Maia, venceu o único Prémio da Montanha do dia e vestiu a Camisola Preta E-Redes. Lobato vestiu também a Camisola Verde Crédito Agrícola, que corresponde à classificação geral por pontos. A Camisola Branca FGil.pt vai ser envergada pelo português Fábio Costa, da Efapel.

Esta quinta-feira vai decorrer a 2ª Etapa. Os corredores vão concentrar-se a partir das 9h20, em Almodôvar. A partida simbólica arranca às 10h50 e termina em Sines, numa distância de 195,5km, com chegada prevista por volta das 16h.

Fonte: Podium

“Clube de Natação de Torres Novas no Triatlo Jovem da Amora


Por: Paulo José Catarino Vieira

No domingo de manhã, do dia 20 de junho, foi a vez dos mais jovens entrarem em ação, na 4ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, também realizado em Amora.

Os jovens triatletas do Clube de Natação de Torres Novas, estiveram presentes desta vez para disputarem uma prova em formato de Triatlo (natação/ciclismo/corrida), e a sua participação revelou-se bastante positiva.

O melhor resultado individual foi alcançado pelo atleta iniciado Mateus Nascimento que alcançou o 2ºlugar na sua prova.

 

Os resultados alcançados pelos atletas do Clube de Natação de Torres Novas nos vários escalões foram os seguintes:

 

Benjamins femininos: Beatriz Carvalho – 7ºlugar;

Infantis masculinos: Santiago Magalhães - 14ºlugar;

Iniciados femininos: Francisca Leirião - 11ºlugar;

Iniciados masculinos: Mateus Nascimento - 2ºlugar;

Juvenis femininos: Mafalda Leirião - 15ºlugar; Cláudia Sebastião - 16ºlugar e Ana Júlia Marques - 24ºlugar.


 

Por equipas, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas alcançou um excelente 8ºlugar entre 30 equipas participantes

 

No final desta etapa, disputou-se ainda a prova de apuramento para o Campeonato da Europa de Triatlo em Youth, aonde João Nuno Batista voltou a vencer desta vez uma prova disputada em formato de triatlo super-sprint, ficando desta forma apurado para participar nesta competição internacional. Gustavo do Canto alcançou o 5ºlugar, Pedro Afonso Razões o 14º e Martim Salvador o 17º, enquanto no setor feminino, Natércia Carvalho terminou na 10ªposição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas no campeonato da Europa de Triatlo na Áustria”


Ricardo Batista é campeão da Europa sub-23

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista, sagrou-se Campeão da Europa de triatlo em sub23, pela Seleção Nacional de Triatlo, numa prova que se realizou este sábado, dia 19 de junho, em Kitzbhüel na Áustria.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas, de apenas 20 anos, junta assim ao título mundial de Juniores conquistado em 2019, mais um grande título internacional na sua carreira como triatleta, para além de muitos outros títulos nacionais e internacionais já alcançados, como por exemplo nas Taças do Mundo em Elites.

Ricardo Batista venceu esta prova ao sprint com o alemão Tim Hellwig, depois de realizar uma excelente recuperação no segmento de corrida. Nesta prova que foi disputada em conjunto com a Elite, o atleta torrejano foi 4ºclassificado à geral, mas foi o melhor na sua categoria de SUB-23 com um tempo de 32m29s, ficando a apenas 26s do campeão da Europa em Elites, o suíço Max Studer.


Para Paulo Antunes, treinador de Ricardo Batista, o triatleta participou em duas provas muito exigentes, com a meia-final mais forte, não só pelos nomes incluídos na start list, mas também por ter sido a que acabou por andar mais rápido, com o Ricardo a alcançar um excelente 3ºlugar e a dar excelentes indicadores para a final do Campeonato Europeu.

«Os principais adversários foram perfeitamente identificados e o Ricardo foi muito inteligente na forma como geriu toda a prova, conseguindo uma prestação extraordinária». Paulo Antunes realça a sua grande satisfação com o resultado e com o seu planeamento na gestão deste ciclo constante de provas onde o atleta demonstrou uma enorme consistência, enquanto Ricardo Batista comentou “Não há melhor sensação do que esta: levar Portugal ao lugar mais alto do pódio - Campeão da Europa Triatlo “Sprint” Sub-23. Obrigado a todos aqueles que têm estado comigo neste caminho. Tem sido divertido e cheio de bons momentos. Prometo que vou continuar a trabalhar”.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas









“Clube de Natação de Torres Novas no Campeonato Nacional de Aquatlo na Amora”


João Nuno Batista é campeão nacional de Aquatlo absoluto, e o Clube de Natação de Torres Novas é bicampeão nacional de Aquatlo por clubes

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

No sábado, dia 19 de junho, mas a nível interno, mais atletas torrejanos alcançaram excelentes resultados individuais, para além do Clube de Natação de Torres Novas se sagrar novamente campeão nacional de Aquatlo por clubes.

Individualmente, João Nuno Batista, no seu 1ºano de Cadete, venceu esta prova do Campeonato Nacional de Aquatlo (750m/natação e 5000m/corrida) disputada em Amora (Seixal), sagrando-se campeão nacional de aquatlo absoluto.


Abel Afonso, conquista o seu 1ºtítulo nacional individual ao tornar-se Campeão Nacional de Aquatlo em Juniores, terminando a prova na 6ªposição à geral, da mesma forma no setor feminino, Joana Miranda é também Campeã Nacional de Aquatlo no grupo de idades 20-24 anos, com um 3ºlugar à geral.

Afonso do Canto foi 4ºclassificado à geral (2º no grupo de idades 20-24 anos), Guilherme Pires 8º (4º no grupo de idades 20-24 anos), Martim Salvador 19º (2º em Cadetes) e Guilherme Marques 84º (14º em juniores).

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas





“Desrespeito pelo ciclismo e pela ALENTEJANA”


CMTV repete por diversas vezes (1º Grande Prémio CMTV) e ignora dizer 38ª Volta ao Alentejo

 

Por: José Morais

Iniciou-se hoje a 38ª edição da Volta ao Alentejo, desculpem-me não referir também (1º Grande Prémio CMTV), mas, para mim em nada se identifica com a prova, ao mesmo tempo que retira a identidade da tão prestigiada clássica alentejana realizada há 38 anos.

Triste, quando se desrespeita o ciclismo, e em especial uma prova tão prestigiada como a alentejana, numa organização da Podium e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, juntou-se a CMTV que se intitula a líder por cabo, e no Press Release enviado pela organização, referia que a mesma estação de televisão iria estar em direto nas partidas e nas chegadas.

Vergonhoso, já que nada disso aconteceu, a partida para a primeira etapa foi dada pelas 10.45, e apenas às 11.43 (E APENAS DURANTE DOIS MINUTOS) a CMTV deu a notícia, com gravação, e imagens da partida a serem repetidas várias vezes.

Se na partida foi vergonhoso, na chegada ficou igual, a prova que terminou pelas 15.52, a CMTV não estava em direto, o que não mostrou a chegada, numa prova que veio tirar a identidade à alentejana, e que ao darem também o nome de (1º Grande Prémio CMTV), não souberam dar relevo ao evento, apresentando na hora da chegada a Beja, notícias repetidas, algumas já quase com uma semana.

Mais vergonhoso ainda, quando durante dois minutos, pelas 16.05 a CMTV dava a chegada, repetindo por diversas vezes as mesmas imagens, e ainda com a agravante de a pivot que apresentava as notícias referia por diversas vezes (1º Grande Prémio CMTV), depois em direto com o jornalista em Beja o mesmo referir novamente o mesmo, e apenas no final referir-se à Volta ao Alentejo.

CMTV continua no seu pior, se a Volta ao Algarve foi o que foi, uma vergonha, a Volta ao Alentejo ainda está pior, e a pergunta fica no ar, que interesses possui a organização desta prova a Podium, ou da Volta ao Algarve a Federação Portuguesa de Ciclismo, que mais valias trás a estas provas, onde vai dignificar a alentejana ao juntar  o (1º Grande Prémio CMTV), quando depois é ignorado o nome da Volta ao Alentejo, e apenas se referem à CMTV, será assim que se vai dignificar a prova e o ciclismo nacional.

Porem, não podendo deixar de passar em branco esta atitude da CMTV que tenho de comentar muito negativamente, também não posso deixar de passar em branco a organização, já que com o site da prova, e com um capítulo de (DIRETO) os mesmo ficaram muito aquém ao longo da provam algo que tem funcionado muito bem na Volta a Portugal.

Assim não, o ciclismo, as provas, os ciclistas, as equipas, as organização não merecem este tipo de tratamento, sabemos que o futebol é o preferido pela comunicação social, e em especial por este tipo da mesma, ao longo do dia passam horas a falar do mesmo, do ciclismo, de um parceiro, que por cima juntou o seu nome a uma prova de prestigio, apenas falaram dois minutos na partida e na chegada, nada em direto, e apenas gravado, parceiros deste não obrigado.

“O filme da 1ª etapa da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, a clássica que perdeu a identidade”


Iniciou-se hoje em Reguengos de Monsaraz a 1ª etapa da Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV, 38 anos depois a alentejana perde a identidade, ao se juntar o 1º Grande Prémio CMTV, que nada se identifica com a clássica, esta tradicional prova desde 1983, e o maior evento desportivo da região, apadrinhou este ano a chegada do verão.

Através de um acordo da Podium, a CMTV junta-se, aproveita a boleia, e junta o seu 1º Grande Prémio, que nada se identifica, são cinco dias, seis etapas, 819 quilómetros até Évora onde vai terminar, onde a CMTV diz que transmitirá as partidas e as chegadas, e o resto onde fica.

Tentamos estar dentro da prova, tentando seguir a mesma ao minuto no site da Volta ao Alentejo, porem, com muita escassa e pouca informação, mas mesmo assim tentamos dar o nosso melhor, e deixamos aqui o desenrolar da corrida.

 

Assim se iniciou o filme da 1ª etapa:

 

Bem-vindos à 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV. A 1ª etapa arrancou de Reguengos de Monsaraz às 10h45, mas antes pelas 9h15, foi feita a apresentação das 18 equipas.

 

Tudo estava preparado para o arranque da 38ª Volta ao Alentejo/1º GPCMTV. A 1ª etapa tem 193,7 quilómetros e ligou Reguengos de Monsaraz a Beja. Havia três metas volantes e uma contagem de montanha de quarta categoria. Quem será o vencedor?

 

Está finalmente na estrada a 38a Volta ao Alentejo/1o Grande Prémio CMTV! 122 ciclistas de 18 equipas faziam parte do pelotão.

 

Na meta volante em Moura, aos 48,8 quilómetros: 1º Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 2º Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho), 3º Patrick Videira (Fortunna-Maia). Diferença para o pelotão era de 2:45

 

O calor apertava no Alentejo às 13 horas, mais especificamente em Serpa! Com quase 70 quilómetros de corrida percorridos, a diferença mantinha-se nos três minutos, com o pelotão a controlar o quinteto que seguia na frente.

 

Situação de corrida às 13h:40: Já se ultrapassava a barreira dos 100 quilómetros A diferença começava a cair rapidamente. 3:05 minutos separava o pelotão da frente da corrida. Kern Pharma continuava a liderar a perseguição.

 

Com 3 horas de corrida completadas. A média desta 1ª etapa era de 41,4 km/hora.

 

Entretanto o quinteto da frente estava já na única subida do dia, uma quarta categoria, quando estavam cumpridos cerca de 135 quilómetros. Cesar Paredes (Louletanto-Loulé Concelho) atacava e tentava ganhar vantagem.

 

O quinteto da frente estava já na única subida do dia, uma quarta categoria, quando estão cumpridos cerca de 135 quilómetros. Cesar Paredes (Louletanto-Loulé Concelho) atacava e tentava ganhar vantagem.

 

Na terceira e última meta volante do dia, em Mértola (134,1 quilómetros): 1º Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola), 2º Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho), 3º Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO).

 

Às 14h34. 141,5 quilómetros percorridos. Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho) tinha sido apanhado pelo grupo que mantinha viva a fuga. Vantagem para o pelotão era de 2:10 minutos

 

Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO), Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola) e Patrick Videira (Fortunna-Maia) deixavam para trás Cesar Paredes (Louletano-Loulé Concelho) e Callum Ormiston (ProTouch). A diferença para o pelotão era de 1:20 minutos

 

Patrick Videira (Fortunna-Maia) vestia a Camisola Preta E-Redes, como líder da montanha. Foi o primeiro na subida de quarta categoria, a única do dia. Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) foi segundo e Raúl Ribeiro (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola)

 

Era o sprint para ser o primeiro líder da montanha da 38ª Volta ao Alentejo / GPCMTV. Patrick Videira ia subir ao pódio em Beja.

 

Quatro horas de corrida, média de 40,5 quilómetros. Faltavam 32 quilómetros para o final. A decisão da primeira etapa em Beja. Está quase...

 

José Neves (W52-FC Porto) mostrava a sua nova camisola na 38ª Volta ao Alentejo/1º Grande Prémio CMTV! No domingo tinha-se sagrado campeão nacional.

 

15h15: A fuga era anulada! O pelotão era compacto aos 169 quilómetros. Quando faltam 25 para a meta.

 

Entretanto estávamos a menos de 20 quilómetros para a chegada…

 

Às 15H44. Faltavam menos de 10 quilómetros para se conhecer o primeiro Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde da 1ª Etapa da Volta ao Alentejo / GP CMTV.

 

Era 15.52 quando termina a 1ª etapa, Juan Jose Lobato, da equipa EUSKALTEL - EUSKADI, venceu em Beja.

 

O corredor espanhol, Juan Jose Lobato, da equipa EUSKALTEL - EUSKADI, foi o primeiro Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde da 38ª Volta ao Alentejo / GP CMTV. Um ciclista que já passou pelo World Tour.

Comentários da prova: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com